Cientista calcula o fim do universo, será uma morte triste e solitária

47 Comentários

Apesar de não conhecermos quase nada sobre o universo, podemos atrever-nos a teorizar e calcular sobre o seu fim. Segundo os cálculos do físico teórico Matt Caplan, o universo tal como o conhecemos terá uma morte lenta, quente e solitária. Contudo, escusam de começar a correr, porque este “fim anunciado” só acontecerá de hoje a triliões de anos. Portanto, há tempo!

Neste estudo, o físico olhou para o futuro das explosões estelares e para o que se conhece como o fim de corpos celestes. Vai ser triste.

Ilustração da Terra no fim do universo, segundo Matt Caplan


Quando o universo tal como o conhecemos “morrer” será “um lugar triste, solitário e frio”, disse o físico teórico Matt Caplan, professor assistente de física na Illinois State University, numa declaração.

Num novo estudo, Caplan calculou como as estrelas mortas podem mudar com o tempo e determinou quando a última supernova irá explodir no futuro distante do universo.

 

O fim do mundo e de todos os mundos do universo

Segundo explicação de Caplan, o fim do universo é “conhecido como ‘morte por calor’, onde o universo será maioritariamente buracos negros e estrelas queimadas. Em declaração, o cientista refere que se tornou físico por uma razão. Ele queria pensar nas grandes questões – por  que é que o universo está aqui e como vai acabar.

Ilustração do fim do universo, segundo Matt Caplan

Conforme deu a conhecer no seu novo estudo, Caplan olhou para o futuro das explosões estelares. Estrelas maciças explodem em supernovas quando o ferro se acumula no seu núcleo, resultando no colapso da estrela.

Contudo, estrelas mais pequenas, como as anãs brancas – cadáveres estelares ultradensos que se formam quando estrelas semelhantes ao sol esgotam todo o seu combustível nuclear – não têm a gravidade e densidade para produzir este ferro. No entanto, Caplan descobriu que, com o tempo, as anãs brancas podem tornar-se mais densas e tornar-se estrelas “anãs negras” que podem realmente produzir ferro.

À medida que as anãs brancas arrefecem ao longo dos próximos biliões de anos, tornar-se-ão mais fracas, acabarão por congelar, e tornar-se-ão estrelas “anãs negras” que já não brilham. As estrelas brilham devido à fusão termonuclear – são suficientemente quentes para esmagar pequenos núcleos e para fazer núcleos maiores, o que liberta energia. As anãs brancas são cinzas, são queimadas, mas as reações de fusão ainda podem acontecer por causa de túneis quânticos, só que muito mais lentamente.

Explicou Caplan.

Ilustração do fim do universo, segundo Matt Caplan

 

Túneis quânticos: a ponte é uma passagem… para a outra margem

A “tunelização quântica” é um fenómeno em que uma partícula subatómica, através de uma barreira que parece impossível de penetrar quando desaparece, reaparece do outro lado da barreira. Assim, Caplan observou que esta fusão é fundamental para criar ferro dentro das anãs negras e desencadear este tipo de supernova.

O novo estudo mostra a quantidade de anãs negras de ferro de diferentes tamanhos que seria necessária criar para explodir. Então, o físico calculou que a primeira destas “supernovas anãs negras” irá explodir em cerca de 101100 anos – um número inconcebivelmente grande.

Em anos, é como dizer a palavra ‘bilião’ quase cem vezes. Se a escrevesse, ocuparia a maior parte de uma página. É espantoso no futuro.

Referiu o autor do estudo.

Ele descobriu que as anãs negras mais maciças serão as primeiras a explodir. De seguida, serão as restantes estrelas maciças, uma após outra, até não restar nenhuma. O cientista espera que tal aconteça dentro de 1032000 anos.

É difícil imaginar que algo venha depois disso. A supernova anã negra pode ser a última coisa interessante a acontecer no universo. Eles podem ser a última supernova de sempre.

Disse Caplan.

Então como será o universo “triste, solitário” nesta altura, depois da última supernova ter explodido?

Segundo Caplan, “as galáxias ter-se-ão dispersado, os buracos negros terão evaporado e a expansão do universo terá puxado todos os objetos restantes para tão longe que nenhum dos outros alguma vez verá explodir”. Nem sequer será fisicamente possível que a luz viaje tão longe”.

Este estudo foi publicado no dia 7 de agosto no jornal Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. 

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    E quem diz que os tuneis quânticos, não são passagens? Teletransporte para outro lado?

    O universo tem tantas coisas por descobrir, é demasiado perfeito para ser descoberto. E algumas coisas revelam se, impossíveis de saber ou quase.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Triliões de anos.Vá lá,ainda temos muito tempo. 🙂

    1. Avatar de Alícia Furtado
      Alícia Furtado

      Também concordo! Ainda temos uns anos antes disto acontecer

    2. Avatar de Gabryel
      Gabryel

      Pois é tempo pra Caramba.

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Ainda morre a humanidade antes disso. Como é que alguém consegue prever o fim do universo se os meteorologistas mal conseguem prever o tempo para amanhã?

