Será possível? macOS tem mais malware que o Windows pela primeira vez na história

61 Comentários

O macOS sempre foi considerado um sistema mais seguro que o Windows e com as medidas necessárias para proteger os seus utilizadores. Esta aura de segurança tem sido provada ao longo dos anos, com esta proteção a ser efetiva e real.

Com a sua popularidade a crescer, este tornou-se sobretudo um sistema apetecível para os atacantes, que começaram a olhar para ele de forma diferente. Agora, e segundo um estudo, pela primeira vez na história, o macOS tem mais malware que o Windows.

macOS bateu o Windows nos ataques de malware e de adware segundo a Malwarebytes

macOS já perde para o Windows na segurança

Este novo estudo é da responsabilidade da Malwarebyte e revela um cenário que poucos julgavam possível. O macOS ultrapassou o Windows, mas numa área em que ninguém quer. Falamos de ataques de malware, que estiveram em 2019 numa proporção de 2 para 1. Esta é a primeira vez na história destes sistemas que isso acontece.

Os valores de crescimento destes ataques de malware são muito elevados, tendo em 2019 atingido os 400%, numa comparação anual. As razões apontadas são lógicas e até conhecidas. A empresa fala do número certamente crescente de utilizadores, o que o torna assim um alvo mais rentável.

macOS bateu o Windows nos ataques de malware e de adware segundo a Malwarebytes

Os ataques de malware cresceram 400%

Os dados revelados são da responsabilidade da deteção feita pelo software da Malwarebytes. Estes revelam que detetou uma média de 11 malware por equipamento com macOS, em comparação com os 5,8 por equipamento com Windows. Em 2018, a presença nas máquinas da Apple ficava no valor de 4,8.

Em termos de ameaças concretas, o estudo revela que não é apenas o malware a ser a principal ameaça. Também o adware, que leva à apresentação de publicidade está a crescer e a ter um impacto negativo. É menos destrutivo, mas muito mais incómodo para o utilizador. A maioria deste surge em ferramentas que alegadamente servem para limpar as máquinas.

macOS bateu o Windows nos ataques de malware e de adware segundo a MalwarebytesmacOS bateu o Windows nos ataques de malware e de adware segundo a Malwarebytes

Adware é outro perigo segundo a Malwarebytes

Um outro elemento que está igualmente a crescer e muito presente nestes dados é o NewTab. Esta técnica leva a alterar a pesquisa do browser e a redirecionar os utilizadores para sites que procuram obter rendimento com publicidade. Este é de longe a maior ameaça no macOS.

Ainda assim, o malware é ainda contudo uma ameaça ao Windows. Está em cerca das 24 milhões de deteções em PCs. Isso representa um aumento de quase 13% para nos consumidores e 463% nas empresas. Os PCs com Windows foram principalmente alvo do Emotet e Trickbot, dois tipos de botnets Trojan, além de novos ransomwares, incluindo Ryuk, Sodinokibi e Phobos.

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cortano
    Cortano

    “O macOS sempre foi considerado um sistema mais seguro que o Windows e com as medidas necessárias para proteger os seus utilizadores. ”

    A razão sempre for a mesma, pouco market share.
    Isso criou essa falsa segurança.

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        True data???

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas não tenhas dúvida que é um sistema operativo mais seguro. São raros os casos de um utilizador que tenha instalado um antivírus e que sem ele tenha problemas. Uma coisa é o malware encontrado para… outra coisa é o malware efetivamente em ação. Não tens hipótese, é muito seguro o macOS.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Mais seguro que o MacOS é o Linux (não o android).

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Mais seguro ainda e a calculadora a pilhas da Casio. Não há vírus que a infecte

          1. Avatar de Paulo Pedroso
            Paulo Pedroso

            +1

          2. Avatar de Xnelox
            Xnelox

            O meu ábaco é ainda mais seguro, não está pendente de trojan suquedores pilhas

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        por isso é que o MacOS nos eventos de hacking é o 1º sistema a cair?

