O Linux do Windows 10 já tem disponível a tão esperada interface gráfica

66 Comentários

Quando a Microsoft trouxe o Linux para dentro do Windows 10, muitos vaticinaram como certo este projeto morrer com o tempo. A verdade é que se tem mantido forte e com cada vez mais adeptos, mostrando que esta união parece ter vindo para ficar.

Os desenvolvimentos não abrandaram e a cada nova atualização surgem novidade. Uma das mais recentes traz finalmente uma promessa feita há algum tempo. O WSL tem finalmente a interface gráfica e pode ser usado nas apps Linux que forem instaladas no Windows 10.

Linux Windows 10 interface gráfica Microsoft

A proximidade do Windows 10 e da Microsoft ao Linux é algo que muitos julgavam impossível de acontecer de forma natural. Ainda assim, este está cada vez mais presente e integrado com o sistema operativo mais usado nos computadores.

Havia também a promessa de elevar esta união, trazendo uma integração completa e total. Para isso faltava criar um elemento e trazê-lo para o Windows 10. Falamos do ambiente gráfico, que todos se habituaram a usar, não se contentando com a janela do terminal.




anterior próxima

Isso agora mudou completamente e a mais recente versão Insider do Windows 10 traz uma novidade. O ambiente gráfico ficou disponível e pode ser já usado livremente. Estas janelas correm como processos do Windows, podendo até ser alternadas com o atalho Alt+Tab, como todas as outras.

A Microsoft foi mais longe e não se limita a trazer o ambiente gráfico para as apps. Estas conseguem captar áudio e também vídeo, sendo totalmente independente. A Microsoft faz questão de revelar que não tem nenhum servidor X a correr e a gerir todos estes processos.

Cm o WSL já presente, bastará um comando para fazer a atualização e ter acesso a esta nova versão. Depois disso é instalar as apps, como o gedit, o nautilus ou um qualquer browser. Estas apps surgem depois no menu iniciar, associadas à distribuição que está a ser usada.

Todo o processo de integração do Linux é simples e está explicado nesta página do GitHub. Depois dos passos necessários, o WSLG fica instalado no Windows 10 e pronto a ser usado, com todas as apps Linux e o seu ambiente gráfico.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Germano Guedes
    Germano Guedes

    É de aproveitar e instalar já a interface KDE Ficam já com o tema igual ao Windows 10 que não se inspirou nem um bocadinho nele (brincadeira )

    1. Avatar de Romualdo
      Romualdo

      É, já passou da hora para que eu finalmente migre para o freeBSD ou para o Minix. Adeus “Linux”.

  2. Avatar de Joao Cordeiro
    Joao Cordeiro

    Nao existe “linux” do windows 10.
    Linux é o kernel.
    O resto é uma distro de linux.
    O que o windows tem é um subsistena que suporta distro de linux.

    1. Avatar de zé programador
      zé programador

      +1

    2. Avatar de Wagner Albuquerque
      Wagner Albuquerque

      +2

    3. Avatar de Tuaregue
      Tuaregue

      o que o windows tem é um kernel de linux que neste momento deve ser o 5.10lts na insider. Vai ver como funciona o WSL 2.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        O WSL é : “Subsistema Windows para Linux é um módulo do sistema operacional Windows 10, que visa a disponibilizar um ambiente Linux compatível no sistema da Microsoft, de forma que se possam executar programas nativos dos sistemas GNU/Linux dentro do próprio Windows sem a necessidade de emuladores ou do uso de máquinas virtuais.”

        1. Avatar de Tuaregue
          Tuaregue

          sim e? disse alguma coisa mal?

          “The Linux kernel in WSL 2 is built by Microsoft from the latest stable branch, based on the source available at kernel.org. This kernel has been specially tuned for WSL 2, optimizing for size and performance to provide an amazing Linux experience on Windows. The kernel will be serviced by Windows updates, which means you will get the latest security fixes and kernel improvements without needing to manage it yourself.”

          https://docs.microsoft.com/en-us/windows/wsl/compare-versions

          1. Avatar de Joao Cordeiro
            Joao Cordeiro

            Podia até explicar-lhe de porque está errado.
            Mas vou dizer algo mais simples:
            Faz merge com o codigo do Linux e é aprovado por Linux Torvalds?

