Huawei e China Mobile instalam antenas 5G no Monte Everest

53 Comentários

A rede ultra rápida chegou à montanha mais alta de todo o Mundo. Este feito foi levado a cabo pela Huawei juntamente com a operadora China Mobile que  instalaram três antenas de comunicação 5G no monte Everest.

Esta é a mais alta base terrestre de 5G e vai permitir, assim, a transmissão de imagens do próprio local com uma qualidade incrível de 4K HD.



Rede 5G chega ao monte Everest

Um trabalho em conjunto entre a empresa chinesa Huawei e a operadora China Mobile, levou a rede ultra rápida à montanha mais alta do Mundo.

As duas entidades implementaram três antenas de transmissão da rede 5G, próximas ao cume do monte Everest.

Para além destas 3 estações, até ao dia 25 de abril espera-se que mais duas estações sejam instaladas no monte Everest, altura em que a montanha terá cobertura da rede 5G pela primeira vez, nesta que é a mais alta base terrestre da rede de quinta geração.

As antenas ficaram então instaladas a cinco mil metros de altitude.

Antenas 5G no monte Everest transmitem imagens com qualidade 4K HD de 360º

Um dos objetivos é a possibilidade de estas estações 5G transmitirem imagens do próprio local com uma qualidade de 4K HD. Desta forma, a empresa China Telecom já se encontra a transmitir imagens do Everest, num regime de 24 horas por dia e 7 dias por semana.

De acordo com o tabloide Daily Star, estas imagens incluem visão panorâmica de 360º.

Imagem: AsiaWire / China Telecom

Como seria de esperar, os trabalhadores que estiveram no local, sentiram alguma dificuldade devido às condições extremas, tais como a baixa concentração de oxigénio.

No entanto, de acordo com Liao Hongfeng, porta-voz da China Telecom:

Esta é uma oportunidade do povo chinês que está em casa devido ao coronavírus poder desfrutar das paisagens panorâmicas da beleza da montanha, através de tecnologia de ponta.

Este é, assim, mais um passo para tornar a rede 5G numa realidade que, cada vez mais, fará parte das nossas vidas.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Grande feito. Incrivel 4K HD.
    Quanto mais alto maior é a queda.

  2. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Espero que as tempestades tratem de as destruir.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Outro apoiante do trump.

      1. Avatar de jorgep
        jorgep

        +1 inutil que sofre de TDS!

  3. Avatar de Fusion
    Fusion

    Txi vão levar o corona para o Evereste? 😀 😀 😀 daqui a uns dias vai aparecer a uma notícia de um louco qualquer que subiu o Evereste para destruir a antena 😀

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tanta estupidez numa frase.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        És estúpido? Ou tens alguma carência mental? Não consegues perceber que estava a ser irónico, ou és assim tão acéfalo?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Tem calma Fusion o Pedrinho tinha o Teco avariado e o Tico estava de folga.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Posso ter o teco avariado e o tico de folga, mas ele é uma fusão de estúpido, deficiente mental e acéfalo.

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Irónico com uma doença que matou milhares de pessoas?
          Acho que deves ter um problema mental.

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Brincar com coisas sérias.
            Alguém precisa de uma boa doce de bom senso.

          2. Avatar de Fusion
            Fusion

            Mas quem é que gozou ou brincou com a doença? Meu lê as coisas com olhos de ler e usa o cérebro sim? Eu estava brincar com o facto de a uns tempos atrás estarem pessoas a rebentar com as antenas 5G porque achavam que transmitia o vírus. Relaxa sim?

          3. Avatar de Cláudio
            Cláudio

            Isto é uma página de tecnologia ou um forum de discussões e brincadeiras estúpidas?

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Pedro, há quem defenda a teoria de que as antenas 5G propagam o COVID, daí andarem a destruir algumas e o Fusion ter falado nisso.
            Faz sentido agora? 🙂

          5. Avatar de Urtigas
            Urtigas

            Alguém pode ensinar a estas pessoas boa educação, sensatez e inteligência nesta fase que estamos a viver.
            A liberdade de expressão foi uma das melhores coisas que acontecem neste pais, no entanto não é perfeita devido a alguns energúmenos.

