Satélites da SpaceX observados no céu a partir de Portugal

24 Comentários

A SpaceX já conta com mais de 500 mil pré-reservas e algumas são de Portugal. Para que tudo funcione é preciso que a infraestrutura esteja operacional e, ao que parece, está tudo pronto para os portugueses começaram a ter internet por satélite daqui a meses.

Esta quinta-feira, os Satélites da Space X já foram observados no céu a partir de Portugal.

Satélites da SpaceX observados no céu em Portugal


Foi esta quinta-feira que algumas pessoas viram, no céu, a partir de Portugal, um dos segmentos Starlink da SpaceX.  Nas imagens registadas é quase impercetível que se trata dos satélites da SpaceX.

No entanto, as informações indicam que se trata de um conjunto de satélites que sobrevoa a Terra na atmosfera em linha reta e que se tornam visíveis quando são refletidos pela luz solar.

Internet da SpaceX chega já em junho a Portugal

Portugal está cada vez mais perto de ter internet via satélite fornecida para popular SpaceX. A empresa que é liderada por Elon Musk garantiu à Autoridade Nacional das Comunicações que, até junho, vai iniciar a comercialização da internet espacial.

A ANACOM revelou também recentemente que a empresa criou, em março, a Space Exploration Technologies Portugal – SXPT, que será responsável por vender os serviços de Internet no nosso país.

A Autoridade das comunicações acredita “que a oferta de internet via satélite se venha a tornar, nas próximas décadas, um dos grandes negócios do New Space baseado em megaconstelações, passando a representar a maior fatia das receitas geradas”.

Leia também…

Internet via satélite da SpaceX chega em junho a Portugal

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RM
    RM

    Já os vi e estavam cheios de pressa 🙂

    1. Avatar de Jorges
      Jorges

      Também os vi, curioso a velocidade que se movimentavam no céu.

  2. Avatar de alex matos
    alex matos

    foi muito fixe! estes UFOS em fila! heheheheh

  3. Avatar de Starnaute
    Starnaute

    Parece um comboio!!! 😀

  4. Avatar de ThornC
    ThornC

    poluição orbital…. (rofl)

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Não sei onde está a piada….Já ouviste falar do efeito Kessler?

  5. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    – Caraças, não soube do lançamento desses satélites, gostava de ter visto. 1 show!
    – Já dá para ter uma ideia do futuro, mais tecnologia em órbita, óptimo e fantástico … MAS !!!…
    – E quanto a intensões, colisões, avarias e o fim de actividade deles?… O que foi feito ou o que está previsto acontecer?… Bem, se a resposta for “nada”, é muito assustador, e já começamos mal, pois já imagino as empresas e governos a lançar às dezenas semanalmente… Para gerar milhões e para fins de “segurança” (a desculpa de sempre), até não caber mais… E a orbita passar a ser 1 lixeira…

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Um projeto desta dimensão jamais seria aceite se não tivesse sido previamente acautelado.
      Todas essas questões estão já respondidas pela SpaceX. Em relação ao lançamento, este e todos os outros passados e futuros, são sempre mostrados no youtube, pelo que ainda lá está disponível para ver.

      1. Avatar de Jorge Rosa
        Jorge Rosa

        – Bem, se tudo isso estiver acautelado e for colocado em prática (veremos então, na devida altura, se passa do “papel”), não tenho nada contra, pelo contrário.

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      pensa que se não tivesse sido ponderado, estariam a dar um tiro no proprio pé, ja que quem lança os satelites são eles.

      Não convinha por em risto outros tipos de lançamentos proprios, que até são muito mais valiosos em termos monetarios (lançamentos militares e para a NASA).

  6. Avatar de Há Cada Gajo
    Há Cada Gajo

    Nunca viram os outros satélites ? Até parece que este é o primeiro satélite em órbita. Já dizia o outro “ò patego, ólhó balão”

    1. Avatar de RM
      RM

      Ver aquele grupo de satélites em fila, com alguma ‘pressa’ tem mais piada do que ver só um.

      1. Avatar de paosemsalada
        paosemsalada

        vi o ano passado antes do inicio da pandemia na zona de sintra foi engraçado

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      garantidamente nunca viste um comboio deles (sem ser da spaceX).

  7. Avatar de Bighat
    Bighat

    Olha p’ra eles a ver o cumboio.

  8. Avatar de Renato
    Renato

    Hoje entre as 9:40 e 11:00 vai ser possível ver mais de 50 deles, não sei é se vão estar em comboio. Quem quiser saber a posição no céu e as horas exatas pode utilizar a APP Heavens-above (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.heavens_above.viewer)

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Tens a “find starlink satellites” mais prática para o efeito e têm também um website.

  9. Avatar de Polo
    Polo

    Já se viu em Julho..

  10. Avatar de Matias
    Matias

    lá vem a poluicao nocturno no ceu.
    coitados dos astronomos

  11. Avatar de Cátia
    Cátia

    Ontem passaram por aqui (França) e foi bastante engraçado porque tínhamos acabado de ver o telejornal e achamos graça à notícia e depois quando fomos à rua lá estava o comboio

  12. Avatar de Armindo Maia
    Armindo Maia

    Meus caros, tambem vi aqui na vila do coronado trofa. Quinta feira, eram cerca de 50, ontem sexta exatamente à mesma hora, 21.45, vi de novo e contei eram 10. Seguiam em fila indiana lado nascente no sentido Porto Braga.

  13. Avatar de Armindo Maia
    Armindo Maia

    Também vi, Quinta feira, seriam cerca de 50 ontem voltei a ver exactamente à mesma hora 21.45, contei 10.

  14. Avatar de Pedro Anjos São Bento
    Pedro Anjos São Bento

    Eu também avistei em Arruda dos Vinhos cerca das 22:00 horas até pensei que eram ovnis