Dica: Não gosta da nova imagem do Firefox? Tem aqui duas opções para usar

13 Comentários

Com a versão 89, o Firefox estreou uma das maiores mudanças dos últimos tempos. A Mozilla preparou uma alteração bem visível na sua interface, tornando-a mais leve e mais moderna, ajustado ao que pensa ser o melhor para o utilizador.

Claro que nem todos estão de acordo com esta mudança e não a querem presente no Firefox. É para esses utilizadores que hoje trazemos duas opções para ter uma interface melhor e até ter de volta a anterior.

Firefox interface Mozilla Proton opções

Com o nome Proton, a Mozilla esteve vários meses a preparar esta mudança. Assenta numa alteração nos separadores e nos menus, tornado-os mais refrescados e mais apelativos. Seguem a linha do que outros estão a preparar, ajustando-se assim aos utilizadores.

Usar o modo compacto do Firefox

Quem não gosta ou não quer usar esta nova interface, tem algumas opções. A mais simples e ajustada, é manter o Proton, mas com todos os elementos menores e compactos. Assim, mesmo mantendo a imagem, esta está mais simples.

Firefox interface Mozilla Proton opções

Para a terem ativa, devem abrir o endereço about:config e depois procurar a entrada browser.uidensity. Esta terá o valor 0 (zero) e deverá passar a 1 (um). Após a mudança reiniciem o Firefox e vão logo ver a interface alterada.

Tenham de volta a imagem da Mozilla

Esta segunda opção desabilita completamente o Proton no Firefox. A Mozilla deverá remover estas opções nas próximas versões deste browser, mas por agora pode ser usada. Novamente devem abrir o endereço about:config.

Firefox interface Mozilla Proton opções

Aqui dentro devem encontrar as 4 chaves apresentadas abaixo. Estas vão ter o valor true e deve ser alterado para false. Isto é feito carregando no final, no ícone presente.

  • browser.proton.contextmenus.enabled
  • browser.proton.doorhangers.enabled
  • browser.proton.enabled
  • browser.proton.modals.enabled

Desta vez nem é necessário reiniciar o Firefox, pois à medida que vão sendo alteradas as entradas, a interface vai-se alterando. No final, fica como era a versão anterior.


Com estas duas mudanças, a interface do Firefox altera-se drasticamente. Se no primeiro caso fica ajustado a ecrãs menores, no segundo volta tudo ao passado, à forma que estava antes de tudo ser mudado pela Mozilla.

Dica: Mais segurança a navegar na Internet? Use esta opção escondida do Firefox

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Trumpetas
    Trumpetas

    esqueçam essa lesma e usem um browser decente.
    firefox é pré-histórico, pode ir junto com o internet explorer.

    1. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      o que é rápido?

      chrome? chromium? vivaldi? opera? brave? são todos o mesmo. skins diferentes

      fica feliz então com o teu meio-ublocker que tem metade da capacidade do firefox
      ou com os tuas extensões que não podem manipular sites da google xD

    2. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      Errado!
      Atualmente é o único verdadeiro concorrente aos browsers baseados no chromium.
      E não é assim tão mau…

    3. Avatar de DR
      DR

      Fica lá com os teus browsers baseados em chromium que só coletam os teus dados, eu prefiro o Firefox, ao menos é muito mais privado e protege a nossa privacidade do que esses browsers que tu chamas de “novos”

    4. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Eu não uso mais nenhum. Como não JOGO no browser não preciso que seja um recordista de velocidade. Segurança e Privacidade é o que quero do browser, assim como ter os Favoritos numa barra lateral como o Safari.
      E claro, que não permita que os sites alterem as barras de deslocamento como o Chrome permite.
      Espero que nunca desapareça. Com o investimento constante do Google temos alguam esperança.
      O Firefox é o browser perfeito.

    5. Avatar de Quim
      Quim

      Os users mais técnicos da informática (leia-se: a grande maioria – não são todos, claro – dos “verdadeiros entendidos” em informática) só usam Firefox!

      Apenas os webdevs é que usam chrome (devido à profissão, claro) e o restante é pseudo-informaticos, fanboys e o publico no geral que vai atrás do “glow” da google…

      (vá, mandem lá vir agora o pelotão de fuzilamento)

      1. Avatar de AJMS
        AJMS

        Tudo depende da necessidade de cada um, é como os veículos, se eu ando no campo é um TT que mais me dá jeito e por aí fora, usei o firefox até 2018 e necessitava perto de 15 extensões instaladas para ficar mais ou menos até que descobri o Vivaldi Browser pois faz tudo sem necessidade de instalar extras, no mercado não existe um browser que faça tudo o que o Vivaldi faz sem addons por isso o considero o mais completo e inovador, e está sempre a sair novidades muito uteis para utilizadores mais exigentes. Mais nenhum brouser tem isto tudo, Cliente de correio eletrónico integrado, leitor de Feeds, Contactos, calendário , tradutor de pag., pag em mosaico, barra lateral , painel lateral , captura de pag , captura de pagina, movimentos do rato, fora o resto a nível de personalização pessoal que cada um pode escolher ao seu gosto. Os outros também têm algumas destas coisas, mas não têm tudo isto.

        1. Avatar de AJMS
          AJMS

          *browser (correção)

        2. Avatar de João
          João

          Concordo um bocado com o Quim!

          Pessoalmente Não estou em nada contra a filosofia do Vivaldi!!!
          Até acho bem (embora ache que tem coisas a mais que, em vez de virem padrão, podiam ser add-ons oficiais a serem adicionados por quem os pretende usar)

          No entanto – e é aqui q dou razão ao Quim – o principal problema com Vivaldi, (Brave, Opera, Edge, etc) é serem todos baseados em Chromium.

          Com o tamanho do código fonte daquilo é facílimo q a Google ponha, por ex, um backdoor sem q ninguém se aperceba!

          E é nisso q confio mais na Mozilla

          1. Avatar de AJMS
            AJMS

            Chromium é um projeto de navegador web de código ou seja os programadores pegam nesse código e alteram à sua maneira, as atualizações no Vivaldi são feitas pela Vivaldi e não pela Google, por isso o que afirmas não faz sentido nenhum, penso ser assim mas alguém perito em programação que explique melhor.

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Se querem privacidade deixem de usar o Facebook, Gmail ou Google. O browser não tem relevância nesses assuntos.

    1. Avatar de João
      João

      Mas se o browser é Google………….

      LOL

  3. Avatar de jack
    jack

    Talvez um PC mais rápido seja melhor alternativa, e menos pendurezas tipo árvore de Natal.