Mac OS X Lion – Mais de um milhão de downloads em 24 horas

53 Comentários

Por norma a popularidade de um software é medida pelo número de downloads que consegue nos primeiros tempos que é disponibilizado. Tem acontecido isso com os browsers e esta é uma batalha que todos querem lutar. Após as primeiras horas todas as empresas se têm apressado a anunciar os valores de download para que os concorrentes tomem consciência da concorrência que enfrentam.

O Mac OS X Lion iniciou uma nova forma de  fornecer os sistemas operativos aos utilizadores, com a exclusiva disponibilização na Apple Store. Muito se tem escrito e dito sobre esta decisão da Apple, mas a verdade é que a adesão dos utilizadores foi massiva. De tal forma que a Apple anunciou que nas primeiras 24 horas foi ultrapassada a barreira do milhão de downloads.


Este novo processo é extremamente simples para os utilizadores e evita a necessidade de estarmos a deslocarmo-nos a um espaço para comprarmos o sistema operativo ou termos de esperar vários dias para que seja entregue caso o compremos pela Internet. Basta aceder à App Store que está no Mac OS X e o processo demora apenas alguns minutos.

Os números que a Apple hoje apresentou vêm tornar o Lion o seu sistema operativo com maior número de vendas em tão curto espaço de tempo. Naturalmente que associado a este facto está a forma pode este pode ser adquirido, mas não deixam de ser números impressionantes para um novo sistema operativo.

A Apple descreve o Lion como a oitava versão do sistema operativo mais avançado do mundo e introduz mais de 250 novidades . Segundo Philip Schiller, vice presidente sénior para Marketing Mundial de Produtos da Apple , o Lion tem obtido reacções muito positivas nas análises efectuadas e é um passo de gigante rumo ao futuro.

Lion is off to a great start, user reviews and industry reaction have been fantastic, Lion is a huge step forward, it’s not only packed with innovative features but it’s incredibly easy for users to update their Macs to the best OS we’ve ever made.

Olhando ao sucesso que a Apple está a ter com o Lion, não seria de estranhar que nos próximos dias este número subisse para valores muito mais altos e com um crescimento exponencial. Existem muitos utilizadores que esperam alguns dias para lerem sobe eventuais problemas ou situações menos positivas antes de comprarem a nova versão do seu sistema operativo.

A Apple, mais uma vez, fez um excelente trabalho e apresentou um óptimo sistema operativo. As novidades que foram apresentadas vieram dar nova vida a um sistema operativo que era já um dos melhores. Os números apresentados não enganam e mostram que este vai ser mais um caso de sucesso da Apple.

Press Release

CUPERTINO, California—July 21, 2011—Apple® today announced that in just one day, over one million users bought and downloaded Mac OS® X Lion, the eighth major release of the world’s most advanced operating system. Available through the Mac® App Store™ for $29.99 (US), users are buying Lion faster than any other OS release in Apple’s history.

“Lion is off to a great start, user reviews and industry reaction have been fantastic,” said Philip Schiller, Apple’s senior vice president of Worldwide Product Marketing. “Lion is a huge step forward, it’s not only packed with innovative features but it’s incredibly easy for users to update their Macs to the best OS we’ve ever made.”

Lion introduces more than 250 new features to the Mac, including Multi-Touch® gestures; system-wide support for full screen apps; Mission Control, an innovative view of everything running on your Mac; the Mac App Store, the best place to find and explore great software; Launchpad, a new home for all your apps; and a completely redesigned Mail app.

Available in 123 countries, the Mac App Store brings the revolutionary App Store experience to the Mac so you can find great new apps, buy them using your iTunes® account, download and install them in just one step. The Mac App Store offers apps in Education, Games, Graphics & Design, Lifestyle, Productivity, Utilities and other categories. Users can browse new and noteworthy apps, find out what’s hot, see staff favorites, search categories and look up top charts for paid and free apps, as well as user ratings and reviews. The Mac App Store is built right into Lion and available for Snow Leopard® users through Software Update as part of Mac OS X version 10.6.8.

