Microsoft fez uma alteração no Windows Defender que poucos utilizadores vão gostar

43 Comentários

O Windows Defender é a solução de segurança que a Microsoft criou para proteger o Windows 10 e outras versões anteriores. Tem conseguido melhorar de forma muito importante e é hoje inegavelmente uma das referências do mercado.

Nem todos os utilizadores a querem usar e, por isso, a empresa tinha dado a possibilidade de desativar alguns componentes. Com a mais recente atualização, a Microsoft fez mais uma mudança que poucos utilizadores vão gostar.

Windows Defender Microsoft Windows 10 segurança atualização

Microsoft fez uma mudança que nem todos entendem

Apesar de estar completamente integrado com o Windows 10, o Defender não é do agrado de todos. A Microsoft deu a capacidade de desabilitar alguns elementos, entre eles a avaliação em tempo real dos perigos de segurança que estavam presentes.

Com uma simples mudança no registo do Windows 10, na chave DisableAntiSpyware, passava a ser possível ter o Windows Defender inativo e sem avaliar constantemente estas ameaças de segurança para o sistema.

Windows Defender Microsoft Windows 10 segurança atualização

Windows Defender deixa de poder ser desativado

Esta capacidade foi agora removida, com a mais recente atualização do Defender. Desde a nova versão 4.18.2007.8, chegada em agosto deste ano, que todos os que alterarem este valor deixam de ter a capacidade de fazer esta mudança.

Curiosamente a Microsoft fez esta alteração de forma silenciosa e sem comunicar aos utilizadores. Parece uma posição de domínio e que poderá prejudicar a concorrência, com outras soluções de segurança igualmente capazes e que os utilizadores podem aplicar.

Windows Defender Microsoft Windows 10 segurança atualização

Atualização trouxe esta mudança na segurança

Esta é apenas mais uma mudança que a Microsoft aplica no Windows Defender e nos seus componentes de segurança. Recentemente passou a bloquear alterações no ficheiro Hosts que bloqueavam endereços da empresa, algo usado por muitos para bloquear a telemetria.

Mesmo com todas as capacidades de segurança que já se reconhecem, este deveria ainda ser uma opção. Com mais propostas no mercado, deve ser dado ao utilizador a possibilidade de escolher a solução de segurança que quer usar.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    A nivel de dados/telemetria normal, vão para o MAC OS a ver o que aquilo manda para a Apple.
    A nível do Defender má escolha porque muitos antivírus usam essa opção de registo

    1. Avatar de ItsMeMickey
    2. Avatar de David
      David

      Linux é o OS mais seguro, que se lixe a apple

      1. Avatar de HRamos
        HRamos

        Isso, e os almoços grátis!

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Só quem não sabe como se processa o linux, é que diz essas bacoradas!

    3. Avatar de HRamos
      HRamos

      Oh Calitos não diga baboseiras. Limpe os cantos da boca que têm uma certa espuma branca.

  2. Avatar de Zé Maria
    Zé Maria

    Incrível como as imposições quase ditatoriais da microshaft não param, pelo contrário têm vindo a aumentar, maior pesquisa e download de informação sobre tudo o que o utilizador faz, programas que usa, hábitos, etc. Nada escapa e nada pode escapar ao olho que tudo vê da microshaft. Ainda por cima lucra com a venda de informação personalizada a terceiros. É este o caminho que as grandes tecnológicas americanas têm seguido. Valha-nos o Linux!!

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Mesmo o Linux, se o instalar a partir de um qualquer site, sem saber mexer nos pacotes. está cheio de spyware e adware. Só quem sabe mexer nos pacotes instalação é que consegue reduzir o lixo que TODOS tem.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Spyware e adware !? Deves estar a pensar que é o Windows!! Se tens medo vai ao site oficial da Distro.

      2. Avatar de VaGNaroK
        VaGNaroK

        É óbvio que não tens conhecimento do assunto, seria melhor ter ficado calado para não passar vergonha.

      3. Avatar de Paulo
        Paulo

        Wow, já tinha lido aqui muitas asneiras mas com a dimensão daquilo que acabaste de escrever foi a primeira vez.

        Parabéns 😀

  3. Avatar de Eu
    Eu

    Esqueceram de mencionar a parte em que o Microsoft Defender se desactiva automaticamente se detectar outro antivírus a ser executado. Ou foi propositado? Não leram isso na fonte original?
    Logo, a vossa teoria de abuso de posição dominante de mercado não faz sentido nenhum. As pessoas podem continuar a usar outros antivírus. E como vocês próprios disseram o sentimento relativo ao Microsoft Defender é negativo. Pertanto a única coisa que muda é seres obrigado a usar uma app Antivírus (da Microsoft ou outra)

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      A maioria dos protestantes são os que não o usam e pagam 60 euros anuais por um antivirus que leva 40000% mais recursos do sistema.

