Google recebe a terceira multa milionária de Bruxelas – 1,5 mil milhões de euros

24 Comentários

É a terceira multa milionária aplicada por Bruxelas à Google. Em causa estão práticas monopolistas ou anticoncorrenciais na Europa durante mais de 10 anos. Desta vez, o valor ascende aos 1,5 mil milhões de euros, não sendo a maior penalização imposta por este órgão supranacional à tecnológica.

Em causa estão as cláusulas contratuais demasiado rígidas, com o intuito de restringir serviços concorrentes.

Google Histórico de Localização RGPD


O fenómeno foi particularmente gravoso na plataforma de publicidade, e mais recentemente de comércio digital da Google, o AdSense. Agora, o órgão da Europa toma a iniciativa. De acordo com as declarações da comissária europeia Margrethe Vestager, a tecnológica abusou claramente da sua posição de dominância.

Margrethe Vestager anuncia a nova multa à Google

A Comissária Europeia para a Concorrência afirmou, durante uma conferência de imprensa nesta manhã (20), que a Google obrigou os utilizadores da plataforma AdSense a rejeitar anúncios de plataformas rivais à tecnológica norte-americana. Este sendo o principal fundamento para a aplicação da nova multa milionária.

“A prática reprovável durou mais de 10 anos e sonegou às demais empresas a possibilidade de competir com o seu próprio mérito e de inovar” – Margrethe Vestager

Margrethe Vestager Google Europa Bruxelas euros multa

Assim sendo, esta é a terceira grande multa imposta à Google na Europa. Aliás, encerra-se o este último capítulo, com o fim do litígio causado pela investigação levada a cabo por Bruxelas e que agravou as tensões entre ambas as entidades. Entretanto, vemos já uma nova postura no seio da gigante norte-americana.

1,5 mil milhões de euros, o valor da 3.ª multa imposta por Bruxelas

Em 2018 a tecnológica norte-americana viu ser-lhe aplicada uma multa recorde na Europa de 4,3 mil milhões de euros por abusar da sua posição de dominância no mercado de dispositivos móveis. Já no ano antes desse, em 2017, foi-lhe imposta uma multa de 2,4 mil milhões de euros. Nesta última instância por manipular os resultados das pesquisas e na apresentação de resultados para comércio online.

Em suma, com a terceira multa sobe para 8,2 mil milhões de euros a sanção pecuniária imposta pela Europa à gigante americana. Além disso, marca também uma posição clara de Bruxelas face às práticas monopolistas, um alvo a combater.

Europa Bruxelas euros multa Google Android Europa Google Chrome Browser

Ainda assim, esta é a mais leve das multas milionárias aplicadas por Bruxelas. Algo que resulta da colaboração da Google com a Comissão Europeia e que se traduz numa mudança de conduta. Aqui sobretudo na sua plataforma AdSense que já aceita, e respeita, empresas concorrentes.

Entretanto, na Europa e no mundo, o AdSense perde importância

Outrora uma das maiores fontes de rendimento, o AdSense tem perdido o fôlego ao longo dos últimos anos, tal como salienta a Bloomberg. Em 2015, esta plataforma representou menos de 20% das receitas auferidas pela Google. Aliás, desde então este valor tem vindo a reduzir-se de ano para ano.

Ainda assim, já desde 2006 que esta plataforma esta sujeita ao escrutínio público. Através do AdSense, um interessado pode comprar espaço de publicidade nesta plataforma. Algo que é distribuído através do poderoso motor de busca da empresa e, assim que alguém nela clica, o lucro é dividido entre a Google e o anunciante.

Google Europa Bruxelas euros multa

Contudo, para poderem utilizar o AdSense, a Google obrigava os anunciantes a não utilizar motores de pesquisa de empresas rivais nos seus sites. Por outras palavras, suprimindo a concorrência por parte de quem quisesse utilizar a sua plataforma. Imposição que começou a ser mitigada em 2009, sendo removida em 2016.

A atenção da Europa seria despertada em 2016

Por conseguinte, nesse mesmo ano a Google removeu todas as condições impeditivas da sua plataforma AdSense. Contudo, sem que isso apagasse a história e que, em última instância, levou à condenação hoje anunciada por Bruxelas.

