Carros Elétricos vão custar o mesmo que os a combustão a partir de 2025

104 Comentários

O (presente) futuro do segmento automóvel parece ser inevitavelmente elétrico. As marcas têm seguido essa tendência e as ofertas são cada vez mais.

A ZERO divulgou recentemente um estudo europeu que coloca os automóveis 100% elétricos ao mesmo preço que os convencionais a partir de 2025 e 18% mais baratos em 2030.

Elétricos


Preço das baterias e plataforma de montagem baixará valor dos carros elétricos

A queda no preço das baterias e a mudança para plataformas de fabrico dedicadas a veículos elétricos por parte das construtoras permitirão grandes reduções nos custos de produção.

Para a Europa cumprir os seus compromissos climáticos e ambientais de redução das emissões e de zero poluição, a eletrificação total dos automóveis, através de automóveis 100% elétricos a bateria ou a pilha de combustível de hidrogénio, terá de ocorrer rapidamente.

Do ponto de vista climático, industrial e do comprador, os automóveis ligeiros elétricos puros, de passageiros e de mercadorias, são a tecnologia do futuro.

O estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente publicado recentemente revela que entre 2025 e 2027 os automóveis elétricos a bateria atingirão o mesmo preço que os modelos equivalentes a combustível fóssil, e não dependerão de incentivos para isso. Em 2030, os carros eléctricos serão mesmo no preço base 18% mais baratos que os com motor de combustão.

A descida de preço acontecerá por dois motivos:

  • a queda no preço das baterias, que se espera ser de 60% ao longo da década – de 120 €/kWh em 2020 para cerca de 50 €/kWh em 2030. O valor de 100 dólares por kWh de capacidade de armazenamento, o equivalente a cerca de 80 €/kWh, considerado um ponto chave para a acessibilidade dos eléctricos em termos de preço, será atingido em 2024
  • a mudança para plataformas de fabrico dedicadas a elétricos por parte das construtoras, permitindo produzir modelos eléctricos com outras arquitecturas, o que proporcionará reduzir custos em 10-30% graças a factores de escala, a processos de montagem mais simples, a packs de baterias e outros componentes padronizados, e à partilha do mesmo chassis entre modelos

Comentários

104

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Por acaso também era o ano-(como meta),que eu penso que isto poderá acontecer,2025,ou seja,daqui a 4 anos.Era bom,vamos a ver se se concretiza.

  2. Avatar de XneloX
    XneloX

    Sem pressa, vou aguardar que fiquem mais baratos que os a combustão

  3. Avatar de TiGaSPT
    TiGaSPT

    vao vao, vai haver a hidrogenio e é se quiserem

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      hidrogenio? quando as pessoas percberam que o hidrogenio fica ao mesmo preço que a gasolina é que vao perceber a banhada ahah eu fico cá com o meu eletrico que carrego em casa e não dependo de ninguem quando a EDP se lembrar de subir os preços meto mais dois paineis solares e está o problema resolvido

      1. Avatar de TiGaSPT
        TiGaSPT

        entao fica com os teus carritos de brincar sem alma e autonomia nenhuma que eu fico com os meus a gasolina e a hidrogenio, estas pessoas vao nas modas e depois é o que dá

        1. Avatar de RC
          RC

          Ainda à gente que pensa que carros a hidrogénio são a combustão. LOOOOOL

          Modas ? então andam à 33 anos com normas para quê ? Tem andado a dormir ?

          1. Avatar de Jon
            Jon

            Metê-lo ao bolso

          2. Avatar de LM
            LM

            Ainda HÁ gente**************

            então andam HÁ 33 anos…******************************

          3. Avatar de RC
            RC

            Sim andam, ou nunca ouviu falar das normas euro ?

        2. Avatar de PTO
          PTO

          Tu tens um carro a hidrogénio?
          Mmmm… sim senhor.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Se fosse assim tão simples como tentas fazer passar…

        Para se fornecer energia para o consumo médio de uma casa e carregar um carro elétrico são precisos de cerca de 18 painéis fotovoltaicos que consigam gerar pelo menos 4kW/hora.

