Portugal: Cinco cêntimos por cada garrafa de plástico devolvida

70 Comentários

A luta contra o plástico tem já várias frentes no mundo. Contudo, por cá, não nos ficamos por “banir” as palhinhas. Assim, numa medida desafiadora, os consumidores que devolverem garrafas de bebidas plásticas não reutilizáveis ​​receberão o valor estipulado pelo governo.

O governo português definiu que os consumidores que devolverem garrafas de bebidas plásticas não reutilizáveis receberão um “prémio”. O ano está a terminar e o prazo para implementar este projeto-piloto também.

Portugal: Cinco cêntimos por cada garrafa de plástico devolvida


Garrafa de plástico vai valer “dinheiro”

Não é novidade, mas tem estado um pouco adormecida esta medida de luta contra o lixo plástico doméstico. Estando a chegar ao fim do prazo, é importante relembrar que aquelas garrafas que tem deitado fora, valem dinheiro.

Para embalagens até meio litro, o valor é de 2 cêntimos por garrafa. Acima de meio litro e abaixo de dois litros, o valor é de 5 cêntimos.

As empresas de distribuição devem adotar mecanismos como vales de desconto para compras, entre outras iniciativas, que visem o incentivo à reciclagem.

O “Sistema de incentivo à devolução de embalagens de bebidas em plástico não reutilizáveis e de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio” foi criado no final de 2018 pelo governo – através de uma modificação do Decreto-Lei nº 152-D/2017, de 11 de dezembro, sobre o Regime Unificado dos Fluxos Específicos de Resíduos, mas ainda não se sabia o valor dos prémios a serem concedidos aos consumidores.

A lei estabelece que cada pessoa que devolver uma garrafa de plástico ou outros recipientes não reutilizáveis ​​em supermercados e hipermercados deve receber um prémio, que não pode ser em dinheiro, determina o ministro do Meio Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

O prémio a atribuir não poderá ser em numerário, devendo ser adotado um mecanismo alternativo para resgate do montante pelo consumidor, nomeadamente por via de talão de desconto rebatido em compras, descontos em lojas, atividades ou serviços, sorteios ou donativos a instituições de solidariedade social

Conforme pode ser lido na lei.

 

Projeto-piloto em Portugal quer tirar as garrafas de plástico do lixo

Estes números podem ser, no entanto, revistos em alta. Isto, “durante o período de operação do sistema de incentivos, a fim de contribuir para a consecução dos objetivos estabelecidos na portaria que o regula”. No momento, este sistema de incentivo funcionará como um projeto-piloto. Assim, as superfícies comerciais serão obrigadas a fornecer, gratuitamente, um espaço para abrigar as máquinas de coleta de embalagens.

Segundo se pode ler na Portaria n.º 202/2019:

A Lei […] institui um sistema de incentivo à devolução de embalagens de bebidas em plástico não reutilizáveis, a implementar até ao dia 31 de dezembro de 2019, sob a forma de projeto-piloto, com vista a garantir o encaminhamento dos resíduos dessas embalagens para a reciclagem

Além disso, a lei também indica que “os responsáveis pelas grandes superfícies comerciais que comercializam bebidas embaladas ficam obrigados a disponibilizar espaço no estabelecimento, a título gratuito, para a instalação dos equipamentos”.

O Estado irá financiar este sistema através da Agência Portuguesa do Ambiente e de outras entidades vinculadas a acordos voluntários. Além disso, irá articular a sua “monitorização e acompanhamento com as entidades gestoras do sistema integrado do fluxo específico de embalagens e resíduos de embalagens”.

Em Portugal, algumas superfícies comerciais já oferecem sistemas semelhantes. Este é um passo importante de incentivo à reciclagem, embora alguns anos atrasados. De lembrar que a Alemanha, por exemplo, já oferece esta solução há alguns anos.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gabriel Allon
    Gabriel Allon

    Por cá (Noruega) os valores são muito aproximados, cerca de 2 centimos por garrafas/e latas de refrigerante até meio litro e 3 centimos a cima disso. Acho uma excelente medida e espero que não apareça aí malta que só sabe criticar.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Acho que está enganado, na Noruega o valor chega a 1,5 coroas, o que dá quase 15 centimos

      1. Avatar de Tony
        Tony

        Nem um nem outro acertaram lol 20 cêntimos (2 kr )até 0.5 L e 30 cêntimos(3 kr) as maiores de 0.5L…

        1. Avatar de Tony
          Tony

          Só 10 vezes mais e em uso há mais de 20 anos …

          1. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            E com uma economia bem superior à nossa!