Por sua vez, a tecnológica norte-americana já fez saber que sempre defendeu o espírito de livre mercado, através de uma nova publicação nos eu blog oficial. Tomando a palavra, Kent Walker, o vice-presidente sénior para os assuntos globais afirma o seguinte:

Durante cerca de uma década, dedicamo-nos ao diálogo com a Comissão Europeia sobre a forma como funcionam alguns dos nossos produtos. Durante este processo, sempre concordamos num ponto específico – um mercado saudável e em crescimento está no melhor interesse de todos.

O fim do terceiro “capítulo” entre Bruxelas, a Europa e a Google

Em suma, encerra-se hoje o terceiro capítulo nesta oposição entre a Google e Bruxelas. Ainda assim, a Comissão Europeia está a investir outros pontos. Outras áreas de negócio da tecnológica norte-americana. Por isso, podemos ter novos casos no futuro, versando sobre outras operações da empresa na Europa.

Margrethe Vestager Google Europa Bruxelas euros multa 1

Continuamos a receber queixas de pessoas que estão preocupadas com estas dinâmicas de mercado. Portanto, continuaremos a fazer o nosso trabalho. Para mim, o mais importante é o utilizador poder escolher – afirma a Vestager

Ainda de acordo com as suas declarações durante a conferência de imprensa, a comissária apontou alguns resultados do seu trabalho. Por exemplo, no que diz respeito à manipulação dos resultados de ofertas de comércio online, a Google já mudou o algoritmo. Como resultado, a visibilidade dos serviços rivais passou de 6% para 40%.

Por fim, vemos também mudanças por parte da tecnológica norte-americana no licenciamento de várias aplicações e serviços para o seu sistema Android. Nesse sentido, será dada a possibilidade de escolha do navegador, bem como para o motor de busca. Algo de que se poderá inteirar, na íntegra, no seguinte artigo.

Google promove a liberdade de escolha na Europa para o sistema Android

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Onde é que é aplicado o dinheiro recebido das multas? Curioso…

    1. Avatar de Rui Bacelar

      Não há uma alocação direta das receitas. O valor entra, como um todo, sendo depois essa massa dedicada a vários fins. A propósito pode consultar aqui a regulamentação alusiva ao orçamento da União: https://europa.eu/european-union/topics/budget_pt

  2. Avatar de eu
    eu

    Assim é fácil viver.
    Vai-se vivendo das multa*, quero dizer, vai-se aplicando multas.

    Porquê tanto dinheiro ?
    Porque a Google pode pagar.

    Qual a diferença entre estes e o spammer que exigem dinheiro ?

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Bem vindo à realidade empresarial. A realidade é um verdadeiro choque!!!

  3. Avatar de Francisco m
    Francisco m

    “A prática reprovável durou mais de 10 anos e sonegou às demais empresas a possibilidade de competir com o seu próprio mérito e de inovar” – Margrethe Vestager
    Esta senhora quer mesmo comparar as inovações da Google com as inovações destas empresas que precisam de se apoiar na google? xD
    Para onde vai o dinheiro?
    1,5 em 119 no último ano não é muito para a google mas é bastante para as sanguessugas de Bruxelas gastam assim: “Currently the largest share goes on creating growth and jobs and reducing economic gaps between the EU’s various regions.” – bem vimos o que aconteceu ao dinheiro da UE no nosso país – trocamos o nosso sector primário e muito do secundário por um bom conjunto de autoestradas… bela contrapartida… no entanto concedo que alguns países o souberam utilizar.

    1. Avatar de Rui Bacelar

      A “senhora”, Comissária Europeia não quer avaliar as inovações de X ou Y. Quer garantir que o mercado único permanece livre e concorrencial. Para tal, toma as ações que achar necessárias após as investigações inerentes a cada caso.
      Os montantes são calculados com base na aplicação de um índice às receitas auferidas até então pela Google.
      Aliás, como bem diz, é um valor diminuto tendo em conta o volume de negócios da Google.

