Internet lenta para os alunos que atinjam os 12GB (“utilização livre”)

68 Comentários

Por causa da pandemia, o Governo disponibilizou aos alunos carenciados computadores e internet (através de um hotspot). O Estado paga cinco euros pela mensalidade de Internet de cada aluno, sendo que esta tem um plafond de 12GB da dados. Não existe nenhuma limitação no acesso aos conteúdos!

Caso o aluno atinja os 12GB da dados, o acesso à internet fica mais lento, passando para os 2Mbps.


Velocidade da internet baixa para 2Mbps quando ultrapassado o limite

Alunos com Internet disponibilizada pelo Estado, terão “tráfego ilimitado”, mas velocidade pode ser reduzida. De acordo com o Publico, caso sejam ultrapassados os 12 GB dados por mês, a velocidade baixa para os 2 Mbps.

O esclarecimento foi feito por Tiago Brandão Rodrigues, que veio informar sobre as características do serviço contratado para os hotspots de internet que estão a ser facultados aos alunos. Os contratos com as operadoras contemplam todo o ano letivo.

De referir, no entanto, que não existe qualquer tipo de restrição de acesso, sendo a internet de “utilização livre”. De relembrar que o secretário de Estado para a Transição Digital tinha referido que estava previsto uma “seleção” dos serviços disponíveis.

Na entrevista publicada na segunda-feira no Eco, André Aragão Azevedo afirmou que os operadores de telecomunicações a quem o Estado contratou os serviços de conectividade teriam a oportunidade de fazer “alguma seleção do tipo de serviços” disponíveis, de forma a garantir que o consumo de dados apenas seria elegível quando usado em “contexto educativo”, excluindo-se assim outro tipo de utilizações, tais como, por exemplo, os jogos, o YouTube ou o Tik Tok. A NOS contrariou de imediato a informação do André Aragão Azevedo.

Essa foi, de facto, uma possibilidade que chegou a estar prevista no conceito da Escola Digital. No entanto, a Anacom terá indicado que tal violaria o princípio da neutralidade da internet, que prevê que os operadores tratem “de forma igual todo o tráfego”, estando impedidos de “bloquear ou abrandar conteúdos, aplicações ou serviços”.

DE referir também que cada operadora ficou responsável por garantir 33 mil acessos em banda larga móvel, com contratos no valor de 2,463 milhões de euros, para routers e conectividade, de acordo com os contratos publicados no Portal Base.

 

Leia também…

Alunos estão a esgotar limite de internet e rede fica mais lenta (mesmo em aulas)

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    “Essa foi, de facto, uma possibilidade que chegou a estar prevista no conceito da Escola Digital. No entanto, a Anacom terá indicado que tal violaria o princípio da neutralidade da internet, que prevê que os operadores tratem “de forma igual todo o tráfego”, estando impedidos de “bloquear ou abrandar conteúdos, aplicações ou serviços”.”

    Se esta regra não se pode aplicar ao tráfego de internet oferecida aos alunos no âmbito da escola digital, já poderá ser aplicada no âmbito do estado de emergência?

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      A neutralidade da internet é para consumidores, não é para serviços publicos de “emergencia”.
      É só falta de vontade de suportar os custos das alterações necessárias para isso.

    2. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      O estado de emergência permite suspender a constituição e leis, logo se o parlamento assim entendesse poderia dar ao governo o poder para durante o estado de emergência suspender a “neutralidade da internet”, sendo uma situação excepcional creio que nem a EU teria o poder de bloquear tal medida.

    3. Avatar de ruben
      ruben

      net neutrality é isso mesmo, pode ser aplicada desde que de forma transversal, nunca apenas para um ou alguns tipos de tráfego.

  2. Avatar de asdasd
    asdasd

    12gb?
    só 1 semana de video chamadas e ja se foram os 12gb

    1. Avatar de Raven
      Raven

      Totalmente… Qualquer aula no Teams (ou Zoom ou outra) gasta imenso tráfego… O meu filho está em ensino à distância e tem gasto uma média de 6 a 8 gb diários!

