Privacidade: Zuckerberg terá dito à equipa que o Facebook tem de ‘infligir dor’ à Apple

16 Comentários

A Apple defende com unhas e dentes o seu negócio.  A empresa tem como um dos seus pilares a segurança e privacidade dos utilizadores. Nesse sentido, a gigante tecnológica tem feito alterações profundas na forma como as aplicações de terceiros recolhem dados dos seus utilizadores. Uma das plataformas mais visadas é o Facebook, que mantém há alguns meses um braço de ferro com a Apple.

Segundo informações, Mark Zuckerberg terá dito à equipa que o Facebook tem de ‘infligir dor’ à Apple sobre a disputa de privacidade.

Imagem Mark Zuckerberg contra Tim Cook


Privacidade: Apple e Facebook de costas voltadas

A Apple e o Facebook estão numa “luta pública” desde há vários meses. Conforme sabemos, por trás desta animosidade está o novo sistema pró-privacidade que a Apple implementou para o iOS 14, em diante.

O Facebook não quer que seja o utilizador, nas apps para iPhone e iPad, a decidir se deixa ou não a rede social ficar com os seus dados. Mas a Apple está irredutível.

 

Lavar roupa suja em praça pública

Enquanto a maior parte da guerra de palavras entre os titãs da tecnologia permaneceu profissional, Mark Zuckerberg e Tim Cook também partilharam uma enxurrada de ataques um contra o outro.

Durante uma entrevista em 2018, ainda com o escândalo Cambridge Analytica do Facebook em ordem do dia, o CEO da Apple foi questionado sobre como agiria se a empresa enfrentasse uma crise semelhante.

Tim Cook respondeu que tal crise era uma hipótese fora de questão. Cook disse mesmo que a Apple não estaria na mesma situação em que o Facebook se encontrava, graças à sua posição diferente sobre privacidade e dados do utilizador.

Sentindo-se afetado, Zuckerberg rebateu e apontou os comentários de Tim Cook na TV como “extremamente loquazes” e “nada alinhados com a verdade”.

 

Zuckerberg: “é preciso o Facebook ‘infligir dor’ à Apple”

Zuckerberg, indignado com os comentários de Cook e a influência do público na reputação do Facebook, terá dito aos assessores internos e membros da equipa que o Facebook precisava “infligir dor” à Apple, de acordo com fontes anónimas ao The Wall Street Journal.

No mês passado, durante a apresentação dos lucros da empresa, Zuckerberg chamou a Apple de ameaça cada vez maior ao Facebook. Além disso, acusou a gigante da tecnologia de Cupertino de usar as suas plataformas para interferir na forma como o Facebook opera as suas próprias aplicações.

No dia seguinte aos comentários públicos, Cook respondeu indiretamente num discurso durante a conferência Computadores, Privacidade e Proteção de Dados, onde condenou o Facebook e deu a entender que o seu modelo de negócios, de maximizar o envolvimento, leva à divisão e à violência.

Durante o mesmo discurso, o CEO da empresa de Cupertino censurou o papel potencial do Facebook no tumulto no Capitólio de 6 de janeiro. Tim acusou mesmo a rede social e os seus algoritmos de espalhar teorias da conspiração.

Em dezembro, o Facebook comprou páginas inteiras nos principais jornais para atacar a Apple e o seu requisito de transparência de monitorização das aplicações para iPhone e iPad.

O Facebook acusou mesmo a Apple de estar a “matar” pequenos negócios que dependem do Facebook tal como ele funciona. Em resposta, Cook opinou diretamente no Twitter, onde afirmou que a Apple simplesmente quer dar aos utilizadores a opção de escolher se desejam ser “vigiados” ou não.

 

Quem terá mais a perder?

Apesar dos golpes e ataques pessoais, num comunicado entregue ao The Wall Street Journal, a porta-voz do Facebook, Dani Lever, refutou a ideia de que a tensão entre os dois é pessoal, sugerindo que se tratava “do futuro da internet gratuita”.

O Facebook afirma que escolher entre rastrear utilizadores para anúncios personalizados e proteger a sua privacidade é uma “troca falsa”, alegando que acredita que pode fornecer ambos.

A porta-voz reiterou comentários anteriores do Facebook, afirmando que os recursos de privacidade da Apple não têm como objetivo preservar a privacidade do utilizador, mas sim aumentar o lucro, e que o Facebook se juntará a outros para destacar o “comportamento auto-preferencial e anticompetitivo” da Apple.

Apesar de tudo, o iOS 14.5 está cada vez mais debruçado na proteção da privacidade do utilizador e o processo já não deverá recuar. O Facebook também não parece estar preparado para adotar as novas medidas. O futuro poderá trazer alterações profundas na relação entre estas duas empresas gigantes da tecnologia.

 

Leia também:

Facebook apoia EPIC, dona do Fortnite, na batalha contra as “políticas injustas” da Apple

 

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Simplicio
    Simplicio

    Basta bloquear o whatsapp , instagram e o facebook no ios e ja está…oh wait, quem se tramava era o facebook pois imessage é superior e instagram vai sair do grupo do facebook.

