Multibanco: Esquema nunca visto em Portugal rende 120 mil euros

65 Comentários

A PJ desmantelou um esquema sofisticado de manipulação do sistema bancário. Este esquema, nunca visto em Portugal, lesou 18 bancos e permitiu aos burlões desviar de milhares de euros.

O julgamento deste caso deveria começar na próxima semana. No entanto, há seis dos arguidos em fuga, tendo o julgamento sido adiado.

Multibanco: Esquema nunca visto em Portugal rende 120 mil euros


Entre 2012 e 2016, um cabecilha e nove cúmplices abriram 94 contas bancárias e lesaram 18 bancos em milhares de euros.

Segundo o JN, os burlões aproveitaram-se do “período de degradação”, das caixas multibanco. Apesar de funcionarem, o jornal refere que estas estavam desligadas do sistema central, para atualização de software.

 

Esquema de burla sofisticado e nunca visto em Portugal

O “ataque” rendeu ao grupo pelo menos 119 mil euros (o prejuízo dos bancos). O grupo era constituído por 10 cidadãos brasileiros. Os juízes consideraram o modo de atuação “sofisticado” e “nunca visto em Portugal”.

Multibanco: Esquema de burla nunca visto em Portugal rende 120 mil euros

A SIBS já reagiu à notícia. A empresa referiu que “a rede Multibanco está permanentemente em comunicação com o sistema central, pelo que não será possível o registo de alguma situação como a descrita”. Além disso, “os dados inerentes aos casos em apreço estão em análise pelas autoridades competentes”, como tal, “em segredo de justiça”.

A SIBS referiu ainda que a rede Multibanco “está dotada de mecanismos de monitorização permanente e de deteção de funcionamento anómalo potencialmente relacionados com criminalidade”.

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LAF
    LAF

    Só em PORTUGAL………………………………..

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      “nunca visto em Portugal” já aconteceu lá fora, é a primeira vez que acontece em Portugal, este comentário apenas revela falta de atenção a noticia

    2. Avatar de Sónia
      Sónia

      Infelizmente fui um alvo
      O problema aqui é que dps continua tudo igual
      Não sei o que será pior !! O certo é que anda um pessoa a trabalhar para dar nisto ou pior

      1. Avatar de Santo Eder
        Santo Eder

        Impossível ter sido alvo, mentira tem perna longa meu caro, sim, trabalho num dos bancos lesados. Afectou os bancos, não clientes.(Entre 2012 e 2016, um cabecilha e nove cúmplices abriram 94 contas bancárias e lesaram 18 bancos em milhares de euros.),

  2. Avatar de poiou
    poiou

    Decidam-se, ou “não será possível o registo de alguma situação como a descrita” ou foram apanhados pela PJ a faze-lo

  3. Avatar de A. Martins
    A. Martins

    Curioso!! Para a SIBS não se passou nada!!! Porque o sistema é seguro! Dizem eles!!! Entao esta é uma ” fake news”…. Venha então o ” polígrafo”!!!

    1. Avatar de Santo Eder
      Santo Eder

      E eles teem razão, o sistema Sibs é um dos mais seguros do mundo (és um dos únicos países que o teu banco não requer a ida hà tua sucursal para levantares dinheiro), está em permanente comunicação com o central deles, qualquer, não usa rede comum de comunicação etc. para a Sibs passou, como eles dizem está em segredo de justiça, Sibs como intermediário dos bancos, nao pode divulgar nada, somente o BdP e que pode dar a ordem de comunicação e os bancos lesados.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Também concordo mas Portugal está a pagar os efeitos da colonização !! Em tudo !! Portugal agora é subserviente para o Brasil,os países africanos de língua portuguesa,Timor e Macau.Infelizmente é a mais pura verdade.

    1. Avatar de Santo Eder
      Santo Eder

      Sinto um pouco de racismo na tua escrita para além de xenofobia. Já andaste a escrever melhor Emílio Salgari.