        1. Avatar de Vítor M.

          A ser que seja aí (mas mesmo assim por norma são ataques específicos de peritos, que estudam a vulnerabilidade existem no Safari, ataques impossíveis para o comum dos fabricantes de malware que do nada criam malware para Windows), porque no dia a dia, as técnicas mais simples que afetam o Windows, não afetam os utilizadores do macOS. E sim, tu tens problemas de segurança que não existem no macOS. Se por acaso conhecesses o sistema operativo da Apple sabias que estás errado. Calma, não estou a dizer que o macOS é melhor que o Windows, estou a dizer que é muito mais seguro e prático, moderno e eficaz. Mas não é melhor que o Windows.

          1. Avatar de Celso R
            Celso R

            LOL!

            Na tua perspectiva o macOS “é muito mais seguro e prático, moderno e eficaz”, mas não é melhor que o Windows.

            Então o Windows é melhor em quê?

          2. Avatar de António
            António

            De prático não tem nada.
            É pops up por todo o lado a pedir autorizações. Até para um programa ler uma pasta…

          3. Avatar de Vítor M.

            Um pop up? Tu sabes o que estás a dizer? 😀 são estas opiniões que mostram logo que desconheces totalmente o SO, qual pop up?

      3. Avatar de Tiago Sousa
        Tiago Sousa

        Eu não uso anti virus há mais de uma década, sem qualquer problema até hoje.
        O MacOS tem anti-virus e sistema antimalware integrados no próprio sistema, sem que o utilizador saiba. Assim como qualquer OS recente.
        Não tens hipótese é usar argumentos tirados da cartola como este como verdades absolutas e ainda inventar uns factos (falsos) pelo caminho.
        A única verdade absoluta é que o MacOS só era “seguro” porque “não era atacado”. Tão simples como isto. A partir do momento em que o começou a ser está a ver-se que afinal a parede de betão armado não passa de contra-placado.

        1. Avatar de Pedro Reinel
          Pedro Reinel

          Essa é que é essa.

        2. Avatar de ovingadorortográfico
          ovingadorortográfico

          Eu tambem não uso anti virus no windows há mais de uma década e nunca tive qualquer problema. Aliás, eu e mais três pc´s que estão comigo e que funcionam diariamente ligados à rede. A maior segurança de um qualquer sistema está no artista que lhe mexe, não concordas ?

      4. Avatar de Celso R
        Celso R

        “é muito seguro o macOS”

        Porquê? Uma declaração absoluta deste género convém justificar…

      5. Avatar de xone
        xone

        Como pareces ser expert nisto, não te importas de justificar essas afirmações mas com argumentos técnicos?
        O Kernel como está projectado? Quais as diferenças para Linux ou FreeBSD?
        Como correm os processos? Em que namespace? Qual a diferença entre abrir um pdf, uma jpeg ou outros formatos de ficheiros e por exemplo no Windows, Linux ou FreeBSD?
        Quais as diferentes medidas implementadas para protecção da stack?
        Como bom expert, deves saber isto de cor. Não te importas de partilhar o teu vasto conhecimento técnico?

        1. Avatar de Vítor M.

          Acabei de o fazer há coisa de 30 minutos aqui num fórum.

          1. Avatar de ear
            ear

            Repost aqui por favor. Gostava bastante de conseguir ver isso.

      6. Avatar de qwerty
        qwerty

        se calhar porque ninguem queria saber de macos, não era o foco das atenções, e os poucos que usavam isso era para trabalho, não andavam a inventar em descarregar torrents etc, no windows, se não andares a pisar a linha, também não apanhas malwares mesmo sem antivirus! eu nunca me apareceu nenhum virus no pc, se quero inventar faço em máquinas virtuais. agora os macs estão na moda, começam a ser cobiçados por pessoas mais mal intencionadas! se realmente se começar a ser desejado pelos hackers, podes ter a certeza que rapidamente esses números acima vão subir exponencialmente!
        ao se estar na sombra da bananeira por tantos anos, nem sempre é bom, windows, tem se estado a fortalecer cada vez mais, tal como android, é a mesma história! ios basta entrar em certos sites para se ter acesso completo a todo o sistema, android 10 é o sistema mais seguro existente!

