Documento Único Automóvel (DUA): Tenha-o oficialmente no telemóvel

63 Comentários

O novo Documento Único Automóvel, também conhecido como DUA, veio substituir os documentos livrete e título de registo de propriedade. Este documento identifica um veículo e permite circular nos países da União Europeia.

Recentemente este tipo de documento passou a ter suporte na app id.gov.pt.

Documento Único Automóvel: Tenha-o oficialmente no seu telemóvel


O DUA passou a ser emitido em suporte de cartão de policarbonato, com dimensões mais reduzidas, semelhantes às do Cartão de Cidadão em agosto de 2019.

O Documento Único Automóvel/certificado de matrícula é emitido quando:

  • compra um automóvel
  • altera os dados do proprietário (se transfere a propriedade para outra pessoa ou empresa, ou se muda de morada ou sede)
  • altera as características do automóvel (cor da pintura, perfil dos pneus)
  • quer substituir os documentos livrete e título de registo de propriedade

Documento Único Automóvel: Tenha-o oficialmente no seu telemóvel

DUA e outros cartões numa só app

A app id.gov.pt é uma aplicação da Administração Pública que lhe permite guardar e consultar os seus cartões de forma digital. Com esta app oficial pode ter disponível o seu CC, a carta de condução, o cartão da ADSE e recentemente esta app passou a permitir ter o cartão de antigo combatente e agora o DUA.

Esta app apresenta funcionalidades de visualização e de partilha de dados dos documentos, sendo a validação destes dados de identificação feita através de um validador de “QR code”, disponível no menu, ou descarregando um PDF certificado, que poderá ser eletronicamente partilhado, com os dados que constam no documento, por forma a confirmar a sua autenticidade. A partir de agora também pode ter o DUA (e obter vários detalhes sobre o seu veículo).

A app id.gov.pt é gratuita e muito simples de usar. Está disponível para iOS e Android e atualmente são muitas as entidades que aceitam a informação/identificação nesta forma (em vez do formato de cartão físico).

Além desta app, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P, disponibiliza outras apps bastante interessantes como a app MyADSEMySNSAutenticação Gov, entre outras.

A Comissão Nacional de Proteção Dados (CNPD) considerou recentemente que se adotem medidas que “salvaguardem os direitos fundamentais dos cidadãos” e previnam o risco de “usurpação de identidade”. Pode saber mais aqui.

Homepage: AMA
Preço: Gratuito

Partilhar:
Tags:

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    E se o veiculo não estiver em nosso nome ? também funciona ?

    1. Avatar de Frederico
      Frederico

      Não. “Não foram encontrados veículos associados a si”

    2. Avatar de Jarbas da meia noite
      Jarbas da meia noite

      Tentei e dá-me a entender que o serviço vai buscar a informação de matriculas em nosso nome ao portal das finanças.
      Logo matriculas que não estão associadas não são possíveis de colocar.

    3. Avatar de KaPutnixZ
      KaPutnixZ

      Claro que funciona que nós podemos andar com os DUA de qualquer veículo.. Sejam eles nossos ou não. Era só vir aqui à app e escolher a matrícula e tava feito.. Simples n era ?!

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Claro que não poderia funcionar assim mas por exemplo no portal das finanças podias associar a matricula a outras pessoas porque na maioria das familias várias pessoas conduzem o mesmo carro deste modo apesar disto ser bom só resolve para quem tem o carro em seu nome.

      2. Avatar de Jota
        Jota

        Por exemplo o meu carro está em nome da empresa, logo a aplicação deveria ter a funcionalidade de associar outras matrículas, caso contrário só serve para particulares, o que a torna o conceito muito limitado…

  2. Avatar de Tomaz
    Tomaz

    Bom dia,
    Podem sff confirmar se a apresentação de documentos via a App id.gov.pt dispensa *oficialmente* a apresentação dos originais? Sei que no passado a Polícia não reconhecia os documentos através da App, mas eventualmente as coisas tenham mudado.

    Tentei adicionar agora o DUA, mas infelizmente deu erro (2 vezes):
    “Ocorreu um erro na obtenção das suas matrículas. Tente novamente mais tarde ou contacte o suporte.”

    Obrigado.

    1. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      Tenho exatamente a mesma questão na minha mente.

