Google remove a polémica “Remove China Apps” da Play Store

92 Comentários

No início desta semana falámos de uma controversa aplicação disponível no Google Play. A “Remove China Apps” surgiu com o objetivo de identificar a origem das aplicações móveis. No entanto milhares de utilizadores estavam a usar este software para remover do seu equipamento apps desenvolvidas por programadores chineses.

A aplicação provocou uma onda de polémica, mas também interesse por parte de algumas pessoas. Assim, a Google decidiu remover esta aplicação da sua loja.



Google elimina a aplicação “Remove China Apps” da sua loja

A Google decidiu eliminar a polémica aplicação “Remove China Apps” da sua Play Store.

De acordo com a política da Google, uma aplicação da Google Play Store não poderá fazer alterações nas configurações ou nos recursos de equipamentos Android do utilizador, sem o seu conhecimento e consentimento. Para além disso, também não pode incentivar os utilizadores a remover ou desativar aplicações de terceiros.

A aplicação “Remove China Apps” foi desenvolvida no âmbito de um projeto educativo da startup OneTouch AppLabs, na Índia. O objetivo principal desta ferramenta é identificar a origem das apps.

No entanto milhares de utilizadores começaram a instalar e usar a “Remove China Apps” para eliminar aplicações criadas por developers chineses do seu dispositivo.

Através desta ferramenta, é possível remover imediatamente e de uma só vez, todas as aplicações chinesas do smartphone ou tablet Android.

A aplicação rapidamente ganhou popularidade na Índia e teve mais de 5 milhões de downloads desde o final de maio. Este sucesso foi também impulsionado por várias celebridades indianas que defendiam a remoção de apps chinesas. O interesse foi ainda maior uma vez que se vive um confronto entre a Índia e a China.

De acordo com a App Annie, de análise de aplicações, a ferramenta também era muito procurada na Austrália. Assim, rapidamente o recurso ganhou notoriedade no Google Play, chegando ao 5º lugar na categoria de utilidade.

A China reagiu e alguns chineses aconselharam mesmo os indianos a não só remover as suas apps, mas também a deitar fora os seus smartphones, uma vez que a maioria deles são fabricados na China.

Em suma, este sucesso foi ‘sol de pouca dura’ pois a aplicação acabou por ter o mesmo fim para o qual estava a ser utilizada.

Comentários

92

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Ditadura chinesa no seu melhor.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Ditadura? O que não falta é alternativas, o conforto de muitos utilizadores em não quererem procurar alternativas é grave.

      1. Avatar de mrProGamer
        mrProGamer

        É ditadura. E sabes porquê? Porque a China não gostou dessa app, fez queixa a essa app por várias leis de censura vindos da China e a Google resolveu essa situação com o acordo da China senão a Google teria consequências (uma delas é bloqueio dessa loja na China).

        1. Avatar de EDPRR
          EDPRR

          Continua a não ser ditadura. Ditadura é a imposição pela força de algo. Neste caso o governo chinês terá reclamado e a Google tomou uma decisão empresarial. A Google podia ter mantido a aplicação, nada a obrigava a retirar da play store, e o governo chinês que fizesse o que lhe apetecesse. A Google decidiu retirar, apenas isso. Não vejo ditadura nenhuma. Já a aplicação é claramente racista.

          1. Avatar de RUI COELHO
            RUI COELHO

            agressao tambem nao quer dizer que seja agressao fisica pode ser verbal,e nao deixa de ser agressao

          2. Avatar de eu2
            eu2

            Rui, uma agressão verbal é uma ameaça, não uma simples reclamação.

          3. Avatar de Pois
            Pois

            @eu2 Se receberes uma carta do governo com uma mera sugestão muito diplomática específicamente sobre como tu deves exercer o teu trabalho, considerarias isso uma intrusão e uma postura agressiva por parte do estado?

          4. Avatar de Júlio
            Júlio

            Plenamente de acordo meu caro

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Pois, tal como andaram a censurar comentários contra o regime chinês no Youtube. Está tudo comprado pelos chineses. Mas a Play Store não funciona na China. O que o governo chinês poderia fazer era impedir a Google de operar no país.

