UE poderá proibir a venda de carros térmicos e híbridos a partir de 2035

29 Comentários

A União Europeia (UE) tem tomado medidas que visam a transição para a mobilidade elétrica, caminho que, aparentemente, considera ser a solução para redução das emissões. A próxima será anunciada a 14 de julho e poderá ter um impacto bastante significativo na indústria dos carros térmicos e híbridos, bem como na dos elétricos.

Rumores sugerem que a Europa obrigará as fabricantes a reduzir as suas emissões em 100%, até 2035.

União Europeia (UE)


A Comissão Europeia, um dos órgãos da UE, anunciará, no dia 14 de julho, um novo conjunto de medidas contra a poluição. Estas, conforme se espera, serão direcionadas para a mobilidade e entrarão em vigor nos próximos anos, implicando limites rigorosos às emissões de dióxido de carbono.

De acordo com alguns rumores, as autoridades europeias obrigarão as fabricantes a reduzir as suas emissões em 60%, até 2030, e 100%, até 2035. Ou seja, em apenas 14 anos, a UE proibirá todos os carros que não sejam elétricos, desde gasóleo, gasolina, híbridos, GPL, etc.

A partir daí, as marcas terão como única opção a comercialização de carros 100% elétricos, alimentados quer por bateria, quer por uma bateria de combustível de hidrogénio. Dessa forma, a Europa estará à frente de gigantes mundiais, como a China e os Estados Unidos da América, sendo o primeiro grande mercado a abandonar os motores de combustão interna.

Elétricos

Marcas seguem medidas da UE

Embora as fabricantes estejam a caminhar para a mobilidade elétrica, esse será um processo demoroso e que tomará muito das empresas. Ora, com a pressão a ser exercida pela UE, é provável que as marcas se direcionem também para outras zonas, por forma a rentabilizar os seus investimentos.

Atualmente, apenas alguns fabricantes produzem apenas carros 100% elétricos. Em primeiro lugar, existem empresas como a Tesla, a NIO e a Lucid que nunca chegaram nem chegarão a abandonar os motores de combustão, porque nunca fabricaram carros térmicos.

Em segundo lugar, fabricantes que estabeleceram um prazo para a eletrificação da sua frota, como é o caso da Fiat e Volvo. Por último, fabricantes que só irão descontinuar os seus modelos térmicos na Europa, como a Ford, Audi e Volkswagen.

 

Leia também:

Carros elétricos serão mais baratos de produzir do que os a combustão, em 2027

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tony
    Tony

    Com tanto socialismo e politicamente correcto um dia voltamos à idade da pedra.

    1. Avatar de Zeca
      Zeca

      qual o problema do cocialismo?
      em Portugal aquilo que chamam socialismo é a social democracia.
      É-nos estados Unidos os liberais são os democratas.
      É que agora vão atacar o problema do aquecimento global.

      1. Avatar de Robin
        Robin

        Qual aquecimento global ?

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não percebes muito de política ou então queres espalhar desinformação.
        O nosso socialismo está bem perto do comunismo e o nosso social democrata está com uma perna no socialismo e outra no capitalismo.

        1. Avatar de José Andrade
          José Andrade

          Nem mais.

  2. Avatar de CA
    CA

    Já se dá notícias para 2035? Será que este triste mundo vai lá chegar?

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Impressionante. Gostava de saber se vão fazer o mesmo aos navios, aos camiões e aos aviões.
    Por outro lado, deixa cá ver… Agendar compra de carro a combustão para DEZ-2035. Se for de qualidade, em 2065 ainda cá anda. (Já cá não devo estar) E provavelmente metade do população já foi para Marte nos autocarros do Bezos ,do Branson e do Musk

    1. Avatar de Rafilda
      Rafilda

      Deixa de fazer comentários para fazer pensar honestamente!!!!!! As pessoas não estão habituadas a isso e só seguem memezadas!

  4. Avatar de Handy
    Handy

    Contando que a UE ainda exista? A UE que vá plantar árvores.

