Os militares da Rússia também vão abandonar o Windows e abraçar o Astra Linux

25 Comentários

Os efeitos colaterais da guerra que Donald Trump começou contra a China têm estado a surgir. Primeiro foi a mudança radical que este país se prepara para fazer, ao abandonar o Windows.

Agora, e num passo que volta a mostrar a desconfiança no sistema da Microsoft, é a Rússia que se prepara para se libertar do Windows e abraçar o Astra Linux.

Rússia Astra Linux Windows militares

A dimensão que o Windows tem, tornam-no num sistema presente nos mais improváveis locais do planeta. Serve tanto os utilizadores domésticos como as grandes empresas ou organismos de estados. Claro que em cada caso temos uma versão diferente e adaptada ao cenário onde se aplica.

Mas a desconfiança no Windows e na Microsoft tem vindo a crescer, como se tem visto recentemente. A decisão parece ter sido tomada e o próximo a abandonar este sistema é o exército da Rússia. Para o substituir vai usar o Astra Linux.

Russia Astra Linux Windows militares

O Astra Linux é uma distribuição baseada em Debian e que foi lançada pela RusBITech em 2008. Inicialmente foi focada no setor privado, mas cedo abriu os seus horizontes para as unidades governamentais russas.

Desde o passado dia 17 de abril que o Astra Linux recebeu a certificação da Russian Federal Service for Technical and Export Control (FSTEC) para lidar com informação secreta. Esta autorização torna-o assim o candidato perfeito para substituir o Windows, confirme pretendido.

Atualmente, os militares da Rússia usam uma versão alterada do Windows, algo que querem abandonar. Para isso iniciaram no ano passado testes com o Astra Linux para avaliar a usa capacidade. Com esta certificação, fica finalmente aberto o caminho esperado.

Esta mudança, bem como a que a China quer fazer, vem provar que é possível ter segurança ser a presença do Windows. Há ainda um longo caminho a ser percorrido, mas a importância destes novos atores garante que vai mesmo avançar.

China prepara-se para abandonar o Windows e criar o seu próprio sistema operativo

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fulano
    Fulano

    Antes que os fanboys venham para aqui falar, leiam bem o título… Diz: MILITARES!!! O que por si só diz tudo, ou seja um sistema fechado de acesso restrito.

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Creio que todos os sistemas militares devem ser fechados, como é óbvio.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Windows esta bom

  3. Avatar de iFernando
    iFernando

    O mundo da tecnologia nunca voltará a ser igual.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa sorte…

    1. Avatar de Joaquim Ribeiro
      Joaquim Ribeiro

      windows e office nada igual.

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        O Linux é muito melhor que o Windows em tudo. Em termos de segurança não existe nada melhor que o Linux.

        1. Avatar de Luis Santos
          Luis Santos

          Por isso é que a nivel de PC domésticos é tão utilizado .Se o Linux fosse tão bom como apregoam(há 20 anos ou mais que oiço a mesma lengalenga) ,o Windows e MAC estavam mortos.O Linux ainda é seguro ,porque é pouco usado pelos utilizadores domésticos ,e não compensa o trabalho de desenvolver malware

          1. Avatar de Lucas
            Lucas

            O Linux é seguro porque ninguém usa como root como vcs Windows users fazem
            Cagam pra segurança.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Tens toda a razao. 5 estrelas este comentário.

      2. Avatar de barta
        barta

        Discordo, há muitos outros bons sistemas ou ferramentas de produtividade, o importante é ter interesse em conhecer e vontade em experimentar. Depois é só uma questão de adptação.

  5. Avatar de cesar boaaventura
    cesar boaaventura

    depois do windows existe vida resposta nao e um autentico deserto

  6. Avatar de AJCS
    AJCS

    No lugar deles eu faria o mesmo.

  7. Avatar de Tim
    Tim

    Porque o Astra em concreto? Há distros bem melhores em tudo. O Astra destaca-se em que?

  8. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    “Esta mudança, bem como a que a China quer fazer, vem provar que é possível ter segurança sem a presença do Windows. ”
    Realmente , sempre é mais fácil instalar sistemas de vigilância sem ter uma empresa ocidental a chatear.
    Mas depois da NSA, nada espanta que os Chineses e Russos queiram o mesmo.

  9. Avatar de Umpapa
    Umpapa

    Se tudo fosse assim tão simples … O linux é apenas mais uma distro.
    Estas notícias devem ser vistas numa perspetiva global e no âmbito dos equilíbrios de poder (desequilíbrios ou transferências).
    Em termos geopolíticos o «Ocidente» (Europa incluída) está a perder protagonismo e o Oriente (Leste incluído) está a equilibrar as contas.
    Continua em curso uma (mais uma) viragem de página na história.

  10. Avatar de Rui
    Rui

    A América era líder no software… Microsoft, Android, ios, etc… Está guerra atual pode vir mudar tudo isto… Será no fim assim tão vantajoso para a América? Acho que monopólios poderão cair devido a medidas em que visavam os proteger… Pode ser algo hilariante…

  11. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Tem um window manager tão feioso, ao menos um xfce..

  12. Avatar de Alexandre Peralta
    Alexandre Peralta

    Como é bom sempre ver uma Guerra disparar aqui nos comentários entre Linux e Windows.

  13. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Continuo espantado pelo facto das forças armadas de outros países que não os EUA utilizarem sistemas operativos nas forças armadas que não tenham sido desenvolvidas nos seus países, ou que no mínimo tenham de ser de código totalmente aberto e previamente verificado pelas pessoas dentro dos seus países que revelam melhor capacidade para analisá-los.

    E não apenas o sistema operativo, mas tudo o resto incluindo hardware, onde é mais do que conhecido o facto de serem inseridos extras com o objectivo de aceder ou mesmo inutilizar em caso de necessidade por parte de quem os fornece inicialmente.

    Claro que isto é mais fácil de dizer do que fazer em especial porque muitos países não produzem nada na área militar, apenas compram feito.

  14. Avatar de iFernando
    iFernando

    Sede da Linux é em San Francisco, California, EUA.
    Difícil fazer algo em tecnologia sem os EUA.
    No futuro, o desenvolvimento do software de sistemas operativos terá um novo ciclo por parte da China e Rússia. Serão capazes?

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      Falou tudo! O Linux foi outra jogada da NSA para dominar o mundo. e por sinal muito bem feita, só precisam estar a comprar o mesmo hardware americano de sempre!

      1. Avatar de João Vilaça
        João Vilaça

        Tu é que és burro… xD

  15. Avatar de Bruno
    Bruno

    Conforme os comentários, tem-se a nitida certeza que ninguem sabe o que é ou usou o LINUX. Simples, assim: porque a maioria dos servidores (mais de 90%) usam o LINUX. Uéééé…, mas não tem o WINDOWS????? Hehehehehe!!!!!!!