Ubuntu 11.04 – Partilhe facilmente a sua Home Folder

34 Comentários

Uma das características que é transversal a maioria dos sistema operativos actuais é a capacidade de trocarem informação uns entre os outros (seja Windows, Linux, MacoS, etc). Tal facto deve-se em muito à massificação do protocolo IP, que se tornou o principal standard nas redes informáticas. Para quem tem máquinas com Ubuntu e pretende partilhar facilmente dados com máquinas que usem outros sistemas operativos, aqui fica a dica.

ubuntu_0000

Para quem pretender partilhar facilmente a sua Home Folder no Ubuntu deve seguir os seguintes passos:

NO UBUNTU

Passo 1 – Abrir o terminal através das teclas de atalho: CTRL + ALT + T e instalar o samba (aprox. 24 MB) através do seguinte comando:

sudo apt-get install samba smbfs

samba_00

Passo 2 – Em seguida, vamos editar o ficheiro de configuração do samba (smb.conf) através do comando:

gksu gedit /etc/samba/smb.conf

E em seguida tiramos de comentário o parâmetro:

security = user

samba_01

Passo 3 – Ainda no mesmo ficheiro, em [home] tiramos o ponto e virgula (;) às seguintes configurações:

  • [home]
  • read only = yes
  • valid users = %s

ubuntu_07

Passo 4 – Depois de realizadas as configurações, vamos fazer restart ao samba, através do comando:

sudo /etc/init.d/smbd restart

Passo 5 – Agora vamos criar as credenciais de acesso à partilha. para tal, abram o terminal e coloque o seguinte comando (pplware, é o nome do meu utilizador e existe no sistema)

pplware@pplware:~$ sudo smbpasswd -a pplware

New SMB password:

Retype new SMB password

Do lado do Ubuntu as configurações estão todas feitas. Caso pretenda verificar se as configurações do Samba estão correctas deve abrir o terminal e inserir o comando: sudo testparm

DO LADO DO WINDOWS

Passo 6 – Para quem pretender aceder à partilha por exemplo do lado do Windows, basta colocar \\IP_DO_UBUNTU\Username

ubuntu_08

Serão solicitadas as credenciais de acesso à partilha ( criadas no passo 5)

ubuntu_09Caso a autenticação tenha sido realizada com sucesso, será apresentada a partilha do Linux (Ubuntu) no Windows.

ubuntu_06

Fácil não é? Agora já não há motivos para não ligar sistemas distintos em rede e partilhar informação. Alguma dúvida, coloquem em comentário que nós damos uma ajuda !

O que já falamos sobre o Ubuntu 11.04?

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lmx
    lmx

    Boas..
    Parabéns pelo artigo,
    é de muita utilidade, para quem precisa de partilhas de rede.

    cmps

  2. Avatar de antonino
    antonino

    e partilhar o X no ubuntu com o vncserver, em rede consegui, nao consegui foi pela net.

  3. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    eu estou querendo migrar para o linux, portando alguem pode dizer um sistema linux bom para principiantes. obrigado

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ubuntu 🙂

    2. Avatar de Belelé
      Belelé

      Caixa Mágica 15

    3. Avatar de Ruaben
  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    2 comments:

    1- Não será mais “fácil” clicar no botão direito em cima da pasta que queremos partilhar e escolher opções de partilha ? ele instala logo o samba…

    2- O Samba (coisa do windows/microsoft) é extremamente lento para copiar ficheiros em rede, na minha experiencia atinge os 3..4 Mb/s .
    Eu prefiro e aconselho a usar FTP invés do Samba, o FTP é dedicado a copiar ficheiros e dá na boa a transmissão máxima numa rede (aí uns 12Mb/s)… Isto nota-se grande diferença se queremos andar a copiar filmes de gigas de um lado pró outro por exemplo.
    mas atenção que pôr o ftp a funcar não é tão directo e simples qt o samba, passa por exemplo pela instalação de um servidor ftp no windows (eu gosto do filezilla server) 🙂

    pronto, tá dada a dica, espero que seja de algum interesse.

    1. Avatar de Miguel Franco
      Miguel Franco

      Até que concordo contigo nos dois aspectos. Mas o que mais me faz confusão é a quantidade de artigos sem qualquer valor que têm sido feitos só porque chegou o novo ubuntu! Configuração de IP Estático, alterar o Hostname, partilha de pastas em SAMBA… Todas estas tarefas eram realizadas de igual modo que no Ubuntu anterior, não percebo a grande utilidade de fazer artigos que em nada acrescentam para os utilizadores e que com uma simples procura no google não se chegue lá!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ya,

        olha, um bom artigo seria explicar o que é o ftp e como o configurar e usar.

        já agora ficam a saber que o ftp não funciona só em redes locais como o samba.

        outro artigo interessante seria sobre o ssh que também tem o sftp.

        sugestões apenas,
        no entanto acho que no que disseste estás errado só no ponto que por mim mais vale mais do que de menos, isto falando de artigos tá claro 🙂 venham eles !

        1. Avatar de Miguel Franco
          Miguel Franco

          Viva Miguel,

          Não era para comentar, mas cometeste um grande erro quando dizes que o Samba não funciona em redes locais. Pois isso não é verdade! Pode vir configurado por defeito para funcionar só para essa classe de redes (e ainda Bem!), no entanto o protocolo smb não limita a nenhuma rede!
          Além disso, o FTP não deveria ser utilizado para mais nada se não repositórios públicos, já que os dados não são encriptados e a autenticação é feita em plain-text. Assim opta-se pelo SFTP, que utiliza por base o SSH para encriptação de dados.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            “dizes que o Samba não funciona em redes locais.”

            disse o contrário, que o samba só funca em redes locais… ou seja, partilhar a minha pasta através da internet depois de passar pelo meu router caseiro penso que não dá.
            posso estar errado é a ideia que tinha já agora gostava de saber como é mesmo…

            o ftp tem autenticação em plain text, para uma rede local como a de lá de casa serve bem o uso. mas para isso tb existe o sftp como disseste bem.