  5. Avatar de Alibo
    Alibo

    Acho muito bem e espero que entre em vigor ja no proximo ano a lei que obriga os portugueses a circular nas cidades com carros ate 8 anos. Mais do que isso e museu

    1. Avatar de David
      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Claro, os niveis de poluicao de carros velhos sao demasiado elevados. Apenas eletricos deviam circular nas cidades. Carros ate 8 anos e muito pouco, quase toda a gente troca de carro no maximo a 6 anos

        1. Avatar de Backonline
          Backonline

          Certo porque depois esses carros que estão perfeitamente bons com 6 anos vão pra sucata.

        2. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Deves estar a pensar que todos os portugueses são ricos 🙁 Lamento informar que não são x(

          1. Avatar de iDroid
            iDroid

            O meu carro tem 23 anos e ainda tem muitos mais pela frente, está como novo.

        3. Avatar de Há Cada Gajo
          Há Cada Gajo

          Lamento dizer-te que esse teu “quase toda” é uma visão distorcida da realidade.

        4. Avatar de Pe@ce
          Pe@ce

          Se quase toda a gente troca de carro a cada 6 anos não devem existir muitos carros velhos a circular pelas cidades, logo não é precisa nenhuma lei dessas.

    2. Avatar de Rafilda
      Rafilda

      Aqui está mais um memé desonesto! Um aplauso!

    3. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Claro que sim, os carros até estão baratos, a preço de saldo…

  6. Avatar de amigodavizinhança
    amigodavizinhança

    @Rodrigo , nao sei em que mundo vives , no qual as pessoas trocam de carro no maximo a cada 6 anos. a realidade é muito diferente , excepto em mundos como o teu onde de facto as pessoas trocam de carro a cada 6 anos e vivem sufocadas pelos cré ditos bancários á conta disso e outras mordomias … a maior parte da população vive noutro mundo , tipo , mais realista….

  7. Avatar de Rogério
    Rogério

    E aqueles que já tiverem carros a combustão?!?! Como os carros clássicos?

    supostamente a porsche está a desenvolver um combustivel que nao produz qualquer CO2 e pode ser usado em motores a combustao.

    Não há nada melhor que conduzir atrás de um desportivo e ouvir o motor a roncar…. Mas claro…. O elétrico é obrigatorio e é o futuro…. mas ter uma maquina boa para andar de vez em quando… 😀

    1. Avatar de Handy
      Handy

      Discordo. É totalmente desnecessário o ruido (roncar) de um veiculo motorizado. É uma grande lacuna no nosso país. Um atentado há saúde e bem estar da população ( nomeadamente daquela que não usa)

      1. Avatar de Rogério
        Rogério

        Com certeza sabe que em todos os países existem carros a combustão e que todos “roncam” xD
        Um atentado à saúde e bem estar da população? Não estamos a falar de nada alterado! São barulhos de origem, do próprio motor e que não são assim tão altos! O único atentado aqui é a poluição provocada por motores à combustão! Nunca vi ninguém a ficar surdo pelo “roncar” dos carros hahaha…. só comigo.. É cada troll da internet sempre contra tudo… Nossa Sra…

        1. Avatar de Handy
          Handy

          A qualidade do teu comentário mede-se pelo nivel da tua educação. O insulto é “de origem”?

  8. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    “Poderá” mas não deverá, penso eu de que.

  9. Avatar de JP
    JP

    Depois não se queixem quando faltar o lítio

    1. Avatar de David
      David

      Fonte inesgotável!

      ups só que não mas quando esgotarem a matéria prima oriunda no mar…la já nem oceano teremos…
      Aproveitem para umas mariscadas enquanto podem

  10. Avatar de António Geraldes
    António Geraldes

    Isto é só informação para instalar o granel. “poderá proibir” não é a mesma coisa de “vai proibir”, e se proibir é a venda de carros novos. Se for proibido, o último a ser vendido, em Dezembro de 2034, ainda tem mais uns quinze a vinte anos de vida útil.

    1. Avatar de David
      David

      Já não será para mim e acredito em muita coisa mas enquanto não se regulamentar carregadores, fichas de carregamentos e melhorar a qualidade das baterias etc etc…
      Mas venha… queremos cobaias…