PHP é a Quinta-Feira – Introdução ao JavaScript

21 Comentários

Por Pedro Peixoto para o PPLWARE

Como já vimos nos artigos anteriores, o PHP é uma linguagem server side, isto significa que é processado do lado do servidor, sendo que o utilizador que está a fazer o pedido ao servidor recebe uma página HTML já processada. Assim, e visto que à partida o servidor é controlado, apenas pessoas autorizadas acedem a todo o código PHP, ligações a bases de dados, sistemas de encriptação, o que o torna uma linguagem segura.

No entanto, isto leva a perda de interactividade e flexibilidade, pois cada vez que é necessário executar código tem de se fazer um novo pedido ao servidor, e num ambiente WEB, os sistemas baseados em PHP perdiam muito em relação a tecnologias WEB como o Flash e o JAVA.

Este problema foi soberbamente ultrapassado, recorrendo a uma linguagem de programação, que embora estivesse já solidamente integrada nos Browsers, não via aproveitados todos os seus atributos, falamos do JAVASCRIPT.

php_java

A partir de hoje vamos introduzir o Javascript nos nossos artigos, isto porque o PHP e esta linguagem andam sempre de mão dada. As duas acabam por se completar, o PHP pode processar rapidamente informação do lado do servidor, gerindo bases de dados, sessões, e conteúdos dinâmicos. O Javascript consegue oferecer a interactividade que é necessária na visualização de conteúdos WEB, pois é processado pelo browser do utilizador. Além disto, é uma linguagem orientada a eventos o que possibilita associar determinado código a uma determinada acção do cliente.

Para melhorar a associação PHP<->Javascript contribuiu muito o AJAX, mas este é um tema para um outro artigo que também terá espaço neste rúbrica.

Ultimamente os motores Javascript utilizados pelos Browsers têm tido desenvolvimentos consideráveis diminuindo o tempo e recursos de processamento, o que permitiu que o Javascript tivesse ganho a importância merecida.

Agora, com o surgimento do HTML5, põe-se em causa qual o rumo que o Javascript vai seguir, é certo que muitas das coisas que antes eram feitas com JS podem agora ser feitas directamente no HTML5, no entanto, o facto desta nova versão abrir as portas a novas funcionalidades, principalmente multimédia, acabam por dar uma importância acrescida ao Javascript.

Antes de terminar, não posso deixar de referir o jQuery, que será também abordado nos nossos artigos. O jQuery é uma biblioteca Javascript que facilita em muito a programação, uma vez que além de permitir realizar a maior parte das acções necessárias de forma simples, funciona em todos os browsers, e os plugins existentes oferecem uma variedade imensa de funcionalidades.

Em conclusão, e na minha opinião pessoal, o Javascript é uma linguagem com uma posição solidificada e com os seus propósitos bem definidos, está de boa saúde, em constante melhoria (processamento dos browsers), e com um futuro risonho à sua frente.

Na próxima semana iremos, então, ver na prática o bom funcionamento destas duas linguagens juntas. Mas como já percebi que vocês gostam de participar e complementar os artigos, deixo já alguns desafios básicos, para adiantar o próximo artigo.

  • Como se incorpora Javascript numa página HTML?
  • Como mostrar uma msgbox com informação ao utilizador?
  • Como redireccionar um utilizador através de Javascript?

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de diogo

    Como se incorpora Javascript numa página HTML?

    script aqui

    Como mostrar uma msgbox com informação ao utilizador?
    alert(texto)

    Como redireccionar um utilizador através de Javascript?
    <!–

    window.location = “site aqui”

    1. Avatar de Pedro Peixoto
      Pedro Peixoto

      As tags acabam por ser removidas nos comentários:

      alert('Esta é uma msgbox!');
      window.location="http://pplware.com";

  2. Avatar de Daniel

    Pode-se incorporar chamando um ficheiro js ou abrindo a tag script, ou seja:

    ou

    // o script vai aqui

    Para mostrar uma mensagem alerta:

    alert(‘Ola mundo’);

    Para redireccionar para outro site:

    window.location = “http://www.google.pt”;

    Bom artigo, fico á espera do artigo com js e ajax, já que php e jQuery já acho fácil.

  3. Avatar de Daniel

    Corrigindo o comentario anterior que ocultou muitas das tag’s. Pode-se incorporar chamando um ficheiro js ou abrindo a tag script, ou seja:

    ou

    // o script vai aqui

    Para mostrar uma mensagem alerta:

    alert(‘Ola mundo’);

    Para redireccionar para outro site:

    window.location = “http://www.google.pt”;

    Bom artigo, fico á espera do artigo com js e ajax, já que php e jQuery já acho fácil.

  4. Avatar de Johny
    Johny

    Se vais falar de ajax, obrigatóriamente tens de falar da biblioteca prototype.

    1. Avatar de Pedro Peixoto
      Pedro Peixoto

      Boa noite Johny, porquê?

    2. Avatar de Marco Monteiro

      pois, não precisa necessariamente de falar de prototype… tudo o que fiz de Ajax até hoje foi com jquery e não me tenho queixado 😛

    3. Avatar de Abel Figueiredo
      Abel Figueiredo

      Frameworks JS com funcionalidades AJAX há muitas e apesar de prototype ser das mais antigas, já à muito que foi destronada pelo JQuery.

      Mas já que se vai abordar frameworks JS porque não entrar também nas PHP?

      1. Avatar de Pedro Peixoto
        Pedro Peixoto

        Vamos com calma que vai haver tempo para tudo…
        😉

        1. Avatar de Abel Figueiredo
          Abel Figueiredo

          Uma coisa é certa… AJAX sem uma framework é uma dor de cabeça tal que nos obriga a deixar de aventuras e a recorrer a algo como o JQuery, enquanto PHP sem frameworks é perfeitamente viável.

          1. Avatar de Ganha dinheiro na net

            Não é dor de cabeça nenhuma.
            Basta usar esta função:
            http://www.kirupa.com/developer/php/ajax_intro.htm
            Se for usar jQuery só para ajax,prefiro usar esta função para não estar a carregar código desnecessário.

          2. Avatar de Abel Figueiredo
            Abel Figueiredo

            De facto é bem mais difícil fazer
            $.post(‘ajax/test.html’,function(data{$(‘.result’).html(data);});

            E ficas sempre apenas pelo AJAX?

        2. Avatar de Pedro Peixoto
          Pedro Peixoto

          Como já disse no artigo, iremos ter espaço nesta secção para falar de jQuery, e começará exactamente quando falarmos de AJAX.

  5. Avatar de Fábio Rocha

    Um dia destes vou-me fazer homem e vou criar um tutorial de jQuery para o pplware.

    1. Avatar de João Santos
      João Santos

      Isso era porreiro

    2. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Dá-lhe gás!!!

    3. Avatar de João
      João

      Era muito bom! 🙂 Força aí.

      Já agora excelente iniciativa do pplware mais uma vez.

  6. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Vitor,

    Se eu quiser sugerir um artigo, como o faço?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sobre PHP? Manda para mim ppinto @ pplware .com

  7. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    jQuery achas facil? A verdade é que a Framework foi feita para ser facil e comoda, agora quando se está a trabalhar noutro nivel jQuery pode complicar, estou a falar por exemplo de erros, side effets essas coisas que para um iniciante passa despercebido 🙂

    1. Avatar de Pedro Peixoto
      Pedro Peixoto

      Usa o jQuery UI… 🙂
      Cumprimentos