Netscape Navigator 9.0.0.5

22 Comentários

A americana AOL lançou a mais recente versão do conhecido browser Netscape Navigator – Velocidade, Flexibilidade, Interface limpo e mais seguro que qualquer outro navegador até hoje lançado.


É assim que a AOL define o seu navegador. Baseado no Firefox, o Netscape apresenta uma estrutura muito similar mas num nível superior de acessibilidade só possível usando o melhor do Firefox, como os separadores, menus de contexto e barras de menu. Provavelmente a superioridade advém das opções escolhidas para o motor do browser, o Netscape corre em dois potentes motores, “Mozilla Foundation’s Gecko engine” que é usado no Firefox e que foi usado em versões antigas do Netscape e o famoso motor do Microsoft Internet Explorer.

Logo desta conjugação poderão ver as potencialidades que a navegação todo-o-terreno vos proporcionará.

Tendo em conta que o Navigator 9 é baseado nas mais recentes tecnologias da Mozilla podemos perceber algumas capacidades que esta versão adopta, ao contrario das versões anteriores do Netscape Navigator.

Seguindo uma linha limpa como referi anteriormente, o Navigator perdeu o seu cliente de e-mail embutido desde a primeira versão e também ferramentas como o “newsgroup reader” e o “HTML composer”.

Perdeu umas mas ganhou muitas mais, únicas do Netscape Navigator 9:
Aspecto refrescado. O tema do Netscape Navigator 9 dá mais espaço de visualização, mais claridade para navegar.

Corrector de URL. Navigator 9 automaticamente corrigirá as URLs mais comuns e aprenderá quais as que o utilizador mais visita. Por exemplo se inadvertidamente escrever googlecom, ele interpretará google.com. São 30 tipos diferentes de possíveis erros que este browser lhe perguntará para confirmar e para guardar como experiência de futuro.

Restart Netcape. Uma função que dá jeito reiniciar o browser sem perder as tabs que continuarão abertas.

Área de texto ajustável. Arraste com o botão direito os cantos do texto para cima do browser aumentando, se necessário, o espaço de leitura.

Separador de histórico. Pode agora ter um histórico de aberturas por separadores, como se fossem páginas nem todo, mas identificadas em separadores, podendo ser repostas como antes de as fechar.

Além destas alterações, muitas outras estão também presentes no novo Netscape Navigator 9, um browser certamente a ter em conta entre a luta instalada na aldeia global.

Nota pessoal: Gostei bastante do browser, rápido, leve e com muito bom aspecto. Está aqui uma excelente opção ao Firefox… talvez até melhor. Experimentem e digam de vossa justiça. Aguardo as vossas opiniões.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [win]: Netscape Navigator 9.0.0.5 [5.760MB]
Download [linux]: Netscape Navigator 9.0.0.5 [9.05MB]
Download [mac]: Netscape Navigator 9.0.0.5 [16.89MB]
Homepage: Netscape

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando
    Fernando

    Ok, por aqui é o navegador padrão, muito bom mesmo !!!

    mais leve que o firefox, consome menos processamento e memória

    pena que não tenha tradução para o português

  2. Avatar de Fernando
    Fernando

    Lol, para os que se perguntam, é outro Fernando,

    Bem, isso de consumir menos memória não é bem assim, já fiz montes de testes, e a minha conclusão é que é praticamente igual, aliás, o próprio netscape é uma cópia do firefox, com algumas modificações, e com menos extensões.

  3. Avatar de Rui Pedro

    Nada como o velhinho firefox… ehehe 🙂 o netscape ta mto desactualizado a nivel visual..

  4. Avatar de UKN
    UKN

    Já lá vão uns anos desde que larguei isso … tenho andado mais virado pro flock numa vertente de testes 😉 …

  5. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Credo!! Que cópia mal feita do Firefox!
    Quando a AOL vai deixar de copiar o software dos outros e começa a ter ideias próprias?? Fonix!!

  6. Avatar de RwR
    RwR

    @Fernando (ou outro XD)
    Eu também fiz alguns testes e a Netscape usou metade da memória do Firefox. E fiz isto com a opção do “trim on minimize” desligada. Experimentei com ambas as aplicações maximizadas e minimizadas, com o mesmo resultado. Também abri várias abas e o Netscape continuou a usar metade da memória. Esse teste que fiz foi postado num comentário no post da última versão do Netscape.

  7. Avatar de César Oliveira

    Olá, boa noite,

    Por que raio o Netscape tem o motor do ieca também ?