    1. Avatar de RM
      RM

      Cientistas e teorias, são o prato do dia!

    2. Avatar de Jess
  4. Avatar de Vasco
    Vasco

    Será interessante observar o que acontece a um átomo quando a temperatura atingir 0°K
    Os eletroes irão parar de orbitar o núcleo do átomo? A força magnética/gravitacional entre eletrao/protão/neutrão cessará simplesmente? Inverter-se-a? Ao cessarem essa ligação? O que irá acontecer com os elementos fundamentais, padrões, neutrinos e afins?

    Ao primeiro átomo que fique sem energia, julgo que irá criar uma reação em cadeia que irá inverter a expansão do universo e iniciará a contração. Se calhar já começou em locais longínquos e irá acumular tanta matéria fundamental até um novo big bang…. Mas que sei eu…

  5. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Tenho uma teoria valida pelo que é uma teoria. A teoria é a seguinte:
    Acho que já houve Big Bang várias vezes antes deste que gerou o “nosso” universo e poderá existir muitas mais vezes no futuro. Portanto o fim deste universo será o inicio de outro universo e se calhar melhor do que este.

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      Tb acredito nessa teoria

      1. Avatar de Piotr
        Piotr

        Isso não faz sentido. Nosso senhor criou o mundo onde vivemos e todas as criaturas. A biblia diz isso e ninguem provas do contrario.

        1. Avatar de 5rth
          5rth

          há tantas bíblias e tantos deuses que nenhum deles é real, são histórias, nos sempre fomos dominados a base do medo, do que não conhecemos, e é por isso que seguimos um “deus”, porque se parares para pensar vês que nada disso é real

          1. Avatar de eu
            eu

            Excelente !
            Nunca tinha pensado nisso. Os crentes e fanáticos na realidade são movidos pelo medo.

          2. Avatar de JJ_
            JJ_

            E tu, já fizeste mesmo isso!?

          3. Avatar de Jessica
            Jessica

            Mêsmo mesmo

          4. Avatar de Nuno Cruz
            Nuno Cruz

            E a isso se chamam crenças limitantes.

        2. Avatar de RM
          RM

          E quem é que criou ‘Deus’ ? Resposta: nós!

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Boa questão, e na parte cientifica, quem criou o big Bang ?

    2. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      De acordo.

    3. Avatar de Alícia Furtado
      Alícia Furtado

      Tb acredito, Uma boa teoria!

  6. Avatar de luis nascimento
    luis nascimento

    fixe, ainda dá tempo para mais uma cerveja. é que eu comecei a ficar assustado.

    1. Avatar de RM
      RM

      Se beberes mais algumas, ficas sem preocupações 🙂

  7. Avatar de Sammy
    Sammy

    Também vou lançar uma suposição e depois podem também dizer que sou “cientista”.
    Amanhã se não chover, estará um lindo dia.
    Aceito financiamento para o estudo deste projeto.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Deixa-te estar. Se não consegues elaborar uma simples teoria sobre o tempo jamais entenderás este artigo.

  8. Avatar de recondicionado
    recondicionado

    A frase é deveras, muito divertida:
    “Cientista calcula o fim do universo, será uma morte triste e solitária”
    Atribuir ao universo caracteristicas motivações e pensamentos humanos,
    merece uma valente gargalhada.
    O universo está em expansão acelerada, por via da matéria negra – dark matter, dark energy – a energia gravitational total é inferior à dark energy que cria espaço e tempo e expande o volume do universo.
    O universo vai acabar por atingir um estado de entropia máxima, arrefecer e vai ser semelhante em todas as direções e em todos os seus pontos.
    Mas o que será que o multi-verso pensará sobre esta situação?
    estará satisfeito? triste? foi fazer uma soneca?
    Ninguém lhe pergunta, ora bolas!!

  9. Avatar de Costa
    Costa

    ainda acaba primeiro antes do o sporting ser campeao

  10. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Lá estão os cientistas a mandar palpites daquilo que mal conhecem….
    Santa ignorância.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Calma, o facto de não entenderes as coisas não faz dos outros uns completos ignorantes.
      Achas que o pc ou smartphone de onde escreves foi inventado numa noite de copos e à primeira tentativa?
      Se forem mais humildes talvez até venham a ser mais inteligentes 🙂

  11. Avatar de JJ_
    JJ_

    Daqui a uns 100/200 anos, muita gente vai dar gargalhadas sobre este estudo…

    1. Avatar de António Gaspar
      António Gaspar

      Daqui a 100 ou mais, podemos ter muita coisa até bem fiferente.
      Mas, a continuar assim vamos ter é mais gente a repetir as mesmas coisas.

  12. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Bem basicamente é conhecido por deep freeze se não me engano. É uma das 3 teorias da evolução do universo. Sendo que as outras duas é expansão até um certo ponto e fixo a partir daí é a outra sendo a expansão até um ponto e posteriormente uma ‘contração’ (não sei se é o termo mais adequado) ao nível em que o universo fica num ponto pequeno e possívelmente dando origem a um novo bigbang. Fechando um ciclo e iniciando outro.

