Comprar música na web? É fácil e rápido

61 Comentários

Por Paulo Brás para o PPLWARE

Durante o último ano tenho comprado música online no LegalSounds.com. Este “online service music” além de simples e intuitivo, sai muito em conta. Por exemplo, comprar o álbum “Viva la Vida” dos Coldplay custa $0,99.

Todas as músicas custam $0,09 e podem ser descarregadas as vezes que precisarmos, no momento da compra é também gerado um url que pode ser utilizado em qualquer espaço Web.

legal_00

O site está muito bem organizado e as várias secções permitem consultar diferentes aspectos da nossa conta: os detalhes do perfil (my details), efectuar um novo pagamento (add funds), consultar o saldo disponível e os movimentos efectuados (my balance), aceder a um painel de estatísticas (my stats) e consultar as músicas prontas para download (my downloads).

legal_01

Depois do registo e de efectuar o primeiro carregamento, as compras estão à distância de um clique. É possível realizar pesquisas por género de música ou pelo ano de edição. Na página inicial são mostradas secções onde se evidenciam os álbuns mais recentes e as músicas mais populares.

legal_02

Depois da compra, o processo de download torna-se mais eficiente se descarregarmos o aplicativo Legalsounds Downloader, disponível para Linux, Mac e Windows.

Boas compras!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Linux, Mac e Windows
Download: legalsounds
Homepage: LegalSounds

Partilhar:
Tags:

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Olha que site não é legal… Nenhum site legal oferece esse tipo de preços.

  2. Avatar de G
    G

    ora bem, a tua intensão é boa pa.
    no entantao nao me parece k isto seja la mto legal pk é um site russo e eles nao estão a pagar a nenhuma distribuidora/produtora discográfica akilo k vendem.
    esses 0.99$ k deste pelo album vai exclusivamente para eles, o k é claramente considerado pirataria tendo em conta as licenças de direitos de autor.
    nao sei se este é um novo allofmp3.com, um anterior site de venda de musica russo k foi mandando abaixo, mas nao me admirava nada k este vá plo mesmo caminho.
    tenho mta pena mas penso k nao estou mto longe da verdade.

    1. Avatar de Hélio
      Hélio

      O allofmp3 mudou de nome à alguns anos e passou a denominar-se

      http://www.mp3sparks.com/

      para quem tinha conta no allofmp3 , o u/p mantém-se neste serviço e para mim continua a ser o melhor.

  3. Avatar de ricardoc
    ricardoc

    Hum… esses preços fazem-me questionar a legalidade do site?
    Pelo que entendi o site é Russo; talvez por lá os preços praticados sejam super baixos, mas não me parece que possam vender pelo resto do mundo ao mesmo preço.
    Desculpem trazer essa questão ao de cima, mas música livre de DRM e praticamente de borla…. qual a contra-partida? 🙁

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, sem duvida que é uma excelente questão e este é provavelmente dos melhores locais para a discutirmos. No site existe a seguinte informação:

      “All the materials in the LegalSounds.com music service are available for distribution via Internet according to license ЛС-3М-05-09 of the Russian Multimedia and Internet Society. Under the license agreement, Legalsounds.com pays license fees for all the materials subject to the Law of the Russian Federation “On Copyright and Related Rights”. All the materials are available solely for personal use. Further distribution, resale or broadcasting is prohibited.”

  4. Avatar de bigkax
    bigkax

    Aparentemente a Rússia já tratou da falha que permitia este site ser legal em Setembro, basicamente isto é pior que pirataria, a não ser que estejam a vender pirataria, que é o caso. Li um comentário de um artista que diz que eles estavam a vender a musica dele sem ele ou a sua editora saberem…
    Usem torrents ou similares, não é tão mau e pelo menos não riscam serem roubados…

  5. Avatar de Pedro Pinto

    Boas,

    Antes de publicar este artigo, tive o cuidado de validar a questão da legalidade. Não encontrei qualquer informação que indicasse que este site fosse ilegal…li no entanto que tais preços são conseguidos uma vez que os “direitos de autor” na Russia são pagos a um preço muito baixo.
    Alguém tem alguma informação em contrário? Estas questão são muito importantes de serem debatidas.