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Hombre, o senhor chama-se Linus Torvals. Tá bem que ter chamado ao kernel Linux foi um bocadito egocêntrico, mas também era preciso ser-se muito totó para não aproveitar a semelhança ente Linus e Unix.
            E respondendo à questão, sim, as modificações que a Microsoft faz ao kernel do Linux são submetidas para aprovação, como mandam as regras.
            A Microsoft nunca foi um grande contribuidor para o kernel, as alterações que tem feito costumam estar relacionadas com o Azure, mas é membro ativo da Linux Foundation há já muitos anos.

          3. Avatar de Tuaregue
            Tuaregue

            ó João Cordeiro por quem sois, iluminenos com a sua sabedoria.

        2. Avatar de Domdiego
          Domdiego

          Uma pergunta aos entendidos. Sendo assim, conseguirei executar o GPARTED, através disso? É que é sem dúvida o melhor gestor visual de partições. Cumps.

    4. Avatar de galo
      galo

      hurrr durrrr hurrr

      Vai ser pedante em outro lugar, cara.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        E ainda por cima está errado porque o WSL utiliza uma versão customizada do kernel do Linux.
        Como o Android…

  3. Avatar de Spoky
    Spoky

    A Microsoft não é tonta, fez isto para roubar ainda mais utilizadores ao Linux.

    Podem dizer que isto é bom, Ok é bom ajudarem a comunidade Linux. Mas não deixa de ser apenas e só “interesses” em termos de Privacidade e Segurança fica bem atrás das Distros Linux na minha opinião.

    Para quem quer mesmo trabalhar com Linux, que escolha uma Distro onde haja updates e que esteja ativo o seu desenvolvimento.

    Mas isto sou eu, por um lado é bom. Mas por outros todos (pelo menos todos deveriam) saber que isto apenas se trata de interesses e Market Share, não mais que isso. Se a Microsoft quisesse mesmo ajudar o Linux e outras Alternativas.

    Permitia que LibreOffice e outros tivessem mais compatibilidade com formato DOCX

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Mas o Libre Office tem toda a compatibilidade com o formato DOCX!!!!! No Excell e Power Point a mesma coisa!!!!

    2. Avatar de Tuaregue
      Tuaregue

      quando a ms portar o XAML/MAUI para linux, ai saberemos que o fim do kernel do windows estará perto. e que o windows apenas será uma distro de linux.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Impossível.
        A API do Windows é complexa demais para emular.
        E vice-versa, a do Linux também, por isso é que a Microsoft acabou por optar pela solução de virtualização.
        No caso do Windows a coisa ainda se complica por causa da camada de compatibilidade que permite que aplicações WIN32 feitas há 20 anos ainda hoje funcionem.

        1. Avatar de Tuaregue
          Tuaregue

          explica lá pq é que o MAUI tem versão para iOS, Android, OSX e Windows, mas não tem para Linux? MAUI é a evolução do XAMARIN. Num QA perguntaram a um dos dev qd haveria MAUI para Linux e ele ficou um pouco incomodado pq n podia dar a resposta, la pelo meio disse n era para já, mas que havia um projecto em GTK que servia para o efeito.
          Fizeram a mesma questão a outro dev e a resposta foi que não era para já, mas se a comunidade quisesse pegar no projecto tb o poderia fazer.

          Ambos disseram q n era para já, ou seja, está no forno.

          1. Avatar de theneus
            theneus

            Estranho é que Android tem origem Linux

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Não tenho paciência para o Linux, principalmente para o “terminal”!

    1. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Se tiver um smartphone com android, entao ja tem usado linux à bastante tempo.

      Mas este WSL disponivel no Windows 10 é para quem precisa.
      E quem precisa, é pago para “ter paciência”

      1. Avatar de Pensamento Positivo
        Pensamento Positivo

        +1

      2. Avatar de Tuaregue
        Tuaregue

        Caro Cordeiro, diga lá o kernel do android “Faz merge com o codigo do Linux e é aprovado por Linux Torvalds?”

  5. Avatar de Ivo Magalhes
    Ivo Magalhes

    Vai ficar parecido como o CromeOS corre linux em containers.
    https://www.fossmint.com/set-up-flatpak-in-chrome-os/

    1. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Bom, bom, era o windows criar uma versão de windows/dlls que corresse em container.
      Para podermos deixar de usar o Windows como base.
      Corriamos um linux bem seguro, com apps de windows bem vedadas em containers.

