Novo iPhone low-cost lançado dentro de alguns dias?

46 Comentários

São cada vez mais os rumores que referem o lançamento do novo smartphone low-cost da Apple. Segundo alguns dos analistas que seguem a marca, o novo iPhone 9, ou iPhone SE 2, será apresentado entre os dias 14 e 15 deste mês. A Apple deu já várias pistas em como tem a “máquina” a produzir e que quer fazer os lançamentos. Apesar desta pandemia, o mercado da empresa de Cupertino já começou e deverá trazer novidades.

A empresa está cada vez mais ativa, pelo menos para o exterior, e depois dos novos MacBook Air e do iPad Pro 2020 deverá sair um iPhone.


iPhone 9 pode ser apenas… iPhone SE 2020

Inicialmente referido como iPhone 9, aparecem agora fortes indicadores de que o mesmo se poderá vir a chamar simplesmente iPhone SE, com a indicação 2020. Bom, na verdade, segue a política dos produtos que a Apple tem lançado, são evoluções: mantêm o nome e é acrescentado o ano.

Provavelmente, se o novo iPhone fosse batizado de iPhone 9, para o consumidor poderia significar um telefone “antigo”, dado que ano passado saiu o iPhone 11.

 

Mas o que terá este modelo de tão especial?

Poderá, efetivamente, parecer estranho todo o entusiasmo de que este modelo tem vindo a usufruir, quer por parte de analistas, quer por youtubers, ou até mesmo pelos próprios consumidores. E tudo remonta ao ano de 2016.

Após o amplo sucesso dos iPhones 6 e 6 Plus, em 2014, e da continuação do design bem-sucedido nos 6s e 6s Plus, em 2015, a Apple chegou à conclusão de que eram muitas as pessoas que ainda gostavam daquele formato compacto. Aos dias de hoje, o design do iPhone 5 ainda é considerado por muitos como um dos mais icónicos (se não mesmo o mais).

Curiosamente, este foi um daqueles casos em que primeiro estranha-se, depois entranha-se. A verdade é que o iPhone SE não foi um sucesso logo de início; vendeu bem, sim, mas apenas com o tempo e à medida que foi baixando de preço é que se tornou no marco lembrado nos dias que correm (em Portugal, por ocasião do lançamento, tinha um preço de 499 euros, pela versão de 16 GB. Posteriormente, este viria a receber uma atualização para 32 GB de configuração mínima e 128 GB de máxima, por 599 euros).

Assim, a verdade é que ficava consideravelmente mais barato do que o iPhone 6S, mantendo praticamente todas as especificações (havia apenas uma diferença: nas velocidades máximas de 4G, o Touch ID ainda era o da geração anterior e a câmara frontal era inferior ao 6S. De resto, tudo se mantinha).

Além disso, na altura foram feitos muitos testes que mencionavam a duração superior da bateria com referência ao 6S. Apesar de ter uma bateria menor, o seu ecrã, também menor, consumia substancialmente que o do iPhone 6S.

Imagem do iPhone SE e iPhone 6S

 

O que reserva 2020?

Este novo modelo deverá seguir as pisadas do anterior, no sentido de aproveitar um design existente (no caso, tudo aponta para design do iPhone 8). Nesse sentido, poderá também manter muitas das principais especificações dos irmãos mais potentes.

Contudo, e tendo em conta as novidades do iOS 14, em termos de bateria o salto será grande, face à primeira versão do SE. O ecrã deverá manter-se nas 4.7 polegadas, o Touch ID irá também marcar presença e a câmara (que deverá ser apenas uma) deverá conter o sensor principal dos modelos 11.

Se bem nos lembramos, os operadores usaram substancialmente este iPhone para o promover nos pacotes de comunicações moldados às empresas. Isso poderá ser igualmente usado como trunfo.

 

Disponível em dois tamanhos?

Recuando um pouco ao ponto anterior, na dedicação deste dispositivo ao setor comercial, o tamanho… importa. Assim, fala-se também na possibilidade de, mais tarde, ser apresentada uma versão maior/Plus. Nessa poder-se-á contar com a existência de duas câmaras e uma maior bateria, para além de um ecrã maior de 5.5 polegadas.

Aqui, estaria a Apple a sair da sua zona de conforto, aumentando e fragmentando significativamente a sua oferta. Não há tradição!

Imagem de conceito do iPhone SE 2020
Esta imagem de conceito junta o desejo dos utilizadores com a evolução da imagem dos iPhones.

E a que preço poderá ser lançado?

Ainda que seja difícil adivinhar os valores, são vários os registos que se encontram a sugerir que o preço poderá começar na mesma fasquia do SE original.