Apple designs Macs, the best personal computers in the world, along with OS X, iLife, iWork and professional software. Apple leads the digital music revolution with its iPods and iTunes online store. Apple has reinvented the mobile phone with its revolutionary iPhone and App Store, and has recently introduced iPad 2 which is defining the future of mobile media and computing devices.

Homepage: Apple
Homepage: Mac OS X Lion

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Santos
    João Santos

    Eu fui um deles! Ainda estou a testa-lo, mas estou a gostar bastante.

  2. Avatar de rui
    rui

    Eu sou um dos muitos que, apesar do download feito, não consegue instalar. Diz: “erro ao instalar tente novamente” e ficamos nisto…

    1. Avatar de Vítor M.

      Existe um contacto no helpdesk da Apple. Manda um mail com os sreenshot que serás auxiliado.

      http://www.apple.com/pt/support/contact/

    2. Avatar de iL_caPo
      iL_caPo

      Olá

      Vai a esta página e instala isto
      http://support.apple.com/kb/DL1420

      Pode ser que ajude.

      Cumps

      1. Avatar de rui
        rui

        Testei, mas não funcionou. Obrigado na mesma.

        1. Avatar de rui
          rui

          A solução que encontrei foi gravar para dvd e fazer a instalação oelo dvd. Apesar de ser pelo dvd não perdi informação nenhuma.
          Segui este tutorial: http://mashable.com/2011/07/20/lion-clean-install-guide/#20853Step-5b-Select-the-USB-Drive-You-Want-to-Use

        2. Avatar de Wilson
          Wilson

          Já experimentaste criar uma pen/cd de boot?

        3. Avatar de nuno melo
          nuno melo

          Quando instalei o lion como o update ao snow leopard, deu uns erros, decidi fazer uma instalação de raiz com o lion, ate agora nao tive nenhum problema. Penso que é a melhor solução.

  3. Avatar de Katia
    Katia

    Excelente!
    Complica-me um pouco tantos gestos, mas é muito rápido. Ainda não tive problemas…

  4. Avatar de Manuel
    Manuel

    Até ao momento nada a apontar.
    Está mais limpo, mais intuitivo, mais completo e o melhor de tudo mais rápido.
    Foi um bom investimento.

  5. Avatar de Mondrulho
    Mondrulho

    Mais um cliente satisfeito. Até agora nao tenho problemas mas espero que os haja como sempre quando sai um Sistema operativo novo…

  6. Avatar de Tiago Cunha
    Tiago Cunha

    Tive alguns problemas, mas nada de muito grave. A internet da Vodafone (em pen) deixou de funcionar; como tinha alguns programas no meu pc, ficou uma barafunda o meu “ambiente de aplicações”; Não consigo instalar a internet da vodafone por exemplo, também. Tenho que concordar com a Katia, que refere os gestos a “mais”. De facto estava tao habituado ao Snow Leopard, que alguns gestos acabaram por me baralhar o esquema, especialmente aquele com os dedos todos para desaparecer as janelas todas ou para abrir o mission control/aplicações. Esse considero de facto o movimento mais complicado de dominar numa primeira fase, especialmente para quem tem dedos grandes (que não é o caso). De resto, adorei a instalação, acho que é uma boa forma de passar conteúdos, através da internet. Não estaria à espera de outra coisa por parte da Apple. Ja agora, alguem sabe-me dizer aonde estão os Wallpappers do snowleopard (a pasta). Gostaria de ir busca-los ao time machine, mas não sei aonde estão.
    Cumps

    1. Avatar de Wilson
      Wilson

      Os gestos podem configurar de forma diferente nas preferences do trackpad! 🙂

  7. Avatar de Rui Carvalho
    Rui Carvalho

    Um upgrade simples e sem problemas. Uma aproximação à forma de trabalhar num iOS. O único software não compatível que encontrei foi o Guitar Rig da Native Instruments, de resto tudo a funcionar perfeitamente. Sei que não tem sido pacífico para alguns uilizadores, mas da minha parte dou os parabéns à Apple pela forma como preparou este update.