        2. Avatar de Gil
          Gil

          Na verdade o valor deveria ser convertido à luz da paridade de poder de compra para se equiparar quem dá mais. 🙂

  2. Avatar de Nothing to!
    Nothing to!

    Já existe na Alemanha a muito tempo, o chamado Pfand.

  3. Avatar de Armindo
    Armindo

    Só agora? Aqui na Alemanha já existe isso há mais de 15 anos. Não sei como este sistema ainda não foi implementado a nivel europeu.

    1. Avatar de Simão
      Simão

      Eu diria há mais de 20 anos .

    2. Avatar de Rail
      Rail

      Na Alemanha dão dinheiro ou é em vales como vai ser aqui em Portugal?

  4. Avatar de Marcial
    Marcial

    Pode ser que isso ajude com que a malta deixe de jogar garrafas de plástico do carro. Existem muitas estradas onde as bermas estão cheias delas.

  5. Avatar de gonsa
    gonsa

    A solução era não venderem produtos em embalagens de plástico, principalmente garrafas de água.. Embalar água em plástico é o início do desperdício.
    Passam a responsabilidade para o consumidor quando são as grandes marcas a produzirem e criarem o plástico que não tem reciclagem..

    1. Avatar de eu
      eu

      E a tua solução é ?
      Ou és como a greta que é um buraco que só sabe criticar.

      1. Avatar de Rrrrrr
        Rrrrrr

        Acho que devemos comecar por cirticar, para fazer ver o que realmente esta de errado. Se ninguem criticar, apenas quer dizer que esta tudo bem.

        Mas por exemplo, uma medida forte seria taxar forte os produtos que nao sao 100% reciclaveis.

        1. Avatar de Jeton
          Jeton

          Foi taxado tudo o que tem açúcar e o estado está todo contente pois fatura mais. E se fores ver não se deixou de vender.
          A título de exemplo a Coca-Cola de 1lt custava 1€ em média numa grande superfície, passou para 1,22€ e as vendas mantiveram-se ….

      2. Avatar de Emanuel Barros
        Emanuel Barros

        A solução é Vidro e Latas. Era assim antigamente! Reciclado ao infinito o vidro e latas e por processos bem mais simples que o plástico.

        1. Avatar de pff fdsd
          pff fdsd

          O que não deixa de ser uma teoria da treta, para reciclar vidro e metais é preciso gastar-se enormes quantidades de energia, tanto quanto gerar novo…

          1. Avatar de Paulo Marques
            Paulo Marques

            No caso das bebidas em garrafas de vidro retornável, não é necessário que sejam recicladas logo está resolvida essa parte do problema

          2. Avatar de Paulo Marques
            Paulo Marques

            No caso das bebidas em garrafas de vidro retornável, não é necessário que sejam recicladas logo está resolvida essa parte do problema

          3. Avatar de Tiago
            Tiago

            Errado.
            O vidro é 100% e infinitamente reciclável.
            E é mais barato reciclar vidro do que fabricar novo.

      3. Avatar de ASilva
        ASilva

        Fantástico comentário de Ómem com O grande, porque o h já o perdeste à muito…..

      4. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        Ela so sabe criticar mas esta a fazer muita gente pensar. Temos de mudar a nossa mentalidade e isso custa a muitos.

      5. Avatar de BC
        BC

        Fala o gajo que critica sentado no sofá.
        Dificil é levantar a peida e ir fazer alguma coisa como a miúda está a fazer, né?
        És o maior da tua aldeia.

  6. Avatar de RM
    RM

    E porque não usar filtros de água, de preferência recicláveis, com a água da torneira ?

    1. Avatar de ze
      ze

      Como instalo uma coisa dessas no carro, espero que chova?

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Pode utilizar uma garrafa reutilizável de metal ou vidro ou mesmo que seja de plástico pode usar a mesma garrafa milhares de vezes.
        Enche a garrafa ou garrafas em casa, ou no trabalho, ou em um estabelecimento (existem restaurantes e cafés onde servem agua da torneira filtrada).
        Está bom assim?

        1. Avatar de ze
          ze

          Isso é muito giro para pessoas pouco ocupadas que não têm mais nada com que ocupar a cabeça. Até no trabalho pedi para ter sempre água engarrafada disponivel, não há paciência para levar a garrafa reutilizavel e depois ter de a lavar.

      2. Avatar de RM
        RM

        Podes trazer uma garrafa de casa. Sai mais barato, poupas dinheiro e tornas-te mais amigo do ambiente.

