Eletricidade: Portugal em 8º na UE com o preço mais caro

49 Comentários

A eletricidade é um bem essencial a qualquer família, a qualquer empresa! Em Portugal, apesar de toda a aposta em sistemas de energia alternativos, o preço da eletricidade é um dos mais elevados da Europa.

Dados são do Eurostat e dizem respeito ao segundo semestre do ano passado, Portugal é o oitavo país da UE com o preço da eletricidade mais caro.


Eletricidade no setor doméstico foi 0,2259 euros por quilowatt-hora

Os dados que hoje foram divulgados são do Eurostat e são relativos ao segundo semestre de 2020. Segundo as informações, o preço médio (com taxas e impostos) da eletricidade no setor doméstico em Portugal no segundo semestre de 2020 (0,2259 euros por quilowatt-hora) foi o oitavo mais caro dos países da UE, sendo que em primeiro ficou a Alemanha e o mais barato foi praticado nos Países Baixos.

De acordo com o boletim com a comparação de preços publicados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com base nos dados do Eurostat, no período em análise, o preço médio da eletricidade no setor doméstico nos 27 países da UE fixou-se em 0,2256 euros/kWh, 0,2% mais barato do que o valor praticado em Portugal (0,2259).

Para os consumidores domésticos, observaram-se preços médios superiores em Espanha (0,2543) e na zona euro (0,2410), cerca de 13% e 7% acima dos de Portugal, respetivamente. Já no segmento de consumidores não domésticos, observaram-se preços médios superiores em Espanha (0,1215), na zona euro (0,1365) e na média dos países da União Europeia (0,1284), cerca de 1,5%, 14% e 7% acima dos de Portugal (0,1197), respetivamente.

Segundo a ERSE, Portugal tem a terceira componente de taxas e impostos mais elevada da Europa, essencialmente devido aos designados Custos de Interesse Económico Geral (CIEG), “que resultam de opções de política energética e que representam 28% do preço final”.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    …e nos melhores ordenados? E no poder de compra?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      em relação aos ordenados está-se a referir aos dos senhores da edp

      1. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        +1
        lool

  2. Avatar de PGomes
    PGomes

    Ainda bem que somos um país rico, com salários elevados e tudo….

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      E somos e temos salarios muito bons mas o problema e que a EDP e da CCP!
      A pasta vai toda para eles : (

    2. Avatar de Peace
      Peace

      E não somos? Pelo parque automóvel que por aí anda, as telemóveis topo de gama que se vendem, o preço da habitação parecemos um país rico.

  3. Avatar de Anibal
    Anibal

    Só mandar areia para os olhos das pessoas , “Energia Verde , Limpa” , Portugal tem dias que é só energia alternativa que gasta, etc etc , mas os preços… esses são os que aparecem neste artigo

    Diagam-me agora o que fazem os Partidos pelo povo !??!! (TODOS) distribuição de dividendos isso sim já se vê aos milhões… uma Desgraça total que temos em Casa.

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      A EDP é uma empresa PRIVADA e como tal faz o que bem entender, se quiser colocar o kwh a 1€ ninguém a pode impedir.
      Agradeçam ao Sr. PPS que deu a EDP ao Estado Chinês. A troika dizia para cortar 10 ele cortava 10 000.

      1. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        Quando a memória é (intencionalmente?) curta dizem-se estas barbaridades. Quem é que assinou o memorando quem foi?
        Vota PS que o país fica bem!

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Comentário de ideologia…barata e mentirosa!
        O teu antónio, ganhou as eleições, dizendo que “ía repor” os efeitos da Troika que o partido dele “arranjou”…nada foi resposto, mas no entanto vamos a passos largos para a próxima intervenção.

        Os impostos…ou contribuições, como dizem os políticos, sobre Eletricidade, Gás, Combustíveis, e etc…têm das taxas mais altas da Europa…e a culpa ainda é do outro…
        Haja paciência!!!

        1. Avatar de André Silva
          André Silva

          Claro que é.
          Porque é mais que publico que a troika dizia para cortar 10 e o Coelhinho cortava 1000. Ou já se esqueceram?
          O PPS podia ter alterado o que quisesse no memorando, mas pronto tambem não interessa!