  4. Avatar de NãoCompro
    NãoCompro

    Como se não bastassem os efeitos pulmonares da altitude, instalam antenas que podem operar frequênciasque interferem na capacidade das células (humanas) de processar oxigénio… brilhante… pura coincidência que s médicos que observam as lesões pulmonares do COVID afirmaram que só em lesões de altitude e carência de oxigénio encontram situações semelhantes…
    Perguntemo-nos antes porque é suprimido o debate das consequências do 5G para a a saúde, a preocupação incessante em denegrir, menorizar, caluniar quem questione, e ignorar as petições (verificáveis nos sites oficiais p.ex. da UE) de centenas (deverei dizer milhares) de médicos, investigadores, universidades e organismos oficiais no sentido de impor uma moratória – o que não é suprimir – até que os efeitos do 5G no corpo humano sejam estudados…

    1. Avatar de Tecnico Meo
      Tecnico Meo

      está a confundir o 5g com radiação ionizante…longe, mas mesmo muito longe na gama do espectro de frequência utilizável…

      1. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        Claro que a 5G é não-ionizante. A questão não é essa… Bem sei que andam a dizer que não tem “potência” para causar uma série de efeitos no corpo humano, mas quem diz isso?
        As operadoras e os seus estudos pagos!
        A própria Agência Europeia do Ambiente aliou-se a um conjunto de estudos que apontam no sentido da precaução…
        Ontem o nosso Governo publicou o diploma das Zonas Tecnológicas Livres…foi uma forma que arranjou para contornar uma série de entraves legais…!!!!!
        para fazerem as suas experiênciazinhas…Querem ser ratos de laboratório, sejam, mas não obriguem os outros a ser!

        1. Avatar de golo
          golo

          deixa de ser ignorante, não percebes do assunto, não andes a dizer disparates…

          1. Avatar de Wishmaster
            Wishmaster

            Percebes tu, se calhar! lol És cientista? E és o tal que nunca apresenta argumentos lolol Então cala-te. lol

          2. Avatar de Jorge
            Jorge

            @golo Tem algum argumento ou referência isenta a apresentar?

            O Wishmaster deu argumentos válidos, com referências válidas. Basta ver a legislação nacional para saber que campos eletromagnéticos, com radiação não-ionizante, tem consequências para a saúde (https://dre.pt/home/-/dre/107963496/details/maximized).
            Radiação ionizante tem outros decretos mais estritos, p.ex. https://dre.pt/pesquisa/-/search/185096/details/maximized

            Do nosso DGS:

            https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/sistemas-de-comunicacoes-moveis-efeitos-na-saude-humana-pdf.aspx
            https://www.dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/radiacoes-nao-ionizantes.aspx

            Comece a ler antes de falar. Tirar factos do ar qualquer um faz, mas ninguém o faz parecendo esperto.;)

        2. Avatar de golo
          golo

          claro que percebo, alem de não ando a ver sites e vídeos de desinformação, para depois andar a fazer comentários inúteis e sem qualquer nexo, como andas a fazer…

          1. Avatar de Wishmaster
            Wishmaster

            Exacto, um site da UE, European Environment Agency (EEA) , é mesmo site de desinformação então!! LOL
            Não sejas ridículo que só te fica mal. Tu é que falas sem saber…
            Mais uma vez, nem um argumento. Rídiculo não chega para definir.

          2. Avatar de Jorge
            Jorge

            @golo Tem algum argumento ou referência isenta a apresentar?

            O Wishmaster deu argumentos válidos, com referências válidas. Basta ver a legislação nacional para saber que campos eletromagnéticos, com radiação não-ionizante, tem consequências para a saúde (https://dre.pt/home/-/dre/107963496/details/maximized).
            Radiação ionizante tem outros decretos mais estritos, p.ex. https://dre.pt/pesquisa/-/search/185096/details/maximized

            Do nosso DGS:

            https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/sistemas-de-comunicacoes-moveis-efeitos-na-saude-humana-pdf.aspx
            https://www.dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/radiacoes-nao-ionizantes.aspx

            Comece a ler antes de falar. Tirar factos do ar qualquer um faz, mas ninguém o faz parecendo esperto.;)

      2. Avatar de TimTim
        TimTim

        Tudo o que é radiação faz mal.
        A única radiação que as pessoas gostam é a radiação solar. E em excesso faz muito mal.

    2. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      Sim ninguem a responde isso e quando se abre o debate escondem-se por detras de estudos comprados pelas empresas de telecomunicacao… Hoje em dia debater ou ter opiniao diferente a algo e censurado seja pelos media, governos ou civis. Por este andar qualquer dia pensar diferente ou questionar sera algo do passado.