    2. Avatar de António Alberto Sampaio Barandas
      António Alberto Sampaio Barandas

      Quando compras um carro este vem com cintos de segurança mas só usas se quiseres…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Excelente exemplo!
        Imagino que também aches que o seguro automóvel também seja opcional.
        E porquê ficar por aí, quem é que realmente precisa de tirar a carta de condução?

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Esqueceram-se também de dizer que o que não falta por aí são aplicações como o Defender Control que desativam o Microsoft Defender usando precisamente o truque de fingirem que são um anti-vírus.

  4. Avatar de Antonio Godinho
    Antonio Godinho

    foi um grande avanço pois algum malware desligava o defender e outros antivírus continuam a poder ser instalado e para quem gosta de deligar não o faça crie uma exceção

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Não é necessário. O próprio registo, se outro antivirus usar aquela opção, o defender é desactivado para poupar recursos e evitar conflitos.

  5. Avatar de Algo
    Algo

    Eu nunca usei o Windows Defender. Se eles tencionam em forçar uma pessoa a mantê-lo ativo eu serei forçado a desinstala-lo também.

    1. Avatar de Fernando Fraga
      Fernando Fraga

      Até há cerca de dois anos usei sempre antivírus de topo, logicamente pagos em dois computadores.
      Agora só uso o Windows Defender e nunca tive problemas.

      1. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        pois, mas o windows defender não é assim tão bom quanto pensam…..vi uns testes no youtube e fiz também, e deu certo, por isso mudei para o karspersky pois tem algumas coisas a mais….por exemplo vai ver se o windows defender te defende contra aquelas aplicações tipo baixaqui? que tem porcaria no installer…..o Kas bloqueia logo, claro podes instalar se quiseres, e bloqueia outras coisas de sites coisa que o defender não faz……..
        já tive problemas com instaladores que não me dava conta da porcaria que vem atrás…..
        Mas não estou a dizer que é mau o Defender até faz o seu trabalho, chatamente mas faz…..então deixar o windows ligeiramente mais lento…..é outra….mas…..cada antivirus tem a sua maneira de funcionar

  6. Avatar de António
    António

    Não morro de amores pela Microsoft, mas confesso que só uso o defender e mais nenhum outro antivirus, além do SUPERAntivirus, que tembém é ótimo! Não tenho tido problemas, mas acho que é devido à configuração que dei a este computador….

  7. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Mas que raio de parvoíce é esta?? Eu entendi bem, já não podemos desabilitar o Defender? Então todos os antivirus permitem porque raio faz a Microsoft isso??
    Pelo menos não o uso, estou a usar o karspersky

    1. Avatar de António
      António

      A Microsoft tam a veia ditadurial monoplista, que já vem dos primórdios, mas agora pior, para se manterem, perante uma concorrência geralmente melhor, impõe no windows os «seus» produtos, como acontece com o clone do Edge, (ou Chromium?) antivirus, etc, etc….

    2. Avatar de mrProTech
      mrProTech

      Porque a Microsoft prefere a própria software da segurança do sistema operativo deles (Windows Defender) do que software de segurança de terceiros.

      Leia-se o EULA e entende o porquê de eles estarem proteger os serviços e os produtos deles.

      Fonte da EULA: https://www.microsoft.com/en-us/Useterms/Retail/Windows/10/UseTerms_Retail_Windows_10_English.htm

      1. Avatar de Paulo Silva
        Paulo Silva

        Mas também há antivirus de terceiros bons e gratuitos: Bitdefender, Kaspersky, Avira, AVG, Avast e Comodo antivirus. A instalação destes antivirus desativa automaticamente o windows defender e acho que alguns deles até permitem a poupança de alguns recursos (CPU e RAM) compartivamente ao antivirus da Microsoft. É claro que é preciso”confiar” na empresa que escolhemos… Mas isso é “outros quinhentos”!

  8. Avatar de LA
    LA

    A Microsoft está-se literalmente a pôr a jeito, com as imposições que tem feito, nos últimos tempos.

  9. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Se o sistema operativo é deles não percebo a questão. Todos criticam a Microsoft, mas depois todos querem ter lá a sua quota, pois dá dinheiro, claro. E quando a Microsoft se fecha , claro que reclamam.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Exatamente isto: ‘o sistema é deles’ é um sistema proprietário, as pessoas pagam um “aluguel” por um empréstimo do sistema para poder instalar em suas máquinas. Se estão insatisfeitos troquem de sistema operativo. Simples assim!

  10. Avatar de João
    João

    Poder mexer no hosts é basilar para webdevelopers. Passa tudo a usar Windows 7 de onde nunca se devia ter mudado.

  11. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Volto dizer vocês mandam cada vez menos no vossos computadores com W10 da Mirasoft.