          Vais querer dizer que a ideologia do Zé Chega é melhor! Um gajo idóneo que nem quer que se pague a saúde! Vai ser eletricidade a custo zero, internet a custo zero, zero corrupção.

  4. Avatar de Anibal
    Anibal

    Errata : Digam-me*

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Está em linha com o resto, Portugal também deve ter os 8º melhor salários da Europa!!!!!
    Mas ainda bem que Portugal sempre foi pioneiro nas energias verdes…….
    O problema é que tudo o que é verde…… é sempre mais caro!!!!!!

    Agora façam as contas aos bólides eléctricos que aí vêem a esse preço por kw/h……. e esperem quando o Estado introduzir o ISV sobre os eléctricos e IUC……

    E ninguém dá conta do preço do combustível ser o mais elevado de sempre, com o barril de Brent a 64 dólares…… e nós já tivemos o barril a 150 dólares e com os combustíveis mais baratos!!!!!!

    Realmente o Estado não rouba pouco!!!!!!

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Está cada vez maior o imposto do combustível…

    2. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      A EDP não é dos chineses? Faz sentido que a eletricidade seja cara xD

      1. Avatar de Paco
        Paco

        Manchete do jornal Negócio de hoje: “Chineses já recuperaram 70% do investimento feito na EDP”.
        A EDP só não era bom negócio para o estado português, por isso tiveram de vender.

        1. Avatar de GM
          GM

          Mas para o Estado chinês, já é bom negócio. Está à vista. Negócio da China, está bom de ver.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Vou levar hate, mas acho que eletricidade não está cara.
    T1 30/35€ mês (com gás natural incluído)
    No inverno chegou aos 70€ mas a culpa é do isolamento da casa.
    Para mim o que está caro é tudo relacionado com o carro(desde impostos a seguros, arranjos etc) e rendas das casas, isso sim são os nosso problemas…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      *na parte do carro faltou referir os combustíveis que são um absurdo.

    2. Avatar de Paco
      Paco

      Não está caro, os portugueses é que ganham pouco. 😉

      1. Avatar de Nuno Silva
        Nuno Silva

        … Eu não sou burro …. Os outros todos é que são muito mais inteligentes ….

    3. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Para quem vive sozinho tudo parece barato menos o que acabaste de referir.
      Aqui somos 4 e antes de instalar paineis solares pagava cerca de 100/125€ por mês de electricidade e 50/60€ de gás.
      Já a casa não custa nada a pagar consegui ter 2 casas pagas em 20 anos de trabalho, seguros paga-se tudo quando se recebe o IRS, oficina prefiro nem comentar pois varia conforme a marca e se vais mesmo à marca.

    4. Avatar de k
      k

      Também tenho um T1, 6.9kva contratados, 2 pessoas, paineis solares para aquecer água, contador bihorário com o cuidado de meter as máquinas à noite (contas feitas, compensa). Nunca pago menos de 70€/mês de eletricidade em casa, com um uso normal. 30 é basicamente impossível para mim. Só na mensalidade e nas taxas (dged, iec, iva, audiovisuais, etc) são logo pouco mais de 15€ que é logo metade. Deves ter um potência contratada muito baixa ou não passar muito tempo em casa?

      1. Avatar de carlos rosa
        carlos rosa

        Baixar a potencia para 5.5 kva . Pode ser uma solução .

        Ca em casa somos 4 temos tudo electrico .com excepcão do aquecimento que é a gasóleo . Pagamos 75/80€ mes na muon.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        T1 com 6.9?!?
        moro num T1, 3 pessoas com 3.45kva bihorário, maquinas sempre a bombar á noite (quando há) 20, 21, max 25€ no inverno, comercializador SUeletricidade acham muito?
        Há nao tenho ar condicionado nem placa vitroceramica

    5. Avatar de Peace
      Peace

      Em Janeiro paguei 180€ devido ao frio sem gás. Só para o gás são mais uns 50 a 80€ por mês, dependendo da altura do ano. Não é caro? Ganhas bem…

  7. Avatar de xico
    xico

    Carrega Costa!

