Ganhar dinheiro a programar? Conheça o TOP das linguagens de programação

57 Comentários

Os modelos de programação têm vindo a mudar o que tem levado à criação de “novas” linguagens de programação. Apesar disso, há linguagens de programação que, devido à sua eficiência e poder continuam a ser das mais usadas em todo o mundo.

Recentemente o site TIOBE deu a conhecer as linguagens de programação mais populares do mundo em abril de 2019. Vamos conhecer o TOP 10.

Ganhar dinheiro a programar? Conheça o TOP das linguagens de programação


O popular site TIOBE disponibilizou recentemente o TOP das linguagens de programação mais populares em abril de 2019. O Java mantém-se de “pedra e cal” na primeira posição, mas o destaque vai para o C++ que voltou à terceira posição, ultrapassando o Python.

O C ++ ainda está longe da popularidade que teve no início deste século, quando alcançou uma participação no mercado de mais de 15%, mas o crescimento atual é notório.

A fechar o TOP 10 destaque para o Assembly language.

Ganhar dinheiro a programar? Conheça o TOP das linguagens de programação

Popularidade das linguagens de programação desde 2002

De acordo com o relatório de abril de 2019, como se pode ver pelo gráfico seguinte, o Java tem vindo a ser a linguagem de programação mais popular. Apesar da forte quebra entre 2016 e 2018, a linguagem C (a velha linguagem que ainda está muito viva) tem vindo a ganhar novamente terreno e está muito próxima de ultrapassar o Java…algo que ainda não aconteceu desde 2015.

Ganhar dinheiro a programar? Conheça o TOP das linguagens de programação

No site da Tiobe podem ver outras informações interessantes como, por exemplo, o historial, em termos de posições das linguagens de programação mais importantes. É também possível consultar as linguagens “do ano”, desde 2003.

Tiobe Index

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    C por causa de IOT?

    1. Avatar de Carlos Mogas da Silva
      Carlos Mogas da Silva

      e Java por causa do Android 😛

      1. Avatar de John
        John

        é porque nunca usaram Kotlin 😀

        1. Avatar de Donizete
          Donizete

          E kotlin vira o quê ?

      2. Avatar de Saulo
        Saulo

        Não só Android, sistemas corporativos ainda utilizam muito Java EE como core.

  2. Avatar de Blue Beast
    Blue Beast

    E ainda dizem mal do Java !! Ora,ora !! Hoje em dia quem estiver na área e não souber programar bem em Java,em C e em C++ mais vale atirar-se ao rio ou procurar outro emprego.Estas linguagens de programação vieram para ficar,doa a quem doer.

    1. Avatar de Hpr Cod
      Hpr Cod

      Sabendo programar bem, não importa a linguagem.

    2. Avatar de Hpr Cod
      Hpr Cod

      Sabendo programar bem, não importa a linguagem.

      1. Avatar de Blue Beast
        Blue Beast

        É óbvio que concordo consigo.Mas olhe que andam para aí muitos fingidos que não dão uma para a caixa,e dizem-se uns “experts” em matéria de programação.E gabam-se a torto e a direito,e depois na hora quando se vê o verdadeiro trabalho que fazem todos fazem pouco desses tolos.

        1. Avatar de Joaquim Alcobia
          Joaquim Alcobia

          ahahah indeed!
          Isso é aquela malta que diz “Eu sei programar em ….” quando usam o “em” qualquer coisa já tá mal! lol O Correcto será “Eu sei programar.”

    3. Avatar de Richard
      Richard

      Para um bom programador, não importa a linguagem.

      1. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        Isso não é verdade. Quem sabe “apenas” programar sabe apenas um pouco de várias linguagens mas no final não domina nenhuma e faz uma salgalhada. Quem sabe bem um par de linguagens consegue fazer muitíssimo mais e otimizado.

        Isso é o típico tuga: muito mas mal em vez de pouco mas bem.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          O que ele disse tem todo o sentido.
          Existe uma grande diferenca entre ser um bom programador/developer e saber linguagem(s) de programacao.
          Um bom programador trabalha bem com qualquer linguagem.

          Para “fazer muitíssimo mais e otimizado” é preciso saber programar. Optimizacao é feito com codigo de boa qualidade, boas praticas e bons algoritmos. A linguagem a utilizar é secundário.

