Dica: Quer ter o Linux no Windows 10? Nunca foi tão fácil instalar como agora

61 Comentários

Desde 2018 que a Microsoft trouxe uma verdadeira revolução ao Windows 10. Integrou o Linux no seu sistema e dá acesso aos utilizadores a toda as funcionalidades que este oferece, em especial a todos os que querem desenvolver nessa plataforma.

Não sendo um sistema à parte, requer que o Windows 10 esteja preparado para o receber. Este era um processo trabalhoso, ainda não complicado. Agora, para facilitar ainda mais esta união, tudo ficou mais simples, mais rápido e até mais intuitivo para o utilizador.

Windows 10 Microsoft WSL Linux instalar

Apesar de serem sistemas independentes e autónomos, a Microsoft conseguiu algo que era pedido há muitos anos. A integração do Linux no Windows 10 mostrou o seu compromisso com as restantes propostas do mercado e abriu portas até então aparentemente impossíveis.

O processo de instalação foi agora melhoria, abandonando todos os passos mais ou menos complicados. Com um simples comando passou a ser possível ter tudo configurado e pronto a ser usado. Só requer permissões de administrador na PowerShell ou no DOS, e a versão 2004 (ou posterior) do Windows 10.

Para o conseguirem deve agora executar o comando wsl.exe –install e todo o processo de configuração decorre de imediato. Ao mesmo tempo, e para ter tudo pronto, o Windows 10 vai ainda descarregar o Ubuntu e fazer a sua instalação.

Com estes passos realizados, ainda que de forma automática, o utilizador só precisa de tomar mais uma ação. Falamos do reiniciar do Windows 10 para que tudo fique pronto. Após isso, e sempre que quiserem, podem usar o comando wsl –list –online para ver outras distribuições disponíveis.

Estas podem ser instaladas com o comando wsl –install -d NomeDistro. Para ajudar na gestão têm disponível o comando wsl –update para fazer atualizações e wsl –update rollback caso algo corra mal. Por fim, e com o comando wsl –status conseguem saber como está o sistema.

É desta forma que a Microsoft simplificou a instalação do Linux no seu Windows 10. Tudo está mais fácil e pode ser feito em poucos minutos, mesmo por quem não domina qualquer um destes sistemas.

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    dá para correr o comando sem ser Insider? pelo que pesquisei é preciso mas aqui no artigo nada de mencionar

    1. Avatar de Pedro Simões

      “Só requer permissões de administrador na PowerShell ou no DOS, e a versão 2004 (ou posterior) do Windows 10.”

      Há muito que a versão 2004 deixou de ser Insider. Se tiveres estes requisitos cumpridos, só precisas de dar o comando e reiniciar o Windows 10.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        com o update que fiz hoje já deu.. obrigado

      2. Avatar de Paulog
        Paulog

        Reiniciar para tudo, meu rico Linux puro

  2. Avatar de Em_Nome_do_Rei
    Em_Nome_do_Rei

    quem e que usa linux? Deixem se disso e usem windows ou mac que sao de longe superiores. Ate um ipad de 2010 faz mais que o limitado do linux, ao menos tem office e adobe

    1. Avatar de Tu é que sabes....
      Tu é que sabes….

      Deves estar a dizer isso porque não sabes trabalhar com Linux 😀 😀

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Há quem nao concorde contigo.

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Não gostas não uses, deixa para quem sabe. Eu pessoalmente uso os três sistemas operativos, cada um para a sua função. Há coisas que só consigo fazer usando o linux, pode parecer estranho para algumas pessoas, mas o mundo do software não é só office e adobe.

    4. Avatar de cel
      cel

      Tu, no teu próprio comentário deste logo a entender que nunca usas-te Linux na vida, para que saibas o Linux serve para muita coisa e está presente em todo lado, ao contrário do que pensas, não é tudo só Windows e Mac.

    5. Avatar de Paulo Jaime
      Paulo Jaime

      Pelos vistos tu não usas. Então fica sabendo que quase tudo no mundo é gerido por Unix/Linux. Desde cxs supermercado a centrais e bases mísseis nucleares. Amazon, Facebook, grandes multinacionais, bancos, caminhos ferro, semáforos, NASA, AVIAÇÃO e muito mais. Achas que vão confiar no Windows para isso? Até o telemóvel que usas é Linux. Vê-se mesmo que sabes o que falas! Tens o Libre Office no Linux que faz o que o Office da Microsoft faz, inclusive guardar nos formatos Microsoft! Eu uso o Linux Mint 20.2 com interface semelhante ao W10. Só perde para os jogos mas existe forma de jogar os jogos para plataforma Windows. Pesquisa!. E manutenção quase nula, nem desfragmentação, nem antivirus nada disso e preciso. Fiabilidade e segurança é apanágio de Linux/Unix não do Windows ou até mesmo do MacOSX.

