Vai ao Multibanco? Muita atenção à clonagem de cartões multibanco

28 Comentários

A clonagem de cartões multibanco não é propriamente uma novidade. Apesar de as fraudes serem hoje muito no campo online, as técnicas “antigas” continuam a ser usadas pelos criminosos.

De acordo com a PSP, foram detidos dois homens que se dedicavam à clonagem de cartões multibanco.

Cuidado Portugal: Detidos por clonagem de cartões multibanco


Cartões Multibanco levaram à angariação de milhões de euros…

A PSP – Comando Metropolitano de Lisboa, através Divisão de Investigação Criminal, fez saber através das redes sociais que dia 14 de setembro procedeu à detenção de dois homens de 39 e 50 anos de idade, por serem suspeitos da prática dos crimes de falsidade informática, burla Informática e contrafação de Moeda/título equiparado.

Segundo o que é referido, um Polícia detetou movimentações estranhas de um cidadão que se deslocava reiteradamente a multibancos no centro da cidade, usando cartões bancários de cores garridas e sem aparentes inscrições de qualquer entidade bancária, levantando avultadas quantias monetárias.

Com base nesta suspeita, despoletou-se uma ação operacional com várias equipas da estrutura de investigação criminal da PSP, sendo recolhido um dos talões que o suspeito arremessou ao solo, permitindo concluir que a referida transação bancária era ilegítima e proveniente de um cartão clonado.

Cuidado Portugal: Detidos por clonagem de cartões multibanco

Da busca realizada, foram apreendidos vários objetos que, de forma altamente indiciadora, apontam no sentido de estes dois homens se dedicarem, em território nacional, à instalação de dispositivos de Skimming e cópia de cartões bancários. Através de dispositivos apropriados, copiam os dados constantes das bandas dos cartões bancários – débito e crédito – gravando o código “pin” dos mesmos para, seguidamente, com recurso a cartões contrafeitos, proceder a levantamentos bancários e transações comerciais com os mesmos, como se de fidedignos / originais se tratassem.

Nesta ação policial foi apreendido o seguinte material:
  • 46 cartões de banda:
    • 26 em branco e aptos a receber informação bancária;
    • 17 cartões contrafeitos (contendo legítimos dados de cartões bancários);
    • 3 cartões legítimos;
  • 26 590 euros em notas do BCE;
  • 23 Dispositivos artesanais de captação de vídeo com duas baterias e respetivos cartões de memória;
  • 16 dispositivos artesanais de clonagem/leitura de banda magnética de cartão bancário, Skimmers;
  • 29 baterias;
  • 6 cartões de memória;
  • 3 telemóveis;
  • 1 motociclo;
  • 2 computadores portáteis;
  • 1 dispositivo artesanal USB ligação à respetiva entrada do aparelho/dispositivo artesanal de entrada de cartões para clonagem;
  • 1 dispositivo com ligação USB de impressão de dados em cartões bancários;
  • 2 chaves de residência;
  • vários documentos e artigos avulsos relacionados com a atividade delituosa; e
  • réguas e material de solda de precisão para montagem dos aparelhos supra referidos.

Estima-se que a atividade levada a cabo pelos detidos possa ter permitido lucros na ordem dos milhões de euros.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    já nem na caixa uso cartão… mbway

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      faz cada vez mais sentido…

      1. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Exatamente. acho a utilização de Multibanco atraves de mbway. mais seguro.
        Acho que também houve uma atualização, na aplicação de MBWay, que pede activar GPS quando para utilizar multibanco. (Esta deve ter sido devido ao aumento de burlas por mbway).
        Mas mbway, não só facilita o uso, como também mais seguro.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Vais de férias para o algarve e mal tens ATMs da rede SIBS.
      Se se desconfia nada como puxar a ranhura do cartão, quando tem clone é facil notar e remover.

  2. Avatar de Márcio
    Márcio

    Uma pergunta de leigo: A clonagem deixaria de funcionar se em vez de bandas magnéticas os cartões apenas tivessem um chip?

    1. Avatar de TG
      1. Avatar de StupidDGS
        StupidDGS

        errado, o chip é seguro (para estas situações)

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      acho que se alguém tiver vontade clona isso também.. tudo é possível

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sim, os chips dos cartões possuem seguranças que não permitem clonagem direta.