      1. Avatar de RPG
        RPG

        Como pode haver debate no assunto, se não há um estudo que demonstre que efetivamente o 5g é maligno para a saúde? Seria apenas mais um debate inútil sem consequências, mais conhecido por perda de tempo. Até podem alegar que as operadoras encomendam estudos.. o problema é que existem milhares de interessados em travar o 5g como se sabe, e n aparece nada a demonstrar os problemas do 5g lol… porque será… complicado demonstrar algo que não existe

        1. Avatar de TimTim
          TimTim

          O problema é que o 5G ainda não foi devidamente estudado, pois os políticos decidiram que querem implementar o 5G sem estudos mais aprofundados sobre o assunto.
          É como os campos electro magnéticos produzido pelas baterias dos carros eléctricos, quais as consequencias ? Não foi estudado devidamente.

          Mas sempre podes ler aqui alguma coisa:
          https://www.jrseco.com/wp-content/uploads/Martin_Pall_PhD_5G_Great_risk_for_EU_US_and_International_Health-Compelling_Evidence.pdf

        2. Avatar de Tuaregue
          Tuaregue

          Usas Micro ondas em casa? se sim fica sabendo que é mais prejudicial à tua saude do que o 5G, já agora o 5G não emite na onde dos 5Ghz, emite bem abaixo disso por isso é que estão a realocar o sinal da TDT algunas frequencia do 3G, para serem usadas pelo 5G. Se fizesse mesmo mal à saude no nivel que andam a dizer, ja andavamos todos fritos por causa do que foi dito acima.

    3. Avatar de int3
      int3

      Eu como engenheiro… nem tenho palavras. Isto nem é tema. Não entendo como é que vocês são tão fracos mentalmente para levarem com cada lavagem cerebral…

      Vamos tornar as coisas bastante simples. Se achas que na RF (rádio-frequência) no espectro atribuído cá na Europa é prejudicial à saúde então elabora uma hipótese baseada em conhecimento científico atual que possa a prejudicar.
      Tens que dizer: Porquê e Como? Estarei à espera da hipótese sustentada pelo conhecimento atual da física.

      Pois, fundamentalmente não pode prejudicar. Por várias razões tão básicas que nem vale a pena discutir.
      Para os mais menos burros: As torres de 5G (sendo G=GERAÇÃO) emitem (irradiam) até 46W de potência (potência aparente radiada – PAR) e as torres atuais 4G, 3G etc emitem a mais de 1kW.
      A radiodifusão emite em muitas situações 100kW … https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=62263

      Agora a questão: Porquê é que é impossível? Porque, à frequência que é, não consegue interagir com carga energética suficiente para poder destruir ou alterar o quer que seja no corpo por muito potente que o sinal seja. No máximo aqueceria! Repara que o microondas trabalha entre 500W a mais de 1000W numa frequência operam normalmente nos 2.5GHz ou 900 MHz depende -> “Consumer ovens work around a nominal 2.45 gigahertz (GHz) — a wavelength of 12.2 centimetres (4.80 in) in the 2.4 GHz to 2.5 GHz ISM band— while large industrial/commercial ovens often use 915 megahertz (MHz) — 32.8 centimetres (12.9 in).[26] Water, fat, and other substances in the food absorb energy from the microwaves in a process called dielectric heating. ” from: https://en.wikipedia.org/wiki/Microwave_oven#Principles

      A frequência para que isto comece a acontecer só já na ordem dos TERAhertz, ou seja luz vísivel. SIM! a luz que tu vês, a partir do azul/violeta já começa a ser IONIZANTE. Tem carga suficiente para quebrar ligações moleculares e danificar o ADN e outras estruturas importantes!

      Preocupa-te sempre que saias à rua visto que os UV é que são ionizastes, apanhas cancro da pele. Cuidado. A potência que recebes na pele é por volta dos 1368 W/m2 (+-1.4kW/m^2) na ordem dos TERAHERTZ!!!! ULTRAVIOLETA!!!……

      Vai dormir e deixa isto para quem sabe.

      Aprende um pouco mais: https://www.cdc.gov/nceh/radiation/nonionizing_radiation.html

      1. Avatar de Tuaregue
        Tuaregue

        La vens tu com dados cientificos ;), ainda te vão perguntar se és cientistca ou quê? Mesmo que ja o tenhas respondido.

      2. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        Tens que explicar isso aos cientistas então, porque eles andam enganados.

        1. Avatar de Tuaregue
          Tuaregue

          Então mete ai links para os documentos onde te baseias. Não estarás a fazer confusão com transmissão a 5GHz?