  2. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Não uso nem Apple nem Facebook, sou uma ave rara, eu sei…

  3. Avatar de miguel
    miguel

    Acho muito bem o que Apple está a fazer, esse facebook foram anos a fios a colectar dados dos utilizadores e a vender…

    Só espero que Android siga o mesmo caminho.

    1. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      não me parece que a Google venha a seguir o mesmo caminho no Android, mas é bem possível que tente passar a imagem de que vai fazer algo parecido… O ganha pão da Google é idêntico à Facebook, apenas com um pouco mais de integridade e escrúpulos.

      1. Avatar de Vítor M.

        Também tenho essa opinião, mas… poderá conseguir uma opção “salomónica”…

        1. Avatar de Nuno T.
          Nuno T.

          a opção “salomónica” para a Google é continuar a fazer o mesmo enquanto põe um laçarote e um bocadinho de baton e diz que se preocupa com a privacidade! A Google não vai deixar a publicidade dirigida e o tracking das pessoas para trás, representa mais de 85% dos rendimentos.

          1. Avatar de Francisco Cirne
            Francisco Cirne

            Óbvio.
            Basta ver que as principais app’s da google já não são actualizadas no iOS à meses por causa das Labels de privacidade, quando eram actualizadas quase mensalmente.

            O que. é que a Google tem a esconder??

  4. Avatar de Ze Duarte
    Ze Duarte

    O Zuckas quer guerra mas não deve ter bem a noção que vai perder. Entre os dois ele é o mais mal visto na sociadade e nunca terá o apoio do povo. Enquanto que Cook estala os dedos e vem uma multidão de fanboys partir aquilo tudo, o Face não pode fazer o mesmo porque não tem fãs.

    1. Avatar de Njag
      Njag

      Essa multidão de fanboys que falas que vai partir aquilo tudo deve ser do Android/windows certo?
      É porque os fanboys da Apple escusam de partir aquilo tudo porque já estão “safos”.

  5. Avatar de Maria vieira
    Maria vieira

    nao gosto do facebook mas nesta questao estao com os mesmos

  6. Avatar de jorge
    jorge

    A Google que se cuide também, porque lhe vao fazer pagar impostos em frança sobre os beneficios, e até a australia quer um pouco da fatia por causa das perdas que os jornais teem perdido em publicidade.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Na Austrália é a Austrália que se lixa, o Google nesse caso em específico já disse que não vai ceder. Na Europa faz como fez em Espanha (e foram os jornais Espanhois que ficaram a chorar) ou então realmente paga, mas não compares um mercado como a Europa (ou mais concretamente o a União Europeia) e o da Austrália, o Google pode borrifar-se para a irrelevância da Austrália mas quanto à UE já não poderá dizer o mesmo.

    2. Avatar de Traveller
      Traveller

      E a Apple que foge aos impostos pela Irlanda nao vai ter tambem problemas? O caso de atualizações que baixam o desempenho ainda vai do adro.
      O facebook é o que é mas pensar que a apple é o bom da fita só me faz rir.
      mas pronto a apple é só segurança, nao tem virus, não recolhe informação nenhuma, etc.

  7. Avatar de LA
    LA

    Empresas, como o Facebook, a Google, a Microsoft, a Apple, a Amazon e outras, têm poder a mais. Os governos já deviam ter posto mão nisto.

    1. Avatar de CA
      CA

      Isto!

      Desde quando é aceitável pôr-se sequer em questão duas EMPRESAS debaterem sobre isto:

      O Facebook não quer que seja o utilizador, nas apps para iPhone e iPad, a decidir se deixa ou não a rede social ficar com os seus dados. Mas a Apple está irredutível.

      Mas está tudo bem?
      Os esforços para criar uma rede social com algoritmos que gerem profit, deveria ser o mesmo esforço empregue nas fake news, legalidade de contas.

      Como é possível depois de todos os escândalos ainda ser permitido criar conta sem comprovar identidade?
      É só um exemplo.

  8. Avatar de mark@facebook.spy
    mark@facebook.spy

    Não esquecer nunca que o Facebook e as suas empresas Whatsapp, Instagram, etc, são apenas e exclusivamente uma empresa privada de publicidade, uma agência de publicidade. Eles publicam anúncios que as empresas compram para fazer publicidade. E o Facebook fornece ferramentas para os anunciantes participarem nos seus leilões de publicade e escolherem a quem querem mostrar os anúncios, e podem escolher +800 categorias para anunciar tudo a qualquer coisa. Isto é o que é importante, e para isso o Facebook tem que recolher o máximo de informação possível e convencem as pessoas que aquilo é um serviço grátis. O Facebook depende 100% da recolha ilegal de dados dos seus usados. E para isso paga a páginas para terem scripts deles lá a executar, paga aos fabricantes de telemóveis para instalar de base 1 programa visível e mais 3 escondidos para espiar constantemente as pessoas, etc.