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Coloca um controlo parental e vais perceber a barbaridade que estás a dizer.

        1. Avatar de nuno
          nuno

          basta instalares um programa que controle o trafego e te diga quanto gastou cada app, não é uma barbaridade assim tao grande nao diria que gaste 6 8 gb mas uma videos chamada com 20 pessoas com camaras durante 5 horas gasta muito bem 4/5GB sem problemas

          1. Avatar de laura alves
            laura alves

            Nuno… obviamente que sim… até já os há gratuitos na net… mas, em Portugal, não se planeia nada..porque quem o devia fazer…é incompetente

          2. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Porque achas que o numero de pessoas influencia o trafego gerado? Se ao menos o trafego viesse de servidores e dependesse da qualidade de video, só tem influencia no caso der ser one on one vs group, em grupo podem ser 5 ou 1000, o tráfego é igual e estamos a falar de 400 MB por hora em 480p.

        2. Avatar de Raven
          Raven

          Sim, consome algum conteúdo multimédia além do que usa nas aulas, mas se queres ter alguma noção,vai a um tablet ou tlm android e vê os consumos que te faz uma APP deste género no WiFi. Verifica e depois fala de barbaridades!

    2. Avatar de POO
      POO

      Tal & Qual! 🙁

    3. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      Então vamos ver
      12GB = 12GBytes = 96Gb(12*8) = 96000Mb

      As conferencias de Zoom gastam entre 0.6Mb e 3Mb.
      Ver link em baixo.
      Fazendo uma média de 1.5Mb
      Dá 64000 (96000/1.5) segundo = 1066 minutos 17 horas
      O que confirma o que estão a dizer.

      No entanto ficam com 2Mbps para sempre, o que é suficiente para fazer Zoom em “high-quality video”.

      https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/201362023-System-requirements-for-Windows-macOS-and-Linux#:~:text=Bandwidth%20requirements,-The%20bandwidth%20used&text=For%201%3A1%20video%20calling,3.0Mbps%20(up%2Fdown)

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Tens de me explicar essa de transformar 12GB em 96GB gostava de aprender essa tecnica

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Está apenas a transformar Gigabyte em gigabit

        2. Avatar de ao menos tentei
          ao menos tentei

          *96Gb(its) e não 96GB(ytes)…. 1 Byte == 8bits. logo 12GB == 96Gb. O tráfego é uma medida temporal que avalia o numero de bits transmitido/recebido por cada segundo, ou bps (bits per second). Bytes normalmente usam-se para calcular volume de tráfego. Um caso prático, se durante um oitenta segundos, fizeres um download a 1Mbps significa que transferiste 80Mb que equivale a (simplificando muito a coisa) 10 MB . espero ter ajudado ( e não complicado)

        3. Avatar de Tx2
          Tx2

          não é muito difícil perceber, ele transformou em 96Gb(Gigabits) que é diferente de 96GB(GigaBytes), Byte é um conjunto de 8 bits dai ele ter multiplicado por 8

        4. Avatar de Joao
          Joao

          Tu é que não sabes a diferença ente bits e bytes.
          lol

      2. Avatar de julio
        julio

        12GB = 12GBytes = 96Gb(12*8) = 96000Mb

        peter diz me onde tu compras a tua drogra porque essa parece ser da boa

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          12GB são 98304Mb. Usando conversão base 2. Mas hoje em dia certos OS usam base 10 em que 1GB 1000MB em vez de 1024.

        2. Avatar de honorato
          honorato

          essa conta faz se quando e para perceber a quanto estou a baixar um arquivo
          Exemplo a minha internet e de 200 mbps mas que saber a quanto estou a baixar
          a conta e assim 200/8 da 25 ou seja estou a baixar as 25 mb. agora se fizer 25×8=200 sei que estou a baixar a 200 mB a minha velocidade contratada.
          12 GB o governo deve andar a fumar daquilo que faz rir

        3. Avatar de ruben
          ruben

          É melhor largares a droga, lá isso é!
          GB(GigaByte) é diferente de Gb(GigaBit), se soubesses tinhas percebido!