        1. Avatar de ze
          ze

          Quando precisar de poupar dinheiro ou me preocupar com o ambiente vou viver para a ilha.

  7. Avatar de Tito Portugal
    Tito Portugal

    Acho uma ideia muito boa, mas vai incentivar o consumo de mais garrafas de plástico para os tais vales de desconto para comprar outras garrafas de plásticos e assim por diante.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Se uma garrafa custar 10 centimos e tiver um vale de 5 centimos, fazer isso iria ter uma despesa de 5 centimos. Agora se o valor da garrafa de água for inferior ao vale, então aí meu amigo a coisa muda, e como são muitos portugueses iria haver muita gente a comprar garrafas só pelo desconto na fauta final.

    2. Avatar de Jeton
      Jeton

      Concordo, mas isso vai ser mesmo assim.
      Vamos ter algumas pessoas que vão pelo menos apanhar o que os outros deitam fora

  8. Avatar de Tiago Soares
    Tiago Soares

    Com tanto exemplo na Europa, PT volta a implementar estas medidas de forma errada.
    Aqui na Holanda, o Estado não “obriga” os supermercados a dar descontos. Os supermercados cobram um acréscimo de 25 cent por garrafas de plástico de 1L ou mais; e 10cent por garrafas de vidro (cerveja). No momento da entrega das garrafas, os mesmos valores são devolvidos tal como no vasilhame. Os valores são desproporcionados para o caso português naturalmente, e teriam que ser adaptados.
    No entanto, o modelo holandês tem uma vantagem em relação ao português que tem muito mais impacto: as pessoas que não o fazem são prejudicadas directamente. No caso português estamos a falar de um prémio que rondará os 50 cent (no limite) por visita ao supermercado. Qualquer família de classe média (e acima) não irá sentir-se particularmente obrigada a cooperar a troco de 50cent. Pelo contrário no caso holandês, somos apenas um casal e por semana devolvemos cerca de 2/3€ em garrafas.

    1. Avatar de keyboardcat
      keyboardcat

      Excepto que esse sistema também as suas falhas. Por exemplo, por norma não consegues devolver garrafas compradas em diferentes cadeias de supermercados (por exemplo, tenta devolver uma garrafa do Lidl no Albert Hein) o que para mim por vezes é frustrante porque frequento diferentes supermercados (tenho Lidl, Ah e Dirk a minha volta)

      O outro problema é o facto de penalizar pessoas que reciclam (como é o meu caso). Eu perco algum dinheiro por mês porque para mim é mais fácil deixar as garrafas no ecoponto com o resto dos plásticos do que ter que levar as garrafas de volta para o supermercado.

      Embora eu apoie estas medida, visto a maioria das pessoas a minha volta não serem amigas de reciclar. Pelo menos isto é um incentivo para as pessoas que não tem a decência de reciclar em primeiro lugar.

      1. Avatar de Tiago Soares
        Tiago Soares

        Sim, eu também evito comprar bebidas no Lidl por causa disso. Depois fico agarrado a ter que lá voltar para devolver. Mas só neste raciocínio já se vê que a medida provoca alterações no comportamento das pessoas de forma natural. E isso acho que é bom.
        Em relação ao resto, certíssimo. Não é perfeito; mas acho muito mais correcto do que a alternativa portuguesa.

    2. Avatar de Jeton
      Jeton

      Não sei, talvez tenhas razão no entanto desde que se começou a pagar os sacos vemos os super mega poupados a levar montes de artigos na mão ou a levar garrafas em sacos de papel, como eu já vi no PD só que não se apercebem do peso e algumas vezes rasga.

  9. Avatar de Joaquim Cardoso
    Joaquim Cardoso

    Porque não doar esses cêntimos a favor de uma organização, sendo que todos os meses alteravam-na.

    1. Avatar de Tiago Soares
      Tiago Soares

      Na Holanda, ao lado das máquinas do vasilhame está uma tômbola para quem quiser fazê-lo.
      (PF não pensem que estou para aqui a fazer o típico papel do emigras da aldeia que diz que em “Paris de França” é que é bom. Mas os exemplos já existem…mesmo…)

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim eu vou ja apanhar garrafas para dar dinheiro a greta…

      A ideia é que o pessoal tenha um retorno, agora andar a manter gretas não!

      1. Avatar de boemio
        boemio

        o que a greta quer…sei eu.
        mais uma oportunista comandada pela esquerdalha.