    1. Avatar de marco mota
      marco mota

      boas rui..
      como fez para contornar a nao compatibilidade do rig?? tou a pensar atualizar para o lion, mas nao posso ficar sem o rig.. sem o rig nem sem o resto do material native instruments.. como fez??

      cumps

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bons dias a todos!

    Alguém me poderia esclarecer uma duvida?! Vale mesmo a pena instalar este novo S.O? Estou ligado à área das artes gráficas, usando portanto photoshop, mayah, zbrush, etc e com tanta aplicação e funções novas que este Lion vem trazer, tenho um pouco de receio de gastar 23 euros para algo que me possa atrasar o processamento do computador, se é que me entendem!

    É que só leio coisas a dizer bem das novas funcionalidades, mas em relação a performance do sistema, segurança etc não encontro nada, e para mim esses são os factores mais importantes num primeiro plano.

    Cumprimentos

    1. Avatar de wh
      wh

      Viva.
      tb trabalho com o PS CS5 e embroa n notei diferencas no desempenho até agora. Apos instalacao achei o SO mtooo lento, reiniciei e ficou mt melhor. mm assim demora mais um pouco a arrancar/encerrar o sistema que antigamente. de momento nao vejo mtas vantagens para o utilizador profissional.. mtas estrelinhas e animacoes novas, so isso… ainda o terei de testar durante mais tempo. gestao de memoria ram pareceu-me identica.. o safari p ex. parece-me mais rápido e leve!

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Boas noites!

        Obrigado pela resposta! Assim sendo deixo-me ficar como estou!:) Pensei que poderia ter melhorias em termos de desempenho, aproveitamento de cpu e ram, mas se é praticamente a mesma coisa, vou esquecer!

        Cumprimentos

  9. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    Os gestos que foram acrescentados sao talvez o que mais gostei de ver ate agora. Por outro lado ainda que tenha instalado o sistema de raiz ha um certo problema com algum lag nos gestos. Outras coisas ainda estou a experimentar. Vou ter de reinstalar algumas aplicacoes necessarias para o meu trabalho e espero serem compativeis com o Lion.

  10. Avatar de jesus
    jesus

    Bem eu sou um dos utilizadores do Leopard, e até agora tem me servido bastante bem, no entanto vou esperar mais um tempo até a adobe resolver os problemas com o software da master suite.
    Depois disso é Leão a bombar.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Bom dia jesus,

      Existem problemas de compatibilidade entre o pack da adobe e o Lion?

  11. Avatar de jYkA
    jYkA

    Podia ter sido corrigido alguns problemas/falhas/omissoes, mas no geral muito bom!

    Vale a pena o “grande” investimento de 23 euros!

  12. Avatar de rui
    rui

    O dropbox não é compatível com o Lion. Aconteceu convosco?

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      O meu está a funcionar bem.

      Fica a dica, como o Dropbox não tem auto-updates, visitem com frequência o site deles e certifiquem-se que têm a ultima versão. Eu tenho esta versão há mais de 1 mês e tem funcionado bem tanto nos “Lions” beta e GM, assim como agora no final

    2. Avatar de Luis Portela
      Luis Portela

      Boas,

      Depois de sacares a app da dropbox tanto pelo site como pelo forum podes usar isto http://wiki.dropbox.com/DropboxAddons/MacDropUpdate que te actualiza sempre a dropbox. Já usava no Snow e tou a usar no Lion e tem funcionado sem problema.

  13. Avatar de Carlos
    Carlos

    agora para o mac os x lion a post para tudo

  14. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Ao pessoal que está a ter problemas deveria ter-se certificado se as apps que usam continuam compativeis ou precisam ser actualizadas para o Lion.

    Especialmente no que diz respeito a drivers, ou seja.. “pen’s 3G…” etc.. 😉

    1 milhão… muito bem, isto vem provar (mais uma vez) que quand os preços são acessíveis no software a pirataria é fortemente combatida. A Apple já o tinha provado com o iTunes, já o tinha provado com a AppStore…a STEAM com os jogos e agora algo pouco habitual acontecer… uma vasta maioria de users a comprar um SO

  15. Avatar de nuno
    nuno

    Hey!