        Também é necessária uma bateria estacionária de pelo menos 20kWh para carregar o carro e para lidar com os picos de necessidade de energia.

        Além disso ainda se tem de juntar um inversor de corrente, o contador inteligente, o carregador e a instalação.

        Tudo isto fica por cerca de 14 a 16 mil euros.

        Ah, e precisas de ter um telhado bem grande para meter os 18 painéis.

        1. Avatar de RC
          RC

          Se quiser posso mostra-lhe a minha instalação com apenas 8 paineis de 395 wp cada, com um inversor hibrido e um mppt e com uma bateria com 22 anos.

          Tenho cerca de 10 kwh uteis na bateria e chega para pagar apenas 20 euros mês.

          Se quiser comprar por 10 mil euros eu vendo, para ser sincero nem metade custou.

        2. Avatar de RC
          RC

          Já agora, eu não costumo carregar o carro de noite, com os kms que faço basta-me carregar durante o dia de sabado e domingo, o resto tá assegurado.

          Não precisa de contador inteligente, basta que o sistema seja de injecção zero.

          E sim, telhado é que não falta.

    2. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Hidrogénio?! LOL… já se abandonou isso em Sines…. só servia para ir buscar mais uns apoios Europeus, mas como esses apoios já não chegam, porque afinal de contas a produção, armazenamento e transporte não é ecológica, já foi tudo pelo cano a baixo!

    3. Avatar de RC
      RC

      Tal como já existe à 50 anos e nunca ninguém quis.

    4. Avatar de RC
      RC

      Já agora, veiculos a hidrogénio são electricos e também dependem de baterias.

  4. Avatar de adbu
    adbu

    Têm que ser mais baratos e ter maior autonomia

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Isso também é verdade.

  5. Avatar de Robin
    Robin

    Quando chegar a hora do 2 dono, é que vai doer.
    ninguem está disposto a comprar um carro olhando para o preço das baterias.

    1. Avatar de RC
      RC

      eu tenho um que é de 4 dono ? Então que vai acontecer ?

    2. Avatar de RC
      RC

      Então qual é o preço das baterias ? é que normalmente quem fala assim não sabe.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Ainda são uns milhares de euros, atualmente.

        Em 2025 não faço ideia qual será o preço.

        1. Avatar de RC
          RC

          Depende do carro, atualmente variam entre 7 a 17 mil + iva, desde o nissan leaf até a um tesla.

          Mas podem ser reparadas, isso de trocar bateria não é em todos os casos.

  6. Avatar de Rafilda
    Rafilda

    Até 2025 não me doa a cabeça. Assim é fácil mandar umas coisas para o ar. Depois vem o afinal…..

  7. Avatar de Sergio Anastacio
    Sergio Anastacio

    LOL
    Claro que vão… Basta aumentarem os preços dos de combustão o suficiente!
    Paga Zé!

    1. Avatar de Jon
      Jon

      Sabe que existe sempre a opção de ir buscar carros em exelente estado em 2 mão?

      1. Avatar de Pierre
        Pierre

        Sempre a comprar o que os outros não querem… somos pobres na europa, alguns, mas há que mudar a mentalidade do carro alemão… Aahhahahha

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Ora aí está..acredito numa maior subida nos a combustão do que numa maior descida nos electricos. É só ver a escalada de preços nos últimos anos. Comprei um kia ceed diesel versão mais equipada em 2012 por 24k€ ..o ano passado pediram-me quase 30k€ pela versão mais recente.. São 6000€ a mais pelo “mesmo” carro em pouco mais de 8 anos.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Sim sem duvida que os carros têm subido muito o preço

    3. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Nem é preciso fazer isso… já viram os preços a que estão os combustíveis?! Qualquer dia a gasolina está a 2€ !!

