Tolerância Zero! Rússia ameaça bloquear YouTube

33 Comentários

O YouTube sendo um serviço privado disponível gratuitamente para o mundo, tem as suas próprias regras, que lhe dão liberdade para bloquear vídeos ou banir utilizadores sempre que considere que os mesmos não estão a cumprir as diretrizes. Foi o que aconteceu a uma série de canais em alemão da emissora estatal russa RT que foram bloqueados na sequência das novas políticas da plataforma contra a desinformação relativa às vacinas contra a COVID-19.

Depois da remoção dos canais, o Kremlin pede “tolerância zero” ao YouTube e a Rússia ameaçou bloquear o serviço no país.

Tolerância Zero! Rússia ameaça bloquear YouTube


YouTube aperta o cerco à desinformação sobre vacinas da COVID-19

Foi na passada terça-feira que a Google excluiu os canais em alemão da emissora estatal russa RT, alegando que tais canais violavam a sua política de desinformação relacionada com a vacinação para a COVID-19.

A plataforma divulgou ontem novas diretrizes relacionadas com a temática, garantindo o bloqueio de conteúdos com informações incorretas sobre vacinas atualmente administradas e aprovadas pelas autoridades de saúde locais ou pela Organização Mundial de Saúde.

Além disso, o serviço acrescentou que os utilizadores não devem, por exemplo, publicar vídeos em que afirmam que as vacinas causam efeitos colaterais crónicos (além dos efeitos raros em sites que as autoridades de saúde reconheceram), conteúdo que alega que vacinas não reduzem a transmissão ou a contração de doenças, ou partilhar vídeos que deturpem a fórmula da vacina.

COVID-19: YouTube aperta ainda mais o cerco à desinformação sobre vacinas

A resposta da Rússia

Segundo a Reuters, a Rússia já avançou que está a considerar retaliar a media alemã e também acusou o YouTube de “agressão de informação sem precedentes” após a ação da empresa contra os canais da RT.

O regulador estatal russo de comunicações, Roskomnadzor, disse que escreveu à Google a exigir que as restrições do YouTube aos canais RT fossem suspensas. A Rússia poderia restringir parcial ou totalmente o acesso ao YouTube se não cumprisse, acrescentou.

Até ao momento, a Google ainda não comentou o caso. Já Christian Mihr, diretor-executivo da Repórteres Sem Fronteiras (RSF) da Alemanha, disse que a ameaça de ação contra jornalistas alemães era “completamente inadequada”.

Aparentemente, esta restrição do YouTube viola leis impostas pela própria Rússia e, para o Kremlin, o país deveria ter poder sobre as regras do YouTube.

Certamente deveria haver tolerância zero para este tipo de violação da lei

| Referiu Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin

Em contraponto com esta ameaça da Rússia, ontem mesmo (29/09) a Rússia também aplicou uma multa à Google de 6,5 milhões de rublos (cerca de 77 mil euros, à taxa de câmbio atual), por uma série de pequenas penalidades por não serem excluídos da plataforma vídeos considerados ilegal para o país. Também o Facebook entra nesta senda e arrisca-se a uma multa pesada (que poderá variar entre 5 a 10% da sua faturação anual na Rússia) por, repetidamente, não excluir conteúdos considerados ilegais pelo país.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel
    Manuel

    A Russia devia banir todos os serviços da Google.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Também recomendo o site Odysee como alternativa ao Youtube. Uma plataforma onde a verdade incómoda não é censurada.

      1. Avatar de Lisboa
        Lisboa

        Obg pela partilha

      2. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        “a verdade…” 😀

        1. Avatar de FAR
          FAR

          Acho divertido, mas ao mesmo tempo triste o quanto as pessoas ainda caem na armadilha de confundirem carisma e assertividade por realidade. A malta realmente adora uma história bem contada, especialmente se quem a contar o fizer com todo o descaramento.

          1. Avatar de Filipe Barbosa
            Filipe Barbosa

            Acabaste de descrever os media e os políticos actuais…

          2. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            A verdade não é aquilo que se baseia em factos, mas em opiniões agradáveis… E o pior de tudo é que essa gente tem direito a votar.

          3. Avatar de Filipe Barbosa
            Filipe Barbosa

            Por ti então eliminar-se-ia uns quantos agora para acabar esta “situação”. E quando o que tu achares que é certo for contrária ao que é definido como verdade? (Verdade que está sempre em mudança)

            Voluntar-te-ias para ser eliminado também?

