Utilizadores Tesla estão a comprar atualizações sem querer e não podem ser devolvidas

20 Comentários

Uma das grandes vantagens dos Tesla é a simplicidade com que gerem o seu software. Dessa forma, e rapidamente, a marca consegue enviar novidades e corrigir problemas com uma simples atualização, recebida em qualquer lugar e a qualquer momento.

A marca alargou este processo às melhorias, que podem ser compradas posteriormente. É uma forma inteligente e interessante, não fossem todos os problemas que estão agora a surgir, com compras feitas inesperadamente sem autorização e que não podem ser devolvidas.

Tesla compras atualizações devolução utilizadores

Compras feitas pelos utilizadores sem autorização

Uma das novidades recentes da Tesla na sua app são as compras. Qualquer utilizador pode comprar melhorias para o seu carro diretamente na app, que de imediato são descarregadas e instaladas posteriormente no seu carro.

Esta simplicidade parece estar agora a trazer problemas, com queixas recorrentes dos utilizadores. Estão a surgir compras que os utilizadores negam ter feito e que querem devolver. O grande problema é que estas não podem ser devolvidas depois de instaladas.

Tesla não faz a devolução destas atualizações

Estas não são sobretudo compras baratas, com custos perto dos 10 mil dólares. Quando tomam conhecimento destas alterações, muitos procuram o contacto da Tesla, que, contudo, se recusa a fazer a devolução do valor gasto.

Por agora os utilizadores só podem comprar o Acceleration Boost e o Full Self-Driving, ambos com valores muito elevados. É ao detetar estas novidades nos seus carros que estes tomam conhecimento das compras feitas.

Elon Musk vai encontrar a solução

Surpreendentemente, a postura da Tesla não tem sido a de maior suporte aos utilizadores que detetam esta situação. Ao relatarem estas situações anormais no Twitter, conseguiram chamar à atenção de Elon Musk. Este já revelou que vai investigar mais fundo a situação e igualmente encontrar a solução.

Tudo parece apontar para um problema de usabilidade da app de controlo dos Tesla. Esta parece estar a permitir compras sem controlo e que os utilizadores simplesmente não querem. Também a política de devolução deveria ser mais liberal, permitindo a devolução imediata nestes casos.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mestre em direito
    Mestre em direito

    Estão a comprar extras “Sem querer” / ” inesperadamente”? Haha essa é de rir!

    Ou seja, têm que ir aos upgrades, escolher qual o upgrade, tem que ir para a frente, depois ainda aparece o resumo/ valor e… ainda tem que pagar! E conseguem fazer tudo isso de maneira inesperada e sem querer? Haha essa é muito boa.

    1. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Agora experimenta deixar uma criança no carro a brincar enquanto estás parado por algum motivo e ela decide andar a clicar no ecra e faz esses passos? Parece-te de loucos? Vai ver quantas dezenas e centenas de casos em telemóveis e tablets acontece isso.
      Âqui a falha é simples e objetiva: não há mecanismo de proteção para a compra, e pior ainda, que por cá seria ilegal na Europa, não há opção de arrependimento ou devolução para uma compra/subscrição online. Portanto é nada mais que uma grande falha da Tesla, e o apoio ao cliente é o que se vê para este caso.

      Até te digo, mesmo que o utilizador tivesse comprado, e experimentado, e quisesse devolver ao fim de um dia qual o mal? Como podes saber se gostas de algo que a unica forma de ‘experimentar’ é comprando? Por isso na UE temos leis para compras e subscrições online com direito ao arrependimento.
      Neste caso culpa-se a Tesla a 100% mas acredito que vão resolver e tornar as compras de acordo com a lei e com a opção do cliente poder experimentar antes de querer realmente efetivar.

    2. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Nada disso… o problema é a App nos Iphones. É que a ligação directa ao ApplePay faz o pagamento nas datas que o utilizar define. Como a Tesla activa os updates (pagos) por defeito, mal abrem a app, no telemóvel, o pagamento é registado e o software fica pronto para ser transferido para o automóvel, assim que o utilizar abra o automóvel. Estes problemas estão a surgir SÓ nos iphones.

      1. Avatar de PedroC
        PedroC

        É por isso que detesto Apple’s Pay’s, autorizações com fingerprint, etc. Não tenho cartão de crédito, uso mbnet apenas quando preciso e não há cá logins e pagamentos com impressão digital ou faceID ou algo parecido.

      2. Avatar de winetree
        winetree

        Fascinante como se consegue chegar à conclusão que o problema são os iPhones…

    3. Avatar de Toder
      Toder

      Tu deves ser um de aqueles iship fanboy em que todo o mundo é errado e só os iship fãs que são corretos, essa é muito boa

  2. Avatar de Mendez
    Mendez

    Compram um windows com rodas ! sempre a precisar de upgrades

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não sabes a diferença entre “upgrades” e “updates”.

      1. Avatar de Mendez
        Mendez

        A diferença está no preço mas vai dar ao mesmo.