  3. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Ilimitada é a palhaçada de gestão. Com o dinheiro dos outros tudo é possível, até brincar com ele.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Dar internet aos miudos para que eles possam ter aulas e aprender e não corram o risco de apanhar o virus é brincar com ele ?

  4. Avatar de Infinity
    Infinity

    A velocidade passa para 2mbps, e antes de atingir o limite é quanto? 10mbps? Alem que os 12Gb vao ao ar num ápice…

  5. Avatar de A.
    A.

    Provavelmente, embora a actual lei de poderes reforçados acho que não contempla (nada que não possa ser alterado)…
    No entanto o Governo têm na sua mão uma opção melhor, forçar as operadoras a acabar com as limitações quer por meio da Anacom ou por legislação avulsa não relacionada com o estado de emergência, porque haveremos sempre de nivelar neste País por baixo ?
    Só porque dá jeito as operadoras de comunicações ? e o povo adere é só ver como os pacotes com 4 ou até mesmo 6 serviços são os mais comercializados!

  6. Avatar de Dr.Dre
    Dr.Dre

    Os próprios equipamentos é que deviam ter restrições em termos de conteúdos que pudessem ser acedidos (YouTubes e afins), caso contrário os miúdos gastam tudo logo no 1º dia. Para as aulas já não vão servir 2 MB/s…

      1. Avatar de Bernardo
        Bernardo

        Limita a velocidade do teu router para 2MB/s e tenta fazer uma chamada com 20 pessoas e dps logo falamos, tu a mandares esse link paraces o vendedor de um stand a enviar os consumos de um carro que só faz aqueles consumos no papel

      2. Avatar de Rui Girão
        Rui Girão

        o artigo fala em megabits e não megabytes, se fosse os 16mbits como falas sim seria aceitavel para video chamada, mas 2 mbits nem por isso…

    1. Avatar de Rui Girão
      Rui Girão

      Não podes restringir assim as coisas, quando andei no secundario numa escola profissional uma vez perguntei ao professor responsavel por gerir a rede porque é que conteudos pronograficos e de jogos não eram bloqueados e ele respondeu que não podia limitar as possibilidades dos alunos, que nunca sabe que projeto alguem pode estar a desemvolver que implique ir a sites desse genero, ja onde trabalho bloqueamos, mas facebooks e youtube não porque a empressa necessita e usa esses serviços para fins de markting.

      Para alem disso o youtube pode muito bem ser uma plantaforma de ensino, cheguei a ver muito video do youtube apresentados por professores para exemplificar coisas.

  7. Avatar de joão andrade
    joão andrade

    Sinceramente esta questão dos computadores a alunos está a ser muito mal gerida e seria uma boa oportunidade para dar uma lição aos maus alunos que não querem saber da escola.

    Os computadores e internet deveriam ser fornecidos a alunos carenciados mas que tivessem tido bom comportamento, demonstrando interesse em transformar a sua vida, aproveitando o elevador social da escola. Seria uma mensagem sub-reptícia pedagógica aos outros alunos “malandros”.

    1. Avatar de Paulop Baptista
      Paulop Baptista

      Tudo o que seguir o princípio da recompensa do mérito, não devia sequer levantar dúvidas. E por mérito não me refiro apenas aos resultados mas, e sobretudo, às atitudes. Um aluno em contexto de carência, não tem de ser um pobre coitado. Pobreza económica é uma coisa, pobreza de educação e espírito é outra.

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Problema disso é que não podes diferenciar tipos de ensino por diferentes alunos, iria contra as normas do proprio sistema educativo e da democracia.
      Senão a seguir diferencias os gordos, os judeus, os baixos, os vegan, cada um com o seu tipo de ensino.

      1. Avatar de Gboya
        Gboya

        É verdade! Mas pelo menos no meu tempo o método de ensino era com base em memorizar (não sei se ainda é assim)
        Os que tem boa memoria estavam sempre safos os que por sinal até eram mais inteligentes mas tinham mais dificuldade em memorizar a matéria estavam sempre mais prejudicados!
        Depois claro, também existem os mais interessados e os menos interessados..
        Afinal o ensino é igual para todos mas todos são diferentes. Talvez não seja o mais correto estarem todos dentro do mesmo saco!