    2. Avatar de Elektro
      Elektro

      Tens essa informação no eportugal e a resposta é, se a polícia quiser lixar-te lixa-te

      “Identificar-se perante autoridades ou serviços
      Os documentos digitais na app id.gov.pt servem como alternativa aos documentos físicos quando é preciso apresentá-los às autoridades ou serviços, desde que essas autoridades ou serviços disponham de um meio para verificar os documentos digitais.

      https://eportugal.gov.pt/servicos/adicionar-documentos-de-identificacao-na-app-id-gov-pt

      1. Avatar de Carolina Costa
        Carolina Costa

        o problema está aqui “desde que essas autoridades ou serviços disponham de um meio para verificar os documentos digitais.”
        se for um agente que nao tenha os meios mas que seja compreensivel, no maximo vai te egixir mostrar os fisicos mais tarde numa esquadra, e pode te deixar seguir.. se nao a coisa pode dar em multa…

        1. Avatar de k
          k

          Isso é brincar com as pessoas. Temos que jogar todos pelas mesmas regras. Assumindo que o documento digital é válido, se o Sr. Agente não dispõe dos meios necessários, o que é que eu tenho a ver com isso? Porque é que eu posso vir a ser multado por algo que foi o Sr. Moina, e não eu, que falhou?
          Desde que eu mostre o documento digital em condições, ele nem sequer devia poder fazer-me perder tempo a ir mostrar os documentos físicos ao posto. E para a coisa ser justa, nesse caso ele é que devia ser penalizado por não dispor dos meios necessários para me validar, assim como eu sou se não conseguir mostrar os meus documentos. Mas a corda rebenta sempre do lado do cidadão.

    3. Avatar de Tomaz
      Tomaz

      Agora já carrega as matrículas, mas diz que as mesmas não possuem DUA, o que é falso !!!
      Assim é complicado…

      1. Avatar de GM
        GM

        Desinstala a aplicação e volta a instalar. Funcionou no meu caso, de imediato.

        1. Avatar de Tomaz
          Tomaz

          Confirmo, que desinstalando e instalando a App as viaturas “já passam a ter DUA” 🙂

          Thks!

  3. Avatar de Ze Nandoooo
    Ze Nandoooo

    Curiosamente, esta foi a única funcionalidade de aplicação que não funcionou. Talvez mais tarde

    1. Avatar de zé pastor
      zé pastor

      esta funcionalidade só fica visível após a actualização da app

      1. Avatar de Ze Nandoooo
        Ze Nandoooo

        Foi instalada precisamente hoje… Diz que não consegui aceder às matrículas e para tentar depois

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    sinceramente nao vejo utilidade nisto.. somos parados em espanha, as autoridades aceitam isto?
    Vou ao Casino de Espinho, aceitam o cartão de cidadao assim?
    A ideia é boa, mas em vez de ajudar causa problemas, uma vez que não há base legal em toda a sua plenitude.
    Mais uma vez a carroça à frente dos bois

    1. Avatar de jon
      jon

      se não aceitam deviam!… a app é autenticada e passa por diversos campos de segurança, falta saber é se irá funcionar quando precisarmos dela (no meu caso só carrega carta de condução, todos os outros dá erro ao carregar docs).. se as autoridades aceitam não vejo motivo para ser negada nos casos acima mencionados por si!

    2. Avatar de ElConquistador
      ElConquistador

      Quantas a identificação e carta de condução terá de ser aceite na Europa, isto vem de uma norma europeia que tinha como data limite para ser implementada 2021

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Aposto que pagas em dinheiro em todo o lado visto “na sua plenitude” não ser aceite cartão.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        É facil misturar alhos com bugalhos lol

        Não seria mais fácil legislarem, “apartir de hoje qualquer instituição publica ou privada deverá aceitar apresentação eletronica destes documentos”
        Ponto 2- apresentavam a aplicação tivesse ela com um correcto funcionamento ou não, porque podem melhorar sem interferir no dia a dia do cidadão.

        Agora andares às aranhas sem saber onde é ou não aceite, para mim é algo que não faz parte de uma ideia organizada.