  12. Avatar de bill
    bill

    Não percebo de que se queixam o utilizadores do Windows. Nunca leram os termos da licença que vos é apresentado? Eu li e explico-vos (não precisam de agradecer) os direitos dos utilizadores do windows são ZERO. Então não vale a pena reclamar comam e calem, temos pena.

  13. Avatar de Antonio Godinho
    Antonio Godinho

    Em pouco tempo percebi, fans do Linux são Jeovás donos da verdade o produto é o melhor, o mais leve o mais seguro o mais esperto o mais mais… a maioria é carneirada não percebe nada de nada e não se atrevam a por em causa não existem falhas graves no <Linux isso é mito criado pela grande industria de software proprietári0 e no Windows ninguém consegue trabalhar nem jogar nem ser criativo nem programar, bolas

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Caro António Godinho, claro que existem falhas e bugs no Linux, como podem existir em qualquer software, no entanto a velocidade no lançamento de patchs entre software proprietário e o open-source é enorme tornando por isso o Linux mais seguro e estável. Podia também falar das diferenças na estrutura de ambos os sistemas operativos, assim como nas diferenças de implementação na hierarquia entre utilizador/sistema, mas isso dava para a noite toda. Também nunca vi ninguém dizer que o Windows não dá para trabalhar, jogar ou programar, uma vez que o sistema da Microsoft é o mais utilizado no meio empresarial e doméstico ,logo é bom que dê para fazer todas essas coisas.
      A mim pessoalmente não me agrada saber que não tenho o controle total do meu sistema operativo, por isso para as minhas necessidades pessoais e profissionais escolho Linux. E se por acaso a distribuição que utilizo tomar um rumo que eu não goste (ex: systemd vs systemctl vs init ou appimage vs snap vs flathub, etc), existem outras pelas quais posso sempre optar. No mundo Windows quais são as alternativas caso por exemplo eu não concorde com esta situação do Windows Defender?? Pois!

      Esta é a minha opinião, que vale o que vale tendo em conta que eu pertenço ao grupo da ‘carneirada’ que não percebe nada disto! 😉

      1. Avatar de antonio godinho
        antonio godinho

        Windows quais são as alternativas caso por exemplo eu não concorde com esta situação do Windows Defender?? Pois!

        pelos visto não leu a noticia a correcção era esperada o malware para qualquer antivírus a Microsoft decidiu que este só para depois de outra solução instalada

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Eu li a noticia e já sabia desta alteração ainda antes de ler aqui no pplware uma vez que na minha área tenho um contacto muito próximo com a Microsoft. Aquilo que eu quis saber eram quais seriam as alternativas para quem esteja dependente do workflow de ambientes Ms Windows caso não se identifique com este tipo de decisões da Microsoft que são impostas aos seus utilizadores? Porque garanto uma coisa: isto é só o inicio! Muito mais vem a caminho uma vez que a Microsoft está a direcionar o Windows para um caminho semelhante ao que está a fazer com o Office 365, ou seja um sistema operativo cada vez mais assente na cloud e dependente de uma mensalidade para se ter acesso a determinadas ‘features’ .

  14. Avatar de Rasta
    Rasta

    Qual é mesmo a novidade?já todos sabem que privacidade e Windows é zero. Agora títulos destes como se fosse algo que viesse tirar algo que nunca tivemos. É mais para a criançada se insultar. So faltou mesmo terem adicionado um afinal ou um mesmo no título. Lixo.

  15. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Não sei porquê tanto drama… se é uma coisa que assola o mundo… eles imporem não é nada de outro mundo, até porque milhoes de pessoas pelo mundo fora têm outros programas por causa disso mesmo… falta de verificação do spyware… pode ser mau, sim, é para a concorrência.

  16. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Não sei porquê tanto drama… se é uma coisa que assola o mundo… eles imporem não é nada de outro mundo, até porque milhoes de pessoas pelo mundo fora têm outros programas por causa disso mesmo… falta de verificação do spyware… pode ser mau, sim, é para a concorrência.

  17. Avatar de jack
    jack

    Coitados dos fans do rwindows, fazem-me lembrar os putos se tu tens eu também tenho. Tenho o OpenSuse, e agora não consigo programar nada. Só para instalar e atualizar demorou 3 horas, e deu buraco, tive de instalar a impressora á unha. Parabéns windows.

    1. Avatar de int21h
      int21h

      Para iniciantes o mais apropriado é Ubuntu ou PopOS, não percebes de Linux e vais meter-te no OpenSuse? depois é normal que aches tudo estranho… É a mesma coisa que eu querer aprender um pouco mais de mecânica e começar por montar maquinaria industrial, claro que vai dar asneira e vou ver a mecânica como algo ruim.

      1. Avatar de jack
        jack

        Não reparas-te na ironia, foi dirigida a todos aqueles que vêm para aqui largar raios e coriscos contra o linux.