Para os Estados Unidos, fala-se de 399 dólares para a configuração base, mas tendo em conta o registo de diferenças de preço para o mercado Europeu (que, segundo a Apple, terá a ver com as taxas que lhe são impostas na Europa), o mais certo é vermos os preços inflacionados em cerca de 100 a 150 euros.

Portanto, não estaremos assim a falar de um valor abaixo dos 499 euros do SE original. Mesmo assim, estamos a falar de uma fasquia de preço completamente diferente dos topos de gama, o que poderá levar a um aumento da procura, nomeadamente por quem tenha iPhones antigos e esteja a pensar em substituí-los.

O lançamento deste smartphone deverá levar a Apple a descontinuar os iPhones 8 e 8 Plus, visto as fasquias de preço serem semelhantes.

Por Sérgio Gonçalves para o Pplware

 

Leia também:

iPhone 9 (iPhone SE 2) aparece numa imagem real e tem design inspirado no iPhone 8

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Rocha
    Filipe Rocha

    “low cost”

    1. Avatar de miguel
      miguel

      hehe de facto é estranho Apple e Low Cost na mesma frase, alguem vai ser despedido 😀

    2. Avatar de golo
      golo

      Pensei exactamente no mesmo… ehehe

      Bom de mais para ser verdade, Apple e Low cost…

  2. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    “Designed by Apple in California Assembled in China”

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Como todos os restantes, incluindo os iPad

      1. Avatar de Vítor M.

        Como o mundo, mas pelo menos alguns têm desenho e investigação fora da China. Ao passo que grande parte de outros no mercado dos smartphones são pensados, desenhados e fabricados dentro da China. Mas quem diz smartphones, diz carros, bicicletas, computadores, vestuários… não é por acaso que a China é considerada a fábrica do mundo. Por exemplo, quem aponta que a Apple produz na China tem grande parte do seu dispositivo feito lá.

        São os sinais dos tempos…

        1. Avatar de GM
          GM

          E por isso estamos onde estamos. Cada vez mais dependentes da China, para tudo. Inclusivé de crédito. Esses senhores, primeiro disseminaram o CV pelo mundo (voluntário ou involuntário, essa discussão e averiguação será feita depois), agora vendem equipamentos médicos para tratamento da pandemia (máscaras, luvas, ventiladores, ….). Espero bem que tenha sido um abre-olhos para ocidente.

          1. Avatar de Vítor M.

            Achas que vão aprender alguma coisa?

          2. Avatar de Alvaro Campos
            Alvaro Campos

            Vendem o que vendem porque fazem mais barato e, em alguns casos até com boa qualidade.
            Quando quem manda é o custo e o lucro….

          3. Avatar de Filipe Rocha
            Filipe Rocha

            Esta gente acha mesmo que a china está a lucrar porque vende mais meia dúzia de EPI´s, entretanto têm milhentas industrias congeladas porque o Ocidente não sabe como lidar com nada disto.

        2. Avatar de Mário
          Mário

          Sinais de tempos podres….
          Onde em troca de produtos mais “Baratos” se promove a miséria, exploração, injustiças, trabalho infantil.

          É a palhaçada total dos tempos modernos.

          As grandes empresas como a Apple e afins apostam na exploração sem limites para atingir lucros.

          Enfim, está podre este mundo!!!!!!!!!!!

          1. Avatar de Vítor M.

            Acho que não tens estado atento ao mundo. Exploração infantil já foi muito pior, ainda a há, mas muito menos. Os tempos já foram bem piores (à exceção da pandemia). Portanto, não tens nenhum exemplo, na tua idade (como eu na minha), de tempos melhores. A humanidade nunca viveu tão bem, nunca houve tantos recursos. Agora, esses argumentos são facciosos, uma espécie de desanimo pessoal não Mário? Percebe-se, pelos tempos pandémicos que vivemos, mas não pela atividade empresarial do mundo. Sem essa atividade, sem a globalidade do comércio, tens países pobres, tens carências humanas, fome… que outrora foi aqui em Portugal uma realidade.

        3. Avatar de Mário
          Mário

          Facciosos????
          Tenho conhecidos em grandes empresas na china… Que estão de volta a Portugal e olha que faccioso não tem nada!
          Acho triste dizer-se que nunca se viveu tão bem quando se explora do modo que se sabe na china. Enfim…. Alguns gostam de viver à conta da miséria dos outros.
          Eu vivo bem, não tenho qualquer dificuldade e copro o que quero sem necessitar de pensar quanto custa… Mas custa-me ver a miséria causada pelas grandes empresas a explorar na China, India e afins….
          Mas se o Vitor acha que está no mundo perfeito nada posso fazer…. De faccioso não tenho nada!!!!

          1. Avatar de Vítor M.

            Vamos lá desmontar esse cenário irreal que estás a tentar passar. Conhecido em grandes empresas na China que estão de volta a Portugal. Mas por falta de trabalho? Pela quarentena? Não vejo que seja a primeira opção.