  5. Avatar de jon
    jon

    Para não variar “erro ao carregar docs” =) há coisas que não mudam.. gastam se balúrdios em coisas que poderiam funcionar e passam a vida “down” ou simplesmente “raramente/não funcionam”

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Sabes do que falas ? Não me parece…

      1. Avatar de jon
        jon

        estás noutro tópico ou és dos poucos iluminados em que corre a 100% a app! qt aos valores gastos em “portais e apps” por parte do estado são públicos!.. e de louvar aos ceús trabalham quase todos mal e quando são realmente precisos “fazem das suas”. Andas neste mundo à meia dúzia de dias, com o tempo vais te aperceber.

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Não sabes o que é desenvolver software. Não conheces a enorme teia de sistemas que existem. Eu ficava calado para não fazer figuras tristes. Falas mal só porque é o teu desporto favorito.

          1. Avatar de jon
            jon

            oh dormente caso não saibas faço parte duma equipa de TI numa das maiores empresas do ramo em PT!.. vai dormir… sei do que falo, e sei bem o quão inútil são a maioria das plataformas do “ESTADO”. quem as desenvolveu “lavou as mãos em €” e fim da história! apesar de todas elas terem de estar “emparelhadas” quem as mandou fazer devia ter isso em conta sempre que inicia com a criação duma nova!.. não é fazer, fazer e no fim nenhuma cruza dados com as demais!…

          2. Avatar de zé pastor
            zé pastor

            @jon: o respeito pelo opinião dos outros é importante quando se é, como tu, um jovem estagiário com escassos conhecimentos da vida real … além disso, convence-te que muitas das plataformas do estado português podem (ainda) não funcionar correctamente e terem sido pagas principescamente, contudo, permitem a este país estar na vanguarda tecnológica, logo, não ser necessário deslocar-se a uma repartição qualquer como ainda sucede na maioria dos países da europa, até nos mais ricos … peace man 🙂

          3. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Quero lá saber o que és ou o que fazes. O que sei de ti é que não mereces qualquer respeito porque não te dás ao respeito e que tens absoluta necessidade de reconhecimento, mas acho que este não é o sitio certo para ti. Agora vai lá aprender com os mais velhos. A começar pelos avós, que devem saber tratar os outros com educação.

      2. Avatar de NMR
        NMR

        A app crashou duas vezes, disse que não tinha acesso à internet outras duas, tudo antes de abrir a autenticação CMD com erro de certificado: perfeito… Só para sábios…

        1. Avatar de jon
          jon

          pergunta ao “Há cada gajo” ele é mestre na camuflagem… ele é conhecedor da TEIA!

      3. Avatar de PeFerreira
        PeFerreira

        Huh infelizmente, apesar da falta de respeito, é como o Jon diz… As apps do estado são feitas por mini empresas informáticas a correr contra o prejuízo e contra o tempo. Planeamento 0. É tudo com a mentalidade do faz o mais rápido e entrega rapida para obter ainda algum dinheiro no pouco que é alocado (e que é retido nos superiores)
        Pode não ser regra em alguns casos claro mas é fácil dizer isto quando já se andou por essas bandas…

  6. Avatar de DaCosta
    DaCosta

    A mim também ocorreu o erro “Ocorreu um erro na obtenção das suas matrículas. Tente novamente mais tarde ou contacte o suporte.” 2x.
    Alguém a quem tenha funcionado?

    1. Avatar de Vítor M.

      A mim também deu erro na procura das matrículas. Mas, como mostramos, a alguns de nós deu tudo OK. Poderá ser muita gente no servidor.

      1. Avatar de GM
        GM

        Já ajudou, obrigado. Tenta-se mais tarde.

  7. Avatar de helder
    helder

    a PSP/GNR aceita este tipo de cartões digitais?

    Este sistema já está implementado no Reino Unido à anos.. já não existem papeis para nada.

  8. Avatar de AJ
    AJ

    Como qualquer bom site do governo, ao abrir o link da AMA dá erro de certificado…TOP!

    1. Avatar de João
      João

      Não tem a ver com nenhuma asneira propriamente dita mas sim com a certificação do issuer do certificado que “recentemente” viu a sua certificação revogada pela Mozilla e pela Google.

