EUA não querem que Intel recorra a fundições chinesas para combater a escassez de chips

10 Comentários

A escassez de componentes continua a assombrar fortemente o setor da indústria tecnológica. Gigantes como a Intel, TSMC, Samsung, entre outras têm tentado arranjar soluções para combater este problema.

Neste sentido, a Intel tinha como estratégia recorrer à produção de fabricantes chinesas. Contudo, parece que os Estados Unidos não vão nessa conversa e não querem que a empresa use fundições chinesas para combater a escassez de chips.


EUA não querem que Intel recorra a fundições chinesas

Para atenuar e combater a falta de chips no mercado, a Intel pensou numa solução que não agradou a todos. A ideia da fabricante norte-americana era transferir a sua força de trabalho para a indústria de semicondutores na China, onde o setor tem crescido a olhos vistos. Contudo, há um grande obstáculo neste plano uma vez que são os próprios Estados Unidos que não parecem gostar nada da ideia.

Apesar de a Intel ter pedido ajuda para que o governo norte-americano financiasse a criação de novas fábricas no país, a empresa de Pat Gelsinger também tinha intenção de usar uma fábrica na China para produzir os seus chips já no próximo ano de 2022. Mas fontes ligadas à indústria revelam que essa ideia não foi de todo do agrado dos EUA e, para além disso, é também referido que a Intel irá respeitar os desejos do país liderado por Joe Biden.

Segundo o que foi noticiado pelo site Bloomberg:

O governo Biden rejeitou um plano da Intel Corp. de aumentar a produção na China por motivos de segurança, um revés para uma ideia apresentada como solução para a escassez de chips nos Estados Unidos, segundo pessoas a par das deliberações.

Quando o plano lhes foi apresentado nas últimas semanas, alguns colaboradores do governo Biden desaconselharam a medida.

Houve algumas tentativas de tentar saber mais sobre este assunto, mas um representante da Casa Branca recusou-se a comentar assuntos relacionados com transações ou investimentos específicos. No entanto referiu que o governo está “muito focado em impedir que a China use tecnologias, know-how e investimentos dos EUA para desenvolver capacidades de ponta“.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago r
    Tiago r

    E obrigar a apple a produzir na europa e estados unidos em vez da china? De que estamos a espera para trazer a industria para a europa? Os chineses acham se os maiores mas apenas produzem o que o ocidente manda e copiam os nossos produtos porque não sabem mais

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Nao digas asneiras… Nao sabem mais? Deves achar que so na Europa ou na America é que estao os inteligentes…

    2. Avatar de MCakaZim
      MCakaZim

      Se trabalhasses em grandes industrias, vias que há muitos chineses a trabalhar la e estou a falar em portugal mesmo XD. Mas sobre a China, as coisas são feitas lá porque a mao de obra e materia prima é mais barata lá. n tem mais motivo nenhum. Claro que ha produtos desenvolvidos por eles também

  2. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    Este Trump é do pior que poderia ter aparecido. As restrições que colocou são muito más para a a economia.
    Espero que o Biden tome outras medidas mais acertivas.

    LETS FO BRANDON

  3. Avatar de Bruno
    Bruno

    Ora a china já á muito tempo que deixou de ser um pais que copia, para ser um pais com desenvolvimento proprio e com grande capacidade de produção.
    O problema dos EUA é que não se conformam que estão a ficar para trás como principal potencia do mundo. Aliás a china já devia ter obrigado os EUA a pagar a divida financeira que têm com a china como medida de retaliação.

    1. Avatar de OSVANDER
      OSVANDER

      Correto Bruno, e já estar ficando para trás a algum tempo e que a usa não se cuide eles vão dominar a tecnologia em geral!

    2. Avatar de Don Lae
      Don Lae

      Apesar de a China dever quase tanta dívida aos EUA (grande parte dela perdoada)?

      Enquanto a China for dirigida de forma totalitária e a exportar a sua censura, a partilha de tecnologias com ela deve ser restringida. É o governo do país que tem o povo refém. E estás enganado, a China pode ter desenvolvido autonomia em muitas áreas, mas continua a roubar e a copiar um grande leque de tecnologias do Ocidente, até às vezes aqui de Portugal, e foi em grande parte devido a isso que cresceu tanto. A política do deixar a China crescer à custa dos outros já durou tempo demais!

  4. Avatar de Valter
    Valter

    It’s a free market as long as we, the White House, control it.

    Os empregos foram mandados para fora do país durante os Anos Reagan e agora estão impedindo a companhia privada de produzir mais pois os EUA não tem capacidade nem preço (leia salários muito baixos) para competir. Para quem é Capitaparasitalista tem alguma coisa estranha acontecendo.

  5. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Continuem a comprar chinês… Depois queixem se que perdem liberdades e vivem num regime totalitário plantam e colham

  6. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    Quando dizes China, queres dizer República Popular da China ou República da China (Tawain)? É que acredito que seja mais a segunda através da TSMC e assim leva a notícia leva um bocado ao engano.