Depois da Apple é agora a Samsung! Xiaomi ultrapassou todos e domina nos smartphones

57 Comentários

O último mês tem sido de resultados impressionantes para a Xiaomi. A marca chinesa tem somado, de forma constante, resultados que a colocavam perto do topo das marcas de smartphones e também do controlo do mesmo mercado.

As provas apresentadas revelavam que apenas tinha conseguido ultrapassar a Apple, tendo ainda a Samsung acima na tabela. Os dados mais recentes mostram que em julho este cenário voltou a mudar e também a Samsung foi ultrapassada, estando agora a Xiaomi no topo.

Xiaomi smartphones Samsung Apple mercado

Tudo começou com os resultados previstos para o segundo trimestre de 2021 no mercado global. Vindo de várias fontes estava a informação de que a Xiaomi tinha assumido o segundo lugar da lista de fabricantes de smartphones, destronando a Apple.

Além disso, e para reforçar o crescimento que é visível na Xiaomi, surgiu dias depois uma nova informação, agora focada apenas no mercado europeu. Aqui o cenário era diferente, tendo a Xiaomi subido à primeira posição para o mesmo trimestre de 2021.

Agora é a Europa! Xiaomi bate Apple e Samsung e ganha o topo das vendas de smartphones

Claro que se esperava que este ritmo de crescimento da Xiaomi não fosse abrandar e agora a prova está dada. Segundo o que avança a Counterpoint Research, e face ao mercado global durante o mês de julho, a Xiaomi terá ultrapassado a Samsung e está no topo da tabela de fabricantes de smartphones.

Com 17,1% de quota de mercado, a Xiaomi está acima de todas as suas concorrentes diretas, com a Samsung a ter apenas 15,7%. Este novo valor representa um crescimento de 26% em apenas 1 mês, o maior da marca para um período de tempo tão reduzido.

Xiaomi smartphones Samsung Apple mercado

A análise da Counterpoint Research revela que este momento da Xiaomi resulta de um aproveitamento da marca face a problemas da concorrência. Para além de ganhar o espaço que ficou no mercado de marcas como a Xiaomi, há ainda falhas na cadeia de distribuição e na produção da Samsung, que limitam o seu desempenho.

Criada em 2011, a marca terá já colocado no mercado mais de 800 milhões de smartphones. Resta saber como a concorrência vai reagir e até como o mercado se vai adaptar a este novo cenário, que há algum tempo era esperado. Até lá, a Xiaomi vai gozar deste lugar de destaque tão importante.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    Quando uma presa como a xiaomi passa as grandes marcas de smartphones, ato não está certo.
    A xiaomi no meio de tantos modelos tem meia dúzia que ainda valem a pena, mas era com Android puro e não com o lixo deles.

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Tenho Xiaomi com MIUI e estou bastante contente. Não é Android limpo, tem camadas adicionadas, mas a experiência é bastante fluida.

    2. Avatar de pedro
      pedro

      a Xiaomi tem-se distinguido precisamente por ter uma das melhores interfaces .. a MIUI, aliado aos bons preços !!! se quiser android puro compre um Pixel da google que são lindos de morrer ….

    3. Avatar de Blockd
      Blockd

      Passei de android puro para a MIUI e posso dizer que foi o melhor que fiz. As funcionalidades são muito práticas e não é nada pesada. A diversidade de temas oer.ite mudar o aspeto qdo quisermos… Não estou nada arrependido. Qt aos equipamentos,claro que há uns melhores… Depende do que se queira gastar. Essa é a maior vantagem deles, têm de tudo para todos. E cada vez melhores e esteticamente mais belos

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Comentario de quem nunca experimentou a miui é das melhores se nao a melhor interface android, essa pancada do android puro passa te rapido depois de teres um, eu tive um há uns anos e depressa percebi que precisava de apps de terceiros para tudo cheias de anuncios ate para gravar a porra do ecra era preciso uma app de terceiros a miui está cheia de funcionalidade que sao uteis e não vês em mais nenhum SO

      1. Avatar de Cláudio Andrade
        Cláudio Andrade

        dos 3 xiaomi que comprei, foram todos vendidos em menos de 2 semanas, o ultimo foi vendido ha 1 mês, porquê ? porque continua o mesmo lixo de sempre…

        1. Avatar de JCS
          JCS

          Para usar um Ferrari como a Xiaomi é preciso ter unhas.
          Quem não sabe não mexe.
          E mesmo sendo lixo ainda ganhás-te dinheiro !!!!???
          Volta lá para o Iphone que os menus ainda são os mesmos para não te atrapalhares.

