Volvo: Carros elétricos terão 1.000 km de autonomia

41 Comentários

As fabricantes estão a apostar em força na mobilidade elétrica e têm tentado melhorar algumas características que possam dissuadir os consumidores na hora de comprar um elétrico. No caso, a Volvo anunciou que os seus futuros carros elétricos terão 1.000 km de autonomia.

Mais do que isso, a fabricante garante que carregarão em metade do tempo.

Volvo


Conforme anunciado anteriormente, a Volvo deixará de produzir carros térmicos, em 2030. Depois desse horizonte temporal, a oferta da fabricante será exclusivamente constituída por carros 100% elétricos.

Além disso, anunciou, recentemente, uma aliança com a Northvolt para o desenvolvimento e produção de baterias. Com esta parceria, a fabricante pretende aumentar a densidade energética das células em 50%, de forma a atingir os 1.000 Wh/l, resultando numa autonomia de 1.000 km.

Queremos oferecer aos nossos clientes veículos sustentáveis puramente elétricos que tornem as suas vidas mais fáceis e mais agradáveis.

Disse o diretor de tecnologia da Volvo, Henrik Green, ressalvando que a Volvo pretende impulsionar a adoção da mobilidade elétrica.

Volvo

Volvo e o futuro dos elétricos

Paralelamente à promissora autonomia, pretende reduzir o tempo de carregamento para metade, até 2025. Mais do que isso, a Volvo vai alojar as baterias no chão dos veículos, aproveitando a estrutura e aumentando a rigidez do conjunto. Dessa forma, os carros garantirão uma segurança bastante maior.

Queremos aumentar constantemente os benefícios de conduzir um Volvo puramente elétrico.

Ao simplificar a conceção e integração das nossas células de bateria, podemos reduzir o peso e maximizar o espaço, permitindo-nos fazer melhorias significativas na capacidade da bateria, autonomia e tempo de carregamento.

Explicou Henrik Green.

Atualmente, a fabricante não possui uma significativa quantidade de carros elétricos. Contudo, até meados da década, pretende lançar, pelo menos, um novo carro elétrico, por ano. Os próximos lançamentos acontecerão em 2022, o XC90 Recharge, e em 2023, o XC20 Recharge.

 

Leia também:

Depois da Volvo… Renault e Dacia com velocidade máxima de 180 km/h

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de o infectado
    o infectado

    Quando eu uma vez aqui falei neste tema em que para mim um VE só seria interessante com autonomias acima de 1000Km e tempos de carregamento reduzidos cheguei a ser aqui ofendido… lá chegaremos.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Para mim o mais importante até é o tempo de carregamento reduzido.. não tanto a autonomia de 1000 ou mais Km’s. A isto tudo temos que juntar a disponibilidade de postos de carregamento rápidos um pouco por todo o lado. Depois e importante igualmente é a produção de energia limpa para estes carregamentos e no final de vida útil do carro o aproveitamento das suas baterias para projetos domésticos de armazenamento de energia. Só no fim de vida da bateria ai sim.. a sua reciclagem, que atualmente já anda nos 90 e tal por cento!
      Agora isto tudo só é possível se o preço dos elétricos baixar consideravelmente… talvez com novas tecnologias e com a economia de escala cada vez mais seja possível.

      1. Avatar de André R.
        André R.

        Sabes que:
        1- quanto menor a autonomia, maior o número de carregamentos
        2- quanto maior o número de carregamentos mais desgaste terá a bateria
        3- mudar as baterias não é barato ainda…

        1. Avatar de Honda
          Honda

          E outra cena quanto mais rápido carregar mais desgaste tem a bateria

          1. Avatar de André R.
            André R.

            Correto

        2. Avatar de TugAzeiteiro
          TugAzeiteiro

          Tudo correto com a atual tecnologia de baterias! Esta bateria da Volvo não me parece que seja baseada nas atuais baterias… Por ex. atualmente já tens dois tipos de baterias nos Tesla… sendo que as de fosfato de lítio deves carregar a baterias sempre até aos 100%, enquanto as que as “normais” devem andar entre os 20%-80% para não haver degradação.
          Quanto ao mudar as baterias… acho que isso é o mesmo que mudar o motor a um carro! E tirando os Nissan/Renault que deviam ser multados por estarem a contribuir para um crime ambiental por continuarem a não incorporarem sistemas de controlo de refrigeração a líquido nos pack de baterias, poucas são as marcas que têm problema de degradação tão acentuado como eles! De qualquer modo, como tinha dito anteriormente uma bateria tem sempre uma segunda vida, podes mandar reparar o Pack e voltar a montar no carro em vez de comprares um novo, podes usar em casa, etc… Isto irá ser um negócio muito interessante num futuro próximo!

          1. Avatar de Honda
            Honda

            Eu tenho o meu carro a 28 anos e acredita que o motor é de origem!

          2. Avatar de RC
            RC

            Eu tenho um eléctrico com 22 e a bateria original do carro funciona.

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      eu com 1 elétrico + extensor de autonomia servem-me bem os 70km de autonomia

      1. Avatar de Rafilda
        Rafilda

        Que bom, parabéns para ti! Vamos todos ser iguais e precisar apenas de fazer 70 km.

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Pelo menos não fico a pé porque se todos fossem elétricos quero ver onde Vão carregar

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      para mim 600 é mais do que sufuciente, tenho um hibrido plug-in com 50km de autonomia e ando o mês todo em modo eletrico simplesmente carrego todos as noites numa tomada normal, antes gastava 120€ por mes em gasolina agora gasto 16 em eletricidade

    4. Avatar de eu2
      eu2

      A Volvo vai fazer VE’s de +1000km só para ti, já viste?

