Dacia Spring Electric: Carro elétrico familiar que poderá custar cerca de 10 mil euros

24 Comentários

O Dacia Spring Electric será o primeiro carro elétrico da Dacia. Esta marca romena, que faz parte do grupo Renault, quer colocar a sua marca neste novo segmento automóvel já no próximo ano. Segundo o que já se conhece deste carro, será um veículo simples, robusto e sem emissões.

Um dos trunfos da Dacia é colocar no mercado carros baratos e pode ser o seu maior trunfo nos elétricos.

Imagem carro elétrico Dacia Spring, grupo Renault

 


Dacia elétrico será um carro para 10 mil euros

A empresa romena de automóveis apresenta-se no mercado com uma oferta sem complexos. Não aspira a oferecer os melhores acabamentos ou a tecnologia mais recente. Aliás, esta empresa tem uma filosofia diferente: oferecer um carro económico e robusto para cumprir a função de viajar.

Conforme já percebemos, a marca faz carros para ir do ponto A para o ponto B e, desta vez, sem emissões, simples, sem ruído e provavelmente será mais um com a receita certa, que tem mostrado bons resultados no caso do Dacia Sandero e do Duster.

Por isso, este primeiro carro elétrico da Dacia poderá ser um volte face no mercado renovado automóvel.

 

100% elétrico com suporte de tecnologia Renault

O Spring terá uma estrutura Dacia, mas incorporará tecnologia do Renault K-ZE, um carro elétrico económico lançado no mercado chinês, no verão do ano passado. O K-ZE é alimentado por um motor elétrico de 45 cv, 125 Nm.

Apesar das especificações deste Dacia ainda serem desconhecidas oficialmente, a empresa garante que terá cerca de 200 quilómetros de autonomia no ciclo WLTP. Um número que deveria ser suficiente para a abordagem urbana deste modelo.

Havendo aqui então uma similaridade, o Renault K-ZE tem uma distância entre eixos de 2423 mm e a sua bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 26,8 kWh. O modelo europeu deverá ser igual.

 

Preço e disponibilidade do carro elétrico

Estamos a falar de uma marca que coloca no mercado carros acessíveis. Nesse sentido, o Spring da Dacia será um automóvel elétrico realmente económico. Basicamente poderá ser o carro elétrico acessível todos os bolsos.

Embora a Dacia não tenha anunciado o preço a que será vendido, deixou pistas de que será o carro elétrico mais barato da Europa. Os rumores apontam para um preço aproximado – sem subsídios – de 15.000 euros para esta primeira Dacia elétrica.

Nesse sentido, isso poderá significar que, em Portugal, com os apoios e subsídios, o preço final poderá rondar os 10.000 euros. Assim, este poderá tonar-se no carro elétrico mais barato do mercado.

Imagem Dacia Spring, grupo Renault

Este seria um dos carros a apresentar no Salão Automóvel de Genebra, que foi cancelado devido ao coronavírus. No entanto, o Grupo Renault – ao qual pertence a Dacia – quis mostrá-lo online.

As informações referem que este carro elétrico fará parte da sua gama de automóveis elétricos em 2021.

Em resumo, este poderá ser uma aposta para particulares, mas, acima de tudo, para empresas que vão buscar vários benefícios fiscais. Assim, tendo em conta esta pandemia e os danos provocados nos mercados, quem sabe se não será agora que estes carros transformam as estradas.

 

Leia também:

Citroën Ami: Um carro 100% elétrico que custa 6 900 euros ou 20 euros por mês

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Este sim,este Dacia Spring Electric tem um design excepcional e é muito bonito e agradável.Agora aqueles outros como,por exemplo,o Citroën Ami “et alii” que vocês deram conta aqui no Pplware são tão feios como carroças velhas.Agora carros como este Dacia são lindíssimos.Muito bem. 🙂

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Quase parece o Sandero Stepway…

    2. Avatar de Henrique
      Henrique

      Atenção que estas fotos são do modelo concept, a versão final será sempre diferente.
      Para alem disso 26,8 kWh é uma bateria ridiculamente pequena.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ainda bem, assim não demora 2 dias a carregar numa tomada normal. Quando é que percebem que quanto maior as baterias, mais vai pesar na conta da luz?