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Cito, ” 8º mais caro…” e ? Até podia ser o mais caro porque pagamos e calamos ! Alguém reclama ? Só quando chega a fatura a casa depois paga e segue !

    1. Avatar de GM
      GM

      E se reclamares, acontece o quê? Nada! O Mibel foi areia para os olhos. A liberalização do mercado da energia e o aparecimento de comercializadores é uma fantochada. Porque simplesmente não consegues fazer uma comparação de preços limpa. E os simuladores não simulam porra nenhuma.
      O simulador apenas teria de apresentar dois ou três preços, no caso da electricidade: preço da disponibilidade de potência por dia, preço por kWh, em tarifa simples ou bi-horária, nada mais. E essa seria a comparação que teria de ser feita, já que todos os outros custos (taxas, taxinhas e taxetas), ou são valores fixos ou então indexados aos kWh consumidos. Depois, aparecem as promoções (as quais não se consegue comparar com a concorrência, pois a camapanha é apenas por telefone), os contactos telefónicos, etc, a tentar engrupir a malta para fazer contratos por telefone, à espera que a pessoa diga “sim” numa determinada pergunta para considerarem o contrato válido. E têm o descaramento de gravar a chamada telefónica “para controlo de qualidade”. Isto tem um nome: é sem vergonha na cara e roubar à descarada.

      1. Avatar de Peace
        Peace

        Uso o http://www.payper.com e não me tenho dado mal, e depois fazes as tuas contas manualmente para ver se bate +- certo.
        Atualmente mais barato do que o que tenho contratado só um em que tenho de ser sócio do ACP, mas a diferença anda à volta dos 15€ anuais.

        1. Avatar de GM
          GM

          Não me agrada fazer upload das minhas facturas. A que propósito essa plataforma necessita saber o pormenor da facturação, local de consumo, NIF, etc? Não há de todo necessidade. Para devolver um resultado apenas necessita saber a potência contratada, e consumos, nada mais. Mas com disse no outro comentário, nós enquanto clientes apenas necessitamos saber o custo da tarifa de disponibilidade (nome pomposo para dizer “aluguer de contador”)e o custo do kWh, seja ele em tarifa simples seja em tarifa bi-horária. Tudo o resto é desnecessário, e é só mesmo para encher e iludir.

          1. Avatar de António Pereira
            António Pereira

            Também uso o Payper.pt e posso confirmar que a aplicação precisa de saber, para além da potência contratada, o consumo, o valor pago, tanto nas tarifas (€/kWh) como com a potência contratada (€/dia).
            Acho que precisam dos restantes dados, pois usam essa informação para agilizar o processo de migração de comercializador. O processo é realmente simples e rápido usando o Payper.

          2. Avatar de GM
            GM

            António, eu reservo-me o direito de dar as informações pessoais às entidades que entendo. Não há necessidade de uma terceira entidade ficar com os meus dados pessoais – nome, morada, NIF, etc. Assim, faço as simulações e apenas apresento os consumos. Nem de propósito acabo de receber proposta de um antico comercializador que abandonei há uns anos, antigamente YLCE, agora YES, e agora já com gás, e apenas tive de comparar com o meu actual comercializador as tarifas por custo unitário, que é o que interessa comparar. O resto é música. Cheguei à conclusão, face a um cálculo de consumo para um dia de 10kWh de electricidade, que saíria mais em conta alterar o comercializador, mesmo tendo no actual uma condição vantajosa de não me ser cobrado o custo do contador de gás. A diferença na electricidade absorve esse custo, e ainda sobra.

    2. Avatar de GM
      GM

      Acrescento ainda que o regulador, não regula, ou melhor, é regulado pelos que deveriam ser regulados.

  9. Avatar de Aj
    Aj

    será que outros países tem taxa audiovisual na fatura?

    1. Avatar de Peace
      Peace

      Tanta taxa e imposto que vem na fatura e o que tu te queixas é do 2,62€ do audiovisual? Só em IVA a 23% paguei quase 7x esse valor no mês passado.