        1. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Isso nada tem a ver com o caso, isso cabe ao professor ajustar a dar mais atenção aos que têm mais dificuldades.
          O quantidade de estudo vai das caracteristicas de cada um, eu nunca estudei na vida e formei-me em engenheria informatica com 23 anos, fui às borgas todas e faltei às teoricas todas, outros matavam-se a estudar, iam às aulas todas, tinham explicações e levaram 7 anos para concluir o curso, outros ainda lá andam passados 20 anos a fazer AM I e AM II, são coisas da vida.

    3. Avatar de Bernardo
      Bernardo

      Sabes que isso quando falamos de escola ate ao 9º anos isso não resulta que ha sempre aquele ditado os melhores alunos do 1º ao 9º ano vai dar asneira

  8. Avatar de José Silva
    José Silva

    Chama-se “Política de Utilização Responsável” e aplica-se a todos. Ou não vivemos em democracia? Eu tenho internet, que pago (ninguém me oferece nada) e se ultrapassar o limite “razoável” definido pela operadora, também tenho a velocidade reduzida. Qual é a novidade?

  9. Avatar de hugo Correia
    hugo Correia

    se é para a internet não colapsar, acho bem….
    Mas os deputados e similares da Assembleia da Republica, deveriam de ficar limitados a 56 Kbps!!!!

  10. Avatar de PT
    PT

    Uma vergonha! Hoje em dia qualquer jogo sao quase 60gb. Nem consigo sacar o hitman 3 com isso, é para isto que servem os impostos??

    1. Avatar de Dr.Dre
      Dr.Dre

      Troll!!! Hehehe…

    2. Avatar de N. Mendes
      N. Mendes

      Exacto. E o ping no CSGO? Ninguém fala disso? Uma vergonha é o que é

  11. Avatar de Daniel
    Daniel

    Bullshit. As operadoras fazem o que querem, outra das tarefas é papar o máximo do Estado e assim vai continuar, enquanto houver pacotes de serviço especiais para determinadas pessoas, inclusive Jornalistas. Tudo será branqueado em nome de uma imagem bonita dos operadores que chulam as pessoas até mais não.

  12. Avatar de Berto
    Berto

    Tomara eu em minha casa ter 2 Mbps em casa 🙂 na minha terra tenho só 3G e a 1 Mbps nos melhores dias, as aulas são todas pixelizadas.

    1. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      O ideal é ter 4Mb/s para poder fazer tudo

      —-

      Bandwidth requirements
      The bandwidth used by Zoom will be optimized for the best experience based on the participant‘s’ network. It will automatically adjust for 3G, WiFi, or wired environments.

      Recommended bandwidth for meetings and webinar panelists:

      For 1:1 video calling:
      For high-quality video: 600kbps (up/down)
      For 720p HD video: 1.2Mbps (up/down)
      For 1080p HD video: 3.8Mbps/3.0Mbps (up/down)
      For group video calling:
      For high-quality video: 1.0 Mbps/600kbps (up/down)
      For 720p HD video: 2.6Mbps/1.8Mbps (up/down)
      For 1080p HD video: 3.8Mbps/3.0Mbps (up/down)
      For gallery view receiving: 2.0Mbps (25 views), 4.0Mbps (49 views)
      For screen sharing only (no video thumbnail): 50-75kbps
      For screen sharing with video thumbnail: 50-150kbps
      For audio VoiP: 60-80kbps
      For Zoom Phone: 60-100kbps
      Recommended bandwidth for webinar attendees:

      For 1:1 video calling: 600kbps (down) for high-quality video and 1.2Mbps (down) for HD video
      For screen sharing only (no video thumbnail): 50-75kbps (down)
      For screen sharing with video thumbnail: 50-150kbps (down)
      For audio VoiP: 60-80kbps (down)

    2. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      Isto sim é um problema.
      E não tem a ver com a pandemia, tem a ver com anunciarem tudo e mais alguma coisa, e partes do pais ter uma ligação vergonhosa à internet.

