Nova teoria diz que o misterioso Planeta X pode ser buraco negro nos limites do sistema solar

32 Comentários

Desde 2015 que os matemáticos e astrónomos consideram haver um planeta 9, ou planeta X. Assim, com esta existência, estariam explicadas certas órbitas estranhas de objetos distantes no sistema solar. Contudo, um par de físicos está agora a deixar como hipótese intrigante existir sim um pequeno buraco negro.

A confirmação da existência de um buraco negro para lá de Neptuno, poderá mudar radicalmente alguns conceitos astronómicos.

Imagem ilustrativa de buraco negro que poderá existir em vez do planeta x ou planeta 9 no nosso sistema solar


Planeta 9 ou um pequeno buraco negro no nosso sistema solar?

Há quase 5 anos que os cientistas culpam o Planeta X pelas órbitas estranhas de objetos distantes do sistema solar. Embora ainda desconhecido, pela hipotética existência no reino gelado muito além de Netuno, é uma ideia cada vez mais aceite.

Estudos anteriores sugeriram que o Planeta Nove, que alguns astrónomos chamam de “Planeta X”, tem uma massa entre cinco e 15 vezes maior que a da Terra e fica entre 45 e 150 mil milhões de quilómetros do Sol. Nesse sentido, como recebe pouca luz do Sol pode explicar a razão de este não ser encontrado pelos atuais telescópios.

 

Pistas para os astrónomos detetarem buracos negros e planetas

Para detetar objetos dessa massa, sejam planetas ou buracos negros, os astrónomos podem procurar estranhas bolhas de luz formadas quando a luz se “dobra” ao redor do campo gravitacional do objeto na sua jornada pela galáxia. Assim, essas anomalias iriam e viriam à medida que os objetos se movessem na frente de uma estrela distante e continuassem na sua órbita.

No entanto, se o objeto for um buraco negro de massa planetária, dizem os físicos, ele provavelmente estará cercado por um halo (aura) de matéria escura que poderia estender-se por cerca de mil milhões de quilómetros em cada lado.

Além disso, as interações entre partículas de matéria escura nesse halo – especialmente as colisões entre matéria escura e antimatéria escura – poderiam liberar um flash de raios gama que trairia a presença do objeto.

 

Poderá haver já indícios captados pelos telescópios, mas ainda por interpretar

Os físicos em breve começarão a percorrer os dados publicamente disponíveis do Telescópio Espacial Fermi Gamma-ray. Este observatório, da NASA e do departamento de energia dos EUA, cobre o céu em todas as direções desde 2008.

Segundo as informações, atualmente procuram-se especialmente grupos de flashes esporádicos de raios gama. Estes moveriam-se lentamente através do céu, como se espera que o Planeta Nove fizesse quando visto da Terra. Embora a proposta dos físicos seja especulativa, a sua procura pode render todos os tipos de informações sobre a matéria escura e as fontes de flashes de raios gama – estejam eles dentro do nosso sistema solar ou muito além do universo.

Estas suposições estão descritas num artigo na publicação arXiv.

 

Planeta 9 foi roubado pelo nosso sistema solar, diz um estudo!

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    A ser comprovado, provavelmente temos menos tempo do que aquilo que se pensava (baseado no tempo de vida do sol, que está em meia vida) para nos pormos daqui pra fora 🙂 Ainda há quem critique o Ellon Musk 🙂 Hatters always gonna hate 🙁

    1. Avatar de anon
      anon

      De certeza absoluta não estaremos cá para ver essa teoria a ser comprovada. Talvez mesmo nunca. Há coisas neste mundo que nunca passarão de teorias.

    2. Avatar de censo
      censo

      E tu achas que vais para onde ???

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Vai para o paraíso espiritual eterno. Se vai auto-consciente ou inconsciente, depende exclusivamente do próprio.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Esqueceste-te de dizer “filosoficamente falando”, pois o que afirmas, como é óbvio, não tem qualquer fundamento.