  5. Avatar de Jose Sá
    Jose Sá

    “A SIBS referiu ainda que a rede Multibanco “está dotada de mecanismos de monitorização permanente e de deteção de funcionamento anómalo potencialmente relacionados com criminalidade”.

    4 anos de monitorização… estou a ver… enfim…. Depois a SIBS tem “prejuízo” vamos la aplicar taxinhas….

    1. Avatar de Santo Eder
      Santo Eder

      A sibs não aplica taxas, não tem jurisdição para o fazer, as taxas que paga é da sua entidade bancária, a Sibs é um intermediário a.k.a ponte entre o seu banco e outras entidades financeiras. Pense antes de escrever

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Lembro-me de há uns anos atrás o pessoal na minha cidade, quando não tinha dinheiro na conta, esperavam pela 00:00 de sexta feira, e iam ao multibanco sacar dinheiro, porque as máquinas tinham ali uns minutos que não conectavam com o sistema. Mas ao chegar segunda feira, o saldo já aparecia negativo, com o registo desse levantamento e claro, tinham que repor o dinheiro levantado.
    Eram ideias parvas, mas vi muita boa gente a safar-se para sair á noite assim.

    1. Avatar de O novo do restelo
      O novo do restelo

      Nunca vi tal coisa, a mim o que me acontecia sempre foi da 1 às 2 da manhã as caixas estavam em backup e não permitiram levantar dinheiro e pagamentos em bombas também não (O que é idiota porque NUNCA fui avisado pelo Banco que tal aconteceria e um par de vezes tive que esperar 1h na bomba até poder retirar o carro…)

    2. Avatar de Je
      Je

      certissimo, isto acontecia sim!

    3. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Confirmo! há uns 20 anos atrás descobri isso por acaso, e levantei dessa forma 3 ou 4 vezes.

    4. Avatar de Zezinho
      Zezinho

      Ja fiz o mesmo, n sei se continua a dar

    5. Avatar de Vereda
      Vereda

      Se não tinha dinheiro na conta, como é que as ATM’s deixavam levantar dinheiro? Se o saldo surgisse negativo, acha que era o Banco a repô-lo [de borla] ou descontava-o do que viesse a entrar na conta [eventualmente cobrando juros por saldo a descoberto]?

    6. Avatar de PauloT
      PauloT

      Confirmo, mas as 06H00. Dependia do banco

      1. Avatar de Rick
        Rick

        Continua ser essa hora ?

        Algum sabe ? Sempre dá pra desenrascar até segunda

    7. Avatar de Pedro
      Pedro

      Verdade,tb testemunhei isso muitas vezes,mas depois alguns cartoes,dependendo do banco, passaram a nao dar,o meu deu algum tempo 🙂

    8. Avatar de Mário
      Mário

      Verdade, fiz isso várias vezes

    9. Avatar de Santo Eder
      Santo Eder

      Uii, temos tantos Pinocchio’s. Andaou a ver muitos filme que o seu cérebro já pensa que é realidade. Tenho algo a dizer-lhe Telhal, são excelentes pelo que ouvi dizer.

  7. Avatar de Ortiz
    Ortiz

    Kkkk que piada. Portugues pra trabalhar ?@!@ tudo enrolado . O trabalho de um dia leva uma semana. É por isto que estão a ser substituídos em várias aéreas. Preguiçosos

    1. Avatar de Santo Eder
      Santo Eder

      Comentário sem nexo algum, talvez seja um desses preguiçosos.

  8. Avatar de Alessandro
    Alessandro

    Estimado Kafka, se tu és cidadão honesto e um menbro de sua família é criminoso você não é culpado, certo??? As autoridades existe para manter a ordem e punir os criminosos. Eu até compreendo o seu ódio pelos cidadãos brasileiros, porém irás viver frustado, porque não podes fazer absolutamente nada!!!!

