Governo vai comprar mais 600 mil computadores para as escolas

16 Comentários

Em breve irão chegar mais computadores às escolas portuguesas! A pandemia por COVID-19 tem vindo a acelerar a digitalização. A falta de equipamentos em muitas escolas é mais que evidente, mas o Governo tem feito alguns investimentos a este nível.

De acordo com informações recentes, o Governo vai comprar mais 600 mil computadores para as escolas.

Governo vai comprar mais 600 mil computadores para as escolas


Num ano irão ser comprados mais de um milhão de computadores portáteis

O Governo vai adquirir mais 600 mil computadores para distribuir pelos alunos no âmbito do programa Escola Digital, revelou recentemente o ministro da Educação, referindo que 450 mil equipamentos já foram entregues às escolas.

Segundo o Tiago Brandão Rodrigues (ministro da Educação)

Foi lançado o concurso público internacional, repartido em vários lotes para poder ser mais fácil a sua entrega, para a aquisição de mais de cerca de 600 mil computadores, que poderá permitir a tão ambicionada universalização desta medida

Num ano, vamos comprar mais de um milhão de computadores portáteis. É um gigantesco salto de escala e é um enorme desafio logístico que temos vindo, progressivamente, a superar

Para a nova compra, estão reservados 180 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência, referiu.

Escola Digital – o que é?

No âmbito do programa Escola Digital, o governante falou também na criação de 1.300 laboratórios de educação digital nos próximos anos, a formação de mais de 100 mil docentes, no âmbito de ações que continuarão a decorrer e a produção e disponibilização de recursos educativos digitais nos próximos quatro anos.

O programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade.

A nível infraestrutural, as escolas públicas serão dotadas de computadores, conetividade e licenças de software, que têm chegado às escolas públicas de forma progressiva. De relembrar que o programa Escola Digital arrancou com a compra de 100 mil computadores e já em 2021 com mais de 335 mil.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    A bazuka vai dar trabalho a PJ nos próximos 10 anos, espero que tenham uma parte reservado dessa bazuka a PJ. 🙂

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Ora bem, 2º, 3º ciclos e ensino secundário têm algo como 800 mil estudantes, mais algo como 300 mil estudantes universitários, para que raios são precisos 1M de portáteis? É tudo carenciado? Vai tudo ter direito a um computador?
    Desperdicio absurdo de dinheiro para daqui por 3 anos encostarem os equipamentos e não terem dinheiro para comprar mais 1M.

  3. Avatar de aiaiaiPT
    aiaiaiPT

    Menos de 180€ por computador?!? hmmm

  4. Avatar de Fernando Jorge
    Fernando Jorge

    Neste governo não acredito.
    Já foram 2 as vezes que disseram que vão comprar equipamentos para as escolas…. e não aconteceram.
    Porque é que agora vai ser diferente, se são os mesmos a dizer isto??

  5. Avatar de Jonny
    Jonny

    Portateis para os pobrezinho os filhos da classe média não recebem. E já agora calha bem com a tarifa social de internet

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Mais ??? Nem vi os anteriores que supostamente compraram. Publicidade enganosa. 🙂

  7. Avatar de José
    José

    Suspeito que essa sua conclusão está cheia de razão. A História tem-nos ensinado que o que afirma é tão certo como amanhã ser dia 16 de Julho. Infelizmente, neste país há neste momento gente a babar-se-se pela dita “bazuca” e não é por preocupações sociais de certeza! Num país com tanta gente de talento – basta ver como os portugueses progridem “lá fora”, “cá dentro”, estamos condenados a esta espécie de indigência nacional que faz adiar sempre o futuro desta antiga nação.

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Basta procurar no portal base as especificações das máquinas. Tudo Celeron ou i3 lol 12 ou 14pol

  9. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Vão comprar quando? Hoje, amanhã? Daqui a 10 anos? Neste governo socialistas as promessas são sempre muito boas mas concretizá-las é que nem ver

  10. Avatar de Ze das quintas
    Ze das quintas

    Povo anda distraído…

  11. Avatar de Hugo Silva
    Hugo Silva

    Falando com experiencia no campo, não entendo a necessidade de tanto dinheiro. Computadores que se arrastam, falam em licenças de software, quando a maior parte leva com kms e está a andar.. windows martelado, office martelado, laboratórios de multimedia com ferramentas Adobe marteladas.. Portáteis que vão para casa de alunos e voltam no fim do ano letivo todos num “canho”, tablets bloqueados a contas pessoais dos alunos. É uma selva autentica

    1. Avatar de Ricardo Gonçalves
      Ricardo Gonçalves

      se fosse tudo direito só em licenças tinham que guardar 20.000.000 euros ou +

  12. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Não sei se já usaram um destes portáteis do Governo. Eu tenho um tipo III, que é suposto ser o melhor

    O ecrã é pior que o meu portátil antigo de Windows XP e o processador é muito fraco. As restantes specs são boas.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      É suficiente para trabalhares em aplicações web based.

  13. Avatar de Português de Portugal
    Português de Portugal

    Não melhor amigo para o capitalista que um chucha no governo. É à enfarta brutos!!!!!!

  14. Avatar de Luís
    Luís

    Mais um gasto do dinheiro público sem grande sentido. Compra de computadores que dentro de um par de anos estão todos desatualizados. Mais valia darem vales de desconto para as pessoas poderem descontar na compra de um computador à sua escolha. E também deviam, dotar as escolas de salas TIC com todas as condições, como por exemplo um computador por aluno e espaços para os alunos acederem a computadores, sem serem na biblioteca.
    Isto é o PS no seu melhor, desbaratar o dinheiro público.