Asteroide potencialmente perigoso para a Terra é captado em vídeo

16 Comentários

Chama-se (52768) 1998 OR2, é um asteroide numa órbita excêntrica, classificado como objeto próximo da Terra potencialmente perigoso. Faz parte do grupo Amor, isto é, é um asteroide que tem uma órbita entre Marte e a Terra. Além disso, o seu tamanho é imponente, tem cerca de 4 quilómetros de diâmetro. Descoberto em 24 de julho de 1998, vai passar “perto” do nosso planeta no próximo dia 29 de abril.

Como já havíamos falado, a NASA classifica-o como potencialmente perigoso e os astrónomos procuram-no para conseguirem filmar o corpo celeste. Assim, o vídeo conseguido traz alguma informação sobre este viajante do espaço.

Imagem ilustração asteroide classificado pela NASA como perigoso, este é o (52768) 1998 OR2


NASA calculou 32 anos de órbita do (52768) 1998 OR2

O portal Space.com apresenta um vídeo captado no passado dia 16 de março pelo astrónomo Gianluca Masi. Conforme podemos ver, as imagens captaram o (52768) 1998 OR2 no céu noturno, quando estava a cerca de 30 milhões de quilómetros da Terra.

Como poderão ver, as imagens mostram em primeiro lugar como as trajetórias do asteroide (52768) 1998 OR2 e a Terra se aproximam de forma tão acentuada. Em seguida, a imagem é filtrada pelo telescópio com recurso a uma média de 10 exposições separadas por 180 segundos, em que o asteroide aparece como um ponto branco entre um mar de pequenas luzes estelares.

Tendo em conta os cálculos feitos até ao ano 2197, este asteroide não contempla qualquer perigoso para a Terra. Isto é, se nunca sair da sua trajetória, pelo menos até aquela data nenhuma assimulação de passagem o coloca em colisão com o nosso planeta.

Asteroide de visita à Terra no final de abril

Este asteroide viaja a uma velocidade de cerca de 31 mil km/h. Na sua passagem mais perto de nós, voará a cerca de  7 milhões de quilómetros, ou 0,05 unidade astronómica (UA), algo como 16 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Sim, é bem distante, mas este é um monstro que, em caso de colisão, faria estragos incalculáveis.

 

Leia atambém:

Vídeo mostra tamanho dos asteroides em comparação com o planeta Terra

 

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu
    eu

    Vírus pandémicos, asterórides potencialmente perigosos.
    Cada vez mais parece que somos atores de um filme de ficção ciêntifica.

    1. Avatar de Vítor M.

      Deves ter razão, nada acontece não é? 😉 nem morre ninguém, nem há desgraças e o povo até vai dar uma volta ao pé da praia. Tens razão, isto assim bem visto, o que se está a passar agora, parece mesmo um filme e há pessoas que o encaram como tal. Mas demora a cair a ficha, isso é verdade. Cumps.

    2. Avatar de Emperador
      Emperador

      Na verdade, adorarei que cai-se na terra. Só para ver algo de bonito a acontecer.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sim, para acabar com erros ortográficos como “cai-se” e conjugações de verbos “adorarei” em vez de “adoraria” 🙂

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Muito interessante o vídeo. Não deixa de ser curioso que apesar do asteróide estar no plano orbital diferente do nosso, por mera coincidência passa muito perto da Terra nessa mesma altura.
    Provavelmente haverá pessoas/religiões a dizer que tudo o que se está a passar (alterações climáticas, coronovirus, asteroides) são sinais do fim do mundo… Mas é apenas ciência.
    Parabéns pelo artigo.

  3. Avatar de nelson mota
    nelson mota

    acho que estamos a ser atacados pelos extraterres , isto é uma manobra para nos apanhar desprecebidos.

  4. Avatar de zekinha
    zekinha

    veio de transporte tuga, chegou atrasado!

  5. Avatar de lince ibérico
    lince ibérico

    lá dizia a minha avó: “- Aos 2000 chegarás, dos 2000 não passarás!”,
    E não é que tinha razão, vá-se lá saber porquê!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Mas não passámos dos 2000?

    2. Avatar de Redin
      Redin

      O meu tio acreditou nisso e não é que tinha razão?
      Já sentimos falta dele há 20 anos.

    3. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Estiveste numa caverna durante estes 20 anos?

    4. Avatar de Jorge
      Jorge

      A avaliar as noticias que o poligrafo da sic tem de dizer que são falsas parece que só o corpo da maior parte das pessoas é que passou o ano 2000..

  6. Avatar de Gajo do Norte
    Gajo do Norte

    Fomos mais rápidos a ultrapassar o ponto de intercepção, visto em 2D, falta o 3D.

    1. Avatar de pobox
      pobox

      o 3D chega a 29 de Abril

  7. Avatar de Fiu
    Fiu

    Medo, sempre o medo, é isso que vende. Por isso é que eu não leio nada disto.

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Mas se calhar deverias ter lido porque no artigo diz que este não representa qualquer perigo para a Terra.