          1. Avatar de EDPRR
            EDPRR

            A Google não é chinesa, nada a obriga a bajular o governo chinês. Eu não concordo com muitas das atitudes do governo chinês mas neste caso a culpa, se existe, é unica e exclusivamente da Google. Se a Google quiser, opta por manter a integridade e a honestidade, não acede aos pedidos do governo chinês e perde o mercado nesse país. Mas é uma opção da Google, apenas isso

        3. Avatar de eu2
          eu2

          Eu também não iria gostar de uma app que incentivasse as pessoas a remover aplicações minhas por causa de preconceito contra mim :/

          1. Avatar de Pois
            Pois

            O problema do online hoje em dia é que se envia informação para todo o lado, sem saber quem está do outro lado. Estas apps resolvem parte do problema.

            Anormal é alguém não se proteger para não ser associado ao rótulo de preconceituoso.

            A China é conhecida por ser um dos hotspots de hacking a outros países, e as aplicações aprovadas para uso pelo governo chinês são muitas vezes forçadas a ter spyware incluído.

            https://www.portofacil.net/bloqueio-de-paises-no-firewall.html

            Confirma por ti mesmo.

            As boas notícias é que é possível bloquear via firewall todas as ligações de e para um país (qualquer país, ou seja, pode-se bloquear NK, Ucrânia, México e outros países com pouca uinformação útil para portugueses, mas frequentemente associados ao cibercrime).

            Para o Android, p.ex. vejam:
            Firewall Domains Mobile App

            Para PCs, podem usar firewalls baseadas em IPs, como:

            https://alternativeto.net/software/peerguardian/

            e obter as blocklists de países em locais como:
            http://ipverse.net/

            A vantagem destas soluções, é que bloqueia todo o tráfego não intencional, mas caso se queira aceder especificamente a um site desse país (p.ex. uma agência noticiosa), pode-se criar excepções para os locais a visitar.

          2. Avatar de Pois
            Pois

            Já agora, uma lista com os 10 países mais agressivos em termos de ciberataques:
            https://www.gocache.com.br/seguranca/dez-paises-com-mais-ataques-de-hackers/

          3. Avatar de EDPRR
            EDPRR

            Pois, segundo a lista dos países mais agressivos em termos de hacking, os USA aparecem em segundo lugar. Segundo a mesma lógica aplicada à China, toda e qualquer aplicação desenvolvida por uma software house sediada nos USA é automaticamente suspeita, afinal eles são os segundos mundiais em espiolhar a vida alheia. Felizmente o Pois já deve estar a desenvolver uma aplicação para localizar e apagar todas as apps desenvolvidas por americanos.

          4. Avatar de Pois
            Pois

            > Pois, segundo a lista dos países mais agressivos em termos de hacking, os USA aparecem em segundo lugar. Segundo a mesma lógica aplicada à China, toda e qualquer aplicação desenvolvida por uma software house sediada nos USA é automaticamente suspeita.

            Exato.

        4. Avatar de eu2
          eu2

          Acredito que a Google não tenha removido a app por causa de uma reclamação da China, mas por causa do preconceito racial/nacional que essa app inclui.

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Isso é o que eles dizem publicamente, mas na realidade sabemos que foi por pressão do governo chinês. Tal como tantos líderes a nível mundial que não felicitaram a presidente de Taiwan pelo novo mandato, porque receberam uma cartinha da China a “aconselhar” a não o fazer.

          2. Avatar de EDPRR
            EDPRR

            Mas qualquer governo faria o mesmo neste caso concreto. Mal seria se assim não fosse. A aplicação em causa funciona com base na ideia de que toda e qualquer aplicação desenvolvida por um programador chinês, independentemente de ser ou não funcionário de um organismo governamental, deve ser retirada. Generalizar negativamente contra todo um povo é xenofobia.

          3. Avatar de Pois
            Pois

            > A aplicação em causa funciona com base na ideia de que toda e qualquer aplicação desenvolvida por um programador chinês, independentemente de ser ou não funcionário de um organismo governamental, deve ser retirada.