    Essa parte eu não percebi

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net/blog/

  8. Avatar de Fernando+um
    Fernando+um

    Mais um Fernando pra lista…=)

    Fiz alguns testes a maior diferença é com no máximo duas abas abertas. (40mb a menos de RAM)

    Depois vai aumentando o numero de sites abertos…a diferença estabiliza em 20mb a menos.

    Parece mais agil para carregar alguns sites.

    Hasta

  9. Avatar de Fernando (o 1º  da lista)
    Fernando (o 1º da lista)

    Está certo, a diferença de consumo de memória não é tão grande assim, mas percebo que ele carrega (inicializa) mais depressa
    Não tem sentido dizer que ele tem “menos extensões”, como isso ?? todas as extensões que eu tinha no Firefox COPIEI para o Netscape, funcionando todas 100%, exceto o pacote do idioma português.

    Desculpe xará, mas talvez você não estivesse bem informado sobre o assunto.

    Abraços !!!

  10. Avatar de Fernando
    Fernando

    O 2º,

    Bem, na última versão do netscape, não funcionam o por exemplo: gmail manager, e o flashgot. A nível de memória deixo em baixo o link para poderem verificar, o firefox com duas abas abertas e o netscape com uma.

    http://img509.imageshack.us/my.php?image=semttulonq2.jpg

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    LOL.. copia mal feita? Essa tem piada. O FireFox apareceu MUUIIITTTOOOO depois do Netscape navigator e o motor do FireFox em baseado em Mozilla ou seja.. Netscape..

    Cumps

  12. Avatar de xpto
    xpto

    eu converti-me para netscape e sinceramente n mudo tão cedo para FX so quando comer menos memoria no meu pc ja tive ele a 200mb , o NS anda pelos 40mb o meu FX em estado normal no mínimo 100mb…

  13. Avatar de Nafonso
    Nafonso

    Já uso ha bastante tempo e sinceramente é bastante mais estável que o firefox… pleo menos no meu pc e em vista. Recomendo acima de qualquer outro browser.
    PS: Alguém sabe de um prog para fazer backups do Netscape? É que o mozbackup não funciona com ele.
    Abraço

  14. Avatar de scaramanga
    scaramanga

    ando com o safari, numa serie de testes, como ainda é BETA, parece-me um bocado pesado, mas é diferente, nao tem é mts plugins….qual é esse o flock?

  15. Avatar de joao silva

    Opera será sempre o melhor browser. Entao em segurança nem se fala…Opera rules 🙂 e atenção quando sair a versão 9.50 ai é que nem competitividade vai haver…

  16. Avatar de Navigator
    Navigator

    Boas,
    Alguem sabe uma maneira de o deixar em português?
    Tenho usado esta versão desde o seu lançamento, e ao contrário do que muitos dizem, ele não é só um Firefox com um tema diferente. Gasta, de facto menos ram que o firefox.
    No meu Navigator tenho o config.trim_on_minimize=true(default) mas não tem efeito nenhum. Alguem pode confirmar se isto é um problema meu ou se é igual para toda a gente.
    Obrigado e fiquem bem

  17. Avatar de Nilson
    Nilson

    O único problema é que as buscas dão preferência pra sites em inglês!

  18. Avatar de Nilson
    Nilson

    Eu copiei os arquivos da pasta “Arquivos de Programas\Mozilla Firefox” para pasta “Arquivos de programas\Netscape\Navigator 9”. Ficou em português!

    Agora eu tenho um “Mozilla Navigator” ou um “Netscape Firefox”, hehe

  19. Avatar de Nilson
    Nilson

    Se alguém gostou da idéia melhor tomar cuidado: As minhas extensões não estão mais funcionando!

  20. Avatar de Flavio Mendonça Leite
    Flavio Mendonça Leite

    Muito bom mas será melhor quando lançara a versão em portugues

  21. Avatar de Folhina webdesgner
    Folhina webdesgner

    Gostei mas vou continuar a usar o FireFox, pois não gosto de navegadores em inglês, portanto se deixar de usar o Fire, vou para o IE.

  22. Avatar de Ana marcia
    Ana marcia

    Nilson , isso da certo sim , mais deixa muito a desejar , porque fica mais lento apezar de ficar em português , você perde tudo de melhor que o firefox e que o netscape tem a te dar …

    Quem acha o netscape muito lento , e desatualizado , baixem o OPERA , é o mais rapido , é do tamanho do firefox mais o design é horrivel , apezar de uma grande qualidade . O internet explorer 7.0 é uma grande porcaria , e agora já é substituido pelo MOZILA , mais o mozila 3 depois de 1 mes fica bloqueando sites como o ORKUT e é muito mais facil de entrar hackers então cuidado para todos

    Beijos