        1. Avatar de Toder
          Toder

          A diferença está mesmo nos updates e upgrades que são 2 coisas diferentes

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            A diferença é na prática nenhuma a não ser o marketing e a importância que se quer dar a determinada atualização

        2. Avatar de Vellder Haz
          Vellder Haz

          hahahahaha, é isso aí, a diferença é o valor que pagas por update em relação a um upgrade!!! hahahaha… nunca me tinha passado pela cabeça, e ando eu a gastar tanto dinheirinho para me manter atualizado, ou será que tenho feito upgrades??

  3. Avatar de qwers
    qwers

    Inesperadamente comprei 10 000 dolar por uma app.

  4. Avatar de King Banido
    King Banido

    @Pedro Simões, Podes explicar o motivo de ser sem querer?

    É que pelos prints ai do user, vi que ele clicou no botão de buy, ou seja, não foi algo “acidental” ou “automatico”… Se poderiam ter uma double confirmation? Claro que podiam, “N” aplicações, com valores irrisorios já o fazem, mas não é por não ter, que passa a ser sem querer…
    User experience as vezes não corre como é esperado e as empresas sabem bem disso. Eu trabalho numa empresa que faz serviços VAS, eu conheço bem os fluxos e isto de deixar ao encargo do user, nunca dá bom resultado, existem sempre reclamações, apesar do “problema” ser do user, ou melhor, nos dedos dele…
    Existe sempre forma de não “enganar” o user, mas o dinheiro ganho vs as multas que podem ou não pagar, compensa imenso.

    1. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      O maior problema é nao poderes experimentar e devolver se não gostares. Na UE esta forma de compra da Tesla é simplesmente ilegal. Se não podes experimentar ‘em loja’, ou melhor se é uma compra online tens direito legal a devolver mesmo apos experimentares, pelo obvio. Mas a Tesla não permite. Acha que a pessoa sem experimentar, ao comprar vai logo gostar. Na America vale tudo, por cá é apenas uma ‘appStore’ que não cumpre as regras ao permitir o utilizador experimentar e devolver

      1. Avatar de King Banido
        King Banido

        Lá está, isto vai gerar reclamações, mas a multa que eles “vão” pagar, face ao dinheiro que ganham com este “esquema” é vantajoso… A menos que sejam condenados a pagar uma multa e ainda devolver o dinheiro a quem reclamou, é um negocio do caraças!

    2. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      O problema é simples de explicar: Só está a acontecer nos Iphones e com quem tem o ApplePay.
      A app da tesla tem ligação directa ao ApplePay. É a forma de aceder as apps, gratuitas, que necessitam de confirmar a identidade de quem as compra (um serviço, básico, da appstore americana). E é aqui que está o problema. Os utilizadores tinham isso activo para a app normal, onde não existiam pagamentos. Desde que a Tesla começou a vender “serviços extra” é necessário remover essa autorização. Muitos utilizadores chatearam-se de cada vez que abriam a app, terem de fazer o reconhecimento do cartão (recebendo uma SMS da Apple para inserir um código) para abrir a app (para poderem abrir ou fechar os seus Tesla). Por isso, voltaram a activar o serviço automático, que não precisa dessas autorizações, de cada vez que existe um update da app.
      É aqui que a coisa rebenta: é que os updates pagos estão dentro do mesmo âmbito dos gratuitos. Por isso, quando surge um update daqueles serviços, a app activa-o, quando o cliente abre a app, é feito o pagamento (sem nenhum aviso) e o software é instalado no automóvel.
      O erro é da Apple e da Tesla… tem de separar os updates, para que um necessite da confirmação externa e o outro não.
      Não é só na Tesla que isto está a acontecer. Até no Spotify aconteceu o mesmo, pois a versão paga foi parar ao mesmo âmbito da gratuita. Só depois de muita reclamação é que a Apple (e a Spotify) alterou isso, transferindo as pagas noutro serviço, que exige que o utilizador vá à shop e aceite a actualização (aceitando o pagamento). É um dos problemas do “facilitismo”.

      1. Avatar de Paulo L
        Paulo L

        Não é bem assim, pelas fotos em cima, isto é uma compra e podes pagar com Apple Pay, está bem claro.
        Quanto ao ser feito por uma criança sem o conhecimento dos pais ( um post em cima menciona isso) também não é possible, porque quando clicas em pau with Apple Pay, tens de autenticar com o Touch ID ou o Face ID.

      2. Avatar de King Banido
        King Banido

        Miguel, se percebi bem o teu comment, a Apple já teria resolvido esse problema, certo?
        Custa-me a acreditar que fossem resolver apenas um caso especifico(spotify) e não dessem logo fix na plataforma geral…

        Não quero meter culpas em ninguem,porque se realmente for verdade, ainda há muito a apurar dessa historia. É a primeira vez que tou a “ouvi-la”, mas a ser verdade, a culpa está inteiramente na Tesla. As empresas conhecem bem o funcionamento das AppStores… Facilmente o Musk colocava a double confirmation na propria aplicação, mas cagou… Eu diria que é muito dinheiro que a Tesla vai arrecadar, face aquilo que vai devolver, e nesse sentido é um negocio de outro mundo!

      3. Avatar de winetree
        winetree

        Meu, a sério. Já se percebeu que não gostas da Apple e dos iPhones, mas não nenhuma app paga, conteúdos pagos, cobrados pela Apple onde não haja um processo de confirmação.
        O que se está a passar aqui não é isso.