        1. Avatar de fak
          fak

          Miguel
          ao fim ao cabo, acaba por ser igual, imagina, se fazes 50KM por dia, vai dar ao mesmo uma bateria grande ou pequena, a pequena vais carregar mais vezes e a grande menos vezes, mas ao final do mês, a conta da luz vai ser mais ou menos a mesma.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Nao, nao vai. Porque os carros sao diferentes, com potencias e consumos diferentes. É a mesma coisa que um carro de 100 cv a gasolina consumir o mesmo que um carro de 400cv, a gasolina tambem. É que o Dacia tem 45cv, o Leaf tem 150cv, acham que o consumo eletrico vai ser o mesmo. Potencia, peso, tamanho, aerodinamica. A conta da luz nao vai ser a mesma. Ha que pensar nos consumos dos eletricos. Atualimente ninguem fala disso, falam de capacidade e preço, como se a energia eletrica fosse gratuita…

          2. Avatar de Diogo
            Diogo

            O preço da eletrecidade é muito barato comparado ao petroleo a eletrecidade é um recurso renovavel metes um painel solar e ele faz te eletrecidade petroleo tem que ser extraido transportado refinado transportados outra vez etc, eu nao tenho um eletrico tenho um hibrido que no dia a dia usa sempre em modo eletrico faço cerca de 45 km por dia ir e vir do trabalho e o modo eletrico chegame perfeitamente tenho de carregar todos os dias mas tambem nao me faz diferença sabes quanto a eletrecidade aumentou 8€ (tenho bi-horario o que fica mais barato carregar a noite que é o meu caso) sabes quanto diminui a gasolina 112 eu gastava 120€ agr gasto 8€ e vêm falar-me do preço da eletrecidade

        2. Avatar de traveler
          traveler

          Não necessita de carregar até aos 100%, a tomada normal no mínimo carrega 2.2 por isso 40Kwh seriam carregados em 19h a carregar no mínimo numa tomada normal.
          O que tem o tamanho da bateria a ver com a conta da luz? se tiveres um carro a combustão com um deposito de 26 litros gasta mais por mês de que um carro com um deposito de 100 litros?

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Não sei se perceberam, mas esses 26,8kWh servem para 200km. Um Nissan Leaf tem uma bateria de 40kWh para 270km, logo significa que o consumo anunciado do Dacia é de 13,4kWh/100km, o Nissan é de 14,8kWh. Um smart forfour apresenta consumos medios de 18kWh/100km. Logo o facto de ter uma bateria pequena, aliado a um motor pouco potente, significa que a conta não será tão alta. Até o tão criticado Citroen Ami, tem um consumo anunciado de 7kWh/100km. Para voces, só querem saber da capacidade das baterias, mas ninguem quer saber o quanto comporta isso em termos de consumo, e consequentemente, na fatura da luz ao final do mês, que em Portugal é uma barbaridade com a catrefada de impostos, taxas a taxinhas, e preços ridiculos. Lá por ser eletrico, nao significa que seja à borla….

        3. Avatar de JL
          JL

          Não é bem assim, um carro tradicional com depósito de 80 litros gasta mais que um com deposito de 40 litros ?

          1. Avatar de Jose Barriga
            Jose Barriga

            Provavelmente sim!
            Em regra, carros com depósitos de maior capacidade têm também motores mais potentes o que habitualmente significa maior consumo.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas eu comparava com a mesma potência, e nos eléctricos existem grandes diferenças, pois existem diferenças entre marcas a nivel de eficiência, e a tesla ganha em muitos pontos a outras marcas. Atualmente um Tesla model 3 com 500 cv e com um peso de 1730 kg consegue fazer melhores médias, a qualquer velocidade que um Renault Zoe, até menos que um Nissan Leaf.

            São diferenças que advém da tecnologia, da aerodinâmica e também da gestão de software que cada um usa.

          3. Avatar de José Barriga
            José Barriga

            Não sei como chega a essa conclusão de os Tesla fazerem melhores médias.
            O Model 3 de 500cv tem um consumo de 15kWh/100km.
            Os Zoe têm um consumo de 10,5 a 13,7 kWh/100 km (dependendo da motorização e autonomia.
            Embora estamos a comparar carros de potências bem diferentes, com objetivos também bem diferentes, o que não é a forma correta de fazer comparações. O Tesla é sem dúvida um carro emblemático, invovador e que veio quebrar barreiras de autonomia eléctrica, mas não podemos afirmar que é o que tem a média de consumo mais baixa.

          4. Avatar de JL
            JL

            Um zoe para fazer 10 ou 11 kwh só em cidade e a baixa velocidade, aí consome um pouco menos que um Model 3, já os vi a fazer médias de 11 e 12kwh, mas em estrada nacional e AE consome menos um Model 3 que um zoe, os 15kwh do Tesla já é a andar em nacional e com AE. O model 3 juntamente com o Hyundai kauai e ionic são os carros com menos consumos/eficiencias.

  2. Avatar de Mac
    Mac

    Só os tolos acreditam nisto…
    Se uma KANGOO Z.E. 2 lugares tem preços a partir de 21 480,00 €, a sub-marca Renault ia fazer milagres?
    Está mesmo a ver-se mais um golpe publicitário, mas quando a hora chegar, o preço será próximo dos 20.000,00 € .