      Acho que os nosso governantes tiraram todos cursos de marketing (nada contra quem tem este curso) … interessa-lhes mais a imagem que a realidade.

    3. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Então onde vives pornografia só mesmo por jpg, isso caso não tenhas drops.

  13. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    2Mbps ?? 2Mbps ?? Ui,isso nem dá para abrir convenientemente uma página do YouTube.Coitado de quem mais precisa,desses é quem tenho mais pena. 😐

  14. Avatar de Marco
    Marco

    Posha na minha altura no programa do @escola tínhamos o tarifário que tinhamos e quando esgotassemos o plafond ou ficamos mesmo sem net ou ficávamos com velocidades reduzidas a 128kb por tanto hoje em dia 2 mbs não é nada mau.

  15. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    Se é para maioritariamente fazerem Video Conferencias, penso que deviam ter negociado para 4Mbps sem limites.
    Era preferível.

    1. Avatar de LSousa
      LSousa

      Ora ai está…

  16. Avatar de laura alves
    laura alves

    Há várias questões que se levantam, desde a ligeireza (impunidade..) com que os operadores de net se movimentam em Portugal, até uma sociedade mal preparada em termos de infraestruras digitais que, de repente, foi necessário mais largura de banda, que, normalmente, sobretudo no interior, não existe.

    Num estado de emergência, a largura de banda alocada aos alunos, neste contexto legal e de restrições físicas, deve ser alocada só, e exclusivamente às aulas on-line.

    A questão de fundo é que, quem planeia, ou devia planear, é, por natureza, incompetente, porque é nomeado apenas por critérios políticos…donde, ninguém pensou nisso…

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Claro, porque é mais importante os alunos terem aulas online do que o PIB do país, devia pedir para a minha empresa priscindir da largura de banda e oferecer aos alunos que vão contribuir para o PIB e para pagar impostos..
      Get real Laura, por mim os alunos chumbavam estes 2 anos que passaram, todos sem excepção. Nem 1% vai ter aprendido nada neste periodo e depois vão facilitar nos exames para não ficarmos na cauda da europa novamente. Depois chegam ao meu gabinete para uma entrevista e eu mando-os ganhar experiência, aprender alguma coisa e voltar em 10 anos..

      1. Avatar de scp
        scp

        És como o JJ, têm de nascer 10 vezes para trabalharem na tua empresa. Bem dito!

        1. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Só têm de nascer uma vez, precisam é de ter competencia.
          Para quem recruta on a daily basis há 20 anos verifica o decrescimo acentuado que tem existido ao longo dos anos no que diz respeito a competência a vontade de trabalhar.

  17. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Só para os alunos das escolas? Já antes do confinamento que passei a ter uma Internet com velocidades ranhosas… Impossível fazer seja o que for, sem ser roubado por operadoras como a NOS!
    Logo vou ter aula ‘online’. Gostaria de saber quem pode ser responsabilizado no caso de eu perder grande parte da matéria.

  18. Avatar de Pirata das Cavernas ( Oficial )
    Pirata das Cavernas ( Oficial )

    quem paga estas coisas somos nós 8 contribuintes), por isso por mim podem colocar o pornhub com trafego ilimitado no tarifário e bloquear tudo o que é redes sociais …

    1. Avatar de Paulop Baptista
      Paulop Baptista

      Essa dos “nós” contribuintes já é do tempo da pedra lascada. Os “contribuintes” pagam tudo, excepto os que não contribuem. E acho bem que não contribuam mas não podem ser incluídos no “nós contribuintes”. E são muitos. Sabe quantos trabalhadores existem em Portugal, por conta de outrem, que apenas atingem um vencimento mensal (686€) sem retenção de IRS? 756 mil! São 21% do total. Portanto, se excluirmos esses 23%, sim, “os outros” 73% pagam.

      1. Avatar de PPP
        PPP

        ja pensas-te que a carga de impostos é tão elevada que há empresas que não conseguem subir ordenados?