      1. Avatar de Francisco m
        Francisco m

        Eu percebo o caso, e também que ela está numa crusada contra a google e outras corporações. Quando essas empresas tirarem as suas sedes da UE já sabe a quem agradecer. 😡

        1. Avatar de Francisco m
          Francisco m

          não era para ser esse emoji mas pronto lol

        2. Avatar de Vitor
          Vitor

          Essas empresas apenas têm a sua “sede” em alguns Países da UE (normalmente Holanda e Irlanda) por um motivo…pouco (quase nada) pagam de impostos e depois transferem os lucros (gigantescos) para alguns Estados do USA ou para os chamados “paraísos fiscais” que existem dentro da própria UE. Fique descansado porque se essas empresas tirarem a suas “sedes” da Europa não ficamos pior do que estamos agora…só pode é melhorar!!

          1. Avatar de Francisco m
            Francisco m

            Sim que ninguém trabalha la….

          2. Avatar de Francisco m
            Francisco m

            A google por exemplo paga cerca de 13%. Depois tem os impostos dos cerca de 8000 empregos.. e consequente estimulo da economia. A apple é uma história semelhante. mas afastar empresas está-nos no sangue não é? Pobre Irlanda que tem de aturar com estes dois e muito mais.

          3. Avatar de strik
            strik

            pois, quer dizer investimento privado que gera empregos, não conta, interessa é sustentar o exército de parasitas dos sectores públicos da EU, viva esta democracia, viva

        3. Avatar de Ze
          Ze

          Nunca hei de compreender este argumento do se não baixamos as calcinhas as empresas vão todas embora… isso parte do pressuposto que as empresas controlam os governos (e apesar de se saber que é assim nos bastidores não me parece correcto essa linha de pensamento).

          1. Avatar de Francisco m
            Francisco m

            Não é correto mas eu acho que é a diferença entre ser mais prático ou ser casmurro, ou seja baixar um bocadinho as calças ou as calças todas.

  4. Avatar de Piloto
    Piloto

    Que artigo confuso, AdSense ou Google Ads (antigo Google AdWords)? Isto porque no AdSense nenhum anunciante compra nada (“Através do AdSense, um interessado pode comprar espaço de publicidade nesta plataforma”) e o AdSense não tem anunciantes, tem parceiros ou publishers ou, no limite, criadores de conteúdo (“para poderem utilizar o AdSense, a Google obrigava os anunciantes a não utilizar motores de pesquisa de empresas rivais”).

    1. Avatar de Rui Bacelar

      Os parceiros / anunciantes estavam adstritos a regras bastante rígidas que os impediam de utilizar, por exemplo, os motores de outras fornecedoras. Quanto ao AdSense, engloba vários serviços, sim.

  5. Avatar de Blue Beast
    Blue Beast

    Que batelada !! 1,5 mil milhões de euros,Deus me livre !! Depois admirem-se de um dia destes a Google se passar e virar as costas ao mercado europeu e restringir muitos serviços seus.Restringir ou mesmo não os fornecer.Não sei,não… 😐

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Favorecer as empresas em detrimento dos interesses das pessoas, que é regulamentar as empresas…

  6. Avatar de kodiakshadows
    kodiakshadows

    Exactly…

  7. Avatar de Fulano
    Fulano

    Fico a aguardar que os lobistas façam o mesmo à Apple…

    1. Avatar de Francisco m
      Francisco m

      Foi aberta investigação mas a Sr. comissária logo viu que não tem posição dominante no mercado, apesar de ser grande, não obteria suporte em tribunal. Lá se foi a desculpa xD
      https://www.businessinsider.com/margrethe-vestager-preliminary-investigations-into-apple-2018-11

      1. Avatar de Francisco m
        Francisco m

        No entanto continua o confronto/tensão entre governo irlandês e ela que insiste que eles têm de aumentar os impostos às empresas além de cobrar retroativamente um extra às mesmas.

  8. Avatar de José
    José

    Poderia dizer que a Pizza Hut é monopolista por não vender a piza da Telepizza e vice versa? Ou que o BurgKing não vende BigMac?

  9. Avatar de Roberto
    Roberto

    Não sou grande da Google, mas já acho que essas multas são exageradas, vamos acabar numa Europa isolada sem acessos às plataformas dos multados