      !!!

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Até isso acontecer na realidade e não no papel, serás ofendido e apedrejado brutalmente com pedras de sal grosso 🙂

  3. Avatar de MACnista
    MACnista

    Volvo já de si nunca foi um carro barato – Volvo é sinónimo de qualidade sim é verdade – a juntar a isto vai carregar em metade do tempo e auton. para 1000 km’s, vai ter um preço “jeitoso” sim!!!, mas OK é só para quem pode, tudo bem!!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Preço/qualidade é provavelmente das melhores marcas que aí anda, não acho nada caro para o que oferecem. Acho mais caro BMW, Audi e Mercedes para o que oferecem, infelizmente ainda não consegui sair deste loop alemão, embora já tenha andado a ver um XC90 para a esposa.

  4. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    É engraçado que ninguém refere o preço das baterias… pois não duram para sempre…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      É tabu..

    2. Avatar de VARebelo
      VARebelo

      Depende sempre muito do problema, mas se considerarmos os problemas “normais”, mais barato do que um motor para um carro equivalente

      É raro uma bateria ir para o “lixo”, tem quase todas uma segunda vida, ao contrário de um motor

    3. Avatar de RC
      RC

      Também nunca referem o preço dos motores a combustão e também não duram para sempre .

      1. Avatar de Honda
        Honda

        Hm a mim com um carro com mais de 600. 000 km rodados ainda não mexi no motor
        Aliás até tem capacidade de passar os 1.000.000 km a vontade

        1. Avatar de RC
          RC

          E isso faz do seu melhor que os outros como ? Quanto já gastou com ele ? A sério ?

          1. Avatar de Jon
            Jon

            E so meter gasóleo e o qe ele quer amigo de resto mais nada

          2. Avatar de RC
            RC

            Pois, mas o que ele quer realmente ? faça lá as contas e mostre.

            É que eu tenho um electrico com 22 anos, e nem óleo leva.

          3. Avatar de RC
            RC

            Já tive um a gasolina que nesse aspecto era muito exigente, acabei por me chatear com ele devido às exigências que ele fazia.

          4. Avatar de Jon
            Jon

            Pois mas este é só gasóleo

          5. Avatar de RC
            RC

            Se levou só gasóleo durante esses 600 mil kms, eu dou-lhe 2 milhões de euros.

            Aceita ?

          6. Avatar de Jon
            Jon

            Ta maluco de certeza

          7. Avatar de RC
            RC

            Não sou eu que disse que o carro só consome gasóleo, se sim, estou interessado nele, garanto-lhe que a ser verdade, esse carro vai-me fazer ganhar milhões.

          8. Avatar de Jon
            Jon

            N o vendia nem por nada e eu depois?comprava novo?

          9. Avatar de RC
            RC

            Os novos não consomem só gasóleo, portanto não me interessam.

      2. Avatar de Jon
        Jon

        Parabéns e agora??

  5. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Portugal investe no Hidrogénio, para manter tradição dos preços de combustíveis mais caros da Europa, não digam nada a miguem na inovação das baterias os nossos governantes agradecem .
    Chicos espertos

  6. Avatar de sillax
    sillax

    Disse alguma mentira?

  7. Avatar de zé trolha instruido
    zé trolha instruido

    o meu avô dizia: haja dinheiro e não falta nada .. isto aplica-se também aos veículos eléctricos 🙂

  8. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Interessava bem mais era que os packs de baterias custassem à volta de 1000€…porque aos preços que andam os Volvos só em sonhos lá chegarei!

    1. Avatar de VARebelo
      VARebelo

      1000€ hahahaha
      Uma bateria 60kw/h pelo dobro desse preço teria logo milhares de compradores para:
      Casas
      Centrais elétricas
      Fabricas

      Isso é um valor completamente irreal quer para o custo de produção quer para o real valor que ela tem no mercado da energia

      1. Avatar de RC
        RC

        É, a malta adora gastar em gasóleo, óleo, filtros, rolamentos, etc,etc,etc, mas carros elétricos só oferecidos e com energia gratuita.

  9. Avatar de Rui
    Rui

    … e para quem mora num 7º andar de uma zona super povoada… bem podes ter 1 milhão de Km… e carregamentos de 5 minutos…
    … não há carregadores para todos.
    a minha freguesia tem mais de 5000 carros … agora imagina tudo a carregar quando chegam do trabalho

    1. Avatar de António Geraldes
      António Geraldes

      Pois, e preparar as sub-estações e rede de distribuição eléctrica e fontes de energia para fazer face à procura e que dizer das áreas densamente povoadas onde até há dificuldade em estacionar, quanto mais instalar carregadores. Acredito que o carro eléctrico tem futuro mas não no conceito actual de bateria/carregamento pelo que a transição massificada não vai ser tão rápida como estão a querer impingir. Há países ricos com capacidade de fazer uma transição rápida, provavelmente até 2030, mas a maioria, situada em Africa, América do Sul, muitos da Ásia e Europa do Sul, ainda vão ter carros de combustão a circular em 2050.

      1. Avatar de RC
        RC

        Tenho pena desses, a coisa acelera quando so combustíveis custarem 3 ou 4 euros, é uma questão de tempo até os problemas desaparecerem.