    Para onde foi o ficheiro de instalação??

    tks

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      O ficheiro de instalação está na pasta “Applications”. Mas atenção: antes de começares a instalação, copia para a desk, drive externa, etc. porque, depois instalado, o ficheiro “auto-destrói-se” tipo “Missão Impossível” 🙂

      Bom, em último caso, sempre podes sacar outra vez… ZzZZZ

      1. Avatar de Joao Carlos Lacerda
        Joao Carlos Lacerda

        Como se pode fazer novamente o download depois de instalado?

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Voltas a correr a AppStore. Vais às tuas compras e sacas outra vez. Não te esqueças que quando acabar o download, o programa de instalação arranca logo. Não avances, vai à dir “Applications” e copia o ficheiro “Install OS X Lion.app” (qualquer coisa assim, não me lembro… agora a trabalhar num PC com o janelas… blargh 🙂

  16. Avatar de João
    João

    Boa tarde,

    Tenho um MacBook Pro e estava a pensar em altrar para o Lion, mas queria saber como esta a correr as coisas, ja vi que algumas pessoas estão a ter erros na instalação.

    Se alguém me poder dizer o que esta a correr bem e mal, quais as vantagens e desvantagens agradecia 😀

    Para ver se sempre mudo !:)

    Abraço.

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Boas.

      Instala. N te arrependes nada. Faz uma instalação de raiz.

      N deu erros nenhuns !

      abr

    2. Avatar de Relvas
      Relvas

      A menos que uses aplicações power pc…

      aconselho-te vivamente a actualizar.

      Vantagens??? simplesmente as novidades fantásticas! e supreendenmente a fluidez do sistema..

      nao sei se fui so eu.. mas o meu macbook pro está a voar depois de ter feito o update…
      abre aplicações instataneamente… e nao tem os mesmos erros que antes tinha…

      5 estrelas!

  17. Avatar de David Branco

    Olá, tenho um mackbook com as especificações abaixo. Será que devo fazer a actualização do OS? Ou manter o que está por questões de rapidez e resposta da máquina.
    Uso bastante o pack de programas creative suite CS4 da adobe e outros com “algum peso”.
    O que me aconselham? Já me disseram que não vale a pena pois estou no limiar das configurações mínimas exigidas, e já me disseram também que devia mudar. Não sei bem o que fazer?
    Sugestões?

    mackbook: 2.13GHz intel core 2 Duo, 2GB a 800 MHz DDR2 SDRAM

    1. Avatar de a Friend®

      Já testei numa máquina semelhante a essa e corre até com mais fluidez que o Snow Leopard. Força nisso. 😉

      Estava apenas com receio da memoria ram por isto ser um sistema que usa muito 64-bit, mas por incrivel que pareça a gestão está ainda melhor que o SL nessa area também.

    2. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Esse Macbook não suporta a grande maioria dos gestos, de modo que poderás ficar um pouco desapontado. Quanto a performance imagino que não terás problemas

      1. Avatar de a Friend®

        Core 2 Duo já tem o Trackpad Multi-touch.
        Pelas specs dele deduzo que seja o modelo de 2008

        1. Avatar de Ppietra
          Ppietra

          Não, não tem! Com aquele processador o modelo não terá multitouch, só para scrolling

          1. Avatar de a Friend®

            Em 2008 a Apple vendeu o Macbook de Aluminio sem a designação “Pro” e ele tem trackpad multi-touch.

            Esse tal que testei até era Core2Duo 2.0Ghz com 2Ghz Ram

      2. Avatar de David Branco

        Pois o meu modelo foi adquirido em Dezembro de 2009 mas não tem o Trackpad Multi-touch.

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Presumo então que seja o modelo branco, que tem até o botão separado do trackpad.

