SmartScreen do Windows 10 envia para a Microsoft sites que o Edge visita

23 Comentários

A forma como a Microsoft lida com as questões de privacidade não é pacifica. A empresa está recorrentemente envolvida em situações em que os dados dos utilizadores são recolhidos de forma pouco clara e sempre para propósitos ainda menos explícitos.

Mais uma vez esta situação parece estar, entretanto, a acontecer. Desta vez é o SmartScreen do Windows 10, que está a enviar dados de forma clara para a Microsoft. Mais uma vez esta situação acontece sem o conhecimento dos utilizadores.

SmartScreen Windows 10 Microsoft sites Edge

O SmartScreen está a recolher dados do Edge

Presente para garantir a segurança dos utilizadores, o SmartScreen é um componente anti-phishing e anti-malware baseado na cloud. A sua maior presença está nos browsers da Microsoft, avaliando os links que são acedidos.

Para avaliar o seu desempenho e a proteção que está a oferecer, a Microsoft recolhe de forma periódica informação da utilização do browser, em especial do Edge. Para isso reúne e envia para a Microsoft informação, que se esperava e pensava ser anónima.

SmartScreen Windows 10 Microsoft sites Edge

A Microsoft analisa os sites que visita

A empresa declara nas regras de utilização esta parte, mas aparentemente não o cumpre na totalidade. Foi a esta surpreendentemente conclusão que o investigador de segurança Matt Weeks chegou, depois de avaliar este componente do Windows 10.

Na sua publicação no Twitter, Matt Weeks revelou que há muita informação a ser enviada e que esta vai em claro para a Microsoft. Além disso, são enviados dados que permitem identificar facilmente o utilizador.

SmartScreen Windows 10 Microsoft sites Edge

Tudo acontece no Windows 10 longe do utilizador

Testes posteriores confirmaram estas conclusões e revelaram também que toda a informação não segue tão anonimizada como se esperava e pretendia. Facilmente é possível perceber o histórico de navegação e associá-lo a um utilizador.

A Microsoft nunca escondeu que reunia e recolhida esta informação. Também é claro que age sobre estes dados. A questão é que nunca o declarou de forma aberta, estando apenas em documentos pouco conhecidos. Há ainda a questão da privacidade dos utilizadores que aparentemente está a ser pouco garantida.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de óscar
    óscar

    e novidades?

    1. Avatar de Marcia
    2. Avatar de Polo
      Polo

      Nem percebi qual era a duvida

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    Mais uma vez, mais uma notícia a mostrar o mesmo: nos EULA está lá tudo explicado. Mas ninguém lê. Vão logo clicar que aceitam e depois se a empresa faz algo do que lá diz, já há problemas.
    Outra coisa: eles dizem nos EULA que os dados são anónimos. Até no artigo têm no print que são anónimos. Qual é o problema de partilhar um site random que vi? Têm medo que os da microsoft saibam que andam em sites menos próprios?
    Em tantos milhões de pessoas que utilizam o edge, conseguir associar 1 site a um utilizador com base no histórico tem muito que se lhe diga. Já agora deixo-vos outra bomba: ao não limparem o histórico do browser e verem-no a aparecer noutra máquina com o mesmo login ou utilizador, como acham que isso acontece? Pois. Façam lá mais drama então.

    1. Avatar de Olhos azuis
      Olhos azuis

      Isso de ver aparecer o historico aparece quando o chrome sincroniza, ai ai chrome, google sabes muito

      (muito dramaaaaa XD)

    2. Avatar de Marcia
      Marcia

      Vocês são muito bobinhos e não conseguem ver além… e provavelmente não leram a matéria original

      1. Avatar de Maria
        Maria

        1 – Instala o Fiddler num PC;
        2 – Liga lá o teu Smartphone que corre um SO não-Microsoft;
        3 – Usa o Smartphone como geralmente usas;
        4 – Observa o tráfego para os Firebase, Crashlytics e Google Analytics desta vida;
        5 – ?????????
        6 – Serás bobinha também?!

        Aparentemente a Microsoft inventou a telemetria e a necessidade de trocar dados com servidores remotos para que as coisas funcionem magicamente entre diferentes dispositivos.