          4. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Filipe, ainda não entendeste que a verdade não depende do que eu ou tu achamos? Ainda não entendeste que estas falsidades colocam a saúde e vida de pessoas em risco a troco de nada, ou de politiquices, que acaba por ser a mesma coisa?

      3. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        É preciso ler os termos de serviço… aqueles termos são bastante abrangentes… não vejo porque não podem censurar a verdade, ainda para mais são dos EUA onde existe já uma forte tradição em censurar conteúdos nas plataformas privadas, dependente do lado político, religioso, etc. da moderação poderá ser censura para um lado ou para o outro.

  2. Avatar de Alpha
    Alpha

    É tudo desinformação quando não interessa a um lado. Mistura-se tretas com informação incómoda (ou conteúdos) para justificar a censura.

    Ninguém pode colocar em causa as belissimas vacinas! Nem questionar a sua eficácia sob ameaça de censura.
    Realmente que belo mundo estamos a viver… Salazar teria orgulho.

    1. Avatar de Lisboa
      Lisboa

      Passaram a ser uns seguidores deJoseph Goebbels ministro da propaganda nazi só passa aquilo que a censura deixa.

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Toda a gente pode colocar em causa as vacinas, tem é de ser com factos, não com teorias da conspiração sem fundamento.

      1. Avatar de Filipe Barbosa
        Filipe Barbosa

        Eh pah, já é ridiculo esse tipo de afirmação. Contar uma vivência é negacionismo? Contar o que se viu é conspiração? Se apessoa tomou a vacina ou qualquer outra coisa, não pode falar do que lhe conteceu?

        Vocês não entendem que está tudo a ser cortado a eito sem qualquer explicação? Quem não dá provas é este tipo de censura. É não porque não…

        Quem tem que desmentir estes ditos “mentirosos, conspiracionistas, negacionistas” é a própria ciência com factos e não “calando-os” ou ridicularizando-os.

        Não sou contra qualquer vacina ou tratamernto, mas sou contra a “estupidez do mais forte”, que “eu quero, posso e mando”.

        Se as vacinas forem mesmo boas, o tempo o dirá, se forem más, o tempo o dirá também, agora deixem-se de parvoeiras de crianças e deixem cada um falar o que quiser. A verdade há-de vir à tona…

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Ridiculo é confundir factos com opiniões e “vivências”. Pode contar a sua vivência, sem inventar nem extrapolar. Pode afirmar que ficou dois dias de cama depois da vacina – eu fiquei um; não pode é afirmar que esteve à beira da morte por causa de sintomas gripais, já expectáveis, não pode é inventar que a vacina o faz ouvir vozes que vêm da “pinneal gland” e não o deixam dormir.
          A ciência tem de desmentir? Tem de andar agora a desmentir todos os maluquinhos e as suas milhentas teorias da conspiração?! “é ridículo esse tipo de afirmação”!
          Eu já disse, e digo, inclusivamente aqui, que não vejo vantagem em vacinar as crianças. Nunca fui insultado, nunca fui acusado de negacionismo e muito menos censurado. Ninguém cala também as vozes que dizem que não é necessária uma terceira vacina, até de facto isso ser comprovado.
          Portanto, voltamos ao mesmo, “Toda a gente pode colocar em causa as vacinas, tem é de ser com factos, não com teorias da conspiração sem fundamento”, e assim, quem tem de se deixar de “parvoeiras de crianças” é quem acha que ” cada um pode falar o que quiser” se isso coloca em causa a saúde e vida de terceiros.

          1. Avatar de Filipe Barbosa
            Filipe Barbosa

            Vamos lá por pontos:
            1. “Pode contar a sua vivência, sem inventar nem extrapolar.” => Estás a censurar o que a pessoa sentiu. Ela que fale o que lhe apetecer
            2. “A ciência tem de desmentir? Tem de andar agora a desmentir todos os maluquinhos e as suas milhentas teorias da conspiração?! “é ridículo esse tipo de afirmação”!” => Só um limitado de pensamento é que diz que ela tem que desmentir um a um. Quando se fala desmentir, é deixar inequivocamente e naturalmente qualquer discussão e não andar à caça de “teorias da conspiração para as contradizer”
            3. “Eu já disse, e digo, inclusivamente aqui, que não vejo vantagem em vacinar as crianças. Nunca fui insultado, nunca fui acusado de negacionismo e muito menos censurado.” => vai ao youtube/facebook/televisão falar isso e logo verás que a censura te vai “apanhar” também
            4. “quem tem de se deixar de “parvoeiras de crianças” é quem acha que ” cada um pode falar o que quiser” se isso coloca em causa a saúde e vida de terceiros.” => no meu cada um pode falar o que quiser sim, e pode passar por doido, estupido, ou inteligente, “cientista”, político, bem entendido na matéria, … cada um depois decide de aceita ou não o que essa pessoa está a dizer.

