Leilão do 5G: NOS considera alteração de regras inaceitável e ilegal

20 Comentários

O 5G é a nova tecnologia de comunicações que chega com um conjunto de características muito interessantes. Em Portugal, o 5G obrigou a mudanças na Televisão Digital Terrestre (TDT), mas o processo tem sido tudo menos pacífico.

Com o processo de leilão a decorrer, a ANACOM revelou esta quinta-feira que “decidiu iniciar um procedimento de alteração do respetivo regulamento”. A NOS considera que a alteração das regras é “absolutamente inaceitável e ilegal”.

Leilão do 5G: NOS considera alteração de regras inaceitável e ilegal


Leilão do 5G arrancou há dois meses…

Na passada quinta-feira, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) anunciou que pretende alterar as regras do leilão do 5G para acelerar o processo. A posição não caiu bem do lado das operadoras, e a NOS já veio considerar refutar tal posição.

Filipa Carvalho, administradora executiva da NOS, revelou à Lusa que…

A NOS entende que a alteração das regras do leilão é absolutamente inaceitável e ilegal.

Imagine o que seria se nos 90 minutos de um jogo de futebol um árbitro mudasse as regras e precipitasse o fim do jogo com um golo de ouro, é a mesma coisa, é algo absolutamente inconcebível

E não se diga, como o regulador pretende fazer passar, que as alterações são pouco importantes e procedimentais porque elas na verdade vão ao âmago do leilão, vão ao coração da estratégia dos licitantes

A administradora acusou a Autoridade das comunicações de estar a “tentar empurrar a responsabilidade pela duração do leilão, que já dura há 60 dias, para os operadores, vestindo uma capa de proteção do interesse do país”.

De relembrar que a atribuição das licenças 5G estava prevista até final do primeiro trimestre. No entanto, o leilão ainda continua.

Se o leilão principal, que arrancou há mais de dois meses (14 de janeiro), tivesse terminado na quinta-feira, o Estado teria tido um encaixe de mais de 359 milhões de euros (incluindo o montante da licitação dos entrantes de 84,3 milhões de euros), muito acima do valor indicativo de 237,9 milhões de euros

Partilhar:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ACS
    ACS

    O governo está desesperado por dinheiro por isso pede aos boys para aclararem este tipo de negócios. Enfim.

    1. Avatar de Possivel EX-cliente do Spotify
      Possivel EX-cliente do Spotify

      Olha lá, porque carga de água o “governo” estaria desesperado por dinheiro ( sem contar com a batelada de dinheiro que vai chegar da EU( a dita bazuca europeia) )? Da maneira que falas até parece que tens conhecimento de algum desfalque por parte de algum politico, e se sim porque não apresentaste queixa e provaste a corrupção? É que se esse é o caso és tão culpado como o corrupto !
      Caso contrario fecha a matraca e deixa de espalhar mentiras !

      1. Avatar de Test User
        Test User

        José Sócrates

      2. Avatar de Test User
        Test User

        Ao que parece imprensa têm de conhecimento de algum desfalque por parte de algum politico e algumas instituições judiciais

        -> O Ministério Público suspeita agora que Matos Fernandes e João Galamba tenham criado condições para favorecer as grandes empresas de energia do país na construção de uma central de hidrogénio verde em Sines, que vai contar com ajudas ilimitadas do Estado.
        https://www.rtp.pt/noticias/pais/sexta-as-9-dois-membros-do-governo-investigados-por-negocios-de-litio-e-hidrogenio_v1307772

        -> Julgamento de Tancos e antigo ministro da Defesa José Alberto Azeredo Lopes
        https://www.bing.com/newtabredir?url=https%3A%2F%2Fwww.publico.pt%2F2019%2F09%2F26%2Fsociedade%2Fnoticia%2Fexministro-altas-patentes-acusados-caso-tancos-1887705

        -> Francisca Van Dunem no caso Procurador Europeu
        https://www.dn.pt/politica/ministra-diz-ter-condicoes-para-continuar-e-critica-empolamento-do-caso-do-procurador-europeu–13206318.html

        etc

  2. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Mais uma polémica que envolve a Anacom e a sua incompetência!! NADA DE NOVO!!