        Dar tecnologia a pessoas que não sabem como as coisas funcionam resulta nestas coisas …

        1. Avatar de Marcia
          Marcia

          Primeiro que não uso nada disso que você falou, meu ISP não tem acesso a nada, pois tudo é criptografado via GWG e também faço uso de firewall. O bloqueio é tão forte que não tem Google Analytics que consiga ir contra.

          O problema da Telemetria é que o sistema operacional era para ser um ponto neutro. Quando você usa um navegador, se cadastra no Facebook ou acessa um site, isso é algo opcional, já dentro do computador você não ter controle a nada é outro nível.

          Existem formas e meios de obter privacidade e de evitar ao máximo telemetria (não dentro do Windows, óbvio). Existem distros Linux e BSD com essa finalidade. Quem quer segurança, quer preza pela privacidade e quem busca o anonimato, tem como fazer, basta ter força de vontade, ler as EULA’s dos produtos (não ser preguiçoso), optar mais por FOSS que CS, etc…

          Ninguém disse que a MS inventou a telemetria, não tire palavras da minha boca. Só o fato da MS ter código fechado e não termos acesso a nada do que acontece e termos que confiar no que eles dizem, já me faz optar por não utilizar o Windows, principalmente o 10 cuja a telemetria passou de ser algo que visa melhorar o sistema para algo invasivo a nível de filme sci-fi usado pelo FBI, CIA e NSA.

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Filipe, claramente lições de história não aprendeste nenhuma.

      E sabes o que se diz de quem se esquece do passado, tende a repeti-lo.

  3. Avatar de Olhos azuis
    Olhos azuis

    Se querem que eles analisem e melhorem o serviço é normal, tanto drama??

    1. Avatar de Marcia
      Marcia

      Existem formas alternativas de fazer isso sem enviar telemetria a força…

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      E quem é que quer isso? Talvez tu mas não ponhas os outros no mesmo saco nem projectes.

      E é curioso, então, que com tantos dados ainda não tenham um bom serviço.

  4. Avatar de coelho
    coelho

    Essas “tecnicas de telemetria” já existe a muitas versoes do windows atras.. e só agora estao preocupados?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Nada comparado com o nível de telemetria no Windows 10. Querer pagar de esperto dizendo que existiam antes é irrelevante.

  5. Avatar de Carlos Mariano
    Carlos Mariano

    Quem estiver preocupado com a privacidade (apesar de espetar tudo nas redes sociais), pode aceder ao Centro de Segurança > Controlo de Aplicações e browsers e na opção Smart Screen mudar para Desativado ou Bloquear.

    É importante destacar que desativar um recurso de segurança não é algo recomendado……

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Toda hora sai alguma notícia sobre a telemetria do Windows 10. Será que as pessoas nunca leram a EULA ou eu sou um floquinho especial que tive o prazer de ler? Falam, reclamam mas continuam a usar.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Isso é que é uma inversão.

      O ónus da culpa é repartido entre as partes envolvidas. Os utilizadores que não leram, porque assim foram habituadas por toda a gente, desde amigos, familiares a professores de informática.

      E pelas empresas, que fazem usofruto desse comportamento e até o causaram, criando EULAs propositadamente longos e confusos, cheios de subterfúgios legais que é preciso um dicionário de língua e outros de variadíssimas leis, nacionais e internacionais, para sequer perceber um pouco como tudo funciona.
      Além disso, ainda mudam os termos a cada nova atualização.

      Apontar dedos às pessoas que têm a indignação correcta ou desculpar as empresas não ajuda a construir nada.

      A maioria das pessoas é de bom carácter e portanto confiam que não há maldade a ser feita. Não interessa se sabem que o mundo tem malícia, as pessoas vêm o mundo como elas são e portanto não imaginam malícia a cada esquina.

      Em vez de falares em culpa, podes estender uma mão amiga a quem precisar e a quem descobriu estas coisas.

  7. Avatar de Casuístico
    Casuístico

    Nenhuma surpresa na notícia, infelizmente. A MS faz o mesmo que o Google, FB, etc., mas no caso é mais complicado, já que no SO fica mais difícil brecar a exportação de informações. Melhor usar outros browsers e deixar o Edge de lado. Saudações.