  8. Avatar de PM
    PM

    Para os próximos 10 anos, visto que as infra-estruturas ainda estão aquém do esperado para ter carro eléctrico, o que ainda vale muito a pena é mesmo o GPL. 0,70€/litro?
    https://www.komparing.com/pt/preco-gas-de-petroleo-liquefeito/porto

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      É o que eu guio e não fosse uma junta da colaça queimada aos 7 anos só tinha maravilhas a dizer do carro…embora não saiba se está ou não relacionado com ser alimentado a GPL ou não…também meti-me com um mecânico ladrão pelo caminho!

    2. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Sim vale muito a pena, meto atualmente GPL a 0.63€, faco medias de 10 litros em circuito urbano o que curiosamente é o valor que a Citroen diz que a carrinha faz a gasolina lol mas, em auto estrada já consegui fazer medias de 7/7.5.

      Desde que usei o primeiro carro a GPL já não quis mais nada

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Eu comprei um Clio a GPL no inicio do ano. Estou muito satisfeito. A média do consumo é 10L /100km, pago menos de 65 cêntimos ao litro. Eu gosto dos elétricos, mas são muito caros para o meu bolso e não vejo que sejam práticos para quem mora em prédios sem garagem.

      1. Avatar de RC
        RC

        E quanto em gasolina ?

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Gasolina não sei, porque praticamente só ponho gpl, mas acredito que seja igual ao consumo de um clio normal a gasolina, deve andar pelos 7 ou 8 litros/100km não sei.

          1. Avatar de RC
            RC

            Não entendeu a pergunta, os clio bifuel consomem também gasolina quando andam a gpl, já vi relatos de que gasta um deposito a cada 2400 kms.

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Ok, não tinha percebido. O que me disseram quando comprei o carro é que os bifuel gastam gasolina no arranque, mas isso será só durante alguns segundos inciais após o arranque. O carro tem um botão com um mostrador para alternar manualmente entre o gpl e a gasolina. Eu tenho no gpl, mas durante alguns segundos após o arranque o mostrador pisca no lado da gasolina, até voltar ao gpl. Se gasta gasolina durante o andamento normal, não faço ideia, mas praticamente não noto o deposito da gasolina a baixar no dia a dia. Mas sim, gastando gasolina no arranque é inevitável que tenha que por gasolina, mas até agora pela minha experiencia, o gasto de gasolina é residual.

          3. Avatar de RC
            RC

            Não é só no arranque, é também na lubrificação das valvulas, alguns gpl usam lubrificante proprio, mas no caso da renaul e dacia usam a propria gasolina.

            Mas se não nota baixar é porque não é muito relevante, eu já tinha visto no fórum autogas que gastava um depósito a cada 2400 – 2500 kms.

  9. Avatar de Jon
    Jon

    Vai ser engraçado ver a malta toda a querer carregar a m€RDA das torradeiras no inverno com trevoadas como ontem houve… Aí ai mt malta vai ficar no prejuízo…. Eu e que não me meto nisso

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      é seguro e carrega de igual forma (seja chuva forte ou trovoada) e não carrego o carro em casa.

      1. Avatar de Jon
        Jon

        Basta ir a luz a baixo e voltar pra estourar uma bateria num instante

        1. Avatar de RC
          RC

          LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

          No máximo pode estoirar com o EVSE. claro que você nem sabe o que é isso.

          1. Avatar de PTO
            PTO

            Obviamente que não sabe, deve andar agora no Google a ver se descobre.

            É só chicos-espertos por aqui.

      2. Avatar de Jon
        Jon

        Eu até posso lhe dar o exemplo do meu patrão que até calha bem pra abrir os olhos e pra não comprar m€rda e compre coisas em condições…
        Ele estava com a torradeira dele a carga de repente falhou a luz é voltou axo que deu um estouro bem feio o certo é que ele já o despachou….

        1. Avatar de RC
          RC

          As pessoas até inventam histórias para arranjar desculpas. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

          Até parece verdade…

        2. Avatar de PTO
          PTO

          Um estouro bem feio?
          Excelente definição técnica do que aconteceu.
          Tens a certeza de que não foi o teu patrão que se peidou sem querer?
          Se calhar estás confundido, vê lá.