    2. Avatar de André Silva
      André Silva

      Quando estive na alemanha, em 2009 a taxa audiovisual equivalente eram quase 100€ por trimestre.

  10. Avatar de alfa
    alfa

    Se for mauu e sirva para explorar o povo , pode-se ter acerteza que em Portugal é aprovado pelos ladrões do poder.

  11. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    De Portugal não se podia esperar outra coisa…..

  12. Avatar de Ls
    Ls

    Se repararem no artigo, ele informa que Portugal tem a 3 taxa de impostos mais elevada da Europa. (28%).
    Se reduzirem estás taxas para metade o valor das taxas ficam muito mais acessível. E abaixo da média europeia.
    E a diferença entre impostos diretos e impostos indiretos, pois os impostos indiretos faz ganhar eleições, mas o povo no fim no mês vai pagar mais e nem se apercebe.

  13. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É ótimo para carregar carros elétricos em casa e pagar uma fortuna de electricidade. Juntando a isso, aquele pessoal que coloca a casa toda com aquecimento de água e fogão elétrico, gastam uma fortuna em eletricidade.

    1. Avatar de alfa
      alfa

      mas ficam contentes porque é das ventoinhas e do soli

  14. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Aqui desde que mudaram para os contadores “inteligentes” (que comunicam remotamente) que a conta subiu a pique!

    Não admira que a EDP as outras todas estejam a facturar bem… sem falar no aumento para o dobro desde que o Socrates decidiu que meter ventoinhas em todo o lado… sem falar que são monos horríveis.

    1. Avatar de Manuel Mota
      Manuel Mota

      EDP a facturar bem????
      Temos o que merecemos com uma população completamente desinformada

      https: //www.dn.pt/dinheiro/quase-metade-da-fatura-eletrica-dos-portugueses-sao-impostos-11554810.html

  15. Avatar de Istoéumaespéciedemagazine
    Istoéumaespéciedemagazine

    Isto é o reflexo da politica do governo da descarbonização, desativar as centrais de sines e no norte para contruir mega centrais fotovoltaicas depois nao há energia que chegue e compra a espanha, continuem que estao no bom caminho, um dia mais tarve hão de voltar a gastar o dinheiro dos contribuintes para voltar a construir o que estao a destruir hoje a edp e outras empresas esquecem-se que só ganham a produzir durante o dia, aplicando brutalmente a lei da oferta e da procura e vai aumentar o preço ainda mais

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Não tem nada a ver com isso, problema é das rendas EDP.
      Enquanto não forem feitos novos contratos nós iremos continuar a pagar muito e a EDP vai continuar a encher os bolsos, 10M a serem tramados por corrupção vezes e vezes sem conta.

  16. Avatar de outra vez !!
    outra vez !!

    Ninguém quis ou quer saber o quanto a energia é importante para a economia no geral. Como vão as empresas nacionais competir com as outras com a energia ao preço em que ela se encontra ?! Talvez tenham que ouvir o antigo secretário de estado o Sr Henrique Gomes para verem o crime que foi cometido a quando da venda da EDP. Ninguém se levantou contra a venda. O povo deixou, a justiça também. José Gomes Ferreira entrevista o ex-secretario de Estado da energia, onde é revelado por exemplo que os portugueses pagaram mais de 153 milhões para dar energia a Espanha. Foi um atentado contra o Estado Português mas continuam a não querem saber. Enquanto o povinho se entretém com faces, TV , fotebol, joguinhos e Netflix, o Estado é destruído para meia dúzia se governar com comissões e outros ganhos avultados.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      O problema não tem a ver com a venda da EDP, seria tudo igual só os bolsos seriam diferentes.
      Problema da EDP está nos contratos das rendas, é corrupção e vai alimentar quem quer que seja que compre a EDP, sejam chineses, seja o governo seja o zé manel.

  17. Avatar de Manuel Mota
    Manuel Mota

    Continuem a culpar a EDP, quando os verdadeiros culpados continuam a rir nas sombras
    Este povo nao aprende…

    https ://www.dn.pt/dinheiro/quase-metade-da-fatura-eletrica-dos-portugueses-sao-impostos-11554810.html