        1. Avatar de Vítor M.

          Provavelmente, ou então não. Até porque no mercado americano a penetração do macOS é grande, mesmo ao nível escolar existe um bom parque de Mac. A raiz de construção do macOS é que é robusta, aliás, a própria Microsoft está a caminhar para isso mesmo, trazer Linux para dentro do seu SO, coisa que a Apple fez…desde sempre com o XNU… vai daí que quer o macOS quer o iOS são sistemas muito seguros, os mais seguros do ponto de vista do utilizador, do ponto de vista de tudo que gravita no seu ecossistema. E, claro, gozam da característica do criador ser o mesmo e ter o controlo de toda a extensão da plataforma. Portanto, nem o Windows tem tanta segurança como o macOS (embora que o Windows é o melhor sistema operativo do mundo), nem o Android é tão robusto e funcional como o iOS (embora o Android seja o mais utilizado no mundo), Se juntares macOS e iOS… então tens o melhor dos dois mundos. Um sistema operativo seguro, inovador para o desktop ou portátil (mas que não é tão tentacular como o Windows) e um sistema operativo móvel, o iOS, que é o melhor dado que é equipado pela Apple, pela Google e pela Microsoft. Nenhum outro tem estes 3 developers juntos com tantas apps e serviços.

          1. Avatar de qwerty
            qwerty

            por isso mesmo vocês são tão imparciais e tendenciosos, não? todas as semanas N artigos para abandonar-mos windows, aquando o lançamento de iphones, montes de posts pré e pós lançamento, ontem saiu o Samsung Galaxy S20 e nem 1 artigo! saem montes de problemas relacionados com a apple e nem um único artigo e se vos mandamos as sugestões de artigo, somos bloqueados, e quando fazem artigos dos problemas, fazem um romance para suavizar a coisa, enquanto que nos outros sistemas é o fim do mundo… não há que julgar, cada um gosta do que gosta, apenas há que admitir…

    2. Avatar de Joao
      Joao

      La estão os chorões do costume. Fala-se em Apple e parecem tainhas atrás da minhoca. Que gente triste. Babam-se na Worten a mexer nos macs mas dizem mal porque em cima da mesa não têm um. É só por isto porque são os mesmos que andam nas notícias do windows a berrar por causa das atualizações.

      Cresçam páh!!!

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Mas tu conheces-me de algum lado?
        Sabes se tenho ou não equipamentos Apple?
        Sabes qual o meu poder de compra?

        Andamos juntos na escola ou quê?

        1. Avatar de SergioFerreira
          SergioFerreira

          O Joao mencionou nomes e eu não li??!! xD

        2. Avatar de Lucas
          Lucas

          Teu poder de compra não passa de um Windows xing-ling

          Apple é coisa da Elite e você não cheira bem.

      2. Avatar de Qwerty
        Qwerty

        Lá está mais uma prova que apple é pura, simplesmente E ACIMA DE TUDO STATUS!!! Não se pode contrariar os fanbois que vêm logo a dizer que são ricos ahahahah provavelmente o meu portátil com i9 9900k, RTX 2070, 2TB m.2 e 32 GB 3200 ram é de pessoas pobres ahahhahah

    3. Avatar de Danilo
      Danilo

      Se fosse como o Linux isso dificilmente aconteceriam, mas preferem fechar o código pra si e usar o sistema a la Windows, como admin. Nada melhor…

  2. Avatar de MJSantosLX
    MJSantosLX

    Negacionistas em 3… 2… 1…

    1. Avatar de bukowski
      bukowski

      tiraste-me as palavras do teclado! exatamente o que pensei enquanto lia este artigo…

  3. Avatar de whatever
    whatever

    This is definitely the end of times :/

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Let us all repent and pray to JESUS .

    2. Avatar de Fabio
      Fabio

      Muito bom artigo!

  4. Avatar de Antonio
    Antonio

    “Nenhuma informação está segura independentemente do tipo de segurança electrónica empregue. O risco é sempre humano” – Kevin Mitnick

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso é a única verdade.

  5. Avatar de Eu
    Eu

    Não digam asneiras por favor!!!
    Qualquer fanboy de QUALQUER sistema sabe que não existem falhas/buracos/portas abertas, nos sistemas!
    Como também sabem que nos processadores e outros hardwares não existem o mesmo.
    Se querem confirmar basta ver o site:
    https://nvd.nist.gov/
    σαρκασμός 😀

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Se usarmos um Mac para fazer o que muita malta faz com os PC’s vai haver problemas.

  7. Avatar de Gaspar Oliveira
    Gaspar Oliveira

    Muito conveniente, a Malwarebytes no mundo macos deve ter poucos clientes, nada melhor que tentar criar o pánico.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Pois claro. Como o Windows lhe deu com os pés. Andam a mandar o isco. Mas só pica a tainha da Microsoft.