            Temos que ensinar as pessoas a filtrar informações e não eliminar os que achamos errados. Isto um dia cai em cima de várias pessoas que hoje admitem que possam haver este tipo de situações… as coisas começam assim.

          2. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            1. Fui bastante claro no que disse e cada um não pode dizer o que lhe apetece, não vivemos em nenhuma anarquia ou libertismo.
            2. Desmentir é “deixar inequivocamente e naturalmente qualquer discussão”?! Traduz para português.
            3. Quantos vídeos queres a dizer o mesmo no YouTube?!
            4. Voltamos ao mesmo, esqueces-te que vivemos em sociedade e que liberdade não é o mesmo que libertanismo. Vou começar a espalhar que tu és um pedófilo, faço umas montagens de ditos e vídeos, pago a meia dúzia para afirmarem que os violaste e depois deixamos as pessoas decidir se tenho razão eu ou tu, sem que eu seja censurado. Que tal?

            Quando a saúde e a vida de vários está em causa, não podemos confiar no bom senso das pessoas. Porque não confiamos no bom senso de cada um decidir se pode usar cinto de segurança ou não? A única vida em perigo é a dele, não?

          3. Avatar de Filipe Barbosa
            Filipe Barbosa

            Esquece, já deu para ver que tipo de coisas defendes… mas ao contrário de ti, deixo-te à vontape para pensares dessa maneira. Fui…

        2. Avatar de eu2
          eu2

          Mas quem é que foi censurado por dizer o que lhe aconteceu com a vacina?

      2. Avatar de Lisboa
        Lisboa

        Será que os laboratórios contam todos os factos ?
        E quando os factos dos laboratorios são comprados ! não se pode estragar os negocios temos milhões ,trilhões envolvidos e como o militar russo dizia “faz parte do plano global de poder ”
        mas não se pode falar.

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Claro que os laboratórios não contam todos os factos, claro que os laboratórios até distorcem alguns dos factos e por isso é que nunca podemos confiar cegamente neles. Cabe-nos avaliar os factos deles e os factos que vão contra eles para avaliar a realidade. E pode-se falar, mas com argumentos factuais, não com ar e vento.

        2. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          Não são os laboratórios que aprovam as vacinas e os medicamentos. Para isso é que existem as várias agências de saúde nacionais e internacionais que fazem essas aprovações e controlo.

          1. Avatar de Lisboa
            Lisboa

            claro que sim eu tb acredito no pai natal, assim como os reguladores em Portugal.

    3. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Estás redondamente enganado. A eficácia da vacina continua a ser avaliada. Ou achas que a ideia da possível 3ª dose veio do cú?

      1. Avatar de Atento
        Atento

        A ideia da terceira dose vem do responsável americano da saúde. Foi daquela cabeça que saiu a ideia da terceira dose.

  3. Avatar de Lisboa
    Lisboa

    facebbok, twitter e youtube passaram a ser canais com censura permanente , estão em queda.
    a informção que se encontra nestas plantaformas não é credivel pois é fruto de censura.

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Realmente já é altura do império do mal da EUA ser bloqueada no grande império do bem que é a Rússia, onde os candidato(a)s a presidente e cargos similares são cuidadosamente escolhidos para garantir que no final o povo escolhe sempre bem, se é que me faço entender.

  5. Avatar de Dani
    Dani

    também temos que levar com políticos e jornalistas sem mascara e em ajuntamentos e ninguém diz nada.

  6. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    Espero que não bloqueiem o Youtube em Portugal, país tão exigente da verdade e democracia.
    É que não consigo imaginar perder os vídeos do Scotty Kilmer e daquela ponte que rebenta com os atrelados dos camiões…
    Só me serve para isso.
    Obrigado pela dica do Odysee.
    É sempre bom haver alternativas válidas.

  7. Avatar de AM
    AM

    Afinal o que é que a Rússia quer?

  8. Avatar de Lisboa
    Lisboa

    O grande irmão zela para que apenas passe mensagens light de paz e amor e nada mais.

  9. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Ja comecou o contagio da censura por todo o mundo. Isto e como a segunda guerra mundial, mesmo que alguns paises nao tenham participado, o ambiente envolvido acabam por os arrastar tambem para os problemas que dai advem.

    1. Avatar de Deus
      Deus

      Vira o disco e toca o mesmo, não há um comentário teu que se aproveite hahaha