            A aplicação funciona com base de que qualquer aplicação desenvolvida na China tem grande probabilidade de ser maliciosa

            Dá a OPÇÃO ao utilizador de remover aplicações chinesas que instalações não-intencionalmente. Ninguém é forçado a instalar esta opção. Agora devemos ser obrigados a ter Apps chineses, mesmo que não o queiramos?

            https://www.gocache.com.br/seguranca/dez-paises-com-mais-ataques-de-hackers/

          4. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            @Pois
            Se as pessoas quiserem fazer o download do APK e instalar-lo, isso é com elas. Agora esta aplicação não tem lugar no Google Play. Gostavas de ter uma aplicação na Google Play, que te traz rendimento, e teres uma aplicação de terceiros a sugerir e a remover a tua aplicação? Claro que não. Por isso é que a política de uso do Google Play diz o seguinte “Adicionalmente, não são permitidas:… Aplicações que enganam os utilizadores para que removam ou desativem aplicações de terceiros… Aplicações que encorajam ou incentivam os utilizadores a remover ou a desativar aplicações de terceiros”. Portanto esta aplicação viola claramente esta política.

        5. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Podias-me indicar a fonte em que acima que o governo chinês pediu a remoção da app?

        6. Avatar de EDPRR
          EDPRR

          Pois, se uma aplicação for instalada contra a vontade do utilizador ou as escondidas do mesmo, estamos perante uma flagrante violação das normas da Google. Mas o que não falta em quase todos os telemóveis são aplicações que não queremos e não podemos (ou dificilmente) retirar, o chamado bloatware pré-instalado. Qual o problema? A app em causa é racista e xenófoba, ponto. Se não fosse bastava apresentar uma lista de países, escolhiamos o que queriamos, apresentava o software com origem nesse país e desinstalavamos. Tratava todos os países por igual e não dava muito trabalho a fazer. Assim é apenas generalização xenofoba

  2. Avatar de Spoky
    Spoky

    Alternativa
    https://apkstart.com/en/remove-china-apk
    https://apkfolks.com/remove-china-apps-apk/

    Sem consentimento do utilizador? A app em questão pergunta se deseja remover, e pelo nome também não é difícil adivinhar o que a app faz.

    Lá esta a Google a chamar os utilizadores de burros.

    Enjoy

  3. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    A Google é aversa à liberdade de escolha.

  4. Avatar de anti-china
    anti-china

    Ditadura.
    Sou utilizador Android mas isto pela primeira vez, faz-se pensar no iPhone.

  5. Avatar de Mário Loureiro
    Mário Loureiro

    Eu sou um conservador por natureza e nunca fui um homem de esquerda, mas pelo que sem tem passado nos últimos anos na América de Trump, cada vez mais me inclino para o socialismo. Eu até tenho um Iphone 7, mas até Trump e a América não mudarem a sua política não consumirei mais produtos made in USA.
    Os Chineses estão a fazer o que a América fez durante décadas nos mercados mundiais, agora que a China abriu o seu mercado e estão a inundar o Mundo com os seus produtos, bons ou maus, e finalmente a América está a ter um adversário económico a sua altura, eis que se levantam as teorias da conspiração do costume….

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Inclina-se para o socialismo? Ora é simples, vá viver para a Venezuela, Cuba ou Coreia do Norte. Viverá em “paraísos socialistas”, e poderá ter a oportunidade de experimentar todos os benefícios do socialismo, além de poder gritar palavras de ordem contra Trump e os EUA a toda a hora, queimar bandeiras dos EUA. Enfim…

      1. Avatar de EDPRR
        EDPRR

        Era só o que faltava se uma pessoa agora fosse obrigada a emigrar por ter ideologias diferentes. Portugal ainda é uma democracia onde existe alguma liberdade de expressão. O sr David Guerreiro não foi morar para os Estados Unidos, porque se acha no direito de mandar quem quer que seja para fora do país ?