    2. Avatar de RC
      RC

      Mas afinal qual é a sua experiência com eles ?

      E já agora, porquê esse ódio todo ? Só devia agradecer a quem os tem, para si é só vantagens, menos procura dos carros que gosta, logo mais oferta, no combustivel o mesmo.

      Enfim…

      1. Avatar de Jon
        Jon

        Eu só lhe estou a dar o exemplo que aconteceu com o meu patrão mas enfim não é ódio nenhum

        1. Avatar de RC
          RC

          Não, não aconteceu, disparou o quadro e no máximo queimou aquela peça que fica entre a tomada e o carro, no carro não acontece nada, não me venha com histórias porque além de ter veiculos electricos à mais de 15 anos, também trabalho com eles.

          O que está a dizer é o mesmo que dizer a um mecânico de veiculos a combustão que um piston gripou porque o tubo do combustivel se rompeu.

          1. Avatar de LM
            LM

            ”…HÁ mais de 15 anos,…”

          2. Avatar de FreakOnALeash
            FreakOnALeash

            Trabalha com eles? Ó homem tenho interesse, conte lá…o bicho do elétrico tenho-o, o guito é que ainda não!

          3. Avatar de RC
            RC

            Eu tenho 2 e custaram menos de 10 mil euros.

    3. Avatar de RC
      RC

      É tão engraçado que os meus veiculos ficaram durante a noite ligados nessa trovoada e nada aconteceu.

      1. Avatar de Jon
        Jon

        Queima televisões fará as torradeiras

        1. Avatar de RC
          RC

          Não diga disparates.

          1. Avatar de Jon
            Jon

            Não me diga que em dias de trevoadas se tiver tvs ou o que seja ligado não queima?

          2. Avatar de RC
            RC

            É isso, queima tudo lá em casa. LOOOOL

            Fica a dia, se tiver uma instalação com terra, as probabilidades de algo queimar são muito remotas, a mim nunca queimou nada.

            E já agora, veiculos eléctricos não carregam em instalações sem terra.

        2. Avatar de RC
          RC

          As torradeiras também queimam?

      2. Avatar de Jon
        Jon

        Até ao dia que acontecer

  10. Avatar de José Abreu
    José Abreu

    Porque será que o ênfase é mudar obrigatoriamente para eléctricos e não mudar para uma mobilidade sustentável? A diversidade sempre foi a solução da natureza. Todos EV será aumentar a poluição.

    1. Avatar de Jon
      Jon

      Pois porque o que interesa é o bolso das marcas mais nada o resto é pra inglês ver

    2. Avatar de RC
      RC

      Aumentar porque? todos dizem o contrário, qual é o nome da sua organização e que artigos publicou sobre esse assunto ?

    3. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      Bom senso. Tão salutar.

      Resposta à sua pergunta? Novo lobbie emergente.

      1. Avatar de RC
        RC

        Todos a hidrogénio já não é lobbie ? LOL

        1. Avatar de Ricardo Silva
          Ricardo Silva

          Seria, não fosse não ter alguma vez referido que o hidrogênio seria a única solução para os problemas do mundo.

          Ler o que as pessoas ercrevem ajuda a entender os processos mentais aqui explanados.

  11. Avatar de Ava Gina
    Ava Gina

    Sim mas também tem haver com inflação…

  12. Avatar de Discover
    Discover

    Em Portugal…..e tudo a subir….

  13. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    E eu ganho o euromilhões amanhã sem jogar 🙂

  14. Avatar de AJ
    AJ

    Bla bla veículo eléctrico a bateria, bla bla veículo eléctrico a hidrogénio… e o veículo elétrico a Bi-Ion!? Aposto que este irá ser o padrão da mobilidade num futuro próximo… bla bla terminado!

