Ubuntu 11.04 – Teste aplicações antes de instalar

22 Comentários

A menos de um mês da disponibilização da versão final do Ubuntu 11.04 Natty Narwhal (28 de Abril de 2011), são muitas as novidades já conhecidas. Ontem, no seguimento de um artigo que li sobre a possibilidade de testar aplicações para Android sem as instalar, decidi investigar se havia o mesmo “sistema” para o Ubuntu.

E não é que o Ubuntu Software Center tem suporte para tal funcionalidade? Vamos ver como funciona.

usc_000

Para quem pretenda fazer um “test drive” a uma aplicação, basta instalar o pacote qtnx (aprox. 24 MB), abrindo o terminal e inserindo o seguinte comando:

sudo apt-get install qtnx

De seguida abrimos o Ubuntu Software Center como mostra a imagem seguinte (para quem tem o interface Unity a correr)

usc_00

Depois basta escolher uma aplicação e carregar no botão “Test Drive

usc_01

Depois de carregar em “Test Drive” a aplicação é executada num servidor remoto (usando o cliente NX para QT e com o Weblive),  e apresentada ao utilizar no seu ambiente de trabalho. Para que tal funcione na perfeição é necessário uma boa ligação à Internet.

usc_02

Apesar de nem todas as aplicações estarem disponíveis para “test drive”, esta é sem duvida uma excelente funcionalidade já que permite ao utilizador testar uma aplicação antes de a instalar. Por norma, para testar uma aplicação acabamos por instalá-la  no nosso sistema e muita das vezes fica por lá, sem qualquer utilidade  e a ocupar espaço.

Mais uns pontos para o Ubuntu!

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PedroWare
    PedroWare

    Muito boa esta funcionalidade!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa não….Excelente 🙂 Windows faz isto? hihihiih

      1. Avatar de The STK
        The STK

        Sandboxing, já várias soluções dessas passaram por aqui se não me engano… Como é que se faz isso no Android? fiquei curioso 🙂

  2. Avatar de kernel
    kernel

    boas!instalei ontem o ubuntu (11.04 64 bits)e estou impressionado com
    com a estabilidade do sistema!! muito rápido,estavel e o( Unity)tem 1 aspecto incrível num Monitore de 24′!
    GNU/LINUX rocks !!
    se eu não adorasse jogar no PC já tinha mandado o win7 á merd@ !!

    1. Avatar de Rúben Lopes [Lopesmaio]
      Rúben Lopes [Lopesmaio]

      Lembra-te que o Ubuntu 11.04 ainda não chegou a Final. Ainda vai em Alpha, se ñ me engano :S

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      🙂
      sim é verdade…eu substitui os jogos que havia para windows por, ou multiplataforma, ou para linux e estou satisfeito.
      😉

      cmps

  3. Avatar de omaciel
    omaciel

    Como utilizador do ubuntu à já alguns anos continuo a achar que a troca do gnome pelo unity será um tiro no pé da canonical.

    1. Avatar de The STK
      The STK

      Isso não sei, podemos usar o Gnome normal, e talvez será isso que vou fazer, não fiquei muito fã do unity… A Canonica anda a ficar estranha lol

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas..
        sim concordo plenamente.
        Um dos objectivos da Canonical é seguir o exemplo da Aple, mas…A canonical não é a Aple…

        cmps

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Concordo contigo, penso que a canonical anda com vontade de se destacar a qualquer custo, não sei até que ponto o unity já está preparado para o lançamento oficial…

    3. Avatar de Ryan
      Ryan

      Concordo plenamente. Este projecto parece-me que esta a comecar a ficar com os dias contados. E melhor ir a procura de outras alternativas. Gostei muito do Ubuntu ate a versao 9.04 depois acho que se perdeu alguma coisa.

    4. Avatar de rui
      rui

      Posso estar a remar um pouco contra a corrente, mas nunca gostei muito do Gnome e o Unity não me está a chamar tanto. Gosto bastante do KDE e quase sempre opto por instalar o Kubuntu. Sempre foi o ambiente gráfico com que me dei melhor e me senti mais à vontade, com excepção das versões 4.0 e 4.1. Digamos que o Gnome é demasiado “windows 98” para o meu gosto.

    5. Avatar de Pedro Pinto

      Podemos sempre usar o interface classic

    6. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Claramente não sabem do que falam quando fazem estas afirmações.

