Adicionar repositórios Medibuntu no Ubuntu 7.04

9 Comentários

É frequente os utilizadores novatos (ou não) do Ubuntu recorrerem ao Automtix para instalar programas e codecs extra (ex: w32codecs, google earth, skype) que não vêm nos repositórios oficiais da distribuição, sobretudo devido à facilidade de utilização desta ferramenta.
Para outros utilizadores mais conservadores e preocupados com as incompatibilidades que o automatix possa provocar, será preferível optar por adicionar repositórios de pacotes da maneira tradicional, instalando os .deb através da linha de comandos ou pelo Synaptic.

imagem_medibuntu.jpeg

Um dos repositórios alternativos mais utilizados, se não mesmo o mais utilizado, é o Medibuntu que tem como principais características a boa qualidade dos pacotes e as raras incompatibilidades com os repositórios oficiais. Vamos lá aprender adiciona-lo ao nosso Ubuntu 7.04.

Para adicionar este repositório vamos ter de abrir a linha de comandos: Aplicações > Acessórios > Consola.
Agora basta copiar cada uma destas duas linhas, colar na consola e carregar no enter (O copiar/colar/enter é feito individualmente para cada uma das linhas).

wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add –

sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/feisty.list -O /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list

Podem comparar a vossa consola com a imagem da minha.

imagem_medibuntuadd_small.jpeg

Para completar este guia vamos utilizar o gestor de pacotes gráfico para que actualizar as listas e instalar software fique mais user friendly: Sistema> Administração> Gestor de pacotes Synaptic.
Depois de abrir o Synaptic, basta carregar no botão “recarregar” que encontra-se no canto superior esquerdo para ele fazer o update dos pacotes disponíveis.

imagem_update_synaptic.jpeg

A partir daqui é só clicar no botão procurar, encontrar-mos o novo software que queremos e instala-lo. 😉

Para ficarem a saber todos os pacotes que este repositório disponibiliza basta clicar aqui.

Homepage: Medibuntu

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo S.
    Ricardo S.

    Eu usei o Automatix e não me parece que tenham surgido incompatibilidades. Quer dizer, não consigo pôr o Rythmbox a bombar nem por nada! Instalar é na boa, mas depois de dar play… chapéu!! Mas atenção, eu instalei Xubuntu… agora é que tenho gnome, mas já antes disso o Rythmbox não dava.

    Será que está relacionado com o Auto?

  2. Avatar de Balari

    @ Ricardo S.

    Eu já utilizei o automatix e na altura o rythmbox funcionava bem.
    A maneira mais fácil de descobrir é colocares o teu problema nos fóruns oficiais ou então procura no google o erro que te dá.

  3. Avatar de ricardo s.
    ricardo s.

    Obrigado. O melhor será mesmo ir aos fóruns, uma vez que não me dá erro nenhum… simplesment a aplicação fecha-se de repente, mal carrego no play. Acho que nao tem a ver com codecs porque o resto dá tudo. Tou a usar o Amarok.

  4. Avatar de claudio
    claudio

    quero parabeniza-los e estou com voces a uns 2 anos
    e gosataria de uma materia sobre o ubuntu ultimete

    http://ubuntusoftware.info/ultimate/

    meu muito obrigado por sua atenção
    osasco sp br

  5. Avatar de claudio
    claudio

    permita-me senhores mais um alozinho

    http://www.uboontu.com/

    claudio osasco sp br

  6. Avatar de Rafael Costa
    Rafael Costa

    Bom post. Sou fâ do pplware já á um ano e cada vez gosto mais disto.

    Mas escrevo porque tenho um problema a tentar adicionar o repositório.
    Quando escrevo na consola wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add – ela pede me uma password, a qual eu tento escreve la mas que nao consigo. Nao aparece nenhum caracter . Apenas consigo carregar no enter o que faz com que diga que a password esteja incorrecta. Será que alguem me pode dar uma ajuda ?

  7. Avatar de Balari

    @Rafael Costa

    Não faço ideia o que se passará, não há pormenores sobre o que acontece no teu pc. Pode ser um bug qualquer, pode ser um erro de escrita.
    Faz assim, vai ao site do medibuntu e tenta seguir os 2 guias que estão lá para instalar isso. Eles dão um principal e um alternativo.

    Se não der, o melhor é ires aos fóruns do Ubuntu para ver se alguém sabe o que se passa. http://ubuntuforums.org/

  8. Avatar de Rafael Costa
    Rafael Costa

    @ Balari
    Tentei as duas maneiras mas ambas me pedem password. Vou reinstalar o ubuntu e ver se resulta visto que me parece ser a unica solução possivel :S
    mas obrigado pela ajuda.

  9. Avatar de Fernando Silva
    Fernando Silva

    Quando na consola inseres uma linha de comando iniciada por sudo, o ubuntu pede a tua password.
    Tens que a introduzir correctamente (naturalmente), embora não apareça nenhum caracter ele está a aceitar o que escreves. No final de introduzires a tua password carrega em enter; já deves ter algum resultado diferente do que tinhas até agora.
    Espero ter ajudado. Boa sorte