          1. Avatar de Mico
            Mico

            Ferrari…

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            O facto dos iPhones manter a mesma interface não é um desvantagem, mas sim uma feature, que uma vasta maioria aprecia.

      2. Avatar de V.T.
        V.T.

        Vê-se que não conheces a OneUi da Samsung, bem mais apetrechada em termos de opções, fluida e sem os tão falados bugs da MiUi. Esta sim a melhor skin Android.

        1. Avatar de Mico
          Mico

          A Samsung é uma tecnológica como a TS qualquer coisa, que em termos de geoestratégia económica poderão dar origem a uma guerra. A huawey tinha essa capacidade, mas uma medida esquerdista do Trump lixou-a.
          A Xiaomi não tem know how com interesse para isso.

    5. Avatar de asdasd
      asdasd

      Pelo contrario, a miui é o que me mantem na marca

    6. Avatar de Trumpetas
      Trumpetas

      a miui é a razão pela qual a xioami está a subir.

      android puro hoje em dia é matar um telemóvel/tablet. só os google pixels se safam, porque o resto com android puro, é lixo autentico.

    7. Avatar de eachtime
      eachtime

      Concordo. Sem android One nunca mais vou comprar Xoaomi

  2. Avatar de JR
    JR

    Well na samsung concordo que tenha ultrapassado, especialmente quando ja podes pagar nas lojas PTs com cripto.

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Enquanto tiver smartphones com boa relação qualidade/preço, como tem tido, pode manter-se na liderança durante muito tempo, a partir do momento em que os smartphones fiquem mais caros, tipo com os preços da Samsung ou da Apple, deixa de ter a liderança!

  4. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Não sei não!! Foi comprar um smartphone ontem e era para comprar um Xiaomi mas todos os modelo estavam caros 🙁 Vendo o preço acabei por comprar um Samsung Galaxy A12 que é melhor em termos de qualidade/preço!! A má noticia é que eu fiquei a saber se deixas cair um smartphone (qualquer marca) perdes logo a garantia 🙁

    1. Avatar de Samuel MG
    2. Avatar de Trumpetas
      Trumpetas

      “fiquei a saber se deixas cair um smartphone (qualquer marca) perdes logo a garantia”

      alguém enganou-te bem. isso não faz sentido e nem é verdade.

      1. Avatar de Cláudio Andrade
        Cláudio Andrade

        “alguém te enganou.”
        Sim faz sentido, a garantia pode ser recusada caso tenha marcas de uma queda bem aparatosa

        1. Avatar de Miguel Porto
          Miguel Porto

          A questão é saber a fronteira de uma queda aparatosa ou uma queda sem importância.

  5. Avatar de iSad
    iSad

    O mercado ocidental esta completamente estagnado e quem tem juízo tira partido to telefone no mínimo por 3 anos. Sem surpresas que as marcas chinesas continuam a retirar lugares do pódio.

  6. Avatar de Filipe C.
    Filipe C.

    E no meio disto, um fator importantissimo a ter em conta… o ”fim” da huawei no mundo ocidental. A Xiaomi veio substituir e bem, a huawei, fora da china. Ja nem se fala de huawei a não ser em meia duzia de blogs.
    Xiaomi aproveitou e muito bem esse nicho de mercado e bateu a propria rival interna, no mundo ocidental, quando ha míseros 2 anos era a huawei a ameaça no mundo ocidental

  7. Avatar de V.T.
    V.T.

    Não aprecio a marca nem a skin com demasiados bugs, no entanto a relação qualidade/preço é mesmo das melhores.

    1. Avatar de Blockd
      Blockd

      A MIUI evolui imenso e as versões mais recentes estão praticamente bug free, para além de terem implementado uma versão europeia das suas ROMS. E a Xiaomi começou a sua “viagem” precisamente pela MIUI, muito antes de criarem telemóveis…

      1. Avatar de JR
        JR

        Não é bem assim..
        V12.5 tem feito brick a muitos da gama MI, redmi e principalmente Poco
        A v12.0.1 para o Redmi note 9 pro com android 11 veio cheio de bugs para muitos, incluindo o meu, bastante lento e com ma gestão de memória.
        E a minha versão é europeia.
        Tens melhores versoes de android e neste caso não vejo a miui a bater a oxygen com os bugs que tem.

