Webmin – Domine o seu Linux através de um browser

6 Comentários

Já pensou se fosse possível configurar todos os serviços da nossa máquina Linux/Unix através de um browser?!?

O Webmin é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), escrita por Jamie Cameron, que nos permite administrar facilmente o nosso Sistema Linux/Unix. Desta forma,através de um simples browser, poderemos controlar/gerir de qualquer parte do mundo o “poderoso motor” do nosso Linux/Unix.


Algumas das tarefas que podemos realizar:

– Administração de impressoras, sistema de boot, discos/partições, etc
– Configurar os mais diversos serviços: Apache, SSH, Sendmail, qmail, postfix, samba, DNS, DHCP
– Configurar o Crontab, definir regras no iptables, gerir quotas, utilizadores, grupos
– etc, etc, etc

A ferramenta encontra-se hoje disponível em mais de 20 idiomas.

 

Quem pretender experimentar o webmin poderá fazê-lo aqui, usando os seguintes dados de acesso: Username: root Password: demo

Licença: GPL
Download: Webmin (Várias distros)
Homepage: Webmin

Partilhar:
Tags:

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de nuno

    é muito bom mesmo. é inacreditável como há quem ainda diga que é mais fácil configurar coisas em windows. sigo o webmin há uns anos e está cada vez melhor. genial.

  2. Avatar de B80

    Parece-me muito interessante. Mas como é em termos de segurança?

  3. Avatar de Ajuda Ubuntu
    Ajuda Ubuntu

    Boas,

    Alguém sabe como por a funcionar colunas 5.1 no ubuntu!?
    No windows funciona bem mas no ubuntu não consigo configurar!…
    Agradeço respostas.
    Obrigado

  4. Avatar de zl
    zl

    Não tenho muita a acrescentar ao que o Nuno disse, é do melhor e do mais facil

  5. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    Realmente parece uma boa ideia para noviços em linux como eu 😛

  6. Avatar de dc
    dc

    Estive a experimentar a aquela versão DEMO no site deles e achei muito interessante… é pena não estar completamente documentada em Português de Portugal.

    Mas também uso tudo em Inglês á excepção de Suites de Office, LOL

    CUMPS