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Para quem diz que se inclina para o socialismo sem nunca ter vivido no mesmo, é o mesmo que dizer que adora ostras sem nunca ter provado nenhuma. É isso mesmo, Portugal ainda é uma democracia, coisa que não sucede nos países socialistas, como os que referi. Nos países socialistas, mais de metade dos comentários que estão aqui já teriam desaparecido…
          E porquê motivo é que teria que ir morar nos EUA? Os EUA não são o único país com democracia, com liberdade de expressão ou de culto. Agora regimes socialistas não há assim tanta escolha

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Pergunte aos venezuelanos ou cubanos que diariamente fogem desses países se o socialismo é tão bom, porque estão a fugir, e obterá a resposta. Depois de passar pelas amarguras do socialismo, as inclinações acabam rápido.

      2. Avatar de Pois
        Pois

        Incluí Portugal nessa lista
        (PS+CDU+BE + a suposta oposição do PSD).

        Tal como os restantes é uma maravilha. Temos:

        * sol;
        * boa comida;
        * praia;
        * Fátima;
        * futebol;
        * fado;
        * e muito mais…

        Tal como os restantes, também temos:

        * impostos altíssimos;
        * ordenados baixos;
        * custo de vida relativo alto;
        * baixo índice liberdade empresarial;
        * baixa competitividade económica;
        * baixo índice mobilidade social;
        * sistema de ensino decadente.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Portugal não tem um regime socialista. Apesar do partido no governo ser o partido socialista, está ainda longe de ser um estado socialista. Entregue o governo ao BE, e vai ver essa realidade a transformar-se num ápice.

          1. Avatar de Pois
            Pois

            O BE foi excelete como oposição.
            A sua ideologia é péssima numa coligação que tenha poder de governo. E eles estão lá.

          2. Avatar de Pois
            Pois

            > Portugal não tem um regime socialista.

            A única questão é mesmo a palavra “regime”, que é um termo subjetivo e que se usa para denegrir um governo. Todos têm eleições.

            Coreia do Norte:
            https://en.wikipedia.org/wiki/Elections_in_North_Korea

            Cuba:
            https://en.wikipedia.org/wiki/Elections_in_Cuba
            e é uma república socialista, tal como nós.
            https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_de_Cuba

            Venezuela: idem ibidem
            https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_da_Venezuela

      3. Avatar de Mário Loureiro
        Mário Loureiro

        Sim inclino-me para o socialismo, o nosso socialismo, o Partido Socialista, tem algum problema com isso. Não mencionei o comunismo, deve ter feito confusão, pois os regimes comunistas agora auto intitulam-se de regimes socialistas.
        Agora eu sou PORTUGUÊS e muito, pois sou da terra onde nasceu PORTUGAL. Por isso não me manda ir viver para lado nenhum, pois não me conhece de nenhum lado e mesmo que conhecesse não lho admitia.
        Não suporto é radicalismos e xenofobias contra outros povos , pois por causa disso é que vivemos nestas guerrilhas de religiões e ideologias que não nos leva a lado nenhum.
        Também o podia mandar ir fazer companhia ao André Ventura, Bolsonaro ou Trump, mas não vou por aí, deixe-se cá estar no nosso belo Portugal á beira mar plantado.
        E já agora os Chineses são pessoas como qualquer outras e devem ter pensamentos de direita de esquerda e assim-assim, tal e qual os americanos.
        Agora quando nos inclina-mos para pensamentos anti isto ou aquilo tal e qual o Hitler fez………e deu no que deu…..

        1. Avatar de Pois
          Pois

          @Mário
          Eu não apoio com o modo como o David se dirigiu a si, e até fiz brincadeira com a coisa, mas tenha noção que a coisa é ao contrário do que diz.

          Os países que se autodemonimam socialistas, são o socialismo puro.

          É esse o mesmo resultado final de qualquer implementação do socialismo, por simples princípios socio-economicos base.

          A diferença que temos do nosso socialismo (e outros socialismos europeus) e os da Venezuela, Cuba e afins, é que ainda não evoluiu até esse ponto, e o autoritarismo necessário à sua manutenção também ainda não foi necessário.

          Cuba e Venezuela tiveram uma implementação abrupta do socialismo (golpes militares), o que instaurou automaticamente a militarização da sociedade, mas se olhar para a Europa, essa mesma militarização está a progredir a olhos vistos.
          A diferença é que agora utilizamos a estabilização do “desassossego social”, ou o “combate ao terrorismo”, ou “o achatamento da curva” para justificar a militarização da sociedade e as implementação de medidas draconianas antes associadas ao socialismo/comunismo.