    1. Avatar de Santo Eder
      Santo Eder

      Clap clap clap

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Estou cheio de pena dos bancos que nos estao a roubar todos os dias e para um portugues eles são mil dificuldades par abrir conta crédito e por aí fora me alegro que os brasileiros mes deao uma Boa lição ainda levarão foi pouco para português nao ter a mania que e esperto .

    1. Avatar de Maikodj
      Maikodj

      Kkkkkkkk falow tudo

    2. Avatar de Santo Eder
      Santo Eder

      No entanto tens conta num banco, nem sequer vou dar ao luxo de comentar a estupidez de uma frase

  10. Avatar de Miguel Luis
    Miguel Luis

    Alguem me pode explicar como foi o procedimento? è so por curiosidade e para explicar a um amigo

    1. Avatar de Pedro Freitas
      Pedro Freitas

      Realmente!!

    2. Avatar de Santo Eder
      Santo Eder

      Qual a parte de segredo de justiça não compreendes, não podem mencionar nada, só depois saíram para a comunicação (se o entenderem como terá sido feito)

  11. Avatar de Cristiano Ronaldo
    Cristiano Ronaldo

    Malandro é malandro mané é mané!!!

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    Dos 4 “apanhados”, dois andam em cadeira de rodas, um anda de muletas e outro entregou-se voluntariamente.
    Tendo em conta que escapou 60% do grupo, não estou a ver onde se enquadra a frase “PJ desmantelou …”
    Não será melhor chamar a PJ Militar ou a GNR? Os primeiros aproveitavam para sair das instalações e apanhar ar e os segundos aproveitavam para largar a “caça-a-multa” e faziam qualquer coisa de útil.

    1. Avatar de Santo Eder
      Santo Eder

      Deves ser Brasileiro certo, em Portugal não tem PJ Militar, tens Policica Judiciária, Polícia segurança pública, Guarda Nacional Republicana, depois tens Polícia Marítima, Polícia Municipal, polícia militar(estes não podem actuar num cidadão somente em militares)… mais uma vez comentário sem nexo

  13. Avatar de NjsS
    NjsS

    Realmente é um esquema nunca antes visto. O normal é esquemas de milhões e não acontecer nada.

  14. Avatar de João Eliseu
    João Eliseu

    Eu acho que esses burlões até são inexperientes e fraquinhos (só 119 mil euros) se os comparamos com os casos do Banco Espírito Santo (CINCO MIL MILHÕES), Banco Português de Negócios (BPN ENTRE SEIS A NOVO MIL MILHÕES) Banco Privado Português BPP desconhço o montante sim mas bem mais que 119 Mil euros. E agora começa-se a falar do Montepio também com negócios pouco claros. Tirando o Oliveira e Costa mais alguém foi julgado ou preso?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O 1º caso foi o do BPN em 2008 e só agora o julgamento chega ao fim (a justiça entre nós anda a caracol). Nos outros casos secalhar já cá não estamos quando saírem as sentenças….. e nem os previsíveis acusados!!!!!!

      1. Avatar de Santo Eder
        Santo Eder

        Se calhar (leva espaço entre o se e o calhar) ao menos escreva português correctamente.

  15. Avatar de João Eliseu
    João Eliseu

    Deixo aqui o link para o Caso do Montepio.
    https: //observador.pt/2019/10/14/conselheiros-do-banco-de-portugal-avisaram-supervisor-de-riscos-no-montepio-quer-picar-a-bolha-respondeu-elisa-ferreira/

  16. Avatar de Rui
    Rui

    Abram as portas à imigração sem qualquer controlo e depois queixem-se!!!!!

    A SIBS (que tem os bancos como accionistas) lava as mãos e refere que o sistema não é violável!

    Os prejudicados foram os bancos (18) e durante 4 anos……. parece-me que os vigaristas abriram as contas e utilizaram cartões de débito e de crédito sem controlo.

    Vamos lá a contas, 6 vigaristas abrem contas cada um em 18 bancos e consegue um cartão de crédito de 2.000€, dá qualquer coisa como 216.000€. Se foi isto que aconteceu, a culpa é dos bancos…..