          1. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            Não esqueci o “filosoficamente falando”, era uma afirmação, com 100% de certeza, pois o que escrevi baseia-se no fundamento da Verdade, daquela que provém do próprio Criador, daquela Verdade que sempre o foi, é, e sempre será, independentemente de como eu, você ou os outros a aceitem ou não… ela é, todos os outros tem de se guiar por ela se quiserem ser beneficiados no percurso e ter tudo a ajudar em vez de se opor.

            Já a poderia ter encontrado você mesmo, se realmente quisesse dela saber. Poderia abreviar a sua aprendizagem em milénios tomando conhecimento da mesma e finalmente saindo desse estado miserável interior em que o raciocínio é considerado como o mais elevado e tudo o resto desprezado. Como a Terra caminha para a decomposição, já nos encontramos naquele limite além do qual não é mais possível permanecer em oposição à Verdade, quem não quiser seguir de acordo com a mesma será expulso para não mais interferir com quem se quer esforçar nesse sentido. A selecção é feita individualmente, por cada um, cada um por si, e chega a todos em determinado momento (que decorre durante uns meses terrenos) em que ou escolhem o caminho correcto ou eles mesmo se excluem e não mais poderão retomar o mesmo porque simplesmente não resta mais tempo para aprender e resgatar todos os erros cometidos… aqueles que se esforçarem agora no limite ainda conseguirão libertar-se da matéria, todos os demais ficarão presos à mesma por sua própria escolha e terão de sofrer a decomposição vindoura, deixando de existir como personalidades individuais.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nos limites do sistema solar? Só podem estar a dar tanga. Todos sabemos que o buraco negro sugador está em São Bento!

    1. Avatar de Silva
      Silva

      Esse é o buraco negro de Portugal.

  3. Avatar de johdoe
    johdoe

    E se… estivermos a ser sugados para um agora mesmo e isso cause o efeito de expansão cósmica observado?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Leste isso em algum lado ou simplesmente surgiu-te?

    2. Avatar de Newton
    3. Avatar de Gabriel Maia
      Gabriel Maia

      De fato, seria algo surpreendente empolgante

  4. Avatar de AlexX
    AlexX

    É o Messias que várias religiões estão aguardando.. Neste caso o anti-cristo. Muitas letras de músicas rock falam sobre ele, uma das mais conhecidas talvez seja Black Hole Sun dos Soundgarden que tantos cantarolavam sem entender o seu significado. Deixará de ser teoria quando abrir um Hole in the Sky visível para todos.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Anti-Cristo são basicamente todos os que se entregaram ao domínio irrestrito do seu cérebro, à sua parte intelectual! A parte que deveria servir o espírito através da intuição, que deveria levar ao “terreno” a vontade interior, foi elevada a um lugar de rei que nunca lhe pertenceu, o resultado está por toda a parte… desgraça com fartura porque não consegue levar em conta o todo onde está inserido… é proveniente da matéria morta, logo a semente da morte está lá desde o início.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Desengana-te se achas que por acreditares seja no que for faz de ti uma melhor pessoa.

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          Não temos nem devemos acreditar no que seja além de nós próprios, e é precisamente acreditar em nós próprios que faz de nós melhores pessoas. Já confiar é diferente, temos que confiar em terceiros. Mas é só uma opinião pessoal.

      2. Avatar de AlexX
        AlexX

        Isso também é válido. Mas esses que falas não têm culpa, aceitaram o programa que lhes foi introduzido por todos os lados e meios e apenas o estão executando. Não criaram seu próprio programa. E ao trocarem a natureza pelo cimento perderam a magia deste mundo e o contacto consigo próprios, vão talvez ter que repetir toda a experiência de forma mais sofrível..