    6. Avatar de k
      k

      Quem usa linux? Tu usas linux. Aliás, usas frequentemente todos os dias e provavelmente estás a usar neste preciso momento. Usamos todos. Limitada é a tua visão e/ou conhecimento.

      – Só por teres vindo a este site, já usaste o servidor linux onde está alojado.
      – Aqueles tabs todos do chrome com sites abertos? Grande maioria também estão alojados em servidores linux.
      – A grande maioria dos emails que envias e recebes? linux.
      – O router da operadora que te liga à net? Yup, linux.
      – Aquele AP/repetidor/switchs TPLink que te mete wifi do outro lado da casa? linux.
      – Já agora, a infraestrutura de hardware e software dos IPS por onde as tuas comunicações passam? podes crer que usa linux.
      – Usas um pihole para bloquear anuncios? linux.
      – A net a que te ligas em pontos publicos tipo centros comerciais, continente, cafés, etc.? Linux.
      – A smart-torradeira que liga à net controlada pela app chinesa manhosa? linux que liga a outro servidor linux.
      – Os outros smart gadgets todos em casa? linux.
      – O Mac osx que mencionaste? Um fork bastante divergente já à muitos anos mas em última instância, baseado em unix, como o linux (podiamos escrever muito sobre isto aqui, mas not the point).
      – até o IOS do ipad que ele mencionou é baseado em BSD que é uma variante de unix, assim como o linux, portanto primos afastados mas relacionados.
      We could go on.

      E se calhar ligas-te a isso tudo a partir do telemóvel/tablet android, que, já sabes, tem por base linux.

      1. Avatar de Ru
        Ru

        Bom esforço, mas em vão.
        Um kernel / drivers / window manager / apps / etc, faz confusão a muita gente.
        Pensam que Linux é a linha de comandos 🙂

    7. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      És o maior da tua aldeia, pá! Não tens mais dicas de culinária?

    8. Avatar de Paulog
      Paulog

      Faço eu mais com o LibreOffice do que tu e é pena não ser perito com GIMP ou inkscape…. Ou até mesmo o Krita.

    9. Avatar de VaGNAroK
      VaGNAroK

      Eu ia contra argumentar, mas, depois que vi seu português nem vou perder tempo… se nem o português sabe direito quanto mais sobre um sistema.

    10. Avatar de Jorge
      Jorge

      A ignorância é atrevida!

  3. Avatar de Joaquim Trabuco
    Joaquim Trabuco

    Nunca, em toda a minha vida, pensei ler que o Linux era limitado. Mas parece-me que o limitado, neste caso, és tu. Mas de facto dizer que o Linux é limitado e apontar como falhas o office e o adobe, é de alguém que tem a cabeça enterrada na terra.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Secalhar nunca usou lol

      1. Avatar de Em_Nome_do_Rei
        Em_Nome_do_Rei

        Nem vejo interesse nenhum em usar, o macOS ou o windows fazem tudo o que preciso para que usar um SO limitado sem software feito para nerds totos que vivem na cave?

        1. Avatar de Paulo Jaime
          Paulo Jaime

          E insistes na tua ignorância. Não vê que o único limitado aqui és tu? Ainda não leste os comentários que o mundo gira à volta de Linux em tudo? Windows é que é para básicos. Todos os servidores de quase todas as empresas, bancos, defesa, NASA e tudo o que possas imaginar é gerido por Linux. Até o MacOSX é derivado de linux embora proprietário. No Linux além de existirem milhares de distros diferentes podes configurar em tudo ao teu gosto, até ficarem similares ao Windows ou MacOSX por exemplo. E a nível de fiabilidade e segurança nem tens hipótese. Andas de avião? Olha que não é gerido por windows…e ng confia mesmo!

          1. Avatar de Tecnical
            Tecnical

            Correção: O MacOS é um derivado de Unix, Tal como o Linux.

  4. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Ahahah, se os servidores fossem em Windows ou Mac, estava tudo tramado

  5. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    O linux foi o que melhor aconteceu neste milennium,. Veio abrir novos horizontes no mundo do software e sistemas operativos.

    1. Avatar de Ru
      Ru

      Olha que já uso Linux desde o milénio passado 😉
      Na altura não era fácil de usar, mas agora acaba por ser igual a Windows ou Mac. Cada um tem os seus “truques” e forma de usar.
      O problema são os utilizadores que só sabem usar um SO, e quando mexem noutro, por não saberem, dizem logo que é difícil e que não vale nada. Isso e quererem que SOs diferentes corram tudo da mesma maneira.
      O que acho importante (para mim) é o open source. Aí não há Windows nem Mac que lhe chegue aos calcanhares.