        1. Avatar de Blockd
          Blockd

          Sei que houve alguns modelos com problemas, o meu Note 8 Pro, apesar de ter processador mediatek, nunca teve nenhum com atualizações. A oxygen não é bug free e tens os OPPO e Realme com Color OS que tbm são bastante interessantes

  8. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Xiaomi Portugal passou a aceitar bitcoin como pagamento

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      afinal não

      1. Avatar de Mico
        Mico

        Eles querem euritos, não dá parvos…

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          mico parvo

  9. Avatar de ZE
    ZE

    A malta gosta de ajudar enriquecer os chinos…. made in covid…… A Samsung por agora so está a perder na Europa…. calma gente… ja agora…… os Xiaomi sao descartável…. partiu de uma queda? Compra outro…..

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      A Samsung já vai dar a volta com um Xiaomi (Note 9 NFC) pior que o A12 a custar mais 20 euros 🙂 Ainda estou abismado com o preço do Xiaomi Note 9 NFC (€180)

      1. Avatar de Blockd
        Blockd

        Podes ir ver o preço de 9T 5G, Poco X3 Pro, OPPO A74,etc… Talvez sejam piores que os Samsung… Ou não

    2. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      “A malta gosta de ajudar enriquecer os chinos”
      … ao comprares Samsung ajudas os portugueses, sim senhor, é mesmo isso.

  10. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Força Xiaomi,agora é a nível mundial !! Que classe !! 😀

  11. Avatar de Brassousa
    Brassousa

    Mas isso so foi do mes de junho porque eu vi de outra noticia que a samsung ainda esta em 1 lugar agora estou confuso

  12. Avatar de Estradiol
    Estradiol

    Tanto adorador da China, que gosto, adorar o país que os desemprega e vigia… clap clap claro importante é ser baratinho e bom.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Não é adorar só porque é baratinho..

      Competitividade

    2. Avatar de SSD
      SSD

      A parte do vigiar nem comento, parece que foram os chineses que começaram com isso. Aos anos que se sabe que os americanos fazem isso e nunca ninguém se incomodou. Deve ser por ser um pais democrático como já vi alguém a comentar que não há problema (e acrescento um p.s. porque é sempre preciso nestes casos, ao dizer isto não estou a defender a China mas devíamos atacar toda a farinha do mesmo saco e não só parte).
      Quanto á parte do desemprega se tirarmos os chineses das lojas vai você investir e ocupar o espaço? É que os chineses ao menos conseguem mante las, já os restantes é de 3 em 3 meses a passar de mãos, uma pessoa nem chega a saber que é que a loja serve

    3. Avatar de Blockd
      Blockd

      Enriquecer a China, que crime… Já enriquecer os EUA ou a Coreia do Sul é que é patriotismo… Cada comentário…

  13. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Q2 2021: Apple Achieves Record June Quarter Shipments, Xiaomi Becomes the Second-Largest Smartphone Brand Globally

    https://www.counterpointresearch.com/apple-achieves-record-june-quarter-shipments-xiaomi-becomes-second-largest-smartphone-brand-globally/

    Abc

  14. Avatar de José
    José

    O horror, o drama, a tragédia! Faço parte de uma geração de que da China, nada consumia e tinha de tudo o que de melhor existia à face da Terra. Hoje, há gente que parece hipnotizada por um país com uma ditaduta feroz e desumana e cuja liderança não esconde a vontade em vir a dominar os outros, não será certamente para espalhar democracia, liberdade e ter-se a opção de se viver como cada um entende. Enfim a propaganda do regime mais obscurantista do mundo está a resultar num mundo de alienados sem emprego, a empobrecer e com cada vez mais armas apontadas à cabeça Vamos lá enteder isto!

    1. Avatar de JCR
      JCR

      1000% de razão, aplaudo! Telemóveis e coisas tais, da pior ditadura da história e dos criadores do vírus, NUNCA!