    4. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Podem copiar os dados da banda magnética, e do NFC (pagamentos por proximidade física) que a maior parte dos cartões bancários têm hoje em dia… e como conseguem obter o código pelas câmaras ocultas e/ ou teclados falso colocados por cima dos verdadeiros, então não há forma de impedir a utilização por parte dos criminosos. Só se por milagre os bancos exigissem uma autenticação extra em uma aplicação qualquer no smartphone para autorizar a operação (NUNCA VAI ACONTECER! Porque para os bancos o ideal era nem haver código nenhum, nem cartão sequer… e isso até já é possível com os smartphones a suportar NFC).

      O chip ser seguro, é algo discutível… porque não tenho a certeza que realmente sejam, já foram até detectados problemas de vulnerabilidades graves em cartão de cidadão de Espanha, Estónia nos seus chips. (in. https://www.zdnet.com/article/estonias-id-card-scrisis-how-e-states-poster-child-got-into-and-out-of-trouble/ e https://www.zdnet.com/article/id-card-security-spain-is-facing-chaos-over-chip-crypto-flaws/ ).

      1. Avatar de sdfg
        sdfg

        a solução para tudo e uma app no smartphone… e so ovelhas…

    5. Avatar de Atento
      Atento

      Até à data, apenas um investigador conseguiu aceder à zona de contactos da memória (para tentativa de leitura desta via JTag). Os recursos técnico/científicos empregues foram consideráveis (técnicas de dissolução química para atingir as camadas interiores e protegidas do chip) em meio laboratorial.
      Isto significa actualmente os chips dos principais fabricantes continuam razoavelmente invioláveis.
      A maioria dos cartões emitidos pelos bancos já não permite a autenticação através da banda magnética e, os que ainda não fecharam completamente a opção, mantêm-na para não diminuir o serviço prestado ao cliente (a banda é utilizada como recurso quando o chip não funciona).

  3. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Um conselho de amigo : usem apenas e só as máquinas multibanco que estão nas dependências bancárias. O pessoal é obrigado a verificar diariamente o correto funcionamento das mesmas.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E não só. Dentro das agências existe vigilância vídeo garantidamente, e caso alguém se meta ali a tentar instalar artimanhas dessas, arrisca a ter a polícia a bater-lhes no ombro. Por isso escolhem multibancos na rua e sem videovigilância.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        As da rua não podem ter camaras de videovigilância porque a proteção de dados não deixa… É o que temos.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Não é bem assim, as ATM da Euronext têm todas (ou quase todas) câmara de vigilância

        2. Avatar de PFe
          PFe

          Não é bem assim. Já houve uma lei que não permitia filmar a via pública. Foi revertida em 2014 para permitir video-vigilancia em bairros com índices de criminalidade alta, pontes e viadutos. Mais tarde com a lei de protecção de dados estendeu-se ao domínio público – até porque hoje em dia toda gente anda com 2 cameras no bolso

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Não se fiem nisso, a malandragem não se importa de arriscar a prisão, tenham sempre todos os cuidados à mesma.

  4. Avatar de RM
    RM

    MBWAY… Ma aos anos…

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Acho que já é hora dos cartões de débito e crédito deixarem de usar as bandas magnéticas, e passar a ser só chip. Os bancos poderiam dar o exemplo e começar a permitir a abertura das portas das agências com chip, em vez de ter de passar a banda. As bandas magnéticas danificam-se facilmente e há muitos cartões que têm de ser reemitidos devido a isso.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Não vai servir de muito, a malandragem pode ler os dados de pagamento do NFC (pagamento por proximidade) e como obtêm o PIN (via câmara e/ ou teclado falso por cima do verdadeiro) conseguem furtar os dados necessários na mesma para as transacções fraudulentas.

      Isto só lá vai com os bancos a exigirem a confirmação de todas as operações numa aplicação no smartphone ou similar, de outra forma a pessoa está sempre tramada, não tem como prevenir tais operações fraudulentas.

    2. Avatar de Antidogmata
      Antidogmata

      Tinha até a convicção que já não era possível o uso da banda magnética na rede de multibanco, apenas o chip…

  6. Avatar de Luis Henrique Santos Silva
    Luis Henrique Santos Silva

    já é raro usar cartão no multibanco, e quando uso, vou a sítios mais seguros.

  7. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    MBWAY sempre… entao naquelas de rua que sao suspeitas… nem se fala…

  8. Avatar de Ze
    Ze

    sim sim MBWAY e que os telefones não são mais faceis de serem hackeados

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Espero bem que o nosso valoroso sistema de justiça, que tão boas provas tem dado do seu correcto funcionamento, condene estes chico espertos a 25 anos de trabalhos forçados…
    Não tenho dúvidas nenhumas que tal vai acontecer..