          Os Trumps e outros costumam dizer, o socialismo acaba quando acaba o dinheiro dos outros. No que se enganam é que o socialismo não acaba com o dinheiro dos outros. Transforma-se é na vertente autoritária, como são exemplos os outros países já referidos, e os outros exemplos mais infames.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Curiosamente não me recordo do mercado mundial estar inundado de produtos norte-americanos. Sou do tempo que a China não pertencia à OMC e não havia inundação.

      1. Avatar de Pois
        Pois

        Eu nunca defendo a China, mas o mundo estar inundado de produtos Chineses é um feito positivo deles.
        Os americanos nunca foram competitivos com base no custo/benefício, mas sim através de imposição monopólios através da WTO e da forma como impuseram um sistema de patentes em que os países com dinheiro e força política maior, imposeçem aos restantes limitações à criação, as royalties como um imposto à inovação, enquanto fazem com que países frágeis não tenham maneira de salvaguardar a sua própria propriedade intelectual (falta de dinheiro para patentes em todas as instancias internacionais, falta de dinheiro para a litigação, e tecnicalidades https://www.ipwatchdog.com/2015/07/18/top-5-mistakes-inventors-make-invention/id=59286/)

  6. Avatar de Mário Loureiro
    Mário Loureiro

    Vejam o que se está a passar com o 5G, só porque foi uma marca chinesa a ultrapassar os americanos neste capítulo, estão a tentar por todos os meios e teorias deitar a mesma abaixo. Como se eles (americanos) não nos andassem a espiar à décadas, enfim

    1. Avatar de EDPRR
      EDPRR

      Mas o problema americano é exatamente esse ! Se os paises europeus usarem tecnologia chinesa como é que os americanos vão espiar ? Antigamente a NSA tinha acesso às backdoors dos routers de origem americana , fossem eles vendidos onde quer que fosse. Agora se se for usar tecnologia chinesa os serviços americanos vão ter que despedir pessoal por não terem nada para fazer. Estou a brincar, os americanos não precisam de nos espiar, nós já colocamos tudo no facebook, twitter e instagram !

      1. Avatar de Pois
        Pois

        Verdade. Mas sair de um mal para meter-se noutro não é solução nenhuma.
        Eu diria que a China é uma ditadura mais repressiva, mas ultimamente tem sido demonstrado o contrário quase numa base diária, portanto, não vou tecer juízos de valor.

        O que importa é que um presente envenenado, venha de quem vier, deve ser recusado.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Tem sido demonstrado que a China não é uma ditadura repressiva? Deve ter andado a ver a CCTV ou ler jornais chineses, só pode…

          1. Avatar de Pois
            Pois

            Tem sido demonstrado que os EUA estão a tornar-se uma ditadura igualmente repressiva.

        2. Avatar de EDPRR
          EDPRR

          Concordo. É tempo de a UE ter uma política tecnológica própria e desenvolvimento interno. As empresas europeias não podem continuar atrás das americanas e chinesas no desenvolvimento e inovação tecnológicos. O que andam as empresas europeias a fazer?

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Aponte-me um único estudo minimamente credivel que indique que a gama de frequancias de rádio usadas pelo 5G nos EUA é segura. Certamente deveria ser fácil para o poderio económico chinês – ou quem quer que seja que não seja os EUA – provar isso em sua defesa, não? O interesse económico ESTÁ DO LADO DO 5G, independentemente do país / nação / cultura.

      Faça um favor à internet e pare de a poluir com opiniões mal-formadas.

      1. Avatar de qwertyu
        qwertyu

        essas frequencias sao usadas ha anos em satelites (tv), radares, etc. mais vale pedir aos aeroportos para desligarem os radares…

        1. Avatar de Pois
          Pois

          As torres de radar são áreas delimitadas com avisos sobre o potêncial cancerígero da zona, e indicam que só devem ser atravessadas por necesidade e com brevidade. Se tiver acesso a alguma, confirme por si mesmo.