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Cada um é individualmente responsável por procurar saber o que faz por aqui, como é o todo em que está inserido.
          Têm uma coisa chamada intuição, se não a tiverem enterrado em demasia, além disso têm também um impulso interior para procurar, que sempre (re)aparece por muito que a pessoa se esforce por ignorar… ainda que o tempo que possa permanecer ignorado possa ser maior ou menor de pessoa para pessoa.
          Se aceitam coisas erradas é responsabilidade própria! Pois ao próprio irá prejudicar. Não obstante eventual responsabilidade de terceiros, o próprio geralmente não se pode desresponsabilizar por completo, ou de todo se tiver tido oportunidade de avaliar por si (na intuição) o verdadeiro valor do que lhe foi apresentado.

    2. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Ah,ah,ah,o que eu me ri com o seu comentário. 😀 😀 😀

  5. Avatar de Redin
    Redin

    Não ficaria admirado se entretanto os cientistas viessem a descobrir que a passagem por um buraco negro levaria a outro universo paralelo.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Ainda duvidas? Não há provas que isso não existe.. Pode muito bem ser um Portal, o pessoal ri-se. Mas a verdade é que não existem provas, podem até jogar satelites etc etc. E dizer que se morre la dentro sem oxigenio, mas como é que comprovam que não é um portal? Ninguem pode comprovar isso.

      Mesmo com aquelas teorias de que morres e não há nada la para dentro, não existe como comprovar. A unica maneira de comprovar é mesmo alguem jogar-se para la para dentro, mas para confirmar ai já é complicado.

  6. Avatar de Hawk
    Hawk

    Sobreviveriamos, caso nosso sistema solar fosse engolido por um buraco negro?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      O núcleo espiritual sobrevive sempre, mas se ainda estiver na matéria a partir de determinado ponto de degradação da matéria não mais poderá ascender e só poderá regressar à origem de forma inconsciente “segunda morte”.
      Por isso a resposta é: sim, sobreviveria o núcleo espiritual, e: não, não sobreviveria a personalidade, aquilo que o torna uma pessoa única individual.

      1. Avatar de Hawk
        Hawk

        de quaisquer forma morreremos então.
        Vejo que não há saída pra salvar a humanidade como conhecemos.
        Fugir para Marte é ilusão, não temos como sobreviver as radiações cósmicas, a não ser que haja embriões ultrageneticamente modificados a serem paridos em solo marciano; fugir para outro sistema solar é impossível, não temos como chegar até lá, idem, tentar fugir para outra galáxia .
        E um buraco negro provavelmente nos transformará em pó. Que tristeza
        Quando nos referenciamos com o nosso planeta, somos até poderosos e egoístas. Mas ao ver a imensidão de nosso sistema solar e nossa galáxia, começamos a perceber uma espécie de abandono e solidão.

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          O corpo físico irá sempre eventualmente decompor-se.

          Mas a pessoa não é o corpo físico, nem sequer a alma, mas sim o núcleo espiritual com a personalidade que nela se desenvolve, esse é que é realmente a pessoa, o resto são capas/ invólucros/ roupagens ou o que lhes quiser chamar, no fundo é sempre a mesma coisa: instrumentos para actuação naquele plano de existência onde se encontram naquele momento. É tão ridículo dizer que o corpo humano físico é o próprio humano como é dizer que o fato espacial utilizado pelos astronautas no espaço é o próprio ser humano… é o mesmo tipo de comparação… o ser humano pode continuar a existir sem o fato desde que esteja num meio apropriado à sua constituição, mas no espaço não conseguiria actuar sem esse fato… e aqui na Terra não consegue actuar sem o corpo de constituição física.

          Ninguém pode fugir para Marte, Vénus ou outro planeta qualquer e pensar que vai salvar-se… porque não. O único planeta com condições para os humanos actuarem correctamente e evoluírem é esta Terra, para eles, o resto é desperdício de energia e tempo precioso em futilidades.
          Além disso não tem de fugir, basta melhorarem interiormente na intuição e no pensar, e também no próprio agir. Este planeta ainda poderá ser utilizado por mais algum tempo, só não por quem não se esforçar em ir pelo caminho certo.