      Mas como essa história da MS querer “abraçar” o linux so funciona para um lado…..

      1. Avatar de Atento
        Atento

        Isso até já é possível, o problema é a questão financeira (licenças).

      2. Avatar de Atento
        Atento

        Relativamente ao «abraço» Linux, o objectivo é claro, evitar perda de mercado.

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          E isso é uma coisa má?

        2. Avatar de Joao Cordeiro
          Joao Cordeiro

          Indirectamente talvez.

          Mas eu sou do tempo do EEE
          Embrace Extend Extinguish.

          Sou bastante céptico que algo tenha mudado à excepção da conversa publicitária dos CEOs.

          1. Avatar de Pensamento Positivo
            Pensamento Positivo

            Caro: Por acaso até mudou muito…

            Comecemos pela própria visão geral do mercado, para bom princípio de conversa: Tempos houve em que sistema operativo para o “zé povão” significava Microsoft Windows… Hoje, para a grande maioria significa Android/IOS/Chrome OS. Só por si, isto já deveria fazer soar as campainhas na Microsoft. E está a fazer soar. Hoje os programadores e os administradores de sistemas têm de lidar com toda uma diversidade de apps e de sistemas de origem tão diversa… Não à toa, as impressoras estão a virar driverless, por exemplo. Ninguém quer ficar de fora… Para o Windows qualquer dia fica só mesmo o mercado Enterprise e talvez uma boa quota de mercado gaming nas consolas… Com o Chrome a crescer à conta dos sistemas educativos e máquinas de muito baixo custo e os dispositivos Android e IOS a venderem que nem pãesinhos quentes, é fácil perceber que os dias de glória da MS já foram… A MS caminha para ser uma nova IBM a viver grandemente do corporate, dos estados e de patentes…

            Mas, depois vem a parte interessante: Se o Windows no mercado doméstico e pequenos negócios cada vez dará menos dinheiro, no mercado Entreprise será cada vez mais dominante… E eles aí precisam de ferramentas para produzir e testar as ferramentas que o mercado residencial e PME vai usar fora do ecossistema Windows… É esse o contexto da aposta da MS em Linux… Não perder para terceiros o que ainda lhe resta, consolidando um sector onde praticamente não tem concorrência à altura. No mercado residencial até podem deixar isso para os fabricantes de PC’s cada um a ter a sua coisa. Menos custos para servir um segmento de margens estreitas e em queda livre. Seria para o lado que dormiam melhor… Até porque o futuro são as apps online por subscrição. O SO é irrelevante… E para o mais, a maioria já nem usa MS…

            Espero ter ajudado um pouco. O mundo evoluiu e vai continuar a evoluir. Já não estamos nos anos 90 do século passado…

  6. Avatar de Diogo
    Diogo

    Óptimo. Agora os utilizadores de Windows podem trabalhar com gestores de ficheiros práticos e funcionais

    1. Avatar de JacareDTR
      JacareDTR

      Já existem em Windows se procurares bem.

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      O gestor de ficheiros do Windows é ótimo. Agora se estiveres a falar do iOS…

  7. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    E assim no prazo de 10 anos ninguém mais usa linux como SO principal.
    Não se pode dizer que a microsoft não sabe jogar.

    1. Avatar de aquele
      aquele

      Achas mesmo que quem usa linux agora quer mudar para uma amostra de linux?!

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Não, acho que quem ainda usa linux como desktop deve morrer nos proximos 10 anos.
        Sempre fui utilizador de slack até ainda na década de 90 conhecer MacOS, depois disso linux só em servidores, storage, appliances, routers, no meu deskop é que nunca mais.

        1. Avatar de aquele
          aquele

          Que frase ridícula. Se fores ver o OS Usage share vês que windows na ultima década passou de quase 100% para quase 30%, sobretudo devido ao Android (curiosamente usa linux como base). Cada vez mais há mais distros que são plug and play e não têm nada de terminais no meio, mesmo para o mais leigo, conseguirá instalar facilmente o OS. A questão não é se linux vai ser dominante em desktop, este veio para ficar seja em Android, servidores ou numa outra tecnologia, que quem sabe para desktop poderá mudar o estado do desktop atual, é uma questão de trending e adoção por parte das outras grandes empresas de software. Desaparecer em 10 anos? Estás louco.