      2. Avatar de mrProGamer
        mrProGamer

        O interesse económico está do lado do 5G? Errado, o interesse está no lado para o Internet of Things, Inteligência Artificial e a Indústria 4.0. E quanto ao 5G, já era porque vem ai o 6G. (dizem das noticias do japão e dos outros países).

        1. Avatar de EDPRR
          EDPRR

          Os jornais japoneses indicam que, na melhor das hipoteses, o japão terá 6G em 2030. Em 10 anos … há 10 anos atrás andávamos no 3G ! Vamos ficar sentadinhos à espera que o Japão crie o seu standard 6G ou vamos continuar a avançar tecnologicamente ?

          1. Avatar de mrProGamer
            mrProGamer

            vamos continuar a avançar tecnologicamente e nem comento mais este assunto.

      3. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Aqui está uma excelente explicação do problema com a Huawei: https://youtu.be/Hq9C7XbDHwU?t=47

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E mais, Trump afirmou que incentivava a Nokia e a Ericsson a juntarem-se para unir esforços no 5G. Nenhuma delas é norte-americana ou é sequer controlada pelo governo norte-americano, uma é finlandesa, a outra sueca. Nunca vi os EUA a exigirem que utilizem tecnologia norte-americana no 5G. Aí vai pelo cano abaixo o argumento de estarem a querer impingir tecnologia própria para espiar.

      1. Avatar de EDPRR
        EDPRR

        Errado. Os Estados Unidos ainda não têm sequer um standard unificado 5G, as diferentes operadoras utilizam tecnologias semelhantes mas não totalmente compativeis e operam com velocidades mais reduzidas que o 5G da Huawei. O que o Trump pediu foi que a Nokia e a Ericsson se juntassem a empresas americanas para desenvolver um standard 5G. Nada é referido quanto à construção de hardware. Você acha mesmo que, depois de décadas em que a NSA, espiou toda a gente e mais alguma, iriam deixar de o fazer ?

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          E porque não poderiam espiar na mesma? Os equipamentos implantados nos EUA poderiam ser na mesma espiados, mesmo da Nokia ou Ericsson.

          1. Avatar de EDPRR
            EDPRR

            Mas alguém, no seu juízo perfeito, acha que não somos permanente espiados? É a China, os EUA, a Rússia, provavelmente a Inglaterra e sabe-se lá quem mais. Os cabos submarinos por exemplo, alguém tem a certeza de que as comunicações não são interceptadas lá?

  7. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    As imagens da publicação claramente mostram porque a Google removeu a app da Play Store. A app incentivava a remover o TikTok, uma das apps que lhes mais deve render.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isto porque a maioria das pessoas não tem a noção de que o TikTok é controlado pelo governo chinês. Tanto que bloquearam uma pessoa, que dizem ser parecida com o líder chinês, e essa pessoa nunca tentou personificar o presidente chinês, é um cantor que divulgava vídeos de música no TikTok. É um pouco como na Coreia do Norte, onde tudo é regulado, até os cortes de cabelo, e ninguém pode cortar o cabelo igual ao “querido líder”. Muitos ocidentais com ajuda desta app, aperceberam-se de que algumas das coisas que possuem no smartphone são chinesas.

    2. Avatar de eu2
      eu2

      É publicidade que rebaixa outras marcas, isso é considerado errado em muitos lugares. Por exemplo, aqui em Portugal não podem fazer passar anúncios na TV que rebaixem outras marcas, como aqueles anúncios de detergente, comparam a marca deles com as outras, sem especificar quais outras, dizendo apenas que é um “detergente comum”.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Quem não se lembra dos anúncios do Pingo Doce a dizer que aqui não há cartões, não há cupões e sei lá mais o quê? Ou do Lidl com o Continente? Há sempre empresas a fazer piadas umas com as outras, a Samsung por exemplo sempre o fez com a Apple. Esta app simplesmente mostra que produtos são de origem chinesa, e quem quiser removê-los pode fazê-lo. Qualquer um é livre de não querer apps chinesas, coreanas ou sauditas, etc.