          Para o ano que foi (se foi comprado novo), foi muito má compra então. Nessa altura sairam depois os novos brancos unibody com trackpad multi-touch e um ano antes a Apple andou a vender os de aluminio (que são Pros) mas sem a designação de Pro porque a Apple nessa altura teve quase a descontinuar os brancos. E vendia ao preço dos brancos. 😉

          1. Avatar de David Branco

            Sim foi comprado novo, mas ao preço que foi valeu a pena. Foi mesmo para descarga de stock ao que me parece.

          2. Avatar de a Friend®

            @David Branco

            Menos mal. Esses é que são bem apanhados, em algumas ocasiões chegam a ficar quase a metade do preço. 😉

  18. Avatar de AT
    AT

    Esclareçam-me isto se souberem:

    Confirma-se que dá para instalar em mais que uma máquina? E se der tenho basta gravar o .dmg numa pen por exemplo e executar?

    Aos instalar não formata e disco e elimina tudo? Isto é não é necessário fazer backups de tudo e depois de instalar voltar a instalar as aplicações que tinhamos antes?

    Obrigado

  19. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ooops! Aqui: Install Mac OS X Lion on More Than One Computer: http://osxdaily.com/2011/07/21/install-mac-os-x-lion-multiple-macs/ 😛

  20. Avatar de Tiago Cunha
    Tiago Cunha

    Ja agora, alguem apos a instalaçao sente que o computador aqueceu mais? Nao consigo ter o meu MacBook Pro (late 2009) em cima das pernas durante muito tempo, ao contrario do que acontecia com o Snow Leopard, e faz mais barulho (embora nao seja nada de mais, antes nao o fazia).
    Alguem sabe o que se pode passar? Sei que ele aquece nas primeiras horas apos instalaçao do lion por causa da indexação e tal, mas…..ja passaram dois dias… Isso preocupa-me, confesso.

    Cumps

  21. Avatar de lusobrasil
    lusobrasil

    Boas.
    ando com um problema desde que actualizei para o Lion, semppre que tento fazer um download de algum site ou mesmo a tentar baixar o lion da app store para gravar num DVD, o meu Imac bloqueia, aparece uma tela tipo neblina e uma mensagem em alguns idiomas (menos o portugues) a dizer que tenho que desligar o meu Imac no botãp on/off e voltar a liga-lo.
    isto esta a me irritar, pois quero baixar novamente o lion para grava-lo num DVD, alguem esta a passar ou ja passou por este problema? preciso de ajuda.
    obrigado
    amilton josé

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Li algures que após a instalação deixas de ter acesso ao Lion na loja pelo computador que teve o update! Pode ser que andes a activar a partição de segurança com as tuas tentativas

  22. Avatar de Paulo Alvarez
    Paulo Alvarez

    Boa tarde

    Eu tenho dois MAC: um macbook pro e um imac, e queria saber se actualizando um tenho de pagar a actualização e se para o outro tenho de novamente pagar?

    Abraço.

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Se são computadores teus de uso particular não! Tens direito a instalar em todos os teus computadores pessoais.
      Caso seja um computador de uso partilhado (não em casa), só terás licença para instalar num única computador.

  23. Avatar de iSma_
    iSma_

    De acordo com o Cult of Mac, existe uma vulnerabilidade nas baterias dos portáteis da Apple que permite a um hacker modificar a forma como a bateria funciona e originar explosões.
    A vulnerabilidade foi descoberta pelo investigador Charlie Miller da Accuvant, que afirma que as baterias dos MacBook usam sempre a mesma palavras-passe.
    Como a password é sempre a mesma, está em causa a segurança, uma vez que um hacker pode aceder ao controlador da bateria e modificar o funcionamento da mesma de vários modos. Entre as possibilidades nefastas contam-se a instalação automática de malware, baterias que deixam de carregar e baterias que sobreaquecem, podendo originar explosões.
    Apesar de a Apple ainda não ter dito nada sobre o assunto, Miller planeia lançar a sua própria solução para o problema, com o nome de Caulk Gun. Esta solução cria passwords aleatórias para a bateria.

    Tenham cuidado! :s