Mais uma! Fiat será 100% elétrica em 2030

11 Comentários

Se há umas semanas anunciou que ia recompensar os condutores que andassem na estrada de forma sustentável, agora, a Fiat juntou-se à já vasta lista de marcas a estabelecer um horizonte temporal para se tornar 100% elétrica.

Para isso, eliminará, gradualmente, todos os seus modelos com motor de combustão, a partir de 2025.

Fiat 500

Mais uma marca a aventurar-se

Um dos membros mais importantes do grupo Stellantis anunciou que se tornará uma marca totalmente elétrica até 2030. De forma a cumprir a promessa, pretende eliminar, gradualmente, todos os seus modelos com motor de combustão interna, já a partir de 2025.

Assim como a Ford, com o Mustang Mach-E, também a Fiat possui apenas um carro elétrico no seu catálogo: o mais recente 500. Apesar disso, ambas estabeleceram o ano de 2030 (embora a Ford possa vir a antecipar-se) como horizonte temporal para se tornarem 100% elétricas. No entanto, nem tudo se assemelha.

Enquanto que a Ford se comprometeu apenas a concretizar a transição na Europa, mantendo os modelos com motor de combustão em mercados como o dos EUA, a Fiat foi mais além. De forma muito ambiciosa, estabeleceu a meta que visa abandonar os motores de combustão em todo o mundo.

Entre 2025 e 2030, a nossa linha de produtos irá gradualmente tornar-se elétrica. Esta será uma mudança radical para a FIAT. A decisão de lançar os novos 500 apenas como elétricos foi tomada antes da pandemia. Mesmo assim, já sabíamos que o mundo não podia aceitar mais compromissos. Foi-nos recordada a urgência de tomar medidas, de fazer algo pelo planeta Terra.

Explicou Olivier François, CEO da Fiat.

Fiat 500

Fiat objetiva aumentar as estações de carregamento

Tendo em conta o que tem vindo a ser tido como um problema, a Fiat pretende melhorar a disponibilidade de estações de carregamento nas zonas que não lhes tenham acesso regular, por exemplo, apartamentos sem garagem. Dessa forma, tentará aumentar o número de pontos de carregamento públicos, para que seja viável a transição que está a preparar.

Posto isto, apenas não é claro qual será o tipo de modelos a lançar pela marca, considerando que é uma marca generalista, como a Citroën, ao passo que a Alfa Romeo é premium, e a Maserati, por exemplo, é de luxo.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Expectavel de uma marca que praticamente só vende citadinos.

  2. Avatar de TiGaSPT
    TiGaSPT

    Mais uma a ir em modas, quero ver o que eles vao fazer quando o hidrogenio tiver ai em força

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se, na remota hipótese, o hidrogénio tiver aí
      será só tirar a bateria e pôr uma botija.

    2. Avatar de Cláudio Andrade
      Cláudio Andrade

      Vocês e hidrogénio…. Mas acham que vamos ter isso no nosso país? Basta um ponto de carga numa cidade rebentar e fica uma cidade deserta….

  3. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Tanto me faz… FIAT = lixo

    1. Avatar de GM
      GM

      Eu não diria isso, pelo menos de há 10 anos a esta parte.

    2. Avatar de LoL
      LoL

      Ferrari, e alfa romeu, e lixo? entre outros da fiat.

    3. Avatar de Pedro Aranho
      Pedro Aranho

      Tive um fiat de 1994 a 2017. Comprei-no novo e nunca tive problemas. Vendi-o com 240K e funcionava tudo bem. Claro que cuidava bem dele, ao contrário de algumas pessoas. Agora tenho um Giulietta, também comprado novo. É um espectáculo de carro, tanto visualmente, como pelo andamento desportivo que proporciona.

    4. Avatar de Tiago
      Tiago

      A dona da Ferrari é lixo?

    5. Avatar de Robin
      Robin

      Fiat 127 condução rally , durou 400.000 km. e foi par a sucata porque precisava de ver chapa e pintura mas o motor continuava 5 estrelas

  4. Avatar de Robin
    Robin

    Mais um smartphone com rodas