  8. Avatar de Wagner Albuquerque
    Wagner Albuquerque

    A Microsoft quer ajudar o mundo open-source? Então venda o OFFICE para Linux. DUVIDO.

    1. Avatar de Tuaregue
      Tuaregue

      tem calma 😉
      Para isso é preciso lançar fundações

    2. Avatar de Pensamento Positivo
      Pensamento Positivo

      Será online por assinatura. Já há… E será melhorado mês após mês… Dentro de 2 ou 3 anos já não terás apps “físicas” para instalar, a não ser coisas de uso muito específico… Ter um browser transversal a todas as plataformas e desenvolver a partir daí. Não à toa a Microsoft já tem…

  9. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    Não deixa de ser uma aberração!
    Recuso-me a utilizar Linux no Windows.
    Há malta que já se esqueceu do lema “Embrace, extend, and extinguish”.
    Estas aproximações manhosas ao open source não me convencem. Antes pelo contrário.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      A aproximação e genuína, há algum tempo que já só corro MS SQL em linux de forma nativa.
      Mas sim, com isto o Linux pode considerar-se morto, basta que as empresas e escolas adoptem este modelo de trabalhar para facilitar a gestão de parque informático e o Linux como base SO em desktops tem os dias contados (anos claro).

      1. Avatar de aquele
        aquele

        o que fumaste?

      2. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Jose agora estas numa de vidente ? Quer dizer que ao longo de decadas o linux tem evoluido constantemente, e agora so porque a M$ trouxe o kernel do linux para o sistema dela, o linux vai morrer ? Realmente cheira-me aqui a muito tabaco.

        1. Avatar de Tuaregue
          Tuaregue

          a mim cheira-me a preparar a morte do kernel windows, mas isso sou eu, que ja ando cá há uns anos e nos inicios do ano 2000, ouvi uns zumzuns que a futuro da MS passava por colocar tudo web e matar o windows. No inicio achei muito estranho pq o core business deles estava assente em servidores windows + desktop e licenças office, mas neste momento já o core business está a alinhar com os zumzuns que se ouviam em 2000, a morte do windows.

          .net e a correr em linux
          asp.net core a correr em linux
          sql server a correr em linux
          so falta uma framework grafica a correr em linux.

          1. Avatar de aquele
            aquele

            Nem mais. Acredito que neste momento o grande produto da Microsoft não seja o Windows, seja o Office. Se este corresse em Linux, era morte certa do OS deles a não ser que se tornasse open source. Se bem que este já em grande parte funciona na web.

    2. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      No que toca a scripts, melhoria do Docker entre outras coisas, não tenho queixa nenhuma.
      Houve uma altura em que Trocava de SO prai 3x ao ano porque estava sempre a faltar algo seja no Windows seja no nix. Isto simplesmente melhorou a minha vida e a vida de muitos devs.

      1. Avatar de Tecnical
        Tecnical

        Não ponho em causa a melhoria que trouxe para ti e muitas outras pessoas.
        O WSL é bastante direcionado para developers… Será que daqui a alguns anos as aplicações desenvolvidas dentro do WSL vão correr em linux nativo?
        “Embrace, extend, and extinguish”.

        1. Avatar de Tuaregue
          Tuaregue

          ja correm, se desenvolveres em .net core.

        2. Avatar de PeFerreira98
          PeFerreira98

          Net Core além de se ter tornado open source, é cross plat assim como a stack tecnológica recente da MS (MAUI e etc) já com POCs em ARM por isso muito provavelmente já se consegue fazer uma app em C# para o M1.
          A nível de compras de empresas e depois o tal embrace expand and extinguish… Não tenho queixa depois que as coisas foram postas na mão de Satiya Nadella sinceramente. A MS mudou muito, ou pelo menos aparenta ter mudado.

          1. Avatar de Tuaregue
            Tuaregue

            MAUI ainda não corre em Linux o que é uma pena e é a unica peça da stack que falta portar para linux.