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Maços será sempre mais seguro que Windows como iOS sempre será mais seguro que Android. São factos indestrutíveis que perdurarão verdadeiros por muito que digam o contrario

    1. Avatar de Zé

      Sr. Miguel, quais os números do Euromilhões para esta sexta?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Ignora, é um miúdo.
        Tem posto, invariavelmente, as mãos pelos pés. Não dá um para caixa independentemente do assunto eheheh

        1. Avatar de pedro
          pedro

          ..ja tu…

          expert em tudo e mais alguma coisa

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu? Expert em tudo? nunca disse tal coisa, deves estar equivocado.

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      De que espécie de “maços” estará a falar…cigarros,notas,cartões de visita,etc?!

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Maços de “MariaJoana”, daquela que ele mistura no tabaco (ou se esquece de misturar!)…

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      A segurança de ontem não “perdura” hoje assim como a de hoje não “perdurará” amanhã e a prova disso são as constantes actualizações de segurança que todos os sistemas recebem.
      O Windows 10 é um sistema extremamente seguro desde que utilizado com responsabilidade, acontecendo o mesmo com os outros sistemas operativos.
      Se é para andar a fazer aventuras por outros caminhos mais perigosos algumas versões linux serão concerteza mais seguras do que qualquer Mac ou W10.

    4. Avatar de Roni
      Roni

      kkkkkkkkkkkkk

      desculpas, não consigo comentar…
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Avatar de andy
    andy

    Julgo o problema é de haver cada vez mais pirataria para mac, a mão de semear e de fácil instalação, tais como adobes, final cut, Native Instruments, etc…. Não há almoços gratis……..

  10. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Trabalho com MacOS há mais de 30 anos, neste período apenas encontrei 3 macs infectados com malware/virus, por isso considero que o MacOS é muito mais seguro de que o Windows, enquanto que em Windows… bem … não é todas as semanas, mas quase…. digam o que quiserem

    1. Avatar de qwerty
      qwerty

      lol, só porque o dizes, se não nunca acreditaria! ahahahahahah

  11. Avatar de Fulano
    Fulano

    Há anos que isto não é novidade… Apenas se criou o “mito” da segurança, e a malta acreditou.

  12. Avatar de ovingadorortográfico
    ovingadorortográfico

    A segurança está ali mesmo à vista de todos: o utilizador. Seja qual for o sistema. Tudo o resto são mitos.

  13. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    quem diz que prefere ios ou macos por causa de segurança.. isso significa gentes leigas que não querem andar acauteladas e acreditam que máquinas protegem tudo por eles.

  14. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    Venho a dizer isto há anos e falo com experiência de trabalho em desenvolvimento para ios e macos a cerca de 10 anos.
    Tenho MacBook que a empresa me deu e iPhone. Mas apenas os uso como tester…
    Em casa uso window 10 e Android…
    Isto para vos dizer o quê…
    Os anos que digo isto.. No dia em que façam 25% dos vírus que fazem para Windows e Android a Apple vai a vida…
    Isso que não ha vírus no mac é treta.. Não havia porque poucos utilizavam e porque quem desenvolve vírus querer que eles afectem o máximo dw pessoas..
    Pela minha experiência, só um aficionado que não saiba nada do que está poe baixo da carcaça e que compra e utiliza produtos da Apple… É bonito é…É funcional? Depende dos gostos… Como trabalho diariamente ja m habituei.. Apesar de achar o Windows mais prático…
    É seguro.? Loll deve ser uma piada… Até um ubuntu é mais seguro que eles…
    Segurança muito fraca, porquê? Porque criaram esse marketing que é seguro que se esqueceram de continuar a investir em segurança… A chamada sombra da bananeira.
    Mas continuem a comprar porque eu preciso de ganhar dinheiro… Fun boys.

  15. Avatar de Roni
    Roni

    Estamos falando da Apple, é praticamente uma religião.
    Não tem isso, é impossível.
    O problema está entre o teclado e a cadeira.

  16. Avatar de numo
    numo

    Então que.programa se pode usar para procurar adware no imac?
    Agora fiquei com curiosidade em fazer um scan os meu Imac.