          Quando o planeta chegar ao seu fim de vida, será decomposto, já estamos no limite em que tal começa a acontecer, e o processo irá continuar até a Terra entrar numa espécie de funil onde depois do outro lado já só sai a matéria prima original para dar origem a novas formas no Universo… é o mesmo processo que se observa na natureza em toda a Terra, mas em maior escala.

          Quanto ao abandono e solidão… tudo em redor da Terra, incluindo em redor de si e de todos os outros parece uma enorme oficina com imensos seres da natureza a fazer todo o tipo de coisas, muitas das quais para dar continuidade a intuições e pensamento e acções do seres humanos… no fundo está sempre a ser observado em permanência, e nada fica por ser observado e sem consequência… logo a solidão e abandono são apenas fruto da ignorância e incapacidade… os povos da antiguidade eram capazes de ver seres da natureza até grandes alturas (em relação à posição da Terra na Criação, claro) aos quais a alguns deles chamavam até de deuses, apesar de não serem deuses, mas apenas servirem a Deus, como todas as demais criaturas (com excepção de muitos dos seres humanos que por aqui andam nos planetas que se decidiram por outros caminhos que não os naturais e correctos).

  7. Avatar de Jair Ramos vaz
    Jair Ramos vaz

    Eu me voluntariava para passar num burraco negro. Talvez va para um sítio melhor, ja que deste lado esta um caos.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      O seu espírito iria para um lugar melhor, realmente, só perdia era a própria personalidade, sofrendo assim a segunda morte… mas o núcleo em si ia de volta para a origem, para eventualmente recomeçar todo o percurso novamente rumo à auto-consciência. Para o ser humano não há pior dor que essa. Mas dependendo de como é, se for errado e prosseguir por esse caminho, existe realmente possibilidade de ir conhecer esse percurso.

  8. Avatar de Newton
  9. Avatar de CabraMacho
    CabraMacho

    Como poderia ser um buraco negro, se a massa é de 15 vezes a massa da terra?
    Mesmo um buraco negro de massa intermédia necessita de uma massa dezenas de vezes maior que a do sol.
    Acho que nem uma anã branca poderia ser com uma massa tão pequena
    Usando em base

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Existem previsões de que pela Terra passará um enorme cometa/ planeta, que fará isto abanar tudo! Parecerá literalmente o fim do mundo de tão mau que isto vai ficar durante essa passagem.

      Durante tal passagem do cometa/ planeta o Sol será substituído por um novo, porque o actual já está em fim de vida e sem essa mudança não poderia continuar a existir vida humana na Terra por muito mais tempo.

      Se o que os astrónomos estão a detectar é esse cometa/ planeta que vem a caminho da Terra ou outra coisa não sei, mas esse cometa/ planeta deve estar a aparecer nas próximas décadas… e ninguém que esteja fisicamente vivo terá dúvidas pois todos poderão ver e sentir as consequências da sua proximidade… não será coisa que passe despercebida!

      Aparentemente as previsões indicam que o ângulo pelo qual está a fazer a aproximação estará fora da área de fácil observação terrena, e que eventualmente só será realmente detectado quando estiver a passar por de trás do actual Sol, durante um eclipse solar acho, e mesmo então os astrónomos apesar de surpresos não darão grande importância… até passado algum tempo o mesmo dar a volta e aparece de novo em direcção à Terra, inicialmente ainda poderão confundi-lo com outro planeta mas não demorará muito até que toda a humanidade dê pela sua presença e sinta os seus efeitos devastadores!

  10. Avatar de Joana
    Joana

    “…raios gama. Estes moveriam-se lentamente através do céu…”
    “Moveriam-se” ou será “mover-se-iam”….
    Credo! Até dói ao ler…….

    PS: Sendo de quem é, vai ter argumento e provavelmente nem deixa passar o comentário.

  11. Avatar de V
    V

    ….. moveriam-se….!!!!!???? Esclarecedor.