  13. Avatar de Minoria Silenciosa
    Minoria Silenciosa

    Quando o Armstrong desceu na Lua em 20 de julho de 1969, um dos principais jornais diários extinto pós-25 de Abril, “O Século”, trouxe um suplemento durante 5 Segundas-feiras consecutivas, com o título, “A nova era espacial exige uma nova mentalidade”. E num desses suplementos, referia-se que eram conhecidas na época, 100 milhões de Galáxias (com toda a imensidão que cada uma delas tem, e os números e distâncias incomensuráveis entre si, que ultrapassam a nossa compreensão). Claro que, estes estudos do Universo, são importantes, mas as nossas limitações e a quase inexistente tecnologia para chegar seja aonde ou para o que for, quase que tornam estes estudos extemporâneos.

  14. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    A noticia está errada…pelas minhas contas de cientista leva mais 10 anos do que ele apurou 😀

  15. Avatar de Sergio
    Sergio

    Já uso saltos quanticos no Ogame ha muitos anos, nada de novo, são passagens rapidas para movermos as naves

  16. Avatar de A. G.
    A. G.

    É interessante o seu comentário. Porém, ele é construído sobre informações que aprendemos na literatura, mas não temos provas, para afirmar que são reais.
    Como já deve ter dado por isso muitas teorias, são pseudociência.

  17. Avatar de Nuno Cruz
    Nuno Cruz

    Façam uma pesquisa sobre o astro físico Laercio Fonseca. Ele tem teorias muito interessantes.

  18. Avatar de Apagador
    Apagador

    Mas que #¿$?%!¡ fez a revisão disto? “irá explodir em cerca de 10 a 1.1000 anos “?!

    1. Avatar de Vítor M.

      O teu computador é que não consegue interpretar o que lá está escrito, deve ser antigo. Porque lá não diz isso. Cumprimentos #¿$?%!¡

  19. Avatar de jorge
    jorge

    “o fim do universo, será uma morte triste”.. ora bolas.. e eu que gostava que o fim dos mundos fosse uma festa…lol

  20. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Teoria do fim do universo é tão ridícula como a do início, são só baboseiras sem logica nenhuma e que não explicam nada

  21. Avatar de Claudio ,
    Claudio ,

    Olha , eu tenho a 4ª série , mas vou dar minha opinião :
    Se meu amor estiver lendo esta opinião , por favor . Faça contato comigo …
    ” Pode este mundo acabar em fogo , morreremos ardendo em paixão ,
    ” Pode este mundo acabar em água , morreremos afogados em prazer ,
    Mas se nada disso acontecer , e realmente este mundo acabar em morte por calor , será silencioso e vagaroso , e nossa paixão será o motivo , e derreteremos em paixão , vamos estar juntos , ouvindo Garota de ipanema , você dança para mim , enquanto eu me derreto gritando …quero que você , me aqueça neste dia e que tudo mais vá para o inferno ” quanto ao assunto …deixa que o mundo se acabe , o importante é viver e amar

  22. Avatar de arif omar
    arif omar

    104 Será o dia em que enrolaremos o céu como um rolo de pergaminho. Do mesmo modo que originamos a criação, reproduzi-la-emos. É porque é uma promessa que fazemos, e certamente a cumpriremos.

    Alcorão sagrado
    Suarta 21
    Aya 104

    ( 1 ) Quando o céu se fender,
    ( 2 ) Quando os planetas se dispersarem,
    ( 3 ) Quando os oceanos forem despejados,
    ( 4 ) E quando os sepulcros forem revirados,
    ( 5 ) Saberá cada alma o que fez e o que deixou de fazer.
    ( 6 ) Ó humano, o que te fez negligente em relação ao teu Senhor, o Munificentíssimo,

    Alcorão sagrado
    Suarta 82
    Aya 01 , 02 , 03 , 04 , 05, 06 ,

  23. Avatar de Jess
    Jess

    Eu certamente não percebo nossa , então eles só dizem palpites para o tempo de amanha ‘ quantas e quantas vezes não falarem que amanha ia chover etc e etc ‘ e não aconteceu .
    E quantas já falarem.que choveria no dia seguinte e choveu ..
    Isso é só mesmo uns palpites é a minha opinião ‘ fim do mundo cá nada ‘ tem.falarem do fim do mundo em 2012 e nunca aconteceu ame pela mor da santa nossa …
    Só digo só irei acreditar quando realmente acontecer aí sim posse dizer nossa realmente era verdade caraca eu vou mesmo morrer ups morri kkkk

  24. Avatar de Jessica
    Jessica

    Mas também digo realmente também ja parei pa pensar ate podem mesmo estar dizendo a verdade epa nunca se sabe porque realmente eles estudem pra isso não.
    Mas enfim realmente penso é verdade é mentira ‘ por isso digo só vendo .
    Mas bem eles tenhem.que fazer seu trabalho o menos alertar o povo nao achem ‘ se for o mesmo o.acaso só agradevo