            Eu não vivo na China, mas a verdade é que a China nunca viveu tão bem, mesmo vivendo debaixo de um regime comunista. Já se passou muita fome nesse país e hoje o cenário é completamente diferente, para melhor. Atenta que disse melhor, não disse perfeito.

            Tu falas de miséria com a boca cheia, isso dá ideia que estás muito entendido now eu é viver à custa da miséria dos outros, até porque ei não sei o que isso é, não estou familiarizado.

            Eu vivo bem, mas eu olho para os preços, sou ponderado, não sou esbanjador, tenho consciência ambiental, trabalho desde os meus 18 anos, trabalhava de dia e estudava à noite, durante vários anos. Não sei o que é viver à pala de alguém, portanto, sei que p trabalho permite ganhar o nosso e depois não basta viver, é preciso saber viver. Como tal, e pelo que os meus pais me contavam e pelo que so meus avós viveram, sim, hoje vivemos como nunca, vivemos muito bem. Atenção que não disse que não podemos viver melhor, porque podemos.

            Sim eu acho que o mundo vive melhor hoje (antes da pandemia) do que alguma vez viveu. Atenção que não disse que vivem todos bem, disse que o mundo em geral proporciona uma vida melhor. E a tua avaliação da vida é escassa de informação, nunca o país, a Europa e o mundo em geral viveu tão bem, as guerras são menos, há mais direitos sociais, há menos países debaixo de regimes ditatoriais, há mais saúde em África, há mais recursos tecnológicos disponíveis nos 4 cantos do mundo e a esperança média de vida (antes da pandemia) era maior. Sinais de uma vida melhor.

        4. Avatar de Mário
          Mário

          Referia-me à exploração na China onde são produzidos os pordutos da Apple e afins…
          Preferes desvirtualizar falando da Europa.
          Claro que na Europa nunca esteve tão bem…. Tenho rendimentos acima de 5.000€, mas….. Revolta-me a estupidez de comprar e fabricar +rodutos em países como a China que não respeitam os direitos humanos.
          Cenário irreal!!!!
          Não sei em que planeta vives, mas acho que devias deixar de lado o fanatismo pela Apple que tanto se nota em todos os artigos e não ignorar a desgraça de direitos humanos que é a China….
          Eu falod da China e tu falas do mundo… Também posso dizer que a vida é divinal ignorando as pessoas que vivem em BARRACAS em Portugal… Mas opto por ver a REALIDADE e não fundamentear a vida boa em tretas irreais….
          Na China não têm respeito pelos direitos humanos e fundamentais… Fala da China não do mundo virtual e irreal em que vives…
          No teu PLANETA não existem pessoas sem direitos humanos, onde a China respeita tudo e todos e a humanidade não são reles fanáticos de protutos que os faz ignorar a realidade.
          Enfim Senhor Vitor M. muito me mostrou de si, onde o mundo é perfeito com a esclavatura desde que a Apple ganhe com isso,….

          1. Avatar de Vítor M.

            Não se pode ter opinião própria? Tenho de dizer ámen contigo? Não tens hipóteses, penso por mim, não vou nessas parábolas que andas a dizer, desculpa lá. “esclavatura” que raio está a falar?

        5. Avatar de Mário
          Mário

          Trabalho forçado, está no dicionário… No país onde se fabricam os equipamentis da tua empresa de eleição existem escravos…

          Tidos têm direito a opinião, tu é que não aceitas opiniões alheias opinando com coisas irreais o planetas fictícios…
          Tudo o que vai contra a Apple defendes com unhas e dentes mesmo justificando como bom escravizar pessoas.

          Enfim…
          Nem te vou responder mais que não vale a pena gastar latim com pessoas assim.

          Boa Páscoa!

          1. Avatar de Vítor M.

            O que tem a ver a Apple com escravatura? Isso é uma cena da tua cabeça, é que nem estava sequer a falar da Apple. Estava a falar da vida em geral, mas já percebi o teu problema, afinal tens um problema com a Apple… 🙁 haja paciência…

        6. Avatar de Mário
          1. Avatar de Vítor M.

            Comentário da treta, um artigo de 2017 (e sem fundamento que não seja transversal a todas as empresas). É preciso decência intelectual, não consegues perceber isso? A honestidade é um bem precioso, até a trocarmos ideias 😉 pensa nisso!

    2. Avatar de Dark Sky
      Dark Sky

      Em vários países europeus são vendidos iPhones “Assembled in India”

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E se fôr com esse queixo e com essa testa…

  4. Avatar de Ze
    Ze

    Phone e low cost na mesma frase. “Something wrong is not right*

    1. Avatar de Vítor M.

      Claro, dentro do marcado Appler, este é um low-cost. A Apple tem um mercado à parte dos outros mercados. Não se pode misturar o mercado do iPhone com o mercado Android, por exemplo, são coisas diferentes. Sistemas operativos diferentes, hardware diferentes (de desenho, marca e fabrico), entre outras coisas.

