Supercomputador de 11 milhões de euros vai ser instalado em Portugal

25 Comentários

Portugal, e a maioria dos países, não constam do TOP 500 que possuem as máquinas mais poderosas do mundo.

Aliás, Portugal nem sequer tem um supercomputador, mas em breve vai receber um supercomputador, que custará 11 milhões de euros, e que será instalado num centro de computação no Minho.

Supercomputador de 11 milhões de euros vai ser instalado em Portugal


Portugal foi um dos países escolhidos para instalar um dos oito novos supercomputadores europeus, que vão dar a investigadores e à indústria acesso a capacidade de processamento para projetos em áreas como a medicina e a inteligência artificial.

Supercomputador, a máquina para a investigação

Com um investimento total de 840 milhões de euros, a União Europeia quer também recuperar terreno face aos EUA e à China, que lideram a corrida da supercomputação, revela o Público.

Supercomputador de 11 milhões de euros vai ser instalado em Portugal

Além de Portugal, os restantes sete computadores serão instalados na Bulgária, República Checa, Finlândia, Itália, Luxemburgo, Eslovénia e Espanha.

Segundo declarações de Nuno Rodrigues, vogal da FCT, ao Publico…

As ferramentas de investigação geram dados em massa, e só através destas máquinas se consegue atingir resultados relevantes na perspetiva de ciência. Sem estas ferramentas, ficamos completamente arredados

Este supercomputador tem uma capacidade de memória de 266 terabytes e a capacidade de armazenamento ronda os dez petabytes.

Leia também…

Portugal: Primeiro supercomputador a funcionar já em 2018

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de nfu
    nfu

    Mas corre Crysis?

    1. Avatar de Gintoki Sakata
      Gintoki Sakata

      Deve rodar 1000 Crysis, pelo tamanho do indivíduo.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Claramente perdeste o autocarro da piada -.-‘

  2. Avatar de Tears
    Tears

    Espero que corra Minecraft e notepad …

  3. Avatar de Nothing
    Nothing

    Será que tem memória suficiente para o Google Chrome?

  4. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Estava a ler a notícia e estava a pensar como o INL não tem um. Espero que este possa servir também para isso

    1. Avatar de IP
      IP

      Penso que será um dos propósitos… Tenha essa ideia (se a memória n me falha) quando ouvi falar deste “Pc”

  5. Avatar de Movimento Português de Prevenção do Electrosmog
    Movimento Português de Prevenção do Electrosmog

    Talvez se passassem mais tempo a observar a realidade, em vez de brincarem no virtual, provavelmente seríamos poupados a muita asneira, e pouparíamos muita massa! É que dar uma lupa a um cego, não lhe dá necessariamente mais vista!

    1. Avatar de nome
      nome

      sabes para que é que serve um supercomputador?

  6. Avatar de smfc
    smfc

    se é ‘super’ deve ser da apple de certeza, já que na boca deles não há melhor… [cof cof]

  7. Avatar de GroundZero
    GroundZero

    isto é que vai ser uma festa a minar BITCOIN e outras cripto-moedas!

  8. Avatar de eu
    eu

    Mais uma filial da Skynet

  9. Avatar de pedro
    pedro

    bom para correr o word, excel e paint!!!!

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Que desperdício de recursos para Portugal que para variar não irão tirar partido dele. Daqui a uns 6 meses vão apanhar os responsáveis a jogar tetris e pacman nele.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Acho piada aos comentários que vejo aqui escritos, de pessoas que claramente não têm conhecimento suficiente para os fazer. Este computador é para, entre outros propósitos, ser utilizado por alunos da universidade do Minho para desenvolvimento de competências que poderão aplicar no mercado de trabalho. O pessoal que fala em “jogar” claramente não tem conhecimento nenhum em termos técnicos na área da informática porque, caso o tivessem, saberiam que este tipo de hardware não tem caraterísticas para ser usado em jogos.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        O computador não é para os alunos da UMinho. É um computador para a comunidade científica Portuguesa e vai ser instalado no Minho (apenas isso). Para o Pedro – em Portugal há imensos cientistas a lutar por tempo de processamento. Isto acontecem porque não temos capacidade suficiente instalada cá e precisamos de produzir ciência como de pão para a boca.
        Vamos é por o “bicho” a funcionar e avançar com o país. Velhos do Restelo como o Pedro em nada ajudam o país.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Pedro ainda bem que há pessoal como tu para me dizer a mim, aluno da UMinho e que já teve garantias que estes computadores vão ser parcialmente disponibilizados aos alunos do perfil onde me insiro, que não vou poder usar o supercomputador.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Talvez tenha escrito mal. Não é para uso *exclusivo* da UMinho. É para a comunidade científica da qual fazem partes das universidades, institutos de investigação, etc. Não é só da UM. Alunos, investigadores e docentes do IST, IPG, UÉvora, etc. todos eles o vão poder usar. Só isso. Vai ser excelente!

  11. Avatar de Toninho
    Toninho

    Lamentavelmente é uma pena ver o desconhecimento que algumas pessoas têm, para fazer certo tipo de afirmações.
    No Univ. Minho e noutras instituições faz-se investigação do melhor que há no mundo e que têm necessidade destas máquinas.
    Quem faz-se este tipo de de afirmações da inutilidade de um sistema destes anda mesmo muito distraído, lamentável.
    Somos mesmo um país com algumas bestas como alguém muito estúpido, disse mas é verdade.

  12. Avatar de nop90
    nop90

    Nestes comentários: ignorantes que nem entendem o propósito de um super-computador de um lado e chorões do IST porque foi para o Minho e não para Lisboa do outro lado. Haja pachorra 🙂 🙂

  13. Avatar de Yur-pt
    Yur-pt

    E mais preocupante ainda, é que, quem faz este e outro tipo de comentários que se podem ler aqui no site, também vota.

  14. Avatar de Paulo Magalhães
    Paulo Magalhães

    Ainda bem que vem 1 para Portugal e, ainda melhor que seja instalado no Minho…