  10. Avatar de Just a comon user
    Just a comon user

    A MS ganha $ de cada vez que vende um pc com windows.
    Um pc vendido sem windows, não dá $ à Microsoft.
    Portanto, se queres trabalhar com linux, a MS oferece um caminho: compras um pc com windows, pagas a licença e usas o linux como quiseres.
    Entretanto pagaste o dinheirito, e ainda estás sujeito a updates mandatários (não és tu quem manda no TEU pc) , sujeito a injeções de bloatware e estatísticas obrigatórias, ao EDGE que não consegues desinstalar, etc
    Enfim, uma série de contradições e contrariedades.
    Usem linux e sejam livres

  11. Avatar de Theneus
    Theneus

    Linux é muito mais que somente janelas…. quem conhece sabe o potencial e a Microsoft se ligo nisso… o futuro é tudo nuvem… e quanto mais opensource melhor.. pois as integrações serão muito mais rápidas.. a correções mais ainda… fora a redução de custos de maneira geral não precisando reinventar a roda…

    1. Avatar de Pensamento Positivo
      Pensamento Positivo

      Sim, é isso!… Não à toa, a MS já tem o seu Edge no Linux. Tens o browser, tens as extensões do mesmo e compras online as assinaturas que quiseres para tudo e mais um par de botas. O SO de origem será redundante. Até as impressoras serão driverless…

      1. Avatar de Tuaregue
        Tuaregue

        tb n era dificil, não fosse o edge baseado no chromium.

      2. Avatar de Theneus
        Theneus

        disse tudo..rs… impressora, cafeteria e tudo que é periferico… estava lendo agora pouco sobre o Ubuntu Linux que ao poucos esta entrando no mundo “Internet das Coisas” e MS esta junto com eles agora..rsrs.. to falandooo

  12. Avatar de supersilva
    supersilva

    Pra quem gosta do linux, abrange o uso dos aplicativos desenvolvidos pra quem utiliza windows e não impede de programar para linux. Eu acho muito bom.

  13. Avatar de jorge
    jorge

    A ms quer levar o linux a falencia.

    1. Avatar de Theneus
      Theneus

      nãio tem como.. pois Linux não é uma empresa só…é todo um ecosistema gigante…

  14. Avatar de Diogo
    Diogo

    Agora façam isso no M1 da Apple. Lolllol
    Antigamente os fan boys diziam apple é o melhor de 3 mundos para devolpers.. Linux Windows, Linux. É até era verdade. Mas agora, apple da vontade de rir.. Windows não Linux não… Só com virtualização.
    Windows 10 é top atualmente e ainda vai melhorar…

    1. Avatar de Theneus
      Theneus

      Windows 10X esta vindo ai… descaradamente usando Linux… ( não que seja ruim.. ta ai para usar mesmo..rs.rs..)

  15. Avatar de Jorge
    Jorge

    Dizem que o Android tem origem do linux, e o linux tem origem do unix, se analisarem bem existem muitas coisas originarias de outras, como dizem que o Facebook, seu funcionamento é muito idêntico a outros sistemas que ja existiram, tanta coisa por um sistema que quase ninguém utiliza e que é muito incompleto.

  16. Avatar de Jorge
    Jorge

    O linux esta perdido, teve de se aliar ao windows para viver, caso contrario falência, como aconteceu com a Superliga, se o linux fosse assim tam bom ja existiriam pcs nativos com linux caso que nao acontece, daí a ter que andar a reboque do windows, o linux nao vale um limão podre.

    1. Avatar de aquele
      aquele

      Claramente tens as ideias trocadas.

  17. Avatar de Nuno
    Nuno

    Poucas opiniões daqui são factos, a maioria sao opinioes e desejos nada mais. Só o que ainda segura o Windows são as apps que possam existir apenas para windows, SO vs SO o linux da 10-0 ao windows. Se muitos fabricantes fizessem soft como fazem para mac e windows, fizessem tb para linux, queria ver como seria…. ambos morriam rapido! Mac é seguro e robusto, mas caro, linux tem isso tambem, mas é free e requer bem menos recursos de hardware. Imaginem apenas ms office a produtos adobe para linux, como existe para mac, como seria?? mas alguem iria torrar dinheiro e chatices em windows?? só mesmo para alimentar algumas carteiras nada mais. Portanto comparem o que pode ser comparado em iguais circunstancias, SO nativo vs SO nativo. Acrescento, mesmo perante a actual realidade, quem quiser aprender apps alternativas, um linux hoje faz e muito bem o que a maioria dos utilizadores necessita, o resto sao opiniões e desejos.