NASA reage à queda do descontrolado foguetão chinês

15 Comentários

As empresas, tanto privadas, como públicas, estão numa incessante corrida à exploração do espaço. Contudo, é preciso cautela, porque as missões podem  surpreender pela negativa. Foi o caso do já muito mencionado foguetão chinês sobre o qual o administrador da NASA já exprimiu opinião.

O referido foguetão estava numa queda descontrolada, tendo os seus destroços aterrado perto das Maldivas.

Administrador da NASA

As nações que exploram o espaço devem garantir a segurança da Terra

Após a China anunciar que os destroços do seu foguetão Long March 5B estavam em queda descontrolada, o mundo ficou alerta, uma vez que podiam cair em qualquer parte. Embora tenham caído nas Maldivas, no Oceano Índico, e não tenham realmente ferido ninguém, o que aconteceu deve ser evitado a todo o custo, porque não é suposto que a exploração espacial ponha em risco as pessoas da Terra.

Nesse sentido, o administrador da NASA exprimiu as suas preocupações relativamente a eventos deste tipo. Numa declaração, Bill Nelson disse que “as nações que exploram o espaço devem minimizar os riscos para as pessoas e bens na Terra de reentradas de objetos espaciais, e maximizar a transparência relativamente a essas operações”.

Além disso, referiu que é essencial que todas as nações e entidades comerciais de exploração do espaço atuem de forma “responsável e transparente para garantir a segurança, estabilidade, proteção e sustentabilidade a longo prazo das atividades do espaço”.

Long March 5B

NASA quer que companhias aprendam a sua lição

Apesar de representar um perigo eminente, a queda descontrolada do Long March 5B na Terra estava prevista. Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, a maior parte da carga útil do foguetão arderia a entrar na atmosfera. No entanto, o que dele restou caiu na Terra e inundou o mundo de incerteza.

É evidente que a China não está a cumprir as normas de responsabilidade relativamente aos seus detritos espaciais.

Disse Nelson.

Apesar de a mais descontrolada reentrada ter acontecido pelas mãos da própria NASA, parece que a empresa aprendeu a lição e quer as restantes companhias sigam o exemplo.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Just Me
    Just Me

    Esqueceram rápido que um dos foguetes da spacex caiu numa quinta, mas é foguetão americano os destroços são educados.

    Até quando isso? Claro que isso não exime a China ou outra potência espacial de responsabilidades, mas é incrível o fumo que se faz quando são os chineses ou russos, até mete nojo, e a “imprensa” a fazer o seu jogo!

    E aqui neste canto do mundo já escolhemos para qual janela atirar pedras, enquanto isso os chineses mandam o primeiro módulo para uma estação espacial…. As os chinocas!

    1. Avatar de FJ
      FJ

      O que ele disse resume-se a isto:
      “As nações que exploram o espaço devem garantir a segurança da Terra”
      Não está a dizer mentira nenhuma, portanto não estou a ver qual é o teu problema.

      1. Avatar de JP25
        JP25

        O problema é que os americanos dizem uma coisa e fazem outra.
        São os chamados hipócritas e aqui estão com uma dor de cotovelo de todo o tamanho porque a China vai ter a sua própria estação espacial e os americanos não. Temos pena dos yankes.

        1. Avatar de FJ
          FJ

          Em primeiro, ninguém está com inveja da china e da sua própria estação espacial, apenas preocupados com a segurança, porque não se deve deixar um foguetão cair descontroladamente como a china faz.

          Em segundo, gostas da china? Então convido-te a ires para lá viver num ditadura sem direitos humanos, depois disso falamos outra vez.

      2. Avatar de Just Me
        Just Me

        Se percebeste a minha abordagem ela se baseia essencialmente no “estardalhaço” mediático e não só a volta disso, claro que não minimizo o risco, não quero levar com restos de foguetão nem americanos, russos ou de quem quer seja.

        As vezes é preciso saber interpretar o texto.

        E parece haver quase sempre alguma dualidade nos critérios quando se trata de “julgar” ou avaliar este ou aquele acto, daí eu ter citado o foguetão da SpaceX, que quando eu falava disso noutro fórum fui chamado de maluco, tive de ir buscar 5 publicações americanas para comprovar, enfim…. Sejam felizes.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Não entendo qual é a dualidade!
          Nenhum foguetão americano das últimas 3-4 décadas foi deixado propositadamente numa entrada descontrolada. Todos têm sido planeados para uma reentrada controlada para não cair em áreas habitadas. Se fores ler as notícias sobre a SpaceX é claramente mencionado que ocorreu uma falha, e que era suposto ter uma reentrada controlada.

    2. Avatar de art
      art

      O que ele diz é que o foguetão caiu porque os Chinocas assim quiseram , o que é bem diferente de cair por acidente ……como estão previstos vários novos lançamentos de foguetões Chinocas , se utilizarem a mesma lógica , um dia ainda acabam por matar alguém ….

    3. Avatar de Marco Gonçalves
      Marco Gonçalves

      Os destroços da China podiam ter caido em qualquer parte do mundo, os da SpaceX foram controlados e nem sequer tinham a possibilidade de cair noutros paises, há uma grande diferença.

  2. Avatar de AzeiteTugaLandia
    AzeiteTugaLandia

    Onde anda a ESA ?

    1. Avatar de Just Me
      Just Me

      Pois é! Deverá ser uma pergunta sem resposta por algum tempo.

  3. Avatar de VictorT
    VictorT

    Os destroços aterraram? Essa está boa.

  4. Avatar de Ze
    Ze

    estão e se cai-se em cima de uma casa quem pagava a despesa? os chinos?

  5. Avatar de Just Me
    Just Me

    “Nenhum foguetão americano nas últimas 3-4 décadas foi deixado propositadamente numa entrada descontrolada” isso dizes tu… logo essa situação ganha contornos macabros, já que os chineses “deixaram propositadamente que o seu foguetão entrasse de forma descontrolada”. Incrível!

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Não sou eu que digo, são as próprias entidades! Os Chineses não planearam qualquer reentrada controlada para o foguetão, e não é a primeira vez. O mesmo aconteceu há cerca de 2 anos.

  6. Avatar de Xin chen
    Xin chen

    Serão os foguetões da space ex demasiado “controlados” Ou os dos Chineses totalmente descontrolados e por isso estarem preocurados?