      Aliás, a Apple, mesmo com os preços que pratica, consegue ter vendas incríveis. Isso mostra como o mercado da Apple, pelo menos, não se padroniza pelo preço. Aliás, estamos a ver que as outras marcas, que no passado tanto criticavam a Apple, hoje já perceberam que não ganham dinheiro com equipamentos baratos. Apostam assim em equipamentos bons e os seus preços já rondam os da Apple, basta ver os fantásticos S20 da Samsung (entre outros).

      Depois os mercados são sempre diferentes de um continente para outro. A Apple vende muito nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, China, Europa (alguns países), Austrália, etc… onde a carga fiscal não penaliza tanto um dispositivo. Tendo em conta o poder de compra, para eles o exercício de comprar um topo de gama é diferente da compra cá, por exemplo.

      1. Avatar de GM
        GM

        Low-cost, ou menos caro, não significa a mesma coisa.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      A Apple nunca anunciou nenhum iPhone “low cost”. Os media é que associam o termo “low cost” aos mesmos, por isso nao se queixem..

  5. Avatar de PTdoNorte
    PTdoNorte

    que iphone mais feio

  6. Avatar de pedro
    pedro

    continuam sem leitor de cartões microSD … não obrigado !!!

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      para que queres um microsd se não serve de muito.

      1. Avatar de De Quarentena
        De Quarentena

        Para guardar as fotos. Se o telefone avariar, tiras o SD e pronto.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Tens o icloud 🙂

  7. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Cada vez noto mais a tendencia de que o iphone passou a ser mais “um telemovel” em vez de “o telemovel”. A APPLE deve ter muito cuidado com o que faz, correndo o risco de cair no mesmo buraco que a nokia ou a blackberrie.

    1. Avatar de Filipe Rocha
      Filipe Rocha

      É demasiada ovelha para isso acontecer.

  8. Avatar de Fulano
    Fulano

    Low cost … por apenas uns “míseros” 800 euros

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Não me acredito muito.Desta vez não me acredito que a Apple queira dar um tiro nos pés.Mas quem e que vai comprar outro iPhone por mais 500 a 600 euros ?? Mmmm,em tempos destes ?? Era bom,era. 😐

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      ora bem tu como apenas detestas apple não vais comprar, no meu caso se fosse do tamanho do anterior com ecra de cima a baixo comprava..

      quanto aos outros, deixa ver, quem tem modelos mais antigos porque não comprar este?

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Quem disse que eu detestava iPhones e a Apple ?? Ó rapaz,estás bem enganado !! Não tenho é 1000 e tal euros para dar por cada um senão até tinha mesmo um.Sou um pobretas,pá. 🙂

    2. Avatar de miguel
      miguel

      eu estou à espera que ele saia

  10. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    se for 4.7 com touch id o chassi será maior que o SE original, logo não vejo vantagem. devia ser como na imagem de conceito aqui apresentada

  11. Avatar de Hugo
    Hugo

    Só não percebo porque um tlm low cost tem que ser horrível.
    Deve ter sido para aproveitar as carcaças antigas!

  12. Avatar de Conspirador
    Conspirador

    A meu ver não faz sentido nenhum… o 8 já tem o preço ‘low cost’ e serve perfeitamente para esse mercado. Daqui a pouco estão como a Samsung, que tem modelos ao pontapé, e não se percebe o que é novo ou do ano passado.

  13. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Gosto muito do SE para mim o melhor que apple já fez, não compro este só quando baixar o preço.

  14. Avatar de Pinho
    Pinho

    Este Iphone á primeira vista não faz sentido. Mas, depois de se analisar a Realidade, faz todo o sentido.
    Eu trabalho diariamente com o Publico e vejo uma quantidade imensa de utilizadores de Iphone e que percebem um pouco disto com 6S, 7 e 8…. e que nunca atualizaram por 2 motivos: Não gostam de Smarthphones grandes e o Custo superior a 1000 € que estas máquinas ultrapassaram. No mundo Real do trabalho e não da Redes Sociais e joguinhos, o utilizador tradicional do Iphone mantém-se ainda com este Iphones antigos. Esta é a possibilidade de fazer o Upgrade, não gastando muito dinheiro e mantendo essencialmente o tamanho. E se for com o Processador do atual Iphone 11, será muito interessante.

  15. Avatar de ze
    ze

    Cadé o super amoled? Micro sd? Dual sim…. Por menos temos android ate com muito mais memoria intera e baterias duradouras.

  16. Avatar de NEMESIS
    NEMESIS

    Se e quando sair, será o melhor iPhone até agora!