    2. Avatar de cel
      cel

      O Linux nasceu em 1991, foi ainda no final da ultima década do milénio anterior, ehehe..

      Como é natural naquele tempo trabalhar num pc ou mesmo ter possibilidade de ter um era dispendioso, aprender a trabalhar com os programas ainda pior na época, as primeiras versões que começaram a aparecer ao publico de Linux, apesar de interessantes e serem algo totalmente diferente do habitual Windows e Mac, não eram nada fáceis por instalar pois já requeria algum conhecimento de informática bastante avantajado o que não era para o utilizador básico, e naquele tempo não havia internet para nos socorrermo-nos, tinha de ser por tentativa e erro até se aprender a dominar as coisas.

      Como é claro com o tempo o Linux -se desenvolvendo e tornado muito mais user friendly, hoje comparado com os primórdios, é extremamente simples instalar um sistema operativo Linux e sem grandes voltas, para não falar das enormes comunidades online onde se pode ir buscar informação rapidamente, ao contrário de outros tempos.

      Tenho é pena de não haver mais desenvolvimento de softwares de trabalho para Linux sendo este open source, continuarem a apostar somente em sistemas fechados, e não só o softwares como as respetivas drives o que impossibilita alguém tentar desenvolver alternativas.

  6. Avatar de Sérgio Silva
    Sérgio Silva

    Desculpem a ignorância, podiam me explicar como faço, passo a passo, para executar o comando wsl.exe –install?
    Obrigado

    1. Avatar de Barbosa
      Barbosa

      Boa tarde Sérgio.

      Primeiro tens de activar a funcionalidade “Windows Subsystem for Linux” e depois reiniciar o pc. Poderás activar esta funcionalidade executando o comando Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Windows-Subsystem-Linux numa janela de Powershell com poderes de Administrador. Depois é só seguir as instruções deste artigo ou então fazer o download a partir da Microsoft Store. Espero ter ajudado.

  7. Avatar de Em_Nome_do_Rei
    Em_Nome_do_Rei

    Tanto nerd a defender o linux, saiam da cave ja que ninguem no mundo real usa esse lixo limitado

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      O saber não ocupa lugar mas no teu caso já não tens espaço no cérebro 😛

    2. Avatar de Ru
      Ru

      “O lixo de uns é o tesouro de outros”.
      Parece-me que os papás não deram o playmobil no Natal.

      1. Avatar de Em_Nome_do_Rei
        Em_Nome_do_Rei

        Tesouro de quem? Nem office nem adobe tem, tao limitado so se for um tesouro de nerds totos para brincar com a linha de comandos, dps admiram se que n arranjam namorada.

        1. Avatar de Ru
          Ru

          Bem….. Aconselho uma ida à farmácia para comprares alguma pomada para os calos das mãos. Duvido que sejam de mexer no rato, se é que me entendes.
          Essa azia toda é por não teres capacidade para usares SOs diferentes? Basta estudares um bocadinho, sabes? Não é difícil.
          Não gostas, não usas. Também não gosto/uso office nem adobe e não é por isso que são automaticamente rotulados de lixo 😉

        2. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Tu usas Linux no dia a dia e ainda dizes que é limitado!! Tenho pena dos teus pais por te aturarem 🙁

        3. Avatar de cel
          cel

          Quando se é limitado, é assim, só se sabe dizer mal do que não se conhece, ahahah…

        4. Avatar de Cfpinto
          Cfpinto

          Sim porque o mundo da informática é o office e a suite da Adobe. E só rir.

          1. Avatar de Pedro Patinho
            Pedro Patinho

            Para usar linux e preciso pertencer ao mundo da informatica? Esta explicado porque ninguem usa, so quem pertence ao mundo dos totós

        5. Avatar de Paulo Jaime
          Paulo Jaime

          Já comentei acima a tua ignorancia mas parece que passaste ao lado e voltas à mesma tecla, até parece que o nerd aqui és tu. Fica tu com o teu lixo do Windows que está constantemente a dar problemas e que organismo algum, seja de defesa, Corporativa, Científica e Aeroespacial confia. Vai lá acima ver um resumo do que o Linux faz e não digas disparates. Windows é só para utilizador final de secretária, tipo empregado administrativo que aprendeu só a mexer no janelas e qualquer coisinha que se altere fica logo bloqueado e não sabe o que deve fazer. E já mencionei acima que tens o LibreOffice que substitui perfeitamente o Office da Microsoft. Já agora diz para que usas o Adobe para eu sugerir alternativa

          1. Avatar de Tuaregue
            Tuaregue

            “Fica tu com o teu lixo do Windows que está constantemente a dar problemas e que organismo algum, seja de defesa, Corporativa, Científica e Aeroespacial confia. ”

            https://pplware.sitedev.pt/informacao/eua-misseis-nucleares-controlados-computadores-1970/

            https://federalnewsnetwork.com/defense-news/2016/05/outdated-hardware-snags-marines-migration-windows-10/

            “organismo algum” … UPS.