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Enviei questão pra SPA vamos esperar pela resposta.

  6. Avatar de Anon
    Anon

    só por os downloads serem pagos n quer dizer k sejam legais
    esses preços são de desconfiar…

  7. Avatar de João Paulo
    João Paulo

    Boa noite. Acho que estamos de tal forma formatados e acostumados a pagar “montes” de dinheiro pelas músicas que gostamos que estranhamos quando aparecem estes preços muito interessantes.

    Mas, nunca se esqueçam que não são os artistas que lucram com os valores altissimos que pagamos por um album numa loja. O artista recebe um valor quase simbólico, por isso a receita maior regra geral provém dos concertos ao vivo.

    Abraço

  8. Avatar de Paulo Brás
    Paulo Brás

    Aqui vai um contributo.

    Sei de pessoas a utilizar este serviço à cerca de 2 anos e nunca tiveram problemas, eu próprio utilizo desde Setembro do ano passado. A verdade é que o site continua on-line!

    No início também me questionei quanto à legalidade ou não no nosso país. Na secção Contacts http://www.legalsounds.com/Contacts aparece a seguinte questão e passo a citar:
    – Is Legalsounds.com legal in other country?
    Currently there are no legal restrictions for using our service in other countries.

    É um pouco vago porque não lista os países, mas ficamos com a ideia que é válido em todo o lado.

    Além do mais a SPA não tem qualquer vínculo legal internacional, penso que são as editoras que vendem os direitos lá para fora. Alguém sabe mais sobre este aspecto?

    Parece-me que é uma questão algo ambígua não me parece que levante problemas. Mas nunca se sabe!

    Todos os esclarecimentos são bem vindos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bem, a questão que se coloca neste momento é: A Internet está condicionada pela regras dos outros países? Sendo este um serviço válido e completamente legal na Rússia tal aplica-se a outros países?
      Pelo que vi, o site está no ar desde 2004 ora são 7 anos a vender música. Se fosse ilegal certamente já tinha saído do ar.

      1. Avatar de Nuno José
        Nuno José

        Se não for ilegal na russia não, o que pode ser ilegal é o seu uso em Portugal as leis são Portuguesas. A questão não está na net mas sim onde se usa a música. A internet é um canal não é uma mercado.

    2. Avatar de Paulo Brás
    3. Avatar de Bruno Fernandes
      Bruno Fernandes

      Segundo o site da SPA:

      “A SPA representa os autores portugueses de todas as disciplinas literárias e artísticas,
      seus sucessores e cessionários, que nela se acham inscritos (cujo número hoje se eleva a cerca de 23.000).
      Representa ainda os autores, sucessores e cessionários inscritos em perto de 200 sociedades congéneres (ver contactos) existentes em cerca de 90 países de todos os continentes, com as quais a SPA mantém relações contratuais recíprocas (…).”

      Tirando daqui alguma conclusão, a SPA tem vínculo internacional.

      No entanto, a “Russian Multimedia and Internet Society” não está entre as tais “200 sociedades congéneres”.

      Ainda para mais, para este tipo de serviços, é necessário ter a autorização da SPA e das editoras e dos artistas, visto que a SPA apenas representa os autores.

    4. Avatar de Paulo Brás
      Paulo Brás

      O site http://www.mp3obsession.com/ faz uma comparação de preços entre vários serviços. Um dos quais é o legalsounds.

      Por exemplo no link http://www.mp3obsession.com/music/rihanna/s+m+(remixes)/ podemos verificar que este álbum da Rihanna varia entre os $0,81 e os $1,44.
      O serviço http://www.mp3million.com tem preços muito idênticos.
      Será que são todos duvidosos?