          2. Avatar de Miguel Franco
            Miguel Franco

            Sim, desculpa enganei-me. O que eu queria dizer é que sim o samba também pode ser utilizado para não só redes domésticas! Desde que saibas o ip que o teu ISP te forneceu (http://www.whatismyip.com/) e faças port-forwarding do router para o teu pc! Assim sempre que alguém tente aceder por samba ao IP que o ISP te forneceu vai ter ao teu pc. Agora em termos de segurança, não te aconselho… vivamente! 🙂

      2. Avatar de lmx
        lmx

        Boas..
        discordo completamente, da mesma maneira que tens coisas feitas para windows, concordo que existam para outros SO’s, a questão aqui não é se é na versão xpto, mas sim o que se vai fazer.
        Seguindo o teu raciocinio, do windows ninguém falava visto que de uns para os outros é todo identico, a excepção de algumas coisas do xp para cá.
        as coisas não são assim é normal que existam posts até de tempos em tempos com o mesmo assunto, pois pode ser de grande utilidade para alguém que esteja a procura disso…
        Sim podiamos ter servidores ftp,e sei la mais o que, mas o artigo é sobre samba…
        e não é preciso ter o ftp server em windows…podes ter um cliente, alias tendo em conta que queres aceder a info numa maquina unixlike, faz sentido que a maquina que serve contenha o servidor e não a maquina servida.
        e nesse caso bastaria usar um cliente ftp no windows, ou outro unix qualquer.
        cmps

      3. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        x2.. parecem posts a metro. Posso estar a ser injusto, mas é o que me parece.

        cumps

        1. Avatar de Pedro Pinto

          As vezes não vos entendo….OMG!

        2. Avatar de lmx
          lmx

          boas..
          Guilherme, nem toda a gente tem o mesmo nivel de conhecimento, por isso acho normal este tipo de iniciativas, e mais até de louvar…

          cmps

          1. Avatar de Pedro Pinto

            @lmx
            Deixa, o Guilherme as vezes tem umas recaídas 🙂

      4. Avatar de renato
        renato

        Cara…
        Várias coisas estão mudando por isso existem novos tutoriais.
        E o nome de cada nova distro em cada tutorial sintoniza os usuários com estas distros, familiarizando com comandos antigos e novos.
        Portanto deixa de criticar quem está trabalhando pelo LINUX ok????????????

    2. Avatar de jose
      jose

      nfs também será opcção

  5. Avatar de Rick
    Rick

    Já que estás a usar a interface gráfica, porque não instalar o “system-config-samba”?
    A aplicação configura as nossas partilhas de forma bem fácil.

    1. Avatar de Miguel Franco
      Miguel Franco

      Ora aí está algo que seria um ponto bastante positivo para acrescentar ao post e lhe dar mais algum valor!

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      de forma bem mais fácil…???será que pode existir forma mais fácil do que esta…?
      sugiro que leias outra vez o artigo…

      cmps

      1. Avatar de Rick
        Rick

        Já conhecia este método e acredita que o system-config-samba é mesmo simples de configurar.
        Mas o que pra mim é mais simples, para outros pode ser complexo.

        Usem o método que acharem melhor.

        Cumps.

        1. Avatar de Mendes
          Mendes

          Fiz tudo pelo webmin e bomba 😀

          O FTP ñ é útil pois alem de teres q ter um client instalado o qual numa empresa não é muito pratico.
          Bem como outras aplicações quando precisam de ir buscar ficheiros criar um vbscript para ligar ftp sacar para o local e correr, nada melhor que correr o ficheiro remotamente! (redes internas)

  6. Avatar de Nuno Oliveira
    Nuno Oliveira

    Esta dica é para partilhar a pasta home de um utilizador, e para partilhar outra pasta, como é? Atenção não outra pasta do sistema, mas por exemplo, ter uma partição para multimédia e partilhá-la com outro pc.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      já alguém experimentou clique direito-> opções de partilha ?

      1. Avatar de Nuno Oliveira
        Nuno Oliveira

        Por acaso eu uso PCLinuxOS com KDE, mas fui ver e com o botão direito também funciona, não é tão directo como no Ubuntu, mas também dá.

        Obrigado. De qualquer modo aprender a fazer via linha de comandos também não é mau, assim dá para qualquer distribuição

        1. Avatar de Rogério Lopes
          Rogério Lopes

          Boas
          Eu ando a estudar engenharia electrica e tenho de fazer um trabalho para uma disciplina de redes que é transferir dados do pclinux para windows atravez do samba, e pelo o que me apercebi voce conseguio.
          O meu grande problema é que eu nao sei muitos dos comandos que são necessarios para poder efectuar os passos qu epor exemplo tem neste post para o ubuntu pois no pclinux são diferentes.
          Eu queria perguntar se por acaso não me poderia dar umas dicas para eu ver se conseguia.
          Obrigado

  7. Avatar de FuhFuh
    FuhFuh

    Que brutalidade de artigo, partilhava com a minha irmã através do Dropbox, com isto é muito mais simples.

    Só que tem um defeito, fico sem privacidade. Existe forma em vez de partilhar a home inteira, partilhar só uma pasta?

    Já agora isto não é só para Ubuntu 11.04

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, podes definir isso no smb.conf.

  8. Avatar de Diogo
    Diogo

    Hey! Bem eu fiz tudo correctamente e não deu. Já tentei outros tutoriais e sem sucesso. Dava-me imenso jeito partilhar a pasta home com o Windows 7.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Alguma sugestão?