        1. Avatar de Banana
          Banana

          Calma contigo faz com a Apple onde é permitido e só vês porque fazem upload para o YouTube porque em Portugal não podem fazer cenas dessas

  8. Avatar de EDPRR
    EDPRR

    A ideia do programa é localizar especificamente o software de origem chinesa, independentemente de quem tenha sido o programador, como se todo os programadores chineses fossem agentes subversivos do governo, e todo esse software viesse carregado de malware e com a unica função de recolher dados de forma ilegal. A ideia do programa é portanto claramente xenófoba e racista. Se assim não fosse o software indiano poderia simplesmente questionar o utilizador sobre qual o país de origem de software que o utilizador desejava pesquisar, ou listar todo o software instalado e o respectivo país de origem. Mas não, para o programador deste software os chineses são todos iguais e merecem ser todos alvo de desconfiança. Deixem de comprar Xiaomi, Huawei, Oneplus, Oppo, se desconfiam assim tanto e passem a comprar apenas marcas americanas. De certeza que os serviços americanos não vos espiam tanto …

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A questão é que na China não existe uma verdadeira separação entre público e privado. O PCC está metido em todo o lado, daí que é complicado em saber se esta ou aquela empresa é isenta ou não. O mesmo não sucede em países democráticos.

      1. Avatar de EDPRR
        EDPRR

        Como os Estados Unidos? O departamento de segurança americano não tem acesso à informação das grandes empresas tecnológicas americanas? Vá lá, você sabe que isso não é verdade, os americanos espiam tudo e todos, até o telemóvel da Merkel eles espiaram. O problema é que atualmente quase toda a tecnologia vem da China ou dos EUA portanto estamos reféns dos dois

  9. Avatar de EDPRR
    EDPRR

    Entretanto no meu Huawei que vem de fabrica carregado de apps chinesas o software indiano só localiza o WPS Office mas não reconhece o Antutu que também é chinês

  10. Avatar de miguel
    miguel

    A Google e Apple já se venderam a muito aos chineses, infelizmente!

    1. Avatar de EDPRR
      EDPRR

      A Google e a Apple estão no ramo do dinheiro. O negócio deles é fazer dinheiro, ter lucro. A China tem um mercado potencial de 1/7 de toda a população terrestre. Acha que, do ponto de vista empresarial, isso não interessa ? Os estudios de cinema americanos já começaram a reparar que no caso dos blockbusters, rendem tanto ou mais na china, que nos proprios Estados Unidos, isso torna esse mercado apetecivel e começam a surgir parcerias com produtoras chinesas. Independentemente de ser a China ou qualquer outro país, as empresas querem vender o maximo ao maior numero de clientes. Se para isso tiverem que fazer fretes a algum governo, eles não terão o minimo problema com isso. Seja a China, a Russia, os Estados Unidos, o Zimbabwe ou as ilhas do Tuvalu.

      1. Avatar de Pois
        Pois

        > A Google e a Apple estão no ramo do dinheiro. O negócio deles é fazer dinheiro, ter lucro. A China tem um mercado potencial de 1/7 de toda a população terrestre.

        Assim que a perda dos restantes 6/7 for mais evidente, talvez percebam melhor.

  11. Avatar de RCS
    RCS

    Parece que há por aqui muito xenófobo em relação aos chineses.

    1. Avatar de EDPRR
      EDPRR

      Bastantes ! Mas com smartphones, TV’s, ventoinhas, impressoras, microondas, etc etc etc made in china

      1. Avatar de RUI COELHO
        RUI COELHO

        infelizmente o mercado está infestado de produtos chineses

        1. Avatar de EDPRR
          EDPRR

          Infelizmente porquê ? O que impede as empresas europeias, americanas, africanas ou de outros paises asiaticos, de concorrer nos nossos mercados ? QUe eu saiba nada … apresentem produtos de melhor qualidade a preços semelhantes ou inferiores e toda a gente deixará de comprar produtos chineses. Até lá é o mercado que temos.

          1. Avatar de Pois
            Pois

            > O que impede as empresas europeias, americanas, africanas ou de outros paises asiaticos, de concorrer nos nossos mercados ?

            Economia. Ninguém consegue competir com trabalho escravo (prisional) e com a ausência de normas. Dois pesos e duas medidas para as empresas europeias vs asiáticas.