  9. Avatar de Bruno Fernandes
    Bruno Fernandes

    Estive a testar o serviço e o que noto é a rapidez com que os downloads são feitos.
    ´
    Estamos a falar de 5 minutos em que o descarreguei as 40 músicas de oferta. Das três, uma: ou a minha operadora andou a mudar as antenas durante o dia (o que eu duvido!), ou a minha operadora deu-me a velocidade toda a que tenho direito (o que também eu duvido!) ou o serviço usa alguma técnica por detrás.

    Quanto à legalidade, não sei o que pensar. Tenho a dizer que acredito que o serviço possa ser legal dentro da Rússia. Agora fora do país? É um pouco difícil!
    E, os meios de pagamento são assentes apenas em cartões de crédito e não em serviços como o paypal (se estiver a dizer alguma asneira, alguém que me corrija).

  10. Avatar de nuno
    nuno

    Este site é de desconfiar porque até vendem Bootlegs piratas de concertos ao vivo.
    Além do mais já estou a ver os hackers russos a ficarem com os meus dados pessoais…. 😉

  11. Avatar de João Morgado
    João Morgado

    Eu também já usei este site para fazer download de musicas ha uns anos. No entanto ao suspeitar da sua legalidade enviei um e-mail à sociedade portuguesa de direitos de autor. Levaram tempo a responder.

    Mas quando responderam disseram-me que o tal artigo que eles argumentam para o site ser legal não é valido para Portugal. Muito provavelmente não é valido dentro de qualquer país da união europeia.

    Não se iludam, este site não é legal. Pelo menos em Portugal não o é. Acho que é uma grande falha do pplware publicar informação deste genero.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Só respondendo à tua ultima parte da última frase:
      ” Acho que é uma grande falha do pplware publicar informação deste género.”
      – Qual a mania de apontar o “dedo” ao Pplware quando este tipo de situações geram questões interessantes?
      – Não será este debate interessante?
      – Mostra-me onde diz que o site em causa é ILEGAL! Ainda não encontrei nenhuma informação que confirme essa informação e desde já agradeço se tiveres o tal “e-mail” de o publicar aqui.

      1. Avatar de João Morgado
        João Morgado

        Eu acho a discussão interessante, mas isso seria adequado para um fórum, ou a noticia deveria ser dada de outra maneira.
        Com esta noticia está-se a publicitar um site de natureza duvidosa.

        Infelizmente já não tenho o e-mail porque se apagou há cerca de um ano atras juntamente com outros mails que tinha. Foi por acidente ao usar um programa no desktop que retirou-me os e-mails todos do servidor.

      2. Avatar de Nuno José
        Nuno José

        Pedro continuas com as manias da perseguição desculpa lá, tens de aceitar melhor a critica e a crítica acho totalmente pertinente. Este blog não é propriamente uma chafarica né uma crítica destas só enaltece o suscesso que o pplware tem.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          @Nuno José

          Mas qual foi a parte que não percebeste?

          PPinto

    2. Avatar de Paulo Brás
      Paulo Brás

      Já agora o http://www.soundsbox.com é do Luxemburgo e tem preços bem interessantes!
      Também será ilegal?

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Não te equivocaste ao afirmar que é do Luxemburgo?
        http://www.mywot.com/en/scorecard/soundsbox.com

        1. Avatar de Paulo Brás
          Paulo Brás

          Provavelmente tens razão, no entanto o registo http://whois.domaintools.com/soundsbox.com
          é do Luxemburgo.

          mas pelos vistos o servidor é Russo.

  12. Avatar de Guzzman
    Guzzman

    Nunca pagaria por música no formato digital, muito menos pagaria por música pirateada.

  13. Avatar de André Costa
    André Costa

    Acho curioso, delicioso até, a malta vir comentar e queixar-se de que o site é ilegal sem provas. Mais ainda, olham para o site e mesmo que venham a ter 100% certeza que é legal a primeira iniciativa é: vou ali aos torrents que ainda é mais barato. De repente, lá se foi a moralidade. A moralidade de quem se queixa de um site que pode ser ilegal, mas quando vê um programa que lhe dá jeito (e muitas vezes aqui publicitado) vai logo procurar pela “vitamina” ou até mesmo pedir a mesma aqui pelos comentários.

