Portugal: 5,6 milhões de casas têm Internet de alta velocidade

23 Comentários

É verdade que a fibra ainda não chega a todo o lado e isso percebeu-se bastante com as necessidades impostas por este confinamento. No entanto, o número de casas com Internet de alta velocidade tem vindo a crescer.

Conheça as percentagens de cobertura para todas as regiões do país.

Portugal: 5,6 milhões de casas têm Internet de alta velocidade



De acordo com a ANACOM, no final de 2020, pelo menos 5,6 milhões de alojamentos estavam cablados com uma rede de Internet de alta velocidade, mais 4,9% do que no final do ano anterior.

O número de casas com rede de alta velocidade está a crescer. O crescimento verificado é superior ao registado há um ano (4,4%). A cobertura das redes de alta velocidade foi de 88,5%, mais 4,1 pontos percentuais comparativamente ao final de 2019.

Portugal: 5,6 milhões de casas têm Internet de alta velocidade

Em que zonas há mais cobertura de Internet de alta velocidade?

A cobertura em Lisboa e nos Açores de Internet de alta velocidade foi superior à média. De realçar o crescimento do número de alojamentos cablados verificado no Centro (+8,8%), Madeira (+8,5%), Algarve (+7,8%) e Alentejo (+5,3%), regiões onde a cobertura de redes de alta velocidade se aproximou da média nacional, reforçando-se assim a coesão territorial.

O número de alojamentos cablados com fibra ótica ascendeu a cerca de 5,4 milhões, mais 9,1% do que no ano anterior (tinha crescido 6,7% em 2019), tendo atingido uma cobertura de 85,6%.

O número de alojamentos cablados com acessos de alta velocidade suportados em redes de televisão por cabo aumentou 0,1% face ao ano anterior, totalizando 3,8 milhões. A cobertura deste tipo de redes era de 59,4%.

Portugal: 5,6 milhões de casas têm Internet de alta velocidade

No final de 2020, cerca de 73,6% das famílias dispunham de subscrições de serviços de alta velocidade em local fixo. Nas regiões de Lisboa (90,3%), Açores (83%) e Madeira (81,9%) registaram-se penetrações acima da média. Nas regiões do Algarve (70,7%), Norte (70,3%), Centro (62,6%) e Alentejo (52,7%), em que a penetração destes serviços é mais baixa, os valores aproximaram-se da média nacional.

No final de 2020, o número de clientes residenciais de serviços de alta velocidade em local fixo atingiu os 3 milhões, mais 9,3% do que no mesmo período do ano anterior. Pelo menos 8 em cada dez novos clientes de redes de alta velocidade contrataram um serviço suportado em redes de fibra ótica (FTTH).

Obter Relatório

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JS
    JS

    Vou voltar cá daqui a umas horas para ver os comentários de todos aqueles que estão revoltados por ainda terem ADSL.

    1. Avatar de rui
      rui

      como isto é em % de população a maior % desses também tem um Rt do covid mais baixo também. até quase que se pode relacionar a propagação com com a cobertura de fibra 😀

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      agora imagina aqueles que nem telefone têm, quanto mais adsl.

    3. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Natural, querias o quê? No tempo da ADSL já de 24Mb já tive adsl abaixo de 1Mb, tive de reclamar e consegui linha nova ligada a nova central…….
      No pais que já deva ter boa Internet em território todo, já que é pequeno comparado com outros pais, já se devia estar bem mesmo em zonas ruais…..

      1. Avatar de JS
        JS

        Felizmente na altura que tive ADSL estava colado à central e tinha velocidades na ordem dos 22-23Mbps, isto voltando 6/7 atrás no tempo. No entanto compreendo que em 2021 este problema já deveria estar claramente ultrapassado, seja por ligação ADSL ou BLM … Mas eh pá, é normal não haver este tipo de infraestrutura em zonas rurais que não tragam às empresas mais valias, ou eles estão lá a trabalhar de graça ?
        Eventualmente haveremos de chegar a um nível muito próximo de 100% de casas fibradas.

  2. Avatar de O REVOLTADO
    O REVOLTADO

    ESTOU A VER A COISA POR OUTRO PRISMA……..5.6 MILHOES DE CASAS………SOMOS 10(,ETC) MILHOES DE HABITANTES….SÓ MINHA VIVEMOS 4….COM UMA MÉDIA DE 2 PESSOAS POR CASA EM PORTUGAL…EXPLIQUEM-ME ESTAS CONTAS……SFF (AFINAL NAO HA CRISE….DEVE TER SIDO A BASUCA QUE A DIVIDIR POR TODOS NOS DAVA 4.5000.000 POR HABITANTE +- )

    …OBRIGADO….E BOA TARDE

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 ele nao esperam que as pessoas facam contas!

