Microsoft já admitiu que hackers acederam aos e-mails dos utilizadores do Outlook

16 Comentários

Foi no final da semana passada que a Microsoft reconheceu um problema grave que tinha afetado o seu serviço de e-mail Outlook. Segundo a empresa, um número limitado de contas tinha sido acedido, mas que os dados eram limitados.

A empresa revelava apenas que dados básicos tinha sido revelados, mas agora alterou o seu discurso e afirma que houve também acesso indevido aos próprios e-mails dos utilizadores.

outlook microsoft hackers e-mails utilizadores

A informação inicial da Microsoft revelava que uma conta de suporte tinha sido comprometida e que como resultado muitas contas dos utilizadores tinham sido acedidas. As contas estavam protegidas e os dados de acesso também assim permaneceram.

Do que foi revelado, apenas tinha sido acedido alguns dados básicos, como os contactos dos utilizadores, pastas destes e também os títulos dos e-mails. A Microsoft na altura garantia que os e-mails tinham sido protegidos e estavam inacessíveis aos hackers.

Esta informação foi agora alterada e dá conta de um cenário bem pior. Os próprios e-mails, de um conjunto mais limitado de utilizadores, foi também acedido e usado em algumas situações impróprias. A Microsoft insiste em não revelar quantas contas foram acedidas.

outlook microsoft hackers e-mails utilizadores

Esta mudança da Microsoft vem depois do site Motherboard ter noticiado que tinha na sua posse informação que contrariava a da empresa.

Segundo esta, o acesso aos dados foi feito por mais de 6 meses e que tinha sido feito também aos conteúdos do email. Assim, foi alterada a posição inicial e revelado que apenas 6% do grupo inicial de utilizadores foi afetado no acesso aos e-mails.

Esta mudança é importante, uma vez que revela uma realidade diferente para este problema. Houve efetivamente acesso a estes e-mails e os utilizadores viram bem mais do que os seus dados expostos. A Microsoft insiste em não revelar os números deste problema, remetendo-se apenas para dados generalistas.

Microsoft alerta para o ataque a várias contas do serviço Outlook

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Por causa destas chatices lá tem um pessoa de andar a alterar passwords, mais principalmente de contas sem segurança de dois passos.

  2. Avatar de Greenshines
    Greenshines

    Espero que se tenham divertido com os pps dos anexos

  3. Avatar de Zé Carrapichana
    Zé Carrapichana

    Acabou-se. Vou mudar de conta de email para outro. Qual o mais seguro?

    1. Avatar de fak
      fak

      os mais seguros são os criptografados.
      Experimenta o ProtonMail, isto é a segurança dele: end to end encryption, zero access to user data, open source cryptography, hardware-level security, SSL secured (Secured Socket Layer) connections.

      mas os criptografados têm um problema: é impossivel recuperar a conta. dão-te uma chave que é unica para poderes fazer a recuperação da conta… se perderes a chave podes dizer que já não tens email.

      fora dos encriptados, o mail.com e o GMX são uns emails que já usei e não tenho nada a apontar. eu aconselho, se não quiseres encriptados, fica-te pelos menos conhecidos, até podes escolher um que tenha uma segurança péssima, mas a probabilidade de ser atacado é minima, não é como os mais conhecidos que são atacados 1001 vezes todos os dias.

    2. Avatar de censo
      censo

      Não há. Vendedores de ilusões, tens muitos.

  4. Avatar de Zé Carrapichana
    Zé Carrapichana

    Qual é a vossa opinião?

    1. Avatar de Troweskru
      Troweskru

      Gmail, nem tem discussão.

      1. Avatar de fak
        fak

        não sei o que é pior… um mail que consegue ser hackeado ou um em que a propria empresa lê e partilha a informação dos emails…

    2. Avatar de Jorge RIBEIRO
      Jorge RIBEIRO

      Muda a password e deixa-te estar. Se tiveres a autenticação por dois passos provavelmente não há problema Mesmo assim muda a password.

  5. Avatar de ninguém
    ninguém

    A segurança é sempre relativa, seja na Internet como em todo lado. E o Gmail é só uma questão de tempo até ser do conhecimento publico de algo semelhante. Aos utilizadores cabe serem cautelosos e entre outras coisas criarem uma password o mais complexa possível, e rezar para que a Microsoft google etc etc façam a sua parte, de nada serve ter uma pass complexa se depois essas empresas as guardarem em texto simples entre outras falhas.

  6. Avatar de Zé Carrapichana
    Zé Carrapichana

    Fak e Troweskru, obrigado pela vossa opinião. É óbvio que nem tudo é 100% seguro. Mas estou curioso pelo GMX. Vou espreitar.

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Há confiança usa o GMX, é muito bom , eu tenho 3 contas no GMX e até agora zero problemas e nunca me disseram para mudar de PW.

  7. Avatar de Cortano
    Cortano

    “Houve efetivamente acesso a estes e-mails e os utilizadores viram bem mais do que os seus dados expostos.”
    Mas no comunicado a MS diz que não houve acesso ao conteudo dos emails!
    Houve exposição de dados, mas não de conteúdos.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Se os emails não estão criptografados, então tiveram acesso aos conteúdos. Aliás, como até referem, pastas, que são do onedrive.

  8. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    «A Microsoft insiste em não revelar os números deste problema, remetendo-se apenas para dados generalistas.» Ui… a Microzoft está assima do RGPD e de qualquer lei europeia neste sentido. Muito bom… Quem tem bolsos largos, onde cabe muita gen*e, manda e pronto!

    1. Avatar de Pérolas