        1. Avatar de ASilva
          ASilva

          A Greta é uma rapariga de 16 anos e que provavelmente não deve medir mais de 1,60 m de altura e no entanto intimida tanto homem… Sentem-se inferiorizados com a miúda, é isso? É daí que vem essa raiva toda? Querem chorar um bocadinho? Não é vergonha nenhum.

          1. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            A Greta esta-lhes a incomodar! :p

            E agora eles vão dizer..’Incomodar? Quem? Eu? Nem pensar! bla bla bla’…

  10. Avatar de boemio
    boemio

    voltemos ao tempo da entrega do vasilha-me em vidro e la se vao os plasticos!!!!

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      E era assim que deveria ser. Não era um incomodo assim tão grande e incutia responsabilidade no consumidor e no vendedor/produtor.

      E se marcas diferentes aderissem a garrafas / frascos / embalagens standard isso iria baixar muito o custo de produção das garrafas de vidro, e assim de alguma forma compensar o não usar plástico ( a vantagem do plástico é ser super-barato).

  11. Avatar de DrFrank
    DrFrank

    Finlandia, chega ao 20cent/garrafa plastico. Até latas de cerveja contam.
    Engraçado ver malta com sacos enormes em parques e festivais a apanhar tudo que é lata e garrafa.

  12. Avatar de Gonçalo Oliveira
    Gonçalo Oliveira

    Estou surpreendido pelo Governo dar um prémio a quem faz ao invés de taxar quem não faz, como é geralmente o apanágio.
    Espero que resulte, pois há muito boa gente que apenas faz algo se puder ganhar algo em troca (ou não perder). Muitos comentários eu ouço sobre reciclagem de malta que não faz “porque não ganha nada com isso”, porque “dá trabalho para outros ganharem dinheiro”, etc. sem se preocuparem com o ambiente como um todo.
    Da minha parte, já faço a separação do plástico para reciclagem há muitos anos, e não será o incentivo de receber 50 cêntimos que me fará ir carregado de garrafas vazias para o supermercado. Prefiro continuar a colocá-las no ecoponto mais próximo, abdicando dos 50 cêntimos.

  13. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Lá vamos começar a ver os agarrados a fazerem filas nos supermecados, para irem buscar trocos para mais uma dose.

    1. Avatar de Pedro Fernandes
      Pedro Fernandes

      Supostamente não vai dinheiro mesmo para impedir certas situações, está previsto é Vales para descontar em Supermercados.

    2. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      é da maneira que vamos ver homeless a limpar a cidade. O dinheiro é em vales de desconto.

      1. Avatar de ze
        ze

        Desde que não vejamos pessoal a assaltar o contentor amarelo… 😀

  14. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Já algum tempo que faço a Reciclagem o que me fascina é quando digo que estou a Reciclar (guardar as garrafas) as pessoas ficam admiradas olhar para mim e oiço expressões deste tipo “porquê de não deitar para o lixo em vez de estar a guardar” por semana chego a reciclar à volta de 6/8 garrrafas de 1,5L mas infelizmente a mentalidade do Tuga é mesmo essa vamos abrir o vidro do carro, deitar para a estrada.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      A grande maioria das famílias que conheço fazem reciclagem.
      As bermas de estrada de 2019 e 1995 não são as mesmas nem de perto nem de longe.
      Ainda podemos melhorar em muitos aspectos, mas não podemos desvalorizar o progresso que já foi feito.

      1. Avatar de Pedro Fernandes
        Pedro Fernandes

        Concordo ;), não desvalorizo 😉 todas as iniciativas para mim são bem recebidas mas ainda acerca de 2 meses assisti uma viatura a entrar na A16 atirar o seu belo saco de plástico para a berma da estrada, lógico que não quero generalizar 1 caso para “1000” mas se está mais limpo também assisto à limpeza das mesmas.

        1. Avatar de Fulano
          Fulano

          Se vistes e não denunciaste a matrícula do veículo à GNR ou PSP é porque concordas com o sucedido.
          Óbvio que não concordas, mas sempre que vires alguém a fazer isso, passa num posto qualquer e denúncia essa escumalha.

          1. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            O mais certo é a GNR rir-se de ti e dizer para não os incomodares com coisas dessas. Eu já vi pessoas mandarem beatas de cigarro à frente de polícias e eles nem dizem nada. Para que servem as leis se ninguem as obriga a cumprir?

      2. Avatar de ze
        ze

        Eu reciclo zero, apenas por uma questão de comodidade e por saber que existe separação de lixo.
        Independentemente disso nunca fiz lixo na rua, nem uma pastilha mando para o chão e se vejo alguém atirar coisas pela janela do carro leva com buzinadela ou máximos.