      1. Avatar de Dk
        Dk

        Estou a menos de 30km de Lisboa e fibra nem vê-la….
        Estima-se que haja 5,859 milhões de casas em Portugal, dos quais 0.75 milhões estima-se que estão vazias. E estes gajos dizem que chegam a 5.5 milhões de casas, quando de Norte a Sul do País, se não estás numa grande cidade, ou pelo menos “média” cidade, a probabilidade de teres fibra é quase nenhuma…
        Números completamente irrealistas e falsos.
        Enfim. Falsa propaganda….
        Devem de fazer contas de somar, a quantas casas as operadoras chegam… Vodafone, 1.5 milhões, NOS, 1.5 milhões, MEO 2 milhões…. E apesar de as casas que chegam todos, são exactamente as mesmas, somam e dão os 5 milhões, só pode, porque não vejo outra hipótese de estes números estarem sequer perto da realidade.

  3. Avatar de Berto
    Berto

    ADSL??? nem isso tenho, tenho 3G limitado a 1,5MB #STARLINK

  4. Avatar de Dani
    Dani

    Se não fosse a dstelecom, aqui no Alentejo tínhamos uma cobertura muito miserável e mesmo assim não chega em todo o lado, principalmente nas zonas remotas.

  5. Avatar de Dani
    Dani

    Se não fosse a dstelecom, aqui no Alentejo tínhamos uma cobertura muito miserável e mesmo assim não chega em todo o lado, principalmente nas zonas remotas.

  6. Avatar de Há Cada Gajo
    Há Cada Gajo

    O que é que para a ANACOM é “Alta Velocidade” ?

    1. Avatar de Infinity
      Infinity

      A que vai pelos postes mais altos

  7. Avatar de ISP do estado é a soluçao
    ISP do estado é a soluçao

    Próximo passo é acabar com este cartel preços, todos iguais.
    Xulos

    1. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      Eu só posso escolher uma operadora, as outras não estão interessadas. Vivo no centro do Porto à minha volta existe disponível todas as operadoras mas o meu prédio é o mais recente e dos mais altos da cidade do Porto com mais habitações. Porque será?

  8. Avatar de Victor
    Victor

    Enganador, contabilizem os condomínios como uma só casa e vão ver os número a baixar drasticamente

  9. Avatar de JM
    JM

    Gostava de ver era o acesso e tipo de acesso mas por freguesias!

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Estes Srs. da ANACON têm de começar a por mais tabaco no que fumam, saiam dos gabinetes e vão para o país real.

  11. Avatar de CarlosC
    CarlosC

    Deixo um exemplo: vila no Alentejo com cerca 2000 habitantes, Altice é o único operador (ou a NOS em satélite para TV). Já existe fibra na junta de freguesia e no Crédito Agrícola. Inclusive no ano passado ao colocar a morada no validador de cobertura já aparecia como zona de fibra. Caso esteja interessado colocam-me fibra (apenas para Internet) mas terei de pagar a fibra desde a central até minha casa (cerca de 200 mts) e um tarifário empresarial – serão cerca de 100 € por mês. Porque é que se hão-de ralar? O pacote M3 (150 canais 500/100) em fibra custa 29,99 (36,99 após o 6º mês), o pacote ADSL (150 canais 24/1) custa… 29,99 (34,99 após o 6º mês) – face a isto qual o incentivo da Altice em colocar fibra? A única solução seria a ANACOM forçar o operador a ter um preço para o ADSL que tornasse atractivo para o operador fazer a passagem para fibra – por exemplo ponham o ADSL a 5€ por mês e na semana seguinte era ver a fibra a ser instalada…
    Sem este “incentivo” os operadores ficam como estão.

  12. Avatar de ahramis
    ahramis

    Enfim, a Anacom no seu melhor… Casa de aldeia, perdida numa montanha da Beira Baixa. Fibra? Miragem… Solução, internet por GSM 4G da Vodafone, com linha de vista a 14Km de distância na A23 e com velocidades até 45Mbps, nada mau, mesmo assim… A 3 ou 4 Km há torres da NOS e MEO cujas velcidades em 4G raramente ultrapassam os 4 ou 5 Mbps… É o que há…

  13. Avatar de informado
    informado

    se baixassem os preços em vez de subir. Com 25 megas já me servia bem mas tenho de ter 100 pq é o mais baixo dizem eles a cobrar . a ANACOM é sempre a mesma coisa . Não faz nada de jeito

  14. Avatar de Pai Natal
    Pai Natal

    Eu tinha ADSL 1 MB, depois de meses a reclamar lá me puseram 4G, mas fibra nem por um canudo.