  8. Avatar de censo
    censo

    O melhor a fazer é desligarem-se da rede, voltar à idade da pedra ou deixarem de se dedicar às teorias da conspiração. Tanto drama por aqui.

    1. Avatar de Luís Martins
      Luís Martins

      Concordo, bada melhor do que um antigo Nokia com teclas e rede 2g sem NET sem fotos sem quase nada,mas o melhor mesmo é um telefone análogico porque já ninguém se dá ao trabalho de fazer escutas em telefones da idade da pedra não lascada.

  9. Avatar de João Luís
    João Luís

    Com o decorrer do tempo vem se a perceber a importância de pessoas como o pai da GNU …

  10. Avatar de arc
    arc

    Realmente, só acredita quem quer e os que não querem usam a técnica da avestruz!

    Segundo relatos, quando o Edge comunica com com o SmartScreen, envia propositadamente o que se chama de “JSON encoded POST request” para https://nav.smartscreen.microsoft.com/windows/browser/edge/service/navigate/4/sync

    Quando realiza este tipo de operação, vai INCLUIR todo o tipo de informações sobre o URL especifico a ser verificado.
    Assim, o JSON é enviado para a Microsoft via uma ligação SEGURA!

    Calma…se assim fosse…

    No entanto, para além de enviar o URL especifico no formato sem HASH, o Edge, por algum motivo “ainda desconhecido”, também envia o SID (Security Identifier) do user que se encontra ligado directamente para a Microsoft.

    Convém esclarecer que o SID, mais não é, do que o identificador de segurança, exclusivo, criado pelo MS Windows quando uma nova conta é adicionada ao SO.

    O default para o Windows 10, é a activar um determinado recurso, denominado “Check apps and files” (https://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/windows_10-windows_store/windows-defender-check-apps-and-files-options/17ef3346-dbf8-47a2-b89a-ee5694c7c5f0), o qual utiliza o SmartScreen do MS Windows Defender para avisar se um determinado ficheiro é malicioso, ainda antes de o mesmo ser executado.

    Assim que é realizado o download e seguidamente se o mesmo ficheiro for aberto, o MS Windows, este vai executar uma ligação para https://checkappexec.microsoft.com/windows/shell/service/beforeExecute/2, enviando de imediato vários tipos de informações sobre esse mesmo ficheiro.

    Importa salientar, que essas mesmas informações enviadas, podem expor uma quantidade infindável de infos de nível confidencial e ao mesmo tempo privadas enviadas para MS Corporation.

    Se tivermos em linha de conta, que a MS Corporation, nunca escondeu que os URLs e as informações relacionadas com ficheiros são compartilhadas, e isso é demonstrado pelo programador do Microsfot Edge, de seu nome Eric Lawrance (https://twitter.com/ericlaw), a Microsoft afirmou claramente a partir de 2005 (https://blogs.msdn.microsoft.com/ie/2005/08/31/principles-behind-ie7s-phishing-filter/) e na sua documentação mais recente (https://docs.microsoft.com/en-us/previous-versions/windows/it-pro/windows-server-2012-r2-and-2012/jj618329(v%3Dws.11)), que as informaçoes do URL e do ficheiro, que estas são sempre enviadas à MS Corporation, por intermédio de uma ligação segura ao ser utilizado o SmartScreen.

    Porém, deve ser esclarecido, que mesmo assim, a MS Corporation, pode modificar o modo como os URLs são enviados da mesma forma ao que é realizado pelo Chrome SafeBrowsing!!
    (https://developers.google.com/safe-browsing/v4/update-api).

    Assim, … tal pai tal filho!!

    Tudo isto, só terá o seu término, quando e se a MS Corporation, decidir a fazer HASH dos URLs, o que muito provavelmente vai exigir alterações substanciais ao nível do code, todas elas bastante significativas para uma grande maioria dos seus produtos.

    Será que a MS Corporation, vai tomar essa iniciativa?

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      És muito inteligente. Falta pessoas assim nos comentários.