  15. Avatar de LG
    LG

    A Suíça há muitos anos teve isso. Hoje deixou de existir porque o suíço em geral recicla bastante. Porquê? Mentalidade… A sociedade habitou-se a recliclar.

    82% das garrafas de plástico (PET) caíram na reciclágem. (Sim… falta um bom bocado para os 100%, mas não deixa de ser um valor alto).

    Caso dos sacos plástico foi a mesma questão em Portugal. Era pegar ao monte. No momento que se introduziu um custo de 2 ou 3 cêntimos por saco as pessoas deixaram de pegar em tanto. 2-3 cêntimos??? Isso nem é muito mas bastou.

    Um saco de lixo na suíça (35 L) custa perto de 2€. Quem não quer pagar este valor e utilizar sacos normals pode ter a certeza que os homens do lixo deixem isso onde encontraram. O que leva ao suíço fazer? Reciclar pois isto é grátis.

    O sistema em Portugal é uma treta. Sim… existem os ecopontos e tudo. Mas basta ver países como Noruega, Suíça, Alemanhã e aí sim, até as garrafas de vidro são separadas por cores (http://www.vetroswiss.ch/db/16/775.jpg)

  16. Avatar de Jorge Ribero
    Jorge Ribero

    Por defeito compramos água em garrafa/garrafões nos supermercados, porque a água fornecida na torneira e paga ou não tem qualidade ou a mensagem que passa para o consumidor não é esclarecedora, ou não deixam que a mesma seja.

  17. Avatar de ANS
    ANS

    por 2 cent ou mesmo 5 cent, não dá para o trabalho..

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Que acéfalo, se calhar querias receber um ordenado, não? ou talvez um rendimento minimo por v. exa. ter esse incomodo… é só camelos nesta républica das bananas, a baixar o vidro do carro e mandar lixo para a estrada… também são como tu, dá muito trabalho guardar o lixo para o colocar no devido recipiente

  18. Avatar de Alguem
    Alguem

    porque não em numerário?

    1. Avatar de Elkido
      Elkido

      Em numerário nunca poderá ser… um dos exemplos seria o dos agarradinhos fazerem filas nos Hiper/Super e isso não estaria certo…o dos vales de compras/descontos é o processo mais adequado.Conheço empresas de sucata que compram latas de refrigerante (alumínio)… uma boa técnica é as amolgar e as colocar em sacas para caber muitas… Nesse caso uma saca cheia de latas bem amolgadas vale um bom dinheiro numa sucateira e é pago em dinheiro vivo…. Os ciganos e outras pessoas andam apanhando sucata e latas para venderem nos sucateiros

  19. Avatar de João Santos
    João Santos

    Acho que devíamos ter antes acesso a 1 cartão que só dava para débito sem limites para gastarmos onde quisermos. Também seria interessante existir um incentivo que por exemplo os clientes a chegar ao objetivo x tinha por exemplo acesso a 1 painel solar, depois objetivo y acesso a 1 lâmpada led por aí fora. Se e pelo ambiente então temos de pensar num todo e não só em vales para mais consumo

  20. Avatar de paulex
    paulex

    A sociedade Ponto Verde, embora seja uma entidade privada sem fins lucrativos, ao recolher o nosso plástico gratuitamente sem qualquer custo deve ter um “fundo de maneio muito interessante”, já que estamos a dar-lhe muitos cêntimos constantemente… Pode ser ignorância minha, mas não tenho conhecimento que sejam muito activos na distribuição desses lucros pela sociedade civil…

    1. Avatar de paulex
      paulex

      Pois como suspeitava o conselho de administração é gerido por um político…

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Gratuitamente não. As empresas pagam à sociedade ponto verde quando embalam/fabricam um produto. Ninguém dá nada a ninguém.

    3. Avatar de paulex
      paulex

      Sugestão: o crédito do plástico entregue deveria reverter para o pagamento do IUC… Uma mão lava a outra… Quanto mais reciclas menos impostos ambientais pagas…

  21. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Portanto a solução passa por serem os privados, neste caso supermercados e hipermercados a terem de gastar dinheiro nas maquinas e consequentemente ainda terem de dar dinheiro as pessoas por reciclarem,ou escapou-me alguma coisa?

  22. Avatar de Tunes
    Tunes

    Agora entendo o porquê de Portugal estar na cauda da Europa, tudo é um problema.