    Mas a notícia (para não explicar exaustivamente como fizeram, refere o período de degradação das máquinas ATM…… aí já a SIBS pode ser responsabilizada, mas quem ficou a arder, foram os bancos!!!!!

    Para quem fica contente com os desfalques aos bancos, não se esqueçam que em última análise quem paga esses roubos é o Zé povinho. Ou se não sabem isso, são muito ingénuos!!!!! (quem acha que vai pagar os buracos do Berardo, Ricardo Espírito Santo, Filipe Vieira, Sporting, etc……. vejam lá quem é que resgatou os bancos ou então com buracos mais pequenos, aumentam as taxas e taxinhas de manutenção de contas)!

  17. Avatar de paulo rodrigues
    paulo rodrigues

    Acresce que ainda temos que pagar os “perdões” das dividas de clubes de futebol à banca…

  18. Avatar de Carlos Alexandre Silvestre
    Carlos Alexandre Silvestre

    Quem monitoriza as taxas do capital…os contribuintes ora cabe a estes desmantelaram gradualmente este sistema financeiro/ econômico.

  19. Avatar de Carlos Alexandre Silvestre
    Carlos Alexandre Silvestre

    Parece evidente que o processo para uma sociedade que visa o cidadão e o respeito ainda não existe. Vamos arrecadar as mangas entregar os cartões fechar as contas e um dia o capital desaparece…..parece realmente ser uma loucura o que digo mas todos sabemos que está é a verdade de dar a volta ao texto.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Muito bem, muito bem.

      E quando acordar desse sonho, precisar de um empréstimo para comprar casa, carro, ou criar uma empresa, chega ao banco e não tem crédito, porque não sei se sabe, os bancos não fabricam notas!!!! Emprestam dinheiro que têem disponível. E o BCE só empresta se o banco tiver activos para dar como garantia!!!!!!!

      Está a falar de um mundo comunista em que todos têem o mesmo, trabalhem muito ou não façam nada?

  20. Avatar de art
    art

    Passam-se coisas estranhas no multibanco Português…há uns anos atrás , de madrugada resolvi tirar um saldo …. tinha cerca de 300 000 euros a mais na conta …de manhã já tinham desaparecido…..

    1. Avatar de Ricardo Queijeiro
      Ricardo Queijeiro

      e nao levantaste nada? Hin hon

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Desculpe contradizer. Nos países comunistas nem todos têm o mesmo. Existem classes como no mundo capitalista. Não existe é a liberdade do mundo capitalista e até a liberdade do mundo das ditaduras. As ditaduras têm maior liberdade do que os mundos comunistas. O expoente machismo da aldrabice de então fotam as aldrabices contadas pelos comunistas que propalavam a igualdade e nem na Rusia China ou Angola havia igualdade. Chineses de primeira até de décima classe , Rusos de primeira até de décima classe um fosso intransponível entre classes nos países comunistas. Se se nasce numa classe muito dificilmente se consegue subir de classe a não ser ser desportista de alto rendimento em que se é elevado de classe e a família direta também. Ou outra profissão em que se destaque. Os comunas de primeira são a elite e têm tudo. Os outros têm… trabalho se puderem trabalhar. Se não vivem na miséria, pior do que no mundo ditatorial ou no mundo capitalista. Essa é que é a verdade, ainda hoje. Na Rusia é uma sociedade ainda semi ditatorial que é mais aberta do que a comunista mas não deicha de ser um regime de ditadura com leis sem liberdade dos povos como a que temos nos portugueses.

  21. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Para o que os multibancos fazem, até os considero bastante seguros. Se poderiam aumentar de forma substancial a segurança dos mesmos? Poderiam, mas seria necessário investimento, educação dos clientes bancários e deixar de suportar os utilizadores estrangeiros… coisa que obviamente não querem $€£.