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    interessante, ninguém fala das operadoras carnívoras …

    Sim. Aquelas que vos comem o dinheiro com maus serviços.

    Toca atacar a anacom e o governo lol O privado é que é fixe …

  4. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Os boys das operadoras a atacar a Anacom…nada de novo…

    1. Avatar de Possivel EX-cliente do Spotify
      Possivel EX-cliente do Spotify

      Em parte tens razão, mas mudar as regras ( dependendo das mudanças ) a meio do ” jogo” não tem grande jeito …

  5. Avatar de SSD
    SSD

    Pah, eu até queria que houvesse fosse alguma marca diferente a vencer para dar um abanão, principalmente nos 3 grandes mas o comportamento da ANACOM tem sido vergonhoso. Desde que levou com uma resposta nada simpatica das 3 marcas principais que parece um puto chateado. Desde expor algumas situações, que a mesma ANACOM que durante estes anos se esteve a marimbar e como reguladora tinha até o dever de intervir muito mais a agora mudar as regras a meio do jogo que de facto não faz sentido nenhum. Entre isso e ser a MEO a decidir onde chega a fibra porque ninguém no governo se lembra de atualizar o acordo que tem desde o tempo da PT é uma republica das bananas engraçada.

  6. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Estes julgavam que ia ser a bandalheira do costume como no passado, onde se encheram e continuam a encher com o péssimo serviço que prestam. Parabéns à ANACOM que não se deixou corromper.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Como a noticia nem a NOS explica o fundamento da reclamação o melhor é ficar calado e não dar palpites sobre o assunto.
    Mas fiquei curioso para saber que alteração de ultima hora é essa.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Aumento dos preços ou seja as operadoras pagam para entrar no leilão e lhes é dito o preço é X e depois a “meio do jogo” a Anacom aumenta os preços!! Não foi só a NOS a reclamar a Vodafone também já fala em incompetência desta entidade (Anacom).

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        “Nas já habituais seis rondas, as licitações atingiram os 276,819 milhões de euros, numa subida de 1,266 milhões face ao dia anterior. Ao todo, a soma de ambas as fases do leilão já num encaixe potencial que ultrapassa os 361 milhões de euros, superando largamente o preço de reserva fixado pela Anacom nos 237,9 milhões”
        fonte:
        https: //tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/artigos/leilao-5g-propostas-das-operadoras-registam-subida-de-1266-milhoes-de-euros-no-61o-dia

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          “Quanto ao preço de reserva, é possível verificar nesta faixa uma dinâmica de crescimento que leva a aumentos, no máximo, de 210%.” Da mesma fonte

      2. Avatar de Ilusion
        Ilusion

        Correto mas não é um leilão? Se sim impera a regra do “quem dá mais”. As condições impostas e que tem vindo a ser alteradas e nesse sentido resta saber para que lado: População, um especifico lobby ou Operadoras?!

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Quem ganha nisto é o estado pois encaixou 361 milhões de euros ontem!!

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    O “status quo” deste bando de parasitas mantém-se sempre na mesma.Seja a ANACOM,como outras entidades públicas nunca querem andar para a frente.Nunca,nunca,nunca.Por isso é que Portugal é um país tão atrasado e tacanho a nível mental.Infelizmente é a mais pura verdade e até me revolta dizer isto.

  9. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Deveriam é só ter aberto o 5G a novos operadores, e deixavam os actuais a prestar o mau serviço do costume com as tecnologias anteriores, e depois quando os novos estivessem bem estabelecidos e a cobrir o país todo, não renovavam as licenças dos das outras tecnologias e cancelavam-nas explicitamente, e víamo-nos livres dos abéculas que querem sugar os clientes por falta de concorrência a sério.

    1. Avatar de Possivel EX-cliente do Spotify
      Possivel EX-cliente do Spotify

      E tu achas mesmo que qualquer “novo investidor” tem as infraestruturas para fazer seja o que for no próximos 10 anos? Pela tua ordem de ideias Portugal passaria a ter 5g em 2030… com muita sorte

  10. Avatar de Peter Mike
    Peter Mike

    E os portugueses consideram ilegal e inaceitável o comportamento da NOS…