      O Unity arranca por default, mas o gnome continua instalado! Quem não gostar do unity ou quiser alternar basta escolher o classic desktop no gdm (login manager).

      Antes que comecem ja a dizer que é estúpido ter as duas coisas, é melhor sublinhar bem que o unity tem dependências em quase todo o gnome, logo o numero de pacotes extra é insignificante.. nada comparado como manter gnome+kde, e nem mesmo comparavel com gnome+xfce.

      cumps!

  4. Avatar de ozie
    ozie

    para os cepticos

    o tamanho da barra do unity é dimensionavel, logo escolhemos a nosso bel prazer a sua dimensão

    e o unity é personalizavel e cheio de efeitos logo a gosto do freguês,

    se está estavel e fiavel, a meu ver sim

  5. Avatar de Amadorjp
    Amadorjp

    É curioso, mas o Ubuntu já parece o WIndows… sempre que surge uma inovação há quem a critique e quem se apaixone. Eu no meu caso acho funcional, mas temos sempre a opção de retirar a interface Unity e colocar a natural. É a vantagem do Linux, tudo é personalizavel.

    Cá em casa o meu filho é que adorou o novo interface. Com 4 anos já adora Linux! Os atalhos ficaram mais simples, o acesso às suas ferramentas ficaram facilitados e o ecrã mais limpo de atalhos à là windows.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas..
      em linux sempre assim foi… 🙂 o SLivre partilha de muitas opiniões.

      cmps

  6. Avatar de lmx
    lmx

    Boas..
    Realmente o Ubuntu tornou-se num caso de sucesso em massa…podera…
    Fazendo um paralelismo com uma empresa que essa sim é um caso de sucesso a grande, ambos os maestros das duas empresas teem um feitio intragável, de muito difícil trato.

    cmps

  7. Avatar de ohmeudeus@gmail.com
    ohmeudeus@gmail.com

    Pessoal, pelo amor de deus, vocês sabem que existe uma boa dose de windows managers brutais e todos diferentes para o ubuntu linux ou nem por isso ?!?

    e tb sabem que é só com um clique que os instalam e poem a correr !?

    estes são só alguns simplesmente brutais a meu ver.
    – Enlightenment
    – KDE
    – Gnome
    – Unity
    – FluxBox
    – Sun Looking Glass
    – Xfce (este é extremamente minimalista, há quem não viva sem ele… n é o meu caso)

    É extremamente simples de experimentá-los, pq não lhes dão uma tentativa ? AbraÇo.

    1. Avatar de lmx1
      lmx1

      Boas..
      sim é verdade…esse e outros…lxde p/ex.
      no entanto apenas me encaixo em gnome,fluxbox e possivelmente quando estiver mais completo LXDE(para substituir gnome).
      No entanto o fluxbox, e apenas um window manager assim como outros.
      o looking glass é fantastico mas…pesãdo pa burro, pelo menos quando eu lhe dei um test drive ai a uns 4 anos, pelo menos…agora com a compla pela oracle sa sun hummm(Que eu me engane bem enganado).
      Se quiseres funcionalidade ao maximo tens que recair sobre gnome/kde(…não obrigado!) ou algum mais simplista, mas que consigas dar a volta de outra maneira(mais rapido, mas mais trabalhoso).
      Para mim Fluxbox é brutal, mas…é apenas um window manager…

      cmps

  8. Avatar de Jose
    Jose

    Não sei qual o problema deles, visto que podem user o ubuntu sem o Unity.

    É só mesmo para criticarem, se eles puserem uma nova imagem é porque puseram uma nova imagem, se puseram um novo tema é porque puseram um novo tema.

    1. Avatar de lmx1
      lmx1

      Boas..
      acho que não percebes-te a questão…pelo menos da minha parte.
      Eu preferia menos bonecada, e maior correcção e optimização a nivel de velocidade, etc, facilidade em algumas coisas…do que a bonecada, a bonecada serve um publico alvo digamos mais novo(não que me considere velho, ou desenquadrado) e faz com que os desktop´s sejam muito menos productivos, e claro bem mais lentos(outro problema).
      Se les enovacem onde deviam…epa que pusessem a bonecada que quiserem , o problema é que retiram aquilo que eu queria para por bonecada…Isto é um exagero extremo claro…foi so para dar o meu ponto de vista.

      cmps