    1. Avatar de Vítor M.

      É só postas de pescada… tipicamente tuga 😉

    2. Avatar de Guzzman
      Guzzman

      Ainda que seja legal e que paguem direitos, desses 0.99€ sabes quando vai para o artista? 0.

    3. Avatar de B80
      B80

      Já agora, e provas da legalidade do site?

  14. Avatar de Say
    Say

    Eu cá, na dúvida se é legal ou não, prefiro não arriscar: torrents para a frente!

    1. Avatar de GhostlandPT
      GhostlandPT

      Ou os famosos Addons Firefox/Chrome que permitem o belo do down das musicas dos videoclips do youtube… Tba dá o seu jeito 😀

  15. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Ilegal devia ser o não teres acesso a toda a musica que gostavas de conhecer, não estou a defender que o musico e a editora não deveriam ser pagos….

  16. Avatar de B80
    B80

    Quanto ao site em questão, eu também sou contra a roubalheira das editoras e a favor dos artistas, mas não me parece que os artistas levem um cêntimo que seja desse site.

    Isto parece-me o mesmo que comprar os cds piratas na feira da ladra a 5 euros. Eu não compro. Suportar pirataria, neste caso sim, trata-se de pirataria a sério, em que os piratas ganham em proveito do artistas.

    A questão da abertura e liberdade das fronteiras da Internet neste caso é irrelevante. O que interessa aqui não é se é legal ou não em Portugal, o que interessa aqui é se este serviço é sequer legal na Rússia, coisa que acho que não seja.

    Basta pesquisarem um bocadinho no google para se descobrir umas quantas queixas e problemas relacionados com o site. Ah! E já agora, já alguém tentou aceder ao site da tal “Russian Multimedia and Internet Society”, vejam se conseguem e depois postem qualquer coisa.

    Se darem dinheiro a piratas no verdadeiro sentido do termo vos faz ficar mais felizes e de consciência tranquila então não tenho mais nada a fazer.
    Eu cá não dou dinheiro a piratas, da mesma maneira que não dou dinheiro pelos cds/dvds piratas nas feiras também não o dou nesse site.

    Agora se me disserem que o dinheiro vai todo directamente para os artistas então já não está aqui quem falou.

    Eu só começarei a pagar por musicas em formato digital no dia em que forem vendidas em formato lossless (ex:Flac), sem qualquer tipo de DRM e a preços que eu considere decentes. Até lá vou comprando uns cd’s físicos de bandas que gosto quando apanho promoções.

  17. Avatar de B80
    B80

    @ Paulo Brás
    Em primeiro lugar não sei qual é a origem ou idoneidade do site mp3obsession.com para reconhecer a qualidade das suas reviews.

    Em segundo o site mp3million.com também me parece ser de uma legalidade duvidosa, novamente peço a alguém que tente aceder ao site da “supostas” entidade gestora dos direitos de autor, a “Rightholders Federation for Collective Copyright Management of Works Used Interactively” cujo site (fairlaw.ru) parece ir dar a uma pagina de publicidade da KIA!

    Quanto a esse da Bélgica, para já não tenho tempo de verificar, se alguém quiser esteja à vontade.

  18. Avatar de B80
    B80

    tinha escrito um post mais detalhado mas não sei porque o meu browser resolveu apaga-lo ante de publicá-lo, como não me apetece estar aqui a escrever tudo o que escrevi anteriormente cá vai um resumo.

    @Paulo Brás
    Infelizmente nenhum dos sites que mencionas, tirando o da Bélgica que já não me dei ao trabalho de verificar, parecem ser muito legítimos.
    Basta fazer uma busca pelas “alegadas” entidades gestoras de direitos para ficar de pé atrás. (o site de uma delas até está exclusivamente a fazer publicidade aos carros da kia).
    Outra coisa interessante de se fazer é verificar o whois dos ditos sites, também pode ser esclarecedor.