          2. Avatar de Paulo Jaime
            Paulo Jaime

            O Tuaregue aqui abaixo está mesmo parado no tempo e é de uma abragência atroz……

    3. Avatar de 652mga
      652mga

      Ai ai… vi os jogos de Portugal no Euro 2020 em 4K (entre outros jogos). Sim porque por cá o 4K é “conversa fiada”! E vi porque o E2 é baseado em Linux e possuo três equipamentos E2… ah, se quem emite as transmissões o permite, nem precisamos de ouvir os comentadores… mas é preciso equipamento capaz de… sim existem e são baseados em Linux!

    4. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      Volta mas é pro teu Fortnite e deixa este assunto para os adultos

    5. Avatar de cel
      cel

      Impressionante, só sabe argumentar que é lixo algo que nunca usou, ahahah.

    6. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O mais ironico é que esse comentário não seria possivél sem linux 😀

      1. Avatar de Cfpinto
        Cfpinto

        Por acaso até podia só não era tão bom há servidores Windows

        1. Avatar de Paulo Jaime
          Paulo Jaime

          sim mas a Defesa dos USA, as grandes corporações, bancos, mísseis nucleares, NASA, semáforos, Comboios, submarinos…achas que estão nas mãos de Windows? Perguntem ao Musk se usa windows …

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            https://pplware.sitedev.pt/informacao/eua-misseis-nucleares-controlados-computadores-1970/

            Misseis nucleares windows, tudo o que disseste e windows, ninguem usa linux

          2. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Só os misseis nucleares dos EUA usam o Windows 3.1 🙁 O resto da Defesa usa Linux!! Quando fores fazer operações numa caixa MB lembra-te Tiago que estas a usar Linux.

    7. Avatar de LUIZ
      LUIZ

      essa foi boa, bate duro nesses caras do linux eles merece – estou qui te dando maior força

  8. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    O que me preocupa em relação a correr Linux dentro do windows é que mais tarde ou mais cedo vão aparecer aplicações que dependem de funcionalidades exclusivas do WSL. O que não é nada bom na minha opinião.

    1. Avatar de Carlos Correia
      Carlos Correia

      “Embrace, Extend Extinguish”… ainda estamos na fase do “Embrace”…

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Acho que o objetivo não é esse, é mesmo correr tudo em Linux. Vai ser a distro oficial da Microsoft com suporte para empresas. A Microsoft não tem mais interesse em facturar com o Windows, como se vê pelo Windows 10 e 11 de borla.
        O futuro é azure, Office 365, contratos de suporte empresariais, SharePoint, Exchange, etc. A Microsoft tem tantos produtos onde factura milhões e o Linux ajuda. Sabias que a Microsoft é a maior contribuidor para Open source do mundo?
        Microsoft has certainly changed since the days of branding Linux a cancer. The software giant is now the single largest contributor to open-source projects in the world, beating Facebook, Docker, Google, Apache, and many others
        😉

  9. Avatar de arch lover
    arch lover

    Eu uso arch btw

    1. Avatar de Tiago
  10. Avatar de Norberto
    Norberto

    Isto do linux do windows só em ambiente linha de comandos…ou é possível instalar um GUI?

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Já dá para aplicações gráficas. Não sei ainda pormenores em relação a outras apps, mas por exemplo o VS Code uso sem problemas, o melhor é que nem precisas de instalar dentro do Ubuntu, se instalares o VS Code e tiveres Ubuntu podes lançar de lá. Na realidade nem precisas de abrir o Ubuntu, dentro do VS Code Windows, se escreveres Code no terminal Ubuntu ele lança a versão Linux

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Já dá para aplicações gráficas. Não sei ainda pormenores em relação a outras apps, mas por exemplo o VS Code uso sem problemas, o melhor é que nem precisas de instalar dentro do Ubuntu, se instalares o VS Code e tiveres Ubuntu podes lançar de lá. Na realidade nem precisas de abrir o Ubuntu, dentro do VS Code Windows, se escreveres Code no terminal Ubuntu ele lança a versão Linux

    2. Avatar de Dinis
      Dinis

      Sim, dá com o WSLg usar aplicações gráficas (https://github.com/microsoft/wslg) mas é so parte dos Insiders e ainda não funciona super bem, por exemplo o HiDPI é terrível.
      Para usar um ambiente gráfico completo creio que com o X-Server funciona.

  11. Avatar de charles
    charles

    eu gosto mais do linux faz de 20 anos que uso linux