  15. Avatar de Anass
    Anass

    Eu tive xiaomi e so tive problemas com ele a miui era so bugs o telemóvel ficava me muito quente eu comprar xiaomi nunca mais

    1. Avatar de Vbras
      Vbras

      Concordo plenamente consigo eu também tive esse problema agora tenho o A52 5G e digo é uma máquina excelente os 120hz e uma maravilha em nível de câmara são muito boas em software e dos melhores até em hardware mas eu nunca mais xiaomi

    2. Avatar de Blockd
      Blockd

      Sei que havia modelos há alguns anos que vinham com ROMs marteladas e davam imenso problemas,mas isso mudou bastante nos últimos anos. Claro que é sempre uma questão pessoal e gosto de cada um… Felizmente há muitas opções

  16. Avatar de Vbras
    Vbras

    Até à huawei tem melhor software do que a xiaomi se a huawei nao tivesse os problemas com EUA hoje ela era a melhor em a xiaomi conseguia apanhar e eu ainda tenho um

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Também já usei mas não sei porquê cada vez que recebe um email reinicia 3 vezes!! Resultado: Foi para dentro da caixa e comprei um SG A12 🙂

  17. Avatar de Boss
    Boss

    Vejam lá se dissedem quem é que ganha , para o primeiro prêmio.

  18. Avatar de GM
    GM

    Rival interna, não. “Rival”. São apenas duas faces da mesma moeda. Não dá com esta, tentamos com a outra, pode ser que passe. E assim avançam.

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Esta notícia é triste e reflete de certo modo o quanto a população mundial está a empobrecer, e a ficar sem poder de compra. Verdade seja dita, Samsung, Apple e outros, continuam a ter melhor hardware e dependendo de gostos, melhor software.

    1. Avatar de JCS
      JCS

      Opiniões e escolhas não se discutem e cada um tem a sua mas verifico que na maioria dos rankings da especialidade vários equipamentos da Xiaomi tem vindo a ficar melhor posicionados que as principais marcas rivais.

      Quanto á população mundial estar a ficar mais pobre infelizmente concordo consigo realmente passamos por tempos dificeis, mas não relacionemos isso com a venda de telémoveis pois a xiaomi até tem vindo a lançar mais equipamentos da gama alta como o Mi 11 (+- 700€), Mi 11 Ultra (+-1200€) e prepara-se para lançar o Mi Mix 4 que andará na casa dos 1000€ mostrando assim a sua evolução e tendo na minha opinião o melhor hardware da atualidade.

    2. Avatar de JCR
      JCR

      Em parte concordo consigo, mas o essencial e que ninguém pergunta é qual o motivo de haver telemóveis mais caros que 1 computador/portátil, como é que se chegou a esta total e completa aberração? Não estão todos este ladrões fazedores de telemóveis, com brutais lucros? É impossível isto continuar, e infelizmente para as pessoas, todas as marcas abusam até mais não, e devia ser isso que se devia discutir e estar contra, nada justifica tamanho roubo, mais a mais, aos 400 e picos milhões de cidadãos da UE, que além de sermos roubados, somos espiados até mais não, por empresas não Europeias, a nossa liberdade/independência está há muito em causa!

  20. Avatar de JCS
    JCS

    O facto de alguns telemóveis serem mais caros do que portáteis têm a ver entre outras coisas com a miniaturização do hardware, qualidade e quantidade de câmaras, tecnologia de topo etc.

    Quanto a todas as marcas abusarem, digamos que algumas abusam mais que outras cabe-nos a nós na nossa liberdade escolhermos o que comprar ou não comprar.

    Quanto á nossa liberdade/independência felizmente estamos num Pais democrático e não é através dos telemóveis que a vamos perder. Nós vivemos num mundo global e somos “espiados” não é só pelos telemóveis porque por ai até seria fácil evitarmos pois há muitas app ad-blockers, anti-spyware, VPNs que inpedem o sermos espiados.

  21. Avatar de Claudio
    Claudio

    Pelos comentários, há muita gente com telemóveis de marca chinesa e eu sou mais um, tenho um Oneplus 7 pro e estou muito satisfeito com ele, só peca nas fotos. Mas também como raramente tiro fotos dá para o gasto. Relativo á Xiaomi teve a sorte da Huawei sair do caminho porque senão nao teria hipótese. Prefiro mil vezes ter Oppo ou Oneplus que Xiaomi, tem muitos modelos e isso para mim é mau. Uma marca que tem prestigio normalmente nao tem tantos modelos. A Apple é mais do mesmo, sai telemoveis todos os anos e nada muda, dizem que o processador é melhor mas de resto, a tecnologia usada já o mundo Android tem, inovação para eles ja foi. Duvido que a Xiaomi fique em primeiro durante muito tempo, até os EUA se lembrarem de embirrar com algo como ja aconteceu. As marcas chinesas só duram se os EUA quiserem disso não duvido, infelizmente é assim que funciona.

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Infelizmente estás te a esquecer da número um ou seja a Samsung….