    Por último dois artigos sobre um site similar.
    http://news.cnet.com/2100-1027_3-5586034.html
    http://www.computeractive.co.uk/ca/news/1914880/british-users-russian-music-site-infringing-uk-copyright

    Agora tirem as vossas conclusões.

  19. Avatar de sérgio
    sérgio

    eu uso o ZippyShare :p

  20. Avatar de Vitor
    Vitor

    Para musica e afins uso o google…não há nada melhor!! 😉

  21. Avatar de RF
    RF

    Vamos lá ser sinceros.. alguém aqui compra música?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ainda ontem contava esta historia….” Quanto custa em CD???…25 €…uiii gatunos, chulos…como é que não devemos piratear….se metessem os CD’s a 10€ eu comprava e assim já não andava na “ilegalidade””…..Os cd’s baixaram de preço e volta a questão ” Quanto custa em CD??? 14 €….uiii gatunos, chulos…como é que não devemos piratear….se metessem os CD’s a 5€ eu comprava e assim já não andava na “ilegalidade”…e por aí fora.
      Ora quando li alguns dos comentários desde post deu para perceber que a história é essa e certamente alguns têm “pilhas e pilhas” de MP3 e nunca compraram (seja a 0,09 ou 10 euros…) um CD.
      Que mais há a dizer?

    2. Avatar de B80
      B80

      Eu compro. Devo ser uma espécie em extinção, não?

  22. Avatar de Nuno
    Nuno

    Bom dia,

    Eu saco por torrent, ouço o album e se gostar encomendo geralmente da amazon ou play.com, mas encomendo o cd mesmo, com caixa e o livrinho. Se não gostar simplesmente apago.

    Digam que isto é pirataria, eu não concordo, no meu ponto de vista não é diferente de ir à fnac ouvir um cd e só comprar se gostar.

    Se o preço da musica não fosse inflacionado por editoras e distribuidoras, a pirataria quase não existia.

    Por exemplo, comprei um cd na play.com no mês do seu lançamento a 5€, na fnac o mesmo cd custava 19€, não me digam que isto é só impostos….

    Cumprimentos

  23. Avatar de Pedro
    Pedro

    Os vossos amigos do sapo é que não devem ter ficado muito contentes com este artigo. Sim, porque eles tb têm uma loja de música online e pagam bem à SPA!

    É SPA, na minha opinião é isso mesmo. Um spa.. um belo tacho pra alguns.. mas na praticar faz alguma coisa plos artistas?? era o fazias!

  24. Avatar de H. Crespo
    H. Crespo

    O WOT não acusa como sendo duvidoso…

  25. Avatar de C.Oliveira
    C.Oliveira

    Quem decide se um determinado site é legal ou não, são os Tribunais e não a SPA.
    O que a SPA diz é lixo.

  26. Avatar de Nuno Mendes
    Nuno Mendes

    Sendo ilegal ou não
    Podemos depois fazer o que quisermos com a musica ou ficamos limitados de alguma maneira.
    Como por exemplo não tocar no media player ou ate mesmo no Itunes

    Obrigado

  27. Avatar de Paulo Brás
    Paulo Brás

    Bem uma coisa é certa a discussão está lançada.

    Os comentários pendem mais para que haja ilegalidade neste tipo de serviço. Da minha parte vou ficar atento, gasto os $ que ainda andam por lá e, entretanto, tento confirmar a legalidade ou ilegalidade do site.

    Como fui eu o autor do artigo, deixo aqui as minhas indulgências pelo incómodo que este assunto possa ter causado.

    1. Avatar de H. Crespo
      H. Crespo

      @Paulo Brás

      Acho esplêndido qe este artigo tenha sido trazido ao pplware.

      Estes serviços já existem há algum tempo, eu próprio pesquisei há uns tempos e obtive os links que são apresentados acima pelo @B80. No entanto, como dizes, a legalidade do site ainda não posta em causa por autoridades portuguesas. Portanto, só compra quem quer, quem não quer, compra noutro lado ou pirateia.

      Acho que esta informação é importante ser trazida à atenção, seja fraude ou verdadeira. Continua o bom trabalho.