        2. Avatar de Danilo
          Danilo

          Vocês exigem demais das pessoas, já não basta agora quererem que saibamos 3 línguas além do inglês daqui a pouco teremos que saber 20 línguas e saber 30 línguas de programação.
          Ah vai pastar

      2. Avatar de k
        k

        Eh. “Bom programador” é relativo. Depende como defines “bom programador”.

        Programar, de uma forma grossa, é feito em duas partes, a algoritmia/pseudocodigo/o que o teu professor lhe quiser chamar e a linguagem em si. A parte da algoritmia é a parte independente da linguagem e é onde defines antes de olhar sequer pro computador, o que o teu programa vai ter que fazer. A partir daí já sabes o que queres que o teu programa faça e o resto é (em grande parte) sintaxe e treino.

        Portanto, podes por um gajo que é bom a escrever algoritmia e depois tem que bater o código numa linguagem a que ele não está habituado e ele vai demorar um bocado a estar a vontade para escrever um programa. É um bom programador?

        Ou chamas bom programador a um gajo que a parte do raciocínio/algoritmo não é a melhor mas bate código a uma velocidade enorme sem grandes erros porque está habituado à linguagem?

        Ou só chamas bom programador a um gajo que desenvolva algoritmos correctos de primeira e esteja habituado à linguagem que tem que usar? E se agora o puseres a escrever código numa linguagem a que não está habituado e vai perder 5x mais tempo para escrever o mesmo código? Passou a ser mau?

        É mais complicado do que “para um bom programador não importa a linguagem”.

        1. Avatar de joao c
          joao c

          k, tu calado fazias menos figuras tristes. Um bom programador percebe o que o Richard quer dizer…um mau não. Tu tas no segundo caso. Ate te explicava e fazia uma mapa mas duvido que chegasses lá…

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Trabalho na área faz 20 anos, com exceção da Uni, nunca utilizei nenhuma dessas linguagens.
      Mesmo ganhando relativamente bem será que devo procurar outro emprego?

      1. Avatar de Jonas
        Jonas

        LOL, ora aí está uma grande verdade, os comentários anteriores é como outros que se vêm por aqui “se eu uso é porque é bom e os outros não prestam” …enfim

    5. Avatar de Webson
      Webson

      Bom dia.
      Quero aprender Java, minha cultura é vb6. Tentei começar mas tive muitas dificuldades sozinho. Tem um software que possa me indicar para programar em Java?

    6. Avatar de Jonas Fabricio Kozamekinas
      Jonas Fabricio Kozamekinas

      É pq Java GRATUITO E por QUE fazem muita merda EM JAVA. C# É BEM MAIS FÁCIL MAS SUPORTE MS É CARO.

    7. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Sou programador de visual basic .net e pagam-me 55€-70€ à hora…

      Esqueçam lá os tops e arranjem emprego a programar para quem tem como necessidade os vossos conhecimentos na linguagem que dominam que o resto são cantigas…

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Que empresa é que paga isso? Esses valores estão muito acima dos valores do mercado, isso dá para ai uns 10k/mês.

        1. Avatar de Pedro Sousa
          Pedro Sousa

          Check Point ST entre outras.
          Basta não trabalhar para um aglomerado de fazer dinheiro a explorar quem trabalha e trabalhares por conta própria!

          E só dá 10k por mês se a ganância de ganhar muito dinheiro te impedir de aproveitar a vida..

          Podes fazer como eu, que só trabalho meio ano e o resto é viver!

    8. Avatar de Dudugz
      Dudugz

      Querido, essas não são as únicas linguagens do mundo, existe Python, existe JavaScript, TypeScript(está se popularizando entre os programadores), Lua(mesmo que meio parada por conta das versões novas nunca serem compatíveis com módulos antigos), etc…

    9. Avatar de joao c
      joao c

      tens 12 anos? é que C é de 1972, ou seja já veio para ficar há muito…
      Java, devo ter pertencido às primeiras turmas a ser leccionado esta linguagem a nível mundial e nunca me impressionou. Só um parolo que não sabe mais do que o que aprendeu na universidade é que pensa bem de Java. Existem linguagens muito mas muito superiores a Java. É claro que quem nao sabe mais vai sempre defender o seu peixe…

  3. Avatar de Wagner Soares de OLiveira
    Wagner Soares de OLiveira

    So considerando que se trata de popularidade, não aplicabilidade, afinal de contas cada linguagem tem seus pontos fortes e tem seu devido espaço em necessidades específicas.