  22. Avatar de Victor
    Victor

    Sei de um caso onde isto aconteceu basicamente:
    – Houve 19 vendas que foram pagas por multibanco e no fecho do multibanco constava apenas 16, no fecho do TPA não correspondia ao que estava registado.
    Neste caso houve 3 clientes que pagaram mas o patrão não viu esse dinheiro entrar na conta 😉 (Como tinham o registo de talões o banco teve de assumir o prejuízo).

    1. Avatar de Santo Eder
      Santo Eder

      Existe select * from pos_ tira uma listagem de todos os movimentos efectuados no central, não da sibs mas sim do banco em que isso foi feito, em seguida, fala-se com o sac-sibs e pede-se a análise deles em seguida faz-se em conjunto uma validação de valores, se o cliente for lesado e tem se provas que foi erro, existe segures que cobram e o dinheiro volta para o cliente lesado, mas se verem que foi algo propositado, aí temos pena.

  23. Avatar de Amendoin
    Amendoin

    Só 119 mil?? Então e os próprios donos dos bancos e malta do governo que rouba milhões????

  24. Avatar de Adilson on
    Adilson on

    hahahahahahahhaa ficou pouco, nao acho que deveriam ser presos, e sim receber um premio por mostra falha no sistema.

  25. Avatar de Pedro Freitas
    Pedro Freitas

    Não se conhecem os pormenores e isso é positivo, caso contrário amanhã tinha-mos um problema muito mais grave.
    Mas segundo interpreto da notíciae a falha em questão existe há mais de duas décadas, é conhecida de centenas de pessoas desde então e é usada todos os dia por muitas pessoas, a única diferença é que não com propósitos ilícitos ou seja nenhum dano para todas as partes.

  26. Avatar de Maria Gouveia
    Maria Gouveia

    Eu já foi duas vez mas o banco devolveu o meu dinheiro . A partir de agora quando entar o meu hordenado vou levantar todos os meus dinheiros

  27. Avatar de Silva
    Silva

    Nem se explica o que aconteceu. Um grupo de 10 pessoas, abriram 94 contas, as atm estavam em baixo e e’ tudo. Obrigado pela explica¢ao.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Achas que eles iam explicar?

  28. Avatar de Helder
    Helder

    Uns podem roubar aos milhõesa descarada e toda gente sabe e não se passa nada outros 119 mil euros já estão a dar prejuízo aos bancos.

  29. Avatar de Vereda
    Vereda

    Não sei o que é mais tolo… se a notícia, se a maioria dos comentários.

  30. Avatar de Rízia Vieira
    Rízia Vieira

    Como sempre os brasileiros preferem usar suas inteligências em prol do que não nos exalta. Somos um povo inteligente aparentemente, mas ao ler essas notícias me entristece o coração. Poderíamos ser manchete por ter criado um programa novo que ajudaria a sociedade e o mundo. Mas em sua maior parte é criado sistemas para desviar dinheiro, entrar em bancos e isto no Brasil é bem conhecido, desviar verbas do governo, tirar 1/3 de cada obra e etc… Lamentável. Mas ainda sonho com meu país sendo lembrando pela honestidade e tranquilidade, onde seus cidadãos podem viver tranquilamente e principalmente que o povo brasileiro seja reconhecido pela inteligência que transforma vidas, não que rouba dinheiro ou sonhos ☹️

    1. Avatar de Santo Eder
      Santo Eder

      Depois não venham dizer que são maltratados por Portugueses ou outros em actos Xenófobos, Raciais etc … põe-se a jeito.

  31. Avatar de pedro neves
    pedro neves

    mais vale viver com o ke temos do que andar a viver uma vida de mentira a pagar emprestimos de coisas que nem sequer sao nossas fingindo que realmente temos alguma coisa ….

  32. Avatar de Mário
    Mário

    Têm de mudar para sistema Apple

  33. Avatar de Yyy
    Yyy

    Uma vez de madrugada fui ver o saldo e constatei que era o homem mais rico do mundo ….tinha uma conta bancária com um saldo sei para aí com 20 ou 30 algarismos …..de manhã já era pobre