      É de ressaltar que é importante que houvesse alternativas ao iTunes em Portugal, tendo em contra que a Amazon não permite download de MP3.

      1. Avatar de Paulo Brás
        Paulo Brás

        Cada um tem a sua opinião. E temos que respeitá-la.

        Acabei de enviar um email para a SPA a confrontá-los com a legalidade ou não deste tipo de serviços. Assim que eles responderem partilho-a!

        Já agora concordo plenamente com o teu último comentário.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          eh eh eh Paulo 🙂 Acho que consigo adivinhar a resposta

      2. Avatar de Pedro Pinto

        Sim dúvida….um excelente tema para debate nesta “mesa redonda Online”!

  28. Avatar de arkan
    arkan

    Ah ta….mais facil q o ARES e q o google nomedoartista album ?

    e mais sem ter q digitar cartao de credito e ter q pagar ?

    acho q nao….

  29. Avatar de Miguel
    Miguel

    Que ridículo. Entre comprar música aqui ou nos ciganos, mais vale comprar nos ciganos que ao menos o dinheiro fica em Portugal. Se querem pagar por música mesmo que seja a aldrabões só por descargo de consciência, saquem os torrentes, peguem no dinheiro que custaria neste site e deiam-no a uma instituição de caridade que é mais bem gasto.

  30. Avatar de badboyboogie
    badboyboogie

    Boas pplware!

    Cheguei agora de férias para ver que encontraram o legalsounds! Muito bom e recomendo!

    Desde 2007 que uso e apesar dos comentários dos mentecaptos que vagueiam por aqui na altura em que me registei muitos ainda andavam a piratear no napster e só haviam 3 ou 4 sites com música com boa qualidade e este era um dos mais seguros e com bom preço.
    Refiz muita da música que tive original depois de sofrer um furto de 500cds originais que estavam numa mala, fiquei com as caixas em casa e decidi procurar uma forma de recuperar os meus títulos dos anos 80. Viva o Legalsounds!

    Se é de borla é de duvidar se é caro é porque é roubo… epah voltem para o buraco de onde sairam.

    Cumps ao staff e continuem o bom trabalho, não liguem às postas de pescada da geração dos torrs 😉

  31. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Pronto tenhoa confirmação que nao é legal e não pagam nada ao donos dos direitos por isso para roubar mais vale não pagar.

    1. Avatar de B80
      B80

      Já agora como confirmaste isso? Se poderes confirmar que foi algum organismo oficial, tipo SPA, era bom para ver se o pessoal aceita isso. (apesar de desconfiar que o pessoal vai logo dizer: pois, a SPA quer é tacho,etc,etc)

      Basta pesquisar um pouco na net para se chegar à conclusão que o site deixa a desejar.

      Infelizmente parece que existem utilizadores deste blog que gostam de “hostilizar” as pessoas por serem chamados à atenção de que o funcionamento de tais sites não será propriamente legal nem ético/moral.

      Já aqui foi mencionado o exemplo dos cds da feiras, isto é em tudo semelhante.

      Só tenho pena que o tal site e semelhantes continuem a ser ferverosamente defendidos.

      Dou por encerrada a minha participação neste tópico.

      1. Avatar de Agatho
        Agatho

        Vai indo, vai…
        Irra!!!

        Vai com Deus e não olhes para trás!!

  32. Avatar de Sharky @ PTNet
    Sharky @ PTNet

    Eu sei que não tem muito peso mas aqui fica um link do wikipedia:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Russian_Organization_for_Multimedia_and_Digital_Systems

  33. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Alguém pode me dizer qual o site onde posso comprar as músicas e baixar em mp3 ?
    preciso colocá las em uma pen drive e executar em local público

  34. Avatar de Carlos Bonaparte
    Carlos Bonaparte

    18 anos depois, o MP3million ainda está no ar e é, segundo o ranking do Google, um dos 300 mil sites mais visitados do mundo em 2021. Se fosse ilegal, estou certo de que na União Europeia, já não se manteria.