  4. Avatar de VFS
    VFS

    Já lá vão 3 1 ano na faculdade de computação que estou a tentar aprender o C mas não estou a conseguir devido as suas complexidade!
    Embora tem colegas que já pegaram com facilidade.
    Alguém pode me indicar o melhor método de aprender C?

    1. Avatar de Joaquim Alcobia
      Joaquim Alcobia

      O Livro do Damas! (por exemplo)
      2 horas por dia a ler e testar/praticar.
      Penso que 2 ou 3 meses será suficiente.

      1. Avatar de Karina
        Karina

        Bom dia!!
        Por favor, gostaria de saber qual o nome do livro ou autor..

        1. Avatar de Inácio
          Inácio

          “Linguagem C” – Luís Damas. Have fun 😉

      2. Avatar de RB
        RB

        Nem mais, ainda tenho o meu lá em casa com + de 20 anos!

  5. Avatar de VFS
    VFS

    Correção *1 ano.

  6. Avatar de João M.
    João M.

    Um bom “ABAPer” também ganha muito bem (principalmente freelancer); a linguagem é que já é mais especifica, isto é, só a aprende quem trabalhar com sistemas SAP.

  7. Avatar de Smart
    Smart

    Boa sorte para quem acha que Java, C , C++, Python, Visual Basic .NET os vai ajudar a ganhar bem em Portugal. Podem até ser recrutados porque sabem programar mas para entrar como senior developer o melhor é já levar uns anos de C#, javascript, Typescript. Pelos menos as empresas que conheço, todas recrutam esses programadores. Também recrutam dos outros mas em menor quantidade. Nota: Java, C, e outros que tais é para cenas da universidade, não é tanto para ambiente empresarial.

    1. Avatar de John
      John

      Estás enganado 😀
      Posso-te dizer que em duas empresas em que trabalhei de dimensão bastante elevada (com serviços usados por todos os portugueses diariamente) usavam bastante C para criar SDKs. Java também era bastante usado em algumas APIs.

      1. Avatar de Smart
        Smart

        lá está, criar SDKs e algumas APIs… quantas empresas em Portugal ganham a vida a fazer isso? Não estou enganado não.

    2. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Programo vb.net a 50 paus à hora no conforto da minha cadeira, no nosso belo Portugal.
      Quando encontrar um emprego a pagar o mesmo noutra linguagem mudo na hora…
      O sr. Smart tem alguma recomendação?

  8. Avatar de Subjectivo
    Subjectivo

    Isso é muito subjectivo. Eu programo em Cobol e PL/SQL, apenas tenho cinco anos de experiência em ambas e tenho um vencimento muito superior aos meus colegas de equipa que trabalham em Java e .NET. Ou seja, há pequenos nichos com mais procura que oferta que acabam por ser excelentes apostas. É tudo o que questão de estar atento e evoluir.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Cobol é das areas em que mais se ganha, por principalmente por 2 factores.
      1 – Normalmente é utilizado em areas de negocio em que existe muito $$$$
      2 – Por ser uma linguagem que pouco utilizam.

  9. Avatar de GILSON MENDES
    GILSON MENDES

    Engraçado o PHP e JavaScript dominam a web mas aparece lá abaixo até mesmo no desevolvimento mobile os mesmo são utilizados. Mesmo assim o java está lá acima de todos n acredito nisso.

  10. Avatar de CaptianObvious
    CaptianObvious

    Tudo bem, mas nada como seguir a necessidade do mercado. Conheço quem esteja a ganhar muito bem, a trabalhar menos de 35h semanais a programar em…VBA, Excel. Seja como for, gostei de ver esta lista porque mostra exactamente que C/C++ estão para durar.