  15. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Acho que é melhor investir num triciclo cabinado… 😀

    1. Avatar de Jon
      Jon

      Va la assim não gasta dinheiro em luz ou combustível

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Mas gastaria em alimentação… 😀

  16. Avatar de joca
    joca

    Não será o contrario? Com as normas de anti poluição e descida acentuada do CO2 nos veículos a combustão, os fabricante são obrigados a investir em materiais mais nobres e tecnologias, se queres continuar a vender sem terem que pagar multas, aumentando obrigatoriamente o valor dos carros.

    Ou seja o titulo devia ser, mesmo os mais básicos, os carros a combustão a partir de 2025 vão custar o mesmo que os elétricos.

    1. Avatar de RC
      RC

      O valor das baterias têm vindo a descer e bem, uma bateria para um nissan leaf e um renault zoe custava em 2014, 7000 e 8200 euros para as capacidades de 24 e 22 kwh, hoje os preços mantêm-se para capacidades muito superiores, ou seja, houve de facto uma redução muito significativa de preço.

  17. Avatar de joao matos
    joao matos

    Incrível…’a queda no preço das baterias, que se espera ser de 60% ao longo da década’…com base em que variáveis se basearam para fazer este tipo de extrapolação? Gostava de saber. Nem a ‘malta’ sabe fazer previsões a um ano nesta altura do campeonato, quanto mais a 10 anos. Exemplos? Por exemplo o covid-19 ‘lixou’ as previsões a muitos ‘entendidos’ em vários segmentos de actividade, já para não falar dos ‘iluminados’ da Economia.

    1. Avatar de RC
      RC

      Deve ter sido mais, um carro como o leaf em 2010 custava 37 mil euros com uma bateria de 24 kwh, hoje compra por 33 mil compra um leaf com 62 kwh de bateria, quase 3 x mais.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        A bateria está de facto melhor mas o preço não desceu na mesma proporção.

        Penso que existe uma tríade que precisa de se equilibrar para tornar os carros elétricos a escolha natural dos consumidores.

        1 – preços cerca de 40 a 60% mais baixos do que atualmente;

        2 – Muito melhor autonomia e vida útil das baterias;

        3 – Massificação geográfica e evolução técnica dos carregadores;

        Acho que enquanto isto não convergir nesse sentido, a maioria das pessoas mesmo que queira mudar para um elétrico não o fará.

        Eu sou um deles.

        1. Avatar de Ricardo Silva
          Ricardo Silva

          3 ponto – “Massificação geográfica e evolução técnica dos carregadores”

          Este ponto será um dos mais complicados de gerir socialmente em PT – na vertente full EV, e tendo em conta as actuais características técnicas de alimentação destes carros a pilhas.

          Da forma como o manto social é educado neste país à beira mar plantado as pessoas vão andar literalmente à pancada na procura de conseguir um lugar de vantagem no que concerne o carregamento público do seu carro a pilhas.

          Já para não falar (e mais uma vez
          ponto também agregado à educação na Tugaland) no aumento exponencial de atropelamentos, por exemplo, que irá naturalmemte ocorrer.

          1. Avatar de RC
            RC

            LOOOOOOL

            Atropelamentos, essa é boa.

          2. Avatar de RC
            RC

            A começar pela sua, enfim, velhos dos restelo, nem entendo como conseguem vir aqui escrever com as novas tecnologias.

          3. Avatar de Bogas
            Bogas

            O que chamam massificação geográfica e evolução técnica dos carregadores ?

            Por acaso já alguma vez saíram do que chamam retângulo à beira mar plantado e o viram o que têm outros países em termos desta mobilidade ?

          4. Avatar de Bogas
            Bogas

            Daqui a 500 anos ainda teremos os “velhos do restelo”, no inicio do século passado passou-se o mesmo com os eléctricos de Lisboa, onde a imprensa dizia :

            “A imprensa acusava a Carris – Companhia Carris de Ferro de Lisboa de criar um transporte que constituiria um perigo para a população de Lisboa.

            Chamadas de atenção para a perda de vidas relacionadas com electrocussão de transeuntes, acidentes por atropelamentos ou provocados por trovoadas e mesmo razões estéticas, foram evocadas numa acesa resistência à mudança.

