127 municípios com apoio para alargar cobertura Wi-Fi em locais públicos

14 Comentários

A Internet é hoje uma ferramenta fundamental para a economia, para a cultura, para a educação, para o turismo, etc.

Com o objectivo de garantir mais e melhor conectividade, a Comissão Europeia criou a iniciativa WiFi4EU como o objetivo de proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais de um município. Conheçam os 127 municípios que vão receber vales da Comissão Europeia para alargar cobertura Wi-Fi em locais públicos.

Wi-Fi


A iniciativa WiFi4EU promove o acesso sem fios gratuito à Internet em espaços públicos, como parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, centros de saúde e museus, em benefício dos cidadãos de toda a Europa.

Dos 256 municípios portugueses que se candidataram à iniciativa da Comissão Europeia WiFi4EU, cerca de metade, 127, conseguiram vales (lista aqui) no valor de cerca de 2 milhões de euros.

No total candidataram-se a nível europeu 13 mil municípios, tendo sido atribuídos 2800 vales –  no valor de 15 mil euros cada – o que significa que 21,5% dos candidatos foi contemplado com vales. Portugal teve um resultado superior, com quase 50% dos municípios que se candidataram a receberem vales.

Wi-Fi

A primeira convocatória desta iniciativa decorreu entre 7 e 9 novembro. No início de 2019 haverá a segunda convocatória e os municípios que não conseguiram vales agora poderão candidatar-se nessa altura.

O financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi.

Saber mais aqui e aqui.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    E quanto tempo têm os municípios para escolher o fornecedor?

    1. Avatar de Joao Ptt
  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Este tipo de iniciativas só é necessário devido à péssima oferta comercial existente a nível de 4G (seja cobertura, seja qualidade da infra-estrutura, seja de limites de tráfego, seja de preços praticados, ou todos os anteriores) porque outro motivo haveria a UE andar a gastar dinheiro a promover a instalação e uso do Wi-Fi que ainda por cima tem toda aquela enormidade de problemas de segurança que lhe são conhecidos.

    Penso ter ouvido alguém que foi à Coreia do Sul e que disse que lá quase não existiam pontos Wi-Fi gratuitos porque a rede de 4G era tão boa que as pessoas não sentiam necessidade de ter Wi-Fi.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      A pergunta é porque raio tem os municípios e UE gastar dinheiro com isso? Com tanta falta de investimento na saúde, criação de postos de emprego etc onde é preciso investir, gastas nestas porcarias.

      Se querem Wifi no shopping ou café, cada um que meta. As ruas e parques são para as pessoas passearem, disfrutar da natureza, jogarem, não para estarem enfiadas no telemóvel.

      Pancas de sociedades (ultra) modernas…

      1. Avatar de p_t
        p_t

        Não podia faltar este tipo de comentário.

        “Eu acho que o mundo devia resolver um assunto de cada vez” (passe a hipérbole). Assim é que era.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Eu tinha verificado os 18 meses como tempo para a implementação mas não encontrei informação onde indicasse que seria o tempo possível para a escolha do fornecedor

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/faq/wifi4eu-perguntas-e-respostas#1239
        “O vale é válido por 18 meses. Após este período, o vale caduca e deixa de poder ser utilizado. Assim sendo, a rede deve ser criada e entrar em funcionamento no prazo de 18 meses. “

    3. Avatar de Falcão Azul
      Falcão Azul

      4G ?? Há cidades onde só a ligação 2G é que é boa !! Pode acreditar no que lhe digo.Mesmo o 3G é muito intermitente.A cobertura é muito fraca nesta banda em muitas localidades.

    4. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Exactamente o contrario, 500mb de dados são mais do equivalente a 5€. No Coreia do Sul as operadoras têm routers próprios em todos os locais públicos e transportes como o metro. O Wi-Fi é gratiuito apenas no equipamento que ficar registado com a operadora a partir do endereço MAC. Então, cada local tem como 3 ou 4 routers um de cada operadora e aí os dados são ilimitados. Fora disso é muito difícil.
      Fonte: viajem recente ao país

  3. Avatar de joao
    joao

    os hackers agradecem os vossos dados…

    1. Avatar de Jajao
      Jajao

      E o facebook/whatsapp agradece os teus.

  4. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Na minha terra,”nem pó”,como diz o outro.Vi a lista e nada.Uma cidade com milhares de habitantes e onde a cobertura Wi-Fi é uma vergonha,um degredo.A dias de entrarmos no ano de 2019 e há uma diferença tão grande entre regiões num país como Portugal.Como é possível ?? 🙁

  5. Avatar de BTN
    BTN

    Enquanto noutros países é complicado encontrar Internet grátis nas cidades, em Portugal é com fartura…

    1. Avatar de Falcão Azul
      Falcão Azul

      Você deve estar a delirar,só pode !! Foge,eu nunca vi outra !! 😀