Lembra-se do Renault 5? Clássico vai voltar na forma de um novo carro elétrico

23 Comentários

Dos muitos carros que a Renault tem lançado ao longo dos anos, alguns atingiram o estatuto de ícones. A marca francesa sabe criar propostas que marcaram épocas e ganharam o seu lugar na história do mundo automóvel.

O Renault 5 conseguiu essa posição e poucos são os que não conhecem esta proposta. A Renault está agora a reinventar-se e prepara-se para o trazer de volta. O Renault 5 vai voltar, desta vez como um novo carro elétrico.

Renault 5 carro elétrico clássico

O regresso de um clássico

A par com muitas das grandes marcas do mundo automobilístico, a Renault tem certamente uma posição forte no mercado dos elétricos. Mesmo que seja ainda só na Europa, a marca tem conseguido estar no topo das vendas e das escolhas dos condutores.

Desbrava um caminho único, ao apresentar propostas acessíveis e que se focam numa utilização mais urbana. Ainda assim, tem espaço para inovação e para apresentar novos carros elétricos. Foi precisamente isso que anunciou agora, com o regresso do Renault 5.











anterior próxima

Renault 5 será um carro elétrico

Este é um dos carros que marcou uma era e que abriu a porta a que novos modelos fossem criados. Apresentado em 1972, parece agora preparar-se para regressar, mas num modelo 100% elétrico. Esta será uma das armas para a reestruturação que a Renault tem em marcha.

É por agora um protótipo, que vai ser desenvolvido, mas que será apresentado até 2025. Este será apenas 1 dos 7 elétricos que a Renault quer lançar até essa data. Faz parte dos planos que a marca apresentou e mostra principalmente um novo posicionamento que vai assumir e em especial da sua eletrificação.

Renault 5 carro elétrico clássico

A Renault tem muito mais para mostrar

Toda a estética do modelo foi mantida neste protótipo, mas com um novo toque de modernidade. Os elementos caraterísticos do Renault 5 foram mantidos, mas reconvertidos.

Temos a entrada de ar no capô que alberga a entrada do carregador ou as luzes traseiras que têm defletores aerodinâmicos. Também os faróis de nevoeiro no para-choques que são luzes de condução diurna.

A Renault revelou que vai democratizar o automóvel elétrico na Europa. Vai usar uma abordagem moderna de um automóvel popular e assim criar propostas apelativas e funcionais. Este será decerto o herdeiro de um clássico, que quer seguir a sua linha.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Está interessante, mas não parece tão bem conseguido como o Mini ou o 500. Vamos ver o resultado final.

  2. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Até podiam chamar Renault 21, mas aquilo que vejo é um Clio.

    1. Avatar de Atento
      Atento

      Nunca deves ter visto um R5

      1. Avatar de Cicrano
        Cicrano

        Nunca… Aliás nunca sequer andei a conduzir um Alpine ou um 5 Turbo.

        1. Avatar de Miguel Porto
          Miguel Porto

          A traseira é R5, sem dúvida. Vê lá as fotos de novo 🙂

          1. Avatar de Cicrano
            Cicrano

            Podemos dizer que é uma mistura do 5 com o seu sucessor, o Clio 😉

        2. Avatar de LOLOL
          LOLOL

          exato… conduziste um…. eu tb

          1. Avatar de Cicrano
            Cicrano

            Pronto… Já ganhaste um Sumol e uma sandes de torresmos. Podes levantar no bar.
            Santa paciência…

    2. Avatar de Marcelo Frazão
      Marcelo Frazão

      O Clio 1 teve como base o R5. Isso é bem notório nos faróis, grelha e para-choques do Clio 1 (a única grande divergência foi toda a traseira), e a admissão de ar no capom na versão Williams foi tirada a papel químico do R5. Dizer-me que o Clio é demasiado parecido com o R5 eu dava-te toda a razão, agora o contrário é um pouco ridículo. Afirmar que as linha base de um design dos anos 70 são demasiado parecidas com as linhas do sucessor dos anos 90 e não o contrário é algo sem nexo.

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Agora resta é saber se os vendedores querem vender carros eléctricos, já por duas vezes quis comprar o Zoe, e até hoje estou a espera da proposta final.
    Faz lembrar R5 turbo

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Também já me aconteceu o mesmo com um concessionário da mesma marca, ainda hoje, e já lá vai algum tempo, espero uma proposta final. Neste momento já podem mandar as que quiserem. Já foram excluídos das opções.

      1. Avatar de Carlos Ribeiro da Fonseca
        Carlos Ribeiro da Fonseca

        Os concessionários não têm grande interesse em vender carros elétricos porque depois ganham menos na manutenção.
        O melhor é ir a um stand da RRG: https://rrg.pt/

  4. Avatar de Raven
    Raven

    Também curioso para ver o R4!

  5. Avatar de TiGaSPT
    TiGaSPT

    Voltou como carro electrico? Ja estragaram tudo…

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Muitos dos primeiros automóveis a combustão foram “cópias” de charretes ou diligências. Há sempre mercado para isso.

  6. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    que coisa mais feia, isto é matar por completo modelo

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Tu é que és lindo

  7. Avatar de GFan
    GFan

    Espera… estou admirado com o artigo… então e o carro da Apple?

  8. Avatar de Realista
    Realista

    Espectáculo. 🙂
    Ainda deve levar muitos retoques no design mas é uma ideia interessante.

  9. Avatar de Inyo Urass
    Inyo Urass

    Tá fixe

  10. Avatar de Luís Freitas
    Luís Freitas

    Eu também tive um R5 16 20 1978

  11. Avatar de renaultr31
    renaultr31

    Certo Marcelo Frazão,
    esta malta deve ter nascido já no novo seculo, para quem viveu as décadas de 80 e 90, sabe bem do que falas.
    Eu diria até mais, este faz lembrar já o Super Cinco, pois o Renault5 era menos vincado, os para choques eram menos envolventes, enfim bons tempos…..