            Porém, após a sua inauguração todos os receios foram afastados. A população, muito rapidamente se rendeu a este eficaz transporte que em tudo a surpreendia.”

            https://getlisbon.com/memorias/historia/electricos-lisboa/

  18. Avatar de O SÁTIRO
    O SÁTIRO

    Tretas…..campanha do lobby elétrico ….

    E os milhares de milhões de euros que o ESTADO/governo cobra/rouba em SUPER IMPOSTOS sobre os carros a combustão???
    E outros milhares de milhões de euros nos combustíveis atuais?
    E ainda por cima dá subsídios aos elétricos…

    Onde vai bbuscar essa fortuna, acabando os de combustão e combustíveis,????

    E energia elétrica para os carros elétricos, se for verdade essa treta??? Onde se arranja..?

    1. Avatar de Jon
      Jon

      Já estão a aumentar o preço da eletricidade com a desculpa do das licencas do co2

      1. Avatar de RC
        RC

        E a aumentar os combustiveis com a mesma desculpa

      2. Avatar de RC
        RC

        Se aumentar para quem tem eléctricos, também aumenta para os outros.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Caso não saibas, já está em desenvolvimento o “IUC” para os carros elétricos precisamente para cobrir essa receita que irá desaparecer.

      1. Avatar de RC
        RC

        Não está em desenvolvimento, ele já existe, vá lá ver a tabela de IUC, eu tenho pago, só no ano passado isentaram, mas não desapareceu.

  19. Avatar de Infinity
    Infinity

    OffTopic, relativamente a hibridos, neste caso na toyota, é necessario proceder a substituicao de baterias? É algo a ter em conta na compra de um carro usado.

    1. Avatar de RC
      RC

      Se estiver em fim de vida sim, pode até ser reparada, como os motores, têm de ser reparados quando dão problemas.

  20. Avatar de Daniel
    Daniel

    Muita gente aqui nestes comentários comprovam o efeito de Dunning–Kruger…

    Pplware, para quando sistema de comentários federado, para que não haja anónimos a conspurcar de lixo os comentários e tirar todo o gosto de ler a notícia e depois ir procurar na caixa de comentários alguns comentários informados mas só se encontrar patetas alegres anónimos a falarem do que não sabem? Já cansa…

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Realmente o sistema de comentários neste site deveria mudar.

    2. Avatar de sm
      sm

      Eu já me divirto com alguns comentários iluminados que, sempre que há notícias desta temática, resolvem despejar porcaria.
      É deveras interessante observar as emoções/reações de algumas pessoas perante um salto qualitativo na tecnologia prática, que já se observou no passado.
      No passado também houve certamente reações idênticas, como quando se mudou dos transportes individuais com recurso a animais para os de combustão interna, na altura.
      De certeza, certezinha houve “bocas” do tipo destas que por aqui se observa.

    1. Avatar de RC
      RC

      Sem lítio como fazem carros a gasolina e gasóleo ? Já para não falar das restantes aplicações do litio.

      1. Avatar de Ricardo Silva
        Ricardo Silva

        De facto é comparável a quantidade da matéria prima necessária para a aplicação num e nos outros exemplos que subentende.

        Valha-me santa Engrácia…

        1. Avatar de RC
          RC

          Mas sabe qual é a quantidade ?

        2. Avatar de RC
          RC

          Então o problema é a quantidade ??? afinal não são as minas.

          Então e os 1400 milhões de veículos existentes não estão a usar mais litio que os atuais elétricos ?

          Então e o cobalto não é problema ??? só é quando usado em baterias, quando usado na refinação já não é mal nenhum para as crianças africanas, depois ainda vêm falar em lobbies.

    2. Avatar de RC
      RC

      Isto é melhor, que apenas serve para queimar, dura apenas uma vez, já o litio dura milhares.

  21. Avatar de Honda
    Honda

    Ponham la todos a andar com essas porcarias