          1. Avatar de Wishmaster
            Wishmaster

            Tens muita coisa online, mas muita mesmo (já li um documento assinado por cientistas a referirem que já vai em mais de 10 mil estudos científicos já revistos por pares).
            Tens o Conselho da Europa que já fez várias recomendações sobre os limites de exposição… Nesta página tem os links para os documentos.

            https://www.jrseco.com/council-of-europe-advice-on-health-risks-of-electromagnetic-radiation/

            Tens a Agência Europeia do Ambiente. Vê o relatório que tem no site da agência, em PDF.

            https://www.eea.europa.eu/highlights/radiation-risk-from-everyday-devices-assessed

            No Google Scholar encontras muitos estudos sobre o 4G por exemplo, os efeitos que tem na fertilidade (falo agora deste efeito porque hoje estive a ver um estudo sobre isso)

            https://www.hindawi.com/journals/bmri/2018/1801798/

            “This EMF Guideline gives an overview of the current knowledge regarding EMF-related health risks ”
            https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27454111

            Mas há muitos mais efeitos negativos associados.

            Agora, a questão é precisamente não existirem estudos do 5G… Mas é esse o problema e daí que se apele ao princípio da precaução…

            “O princípio da precaução é um princípio moral e político que determina que se uma acção pode originar um dano irreversível público ou ambiental, na ausência de consenso cientifico irrefutável, o ónus da prova encontra-se do lado de quem pretende praticar o acto ou acção que pode vir a causar o dano.”

  5. Avatar de badanas
    badanas

    Este Fusion está a ser comido de dentro para fora…

    1. Avatar de Laranja
      Laranja

      Parece o killshot do Eminem vs MGK.

    2. Avatar de Infinity
      Infinity

      Outro que vive debaixo do calhau, lá por estarmos em quarentena, as noticias são transmitidas. Há quem tenha destruído antenas 5G em Inglaterra pois acreditam que propagam o Covid19

      1. Avatar de Union
      2. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        @Infinity

        Não é bem isso que eles dizem… Pelo menos a maior parte. Os media é que não explicaram bem o pensamento deles.
        O que acreditam é que o 5G interfere com o sistema imunitário, enfraquecendo-o, o que facilita a propagação do vírus. Então tentam associar a existência de infectados com a existência de antenas 5G.

  6. Avatar de Union
    Union

    Comido é pouco :D.
    O que eu me ri com isto.

  7. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Toda a gente que for ao Monte Everest e usar a rede, será vigiada e terá os seus dados observados.

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Ainda existe pessoas que pensam ter privacidade em 2020?

    2. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      @Asdrubal
      É essa a ideia 😉

  8. Avatar de golo
    golo

    Monte Evereste!!!!, quando é que vem cá montar na Serra da Estrela mesmo… eheheh…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Talvez quando a China Telecom comprar a NOS por exemplo.

      1. Avatar de traveler
        traveler

        NOS. Angolana
        Vodafone- UK
        MEO/Altice – França

        nenhuma é portuguesa

  9. Avatar de Vasco
    Vasco

    Top! Literalmente!

  10. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Na Holanda,se não estou em erro,aqui há dias rebentaram com não sei quantas antenas 5G.Acho que foi lá.Partiram aquilo tudo.

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        Mas que raio de furada é esta, eles instalaram 3 roteadores 5G para compartilhar o sinal no topo, mas onde é que está a ligação ao backbone por 5G? Via satélite? Via Cabo? Via Mariazinha?

        Mas que babaquice, vou comprar 3 routers 5G da Asus, instalar um amplificador de sinal nas antenas colocá-las num poste e ligá-los em um celular via satélite, e depois vou espalhar minha genialidade por aí!

        Onde estão os detalhes técnicos?

      2. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Muito obrigado,Marisa Pinto.Sim,bem me parecia que foi aqui que li esse artigo e que até foi da sua autoria.Obrigado pelo apoio. 🙂

  11. Avatar de Joselito
    Joselito

    Mas que raio de furada é esta, eles instalaram 3 roteadores 5G para compartilhar o sinal no topo, mas onde é que está a ligação ao backbone por 5G? Via satélite? Via Cabo? Via Mariazinha?

    Mas que babaquice, vou comprar 3 routers 5G da Asus, instalar um aplificador de sinal nas antenas colocá-las num poste e ligá-los em um celular via satélite, e depois vou espalhar minha genialidade por aí!

    Onde estão os detalhes técnicos?