      2. Avatar de João Santos
        João Santos

        @Paulop Baptista, significa que quem ganha os 686€ mensais são os parasitas que andam a custa de quem ganha balurdios que as vezes nem competência para o que ganham tem

  19. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Lá vai os Windows updates mamar todo o tráfego…

  20. Avatar de El Observador
    El Observador

    só eu é que reparei que o miúdo da foto está no teams, no windows 7, tem muitos grupos de trabalho mas acima de tudo, tem o Minecraft aberto? xD

  21. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Já parece aquela publicidade que a MEO faz sobre o 5G….. “velocidade máxima durante X mês….” Que ridículo quando se fala de 5G! Parece que ainda não saíram do ano 2000…

  22. Avatar de Vidal
    Vidal

    A 56kbps, isso ainda era muito, porque o Zé Povinho que é pobre fica com ela reduzida a 12kbps no máximo, eu tenho BLM é assim que fica ao atingir o limite estabelecido, embora eles queiram meter areia nos olhos dizendo que baixam para 125kbps, mas na prática fica a 12 no máximo, essa é a realidade.

  23. Avatar de Abreu
    Abreu

    Se eles prometem x velocidade tem que cumprir com o estabelecido, eles já deviam prever estas situações, ou andam a vender banha de cobra ao povo?

  24. Avatar de João
    João

    “de forma igual todo o tráfego”, estando impedidos de “bloquear ou abrandar conteúdos, aplicações ou serviços”

    Isto não faz sentido. Não estamos a falar de um produto comercial. Estamos a falar de uma ligação para aulas, gratuita para os utilizadores. Além de que quem paga tem direito a bloquear o que bem lhe entender.
    O mesmo é feito por empresas onde bloqueiam o acesso nas suas redes a determinadas páginas e nunca ninguém se pronunciou sobre isso. O ministério podia (e devia) ter colocado nas condições do contrato os tipos de acesso possíveis. Não é bloquear a internet a ninguém. É disponibilizar um serviço que permita aulas online a quem não tem condições de o ter. O estado não pode, nem deve, oferecer internet a ninguém. No atual contexto apenas deveria facultar serviços que permitam o acompanhamento escolar.
    É como um banco alimentar. Só tem os bens essenciais. Não tem lagosta, sushi, risotto de trufas…

    Só desculpas. Deviam estar bloqueadas e pronto, mas a culpa é, acima de tudo, do Ministério da Educação que mais uma vez não planeia nada.
    Melhor mesmo era os alunos usarem uma plataforma própria do ministério da educação e não o google meet gratuito. Mas nem os professores têm, quanto mais os alunos. Em vez de ser ligarem à “internet”, apenas se podiam ligar aos servidores do ministério directamente. Assim não havia mama para ninguém. Querem navegar à vontade, paguem. Se por alguma razão estão a ser apoiados pelo estado, cumpram as regras. As ligações disponibilizadas são para aulas. Mas claro, falta sempre o “senão” que nunca há.

    Pior é que agora a pandemia serve também de desculpa para as operadoras. Já antes trabalhavam mal, agora pior. Mas cobram o mesmo ou mais. E a ANACOM que diz a isto?

  25. Avatar de ruben
    ruben

    A solução passava por diferenciar de que plafond seria descontado o tráfego de aplicações chat.
    Se fosse zoom, skype e afins, seria ilimitado, se fosse outro tipo de tráfego gastaria dos 12GB.
    Assim que esgotasse os 12GB do plafond geral, faria então a tal redução de velocidade, transversal a todos os plafonds por imposição do net neutrality.
    Dessa forma não seria posta em causa a quantidade de dados gastos em video-conferencias de escola.

  26. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Façam como eu… Não paguem a fatura de fevereiro.
    Os operadores não gostam de dar prejuízo com a sua Internet merdosa? Então vamos retribuir com a mesma moeda.
    Se não entrar dinheiro nos cofres dos operadores, eles vão finalmente ver que o serviço tem uma série de prejuízos, e aí pode ser que acordem e passem a melhorar a qualidade das ligações.

    (Espero que a fraca Internet que eu tenho permita o envio deste comentário)