  11. Avatar de Emerson Bastos
    Emerson Bastos

    Interessante ver o cenário em Portugal com grande foco no bom e eterno C/C++, aqui no Brasil linguagens como Java e C# são muito procuradas com aumento significativo no Python. Mesmo as multinacionais por onde passei mantém procuras nessas linguagens principalmente.

  12. Avatar de Laura
    Laura

    Ganhar dinheiro a programar essa pergunta tá correta ?

  13. Avatar de Zé das Couves de Bruxelas
    Zé das Couves de Bruxelas

    Titulo do artigo: “Ganhar dinheiro a programar? Conheça o TOP das linguagens de programação”
    Sendo assim, onde está Outsystems. Cmon… metem este titulo e falam nas linguagens mais populares, onde há mais recursos e mais concorrência entre recursos e mais margem de negociação do lado das empresas.
    Sou DEV Outsystems há menos de 2 anos, já fiz duas certificações, uma delas Mobile. Salário liquido: 1700€.
    Podem até dizer que OS não é uma linguagem, pq gera código .NET, anyway, a verdade é esta, conheço gente a ganhar menos a programar PHP há 10 anos…. As consultoras brigam por recursos DEV e mais ainda por OS, graças a deus… A nível financeiro, foi das melhores apostas que fiz… E apesar de não aparecer na lista sei que é das mais bem pagas neste momento em PT, portanto, não recomendo. Só vai sendo assim enquanto formos poucos. E a todos os q preferem bater código, keep it that way! 😉

  14. Avatar de Jardel o goleador
    Jardel o goleador

    Curioso é ver o livro do Luís Damas traduzido para Portugues da america do sul. Como é possivel traduzir um livro que é escrito no único Portugues que existe ? Será que no final de cada frase colocam “graças a deus né” ?

    1. Avatar de Goleador Jardelinho
      Goleador Jardelinho

      ó Jardel, chama ao Português de Portugal o que tu quiseres, mas no Brasil falam de forma diferente, e daí? se 90% das pessoas no Brasil interpretar e perceber melhor em Português do Brasil, qual é q é o problema? xiça

    2. Avatar de Robson
      Robson

      Amigo, existem mais pessoas falando o Português do Brasil, que o de Portugal.

  15. Avatar de José Anilto
    José Anilto

    Para quem não tem uma perspectiva a curto prazo de conseguir um emprego em programação, recomendo aprender a programar a partir de bom e velho C, que abre caminho para as linguagens baseadas em seus paradigmas, e que sempre estão no topo da lista de procura (c++, Java. C#, e outras). É interessante aprender paradigmas de programação e saber utilizá-los em linguagens específicas. Para quem está a procura de colocação a curto prazo, o que vale é a demanda específica. Aí aprenda a linguagem que as empresas que você tem em vista utilizam. Aqui no Brasil sugeri a um colega desesperado por um emprego a aprender ADVPL, pois as empresas que ele morava utilizavam sistemas baseados nesta linguagem. Conseguiu o que queria.

    1. Avatar de José Anilto
      José Anilto

      (mirava)

  16. Avatar de Nilson
    Nilson

    Nada disso existe inúmeras aplicações que rodam em Java. Quer queira quer não.
    Java é Java mais um bom programador não faz distinção de linguagem e sim, tira proveito da quilo que tem de melhor da linguagem.

  17. Avatar de Joca
    Joca

    Estou aprendendo VBA para Excel e estou achando extremamente dificil

  18. Avatar de Dudugz
    Dudugz

    Quero não obrigado,eu programo pq acho divertido, quer dinheiro? Levanta a bunda da cadeira, para de ser vagabundo e vai em busca de um emprego que vai ajudar a sociedade

  19. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Acho giro que nesse gráfico todas as linguagem estão a decrescer.. Enquanto python a crescer..

    Embora em valores absolutos obviamente devido ao que já existia ainda há tecnologias/linguagens “obsoletas” no topo… Opinião pessoal, Java? Quem é que nunca teve stresses com java e versões e afins?

  20. Avatar de Steven Silva
    Steven Silva

    Estou à espera que entrem os “programadores” de HTML na batalha xD

  21. Avatar de André Oliveira
    André Oliveira

    Eu só me dedico á linguagem C , estou sempre aprender e não é facil.

  22. Avatar de fNorD
    fNorD

    Obviamente falta LUA nesta lista..