    Fantochadas…

    E não falar ainda da autonomia real ao fim de 100.000kms em 6 ou 7 anos… 60-70kms.

    https://www.milanuncios.com/nissan-de-segunda-mano/nissan-leaf-330713562.htm
    Soy Particular. El coche se ha cuidado con mucho cariño y cuidado. Tiene el Equipamiento de Serie estándar del modelo Spoiler y también el Opcional que es la pintura metalizada. Tiene la autonomía excelente teniendo en cuenta la degradación normal de la batería. La autonomía real depende de velocidad y desnivel, para llevar una orientación (Murcia-La Manga) 70 km a 90 km/h de media, aunque se puede hacer hasta 100 km a velocidades bajas. Con esa autonomía ha cubierto el 90% de mis recorridos diarios por lo que me ha supuesto un ahorro de 1500 € anuales entre gasolina, impuestos, itv, aparcamientos y mantenimiento. Color Azul

    año 201386.000 kmseléctrico5 puertas109 cvautomat

    https://www.milanuncios.com/nissan-de-segunda-mano/nissan-leaf-338014610.htm
    Nissan LEAF eléctrico Esta en prefecto estado. Autonomía de 70km Itv al dia Revisado de mecánica
    año 2011 111.000 kms eléctrico 5 puertas automat

    Realidade?

    1. Avatar de Vítor M.

      Vê o preço do mercado Renault e o preço do mercado Dacia. Depois vê os incentivos para este mercado dos elétricos e poderá rondar esse valor. Não pode rondar os 20 mil, ninguém quer um Dacia elétrico por 20 mil… 😉

      1. Avatar de fak
        fak

        Acho que ninguém quer um dacia, seja eletrico ou não, por 20 mil euros…

    2. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      Eu tenho um Leaf II e consigo 250km na boa…se não conduzir em autoestradas consigo 400km… E esse Dacia vai conseguir fazer o mesmo porque é mais oeque o e mais leve…sobre o preço, acima de 15mil não vai ser nem em Portugal. Posso garantir. Além do mais nos eléctricos todos pensam que trataram o carro excelentemente bem… Facto é que a maioria tem instalações eléctricas inadequadas para o carregamento das baterias…e isso obviamente que traz danos a longo prazo.

      1. Avatar de Álvaro
        Álvaro

        O problema principal dos veículos eléctricos é que os pontos de carregamento em muitos locais não dispõem dos carregadores adequados, para a capacidade de carga eficiente do tipo de baterias que estão instaladas.
        É um pouco como os telemóveis, os tabletes e os portáteis.

  3. Avatar de James Sousa Dias
    James Sousa Dias

    Pena que jamais será vendido no Brasil, pois não há interesse do governo brasileiro em aceitar este modelo de veículo, se fosse híbrido e até aceitável, se for realmente vendido no mercado brasileiro eu só o primeiro a comprar um dependendo do preço a vista.

  4. Avatar de Roger
    Roger

    Este carro já existe no brasil ,china nome kwid,motor 1.0 ,tamanho dum suzuki,valores para portugal a partir dos 17500€,em 2021 vai deixar de existir subsidio para carros elétricos,carro designado city car vai surgir em abril 2021,autonomia igual ao antigo zoe mas como é mais pesado,140km,na china verificou-se barulhos,utilização plasticos ,desastres devido pouca estabilidade,para europa estão efectuar testes para resolver e utilização tecidos e cortica

  5. Avatar de MalicX
    MalicX

    Se o preço é 15k e os apoios do estado 3k como é que chegam as 10k?
    Para empresa é diferente, mas para o Zé não.

  6. Avatar de Mac
    Mac

    fak e Miguel; Se retirar-mos o valor dos abusivos impostos extra no combustível, um diesel que consuma 5L/100kms, nos dias de hoje fica assim € 1,07 -52% = € 0,52 +IVA = € 0,63 x 5L = € 3,15 / 100kms. E se for Gasolina, pouca diferença faz +- € 3.60(a andar com pé leve como num eléctrico). Mas sem as notórias limitações do eléctrico. Autonomia; Limitações; Postos, etc.
    Dou um exemplo: Alguém que trabalha a 60 kms da grande cidade e vai à mesma 2 a 3 vezes por semana em trabalho, onde nas suas voltas, a cada ida, faz 300 – 330 kms. Se fosse de eléctrico, ficava muitas vezes a pé…

    1. Avatar de JL
      JL

      Fica a pé como ? Então num a combustão também fica a pé ao fim de 1000 kms ?