          2. Avatar de Banana
            Banana

            @pois deixarem de compactuar com trabalho escravo é meio caminho andado, se o mundo está assim “made in China” a culpa é de quem investiu no trabalho escravo para obter mais lucro

          3. Avatar de Pois
            Pois

            @Banana
            > “made in China” a culpa é de quem investiu no trabalho escravo para obter mais lucro

            E de quem compra “made in China” sabendo que que estas coisas acontecem.

            Cada um pode tomar decisões que alteram o modo como o sistema funciona, mas é sempre mais fácil atribuir culpas a terceiros.

            Apps como esta permitem boicotar software chinês. Melhor se dessem a escolha dos paises a boicotar como já foi referido acima.

            O equivalente a isto existe para o mercado físico. Todos os produtos comercializados legalmente na Europa têm a origem na caixa.

        2. Avatar de José
          José

          Não é bem assim, basta procurar, que podemos comprar tudo sem intervenção chinesa. Pode ser mais caro, mas também é melhor.

      2. Avatar de José
        José

        Eu não tenho! Faço questão de saber onde é fabricado tudo o que está na minha casa! Estranho a veemência com que defende a China. Até parece que lhe pagam alguma coisa!

        1. Avatar de João Cunha
          João Cunha

          Escolha um produto electrónico em casa, seja de que marca for, e vá ver as placas de circuito impresso. 90% é made in china.

          1. Avatar de José
            José

            Não, é não! E não confunda as coisas, pois a maioria é “Made In Taiwan”. O que por muito que os chineses pretendam, não é a mesma coisa. Basta estar a evitar coisas chinesas, para que não tenham tanta preponderância nem lucros para o seu regime! Devagar se vai ao longe e eu sou mu9ito paciente. Consigo ter tudo o que quero e, faço questão em dizer que não quero nada fabricado na China. E não é que tenho conseguido? Se tiver um pequeno componente é um pequeno componente, não irão muito longe com isso, pois não tenho interesse estratégico algum. Nem faço fotos para colocar nas redes sociais, nem uso sequer a câmara do telemóvel apesar deste não ser chinês – nunca o seria – nem ter sido fabricado na China!

  12. Avatar de RM
    RM

    A china deve ter ‘pedido’ à Google para remover ou então … !

    1. Avatar de eu2
      eu2

      ou então a aplicação é claramente xenófoga

      1. Avatar de eu2
        eu2

        xenófoba*, segundo o priberam

      2. Avatar de José
        José

        É essa a desculpa que agora usam para se poderem na frente de regimes horríveis? Boa. Ainda falta acartada do racismo.

  13. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    lol, … eu sempre disse que o google é uma plataforma comuna e isto só prova-o, …
    vergonhoso.

    1. Avatar de EDPRR
      EDPRR

      Ou não sabe o que é o comunismo ou então não sabe o que é o comunismo, das duas uma. A Google limita-se a fazer favores ao governo chinês para poder continuar a ter acesso a esse mercado asiatico e continuar a fazer rios de dinheiro para os seus acionistas. O que tem isso de comunismo ? Liberalismo sim.

      1. Avatar de Pois
        Pois

        O executores em Aushwitz, limitaram-se a seguir ordens.

        Seguir ordens requer ainda menos vontade própria que fazer favores.

        1. Avatar de Pois
          Pois

          Um vídeo relevante para o tema:

          https://www.youtube.com/watch?v=-tL0IvTh6Rw
          (“Chain of Obedience – StormCloudsGathering”)

  14. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Tanta discussão por causa de uma app 🙁 Existem assuntos que merecem mais discussão do que este.

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    concordo parace que a loja da google e a unica com este appp…o app continua por ai na net pra quem queira….

  16. Avatar de José
    José

    Eu quero instalar esta aplicação. Tenho esse direito, como tenho o direito a escolher quem considero fidedigno para partilhar os meus dados.

  17. Avatar de José
    José

    Já instalei!

  18. Avatar de José
    José

    Não tenho nada chinês! 😉

  19. Avatar de Felipe Cardoso
    Felipe Cardoso

    Espero que venha mais apps desse estilo a Google Play Store! Seria de bom grado aos utilizadores.