      1. Avatar de NMR
        NMR

        Pode desenvolver a explicação? Nos browsers não acontece, nomeadamente no Google Chrome e no Mozilla Firefox…

        1. Avatar de NMR
          NMR

          O link da AMA de facto resulta em erro de certificado no Firefox (Android). Eu refiro-me ao erro de certificado na autenticação CMD na app.

  9. Avatar de czarito
    czarito

    A mim não me aparece a opção DUA.

    1. Avatar de Benedito Clair
      Benedito Clair

      Igualmente.

    2. Avatar de DaCosta
      DaCosta

      Atualiza a APP a mim também não aparecia.

      1. Avatar de Benedito Clair
        Benedito Clair

        Obrigado, já aparece.

    3. Avatar de Rui Machado
      Rui Machado

      eu estava a acontecer-me o mesmo tive que desinstalar e instalar novamente

      1. Avatar de GM
        GM

        Precisamente. Mesmo após a actualização da aplicação, dava-me sempre o erro. Desinstalei, conforme sugerido, e voltei a instalar. Cartões assumidos, CC, carta de condução e DUA.

  10. Avatar de António de Almeida Morgado
    António de Almeida Morgado

    Nem aparece essa funcionalidade….

    1. Avatar de Vítor M.

      Atualiza a app. Deve aparecer.

  11. Avatar de Lucas
    Lucas

    Dá erro ao tentar obter matrículas

  12. Avatar de ICE
    ICE

    “Ocorreu um erro na obtenção das suas matrículas. Tente novamente mais tarde ou contacte o suporte.”

    Volto a tentar dentro de uns meses LOL

  13. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Da minha parte até ser obrigatorio…vou andar sempre com os documentos “na mão”

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    Possuo DUA antigo e não em pilicarbonato.. Será essa a razão do documento não estar visível na App?

    Obrigado e melhores cumprimentos

    1. Avatar de Vítor M.

      Penso que não. Os meus são já em policarbonato e mesmo assim não consegui ainda. Deve ser ainda congestionamento.

      1. Avatar de GM
        GM

        Desinstala a aplicação e torna a instalá-la. Foi o que fiz e consegui de imediato os 3 documentos que pretendia – CC, carta de condução e DUA.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não foi necessário, acabei de tentar novamente e já deu. Deve ter sido algo no servidor.

  15. Avatar de DaCosta
    DaCosta

    Já consegui o DUA!

  16. Avatar de Veiga
    Veiga

    O facto de desactualizarem rapidamente pode criar um problema na hora de mostrar basta não haver net que fica tudo sem efeito talvez um período mais longo de forma a puder ser usado offline seria mais útil.

  17. Avatar de Santos
    Santos

    É tudo muito bonito, mas na hora de abrir a aplicação se o telemóvel não tiver rede, todas essas modernices é lixo porque simplesmente não funciona o código QR e sem ele nada é validado, para não ter problemas com multas mais vale ter sempre os documentos físicos á mão ✋.

    1. Avatar de João
      João

      Não é verdade, mesmo sem rede a aplicação funciona bem como o qrcode dos cartões, testei agora. Os cartões têm é que estar actualizados (data da última actualização nos últimos x dias).

      Mas mesmo assim vou andar sempre com os documentos á mão 🙂

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    Carreguei o meu documento na aplicação e os dados são diferentes do cartão físico, tenho os pneus correctos no cartão e os errados na aplicação… que rico cruzamento de dados

  19. Avatar de HJPC
    HJPC

    Aconteceu-me uma boa ontem em virtude de usar a aplicação.

    Fui aos correios levantar uma encomenda, foi-me pedido o cartão do cidadão, como uso na aplicação estava todo confiante, ao abrir a aplicação o telemóvel ficou sem bateria, desligou-se, não deu para mostrar o cartão, não me entregaram a encomenda, era o último dia para levantar, foi para trás

    Fiquei a pensar, e se tenho um acidente e não estou em condições de aceder ao telemóvel ou este ficar estragado, como é que os bombeiros ou a polícia tem os meus dados….

  20. Avatar de Luís
    Luís

    Para ficar completo só falta o certificado de inspeção e do seguro automóvel.

    1. Avatar de GM
      GM

      O certificado de inspecção até poderia ser, pois é registado no IMT, entidade oficial do Estado. Já o seguro afigura-se mais difícil, pois é emitido por uma entidade privada.