Governo chinês está a recolher dados em tempo real dos veículos elétricos do país

16 Comentários

Todos conhecem a forma como o governo chinês controla a informação dentro do país e a forma como limita o acesso a estas. Mesmo parecendo que ultrapassa o aceitável, a verdade é que pode piorar em muitos aspetos.

Um novo relatório veio agora trazer luz a uma situação que foi descoberta. O governo chinês esta também a recolher informação sobre os veículos elétricos que circulam no país. Na maioria dos casos os utilizadores nem têm conhecimento desta situação.

governo chinês veículos elétricos dados recolher dados

Esta informação agora revelada, via Associated Press, revela que um conjunto de informação muito específica sobre os veículos elétricos que circulam na china está a ser recolhida, nomeadamente a localização em tempo real destes veículos ou a carga da bateria dos mesmo.

A recolha de dados dos veículos elétricos

Ao todo, são mais de 200 as marcas que estão a recolher e a fornecer esta informação, estando entre elas a Tesla, Volkswagen, BMW, Ford, Nissan ou Mitsubishi colaboram com o governo chinês fornecendo dados em tempo real.

Como resultados dos dados recolhidos, uma elevada quantidade de dados sobre os veículos são processados e permitem obter todo os tipos de estatísticas sobre os veículos e o seu estado.

São os fabricantes que estão a fornecer estes dados

A grande maioria dos fabricantes confirmaram que fornecem esta informação, mas revelaram que apenas o fazem para estar de acordo com as leis do país, tendo assim a autorização para ter os seus veículos a circular nas estradas chinesas.

Algo que parece também ser descoberto é que toda esta informação é transmitida sem a autorização dos utilizadores, sem que estes tenham sequer conhecimento que os dados estão a ser recolhidos.

 

A justificação apresentada pelo governo chinês

Segundo o governo chinês, o recolher destes dados tem um propósito bem definido. Os dados vão servir para que seja feita uma melhor gestão dos postos de carregamento no país, para uma maior segurança nas estradas e também para controlar situações de fraude.

governo chinês veículos elétricos dados recolher dados

Sendo por agora uma obrigação exclusiva dos veículos elétricos, o governo chinês está já a preparar-se para passa a recolher mais dados, obrigando já em 2019 a presença de chips RFID nos novos carros.

 

Uma recolha que afinal é também normal noutros países

Aparentemente esta recolha não é feita apenas na China e processa-se também noutras paragens como a Europa, o Japão ou os EUA. A diferença neste caso é que os dados ficam limitados às empresas que construíram os veículos elétricos e aos condutores, não sendo partilhados com os governos.

Está assim aberta mais uma porta para conhecer uma realidade com que muitos discordam e criticam. Apenas parece ser possível em países como a China, mas que na verdade acabamos por ver acontecer no resto do mundo, de forma dissimulada e escondida.

|Fonte

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    A muito tempo que o capitalismo se rendeu a ditadura, basta ver o ultimo caso da ditadura saudita ao mandar matar uma pessoa fora do seu país numa embaixada e o Mundo nem está ai porque tem todos negócios milionários com a arábia saudita.

  2. Avatar de rui
    rui

    se dizem que fornecem de acordo com a lei, é porque está na lei logo os utilizadores têm conhecimento e não carece de autorização. à semelhança do que se passa também na europa em várias situações

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Tendo em conta que muitas leis são introduzidas à socapa e muitas estão até ilegais, em vários países, dificilmente esse me parece um ponto válido.

  3. Avatar de miguel
    miguel

    A próxima é a google com o seu motor de busca aperfeiçoado para a china, neste momento tenho mais medo da China do que a Russia, os países deixaram os chineses entrar em todo o lado e mandam em tudo…

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Olha, e mais um que tem os olhos completamente tapados.

  4. Avatar de hsff
    hsff

    Ainda vou ver aqui alguém a dizer que isto é uma coisa boa e que devíamos estar contentes com estas políticas de vigilância. Ser vigiado pelo estado chinês é errado mas ser vigiado pelas empresas na Europa ou em qualquer outro lugar está certo, é esta a mentalidade de muitos dos nossos concidadãos.

    1. Avatar de Bernardo
      Bernardo

      Continuo sem perceber porque é que tantas pessoas tem uma aversão em ser vigiadas… parece que têm algo a esconder…

      1. Avatar de Miu
        Miu

        Quem não deve não teme, não é? Os típicos carneiros que a sociedade corrupta precisa.

        1. Avatar de Bernardo
          Bernardo

          OK. Obrigado pela resposta mas não ajudou muito a mudar a minha opinião. Mas como é óbvio, o meu ponto de vista pode estar errado. Abraço.

      2. Avatar de miguel
        miguel

        Tu deves ser daqueles que dormes com a porta aberta, já agora podes me dar o teu extracto bancario o teu nome e morada de casa?
        Quem não deve não teme.

        1. Avatar de Bernardo
          Bernardo

          Obrigado pela resposta. O facto de dormir ou não com a porta aberta creio que não tem muito a ver com a minha questão… Não digo que eu esteja correcto, mas vou dar um exemplo. A Suécia é um país o qual considerado ser bastante organizado (não tem comparação com Portugal), mas no entanto consegues saber a morada completa (e afins) de uma pessoa bastando escrever o nome dela no google (geralmente é logo a primeiro link). Isto é apenas um exemplo em como mais vigilância pode tornar um país mais organizado e menos corrupto. Por exemplo, diria que é quase impossível conseguires fazer alguma “falcatrua” por aqui na Suécia. Está tudo registado. Mas isto tudo apenas for gerido por pessoas sérias. Mas obrigado pela resposta. Abraço.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Tu deves ser daqueles que não se deve importar que se o governo te metesse um chip no rabo para saberes onde andas, o que cag@s, quanto dormes, e quando fazes sexo, e até se estás sentado nas horas do trabalho.

            Quem não deve não teme, chip já no rabo.

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Bernardo, o que existe ou não na Suécia é, diria, irrelevante.

            A questão é somente a privacidade. Ou te faz sentido ou não faz.
            Nas palavras de outro, “não é que tenha algo a esconder, não tenho é nada que queira mostrar”.

          3. Avatar de Bernardo
            Bernardo

            Caro Sujeito, Gostei da sua reposta. De facto, a coisa vista por esse ponto dá que pensar…apesar de à primeira vista parecer-me que trás mais desvantagens que benefícios… Mas vou dormir sobre o assunto. Pode ser que esteja errado. Obrigado pela resposta coerente. Foi a única…

            P.S. Apenas trouxe à baila a Suécia pois costuma-se associar a falta de privacidade a um regime autoritário.

  5. Avatar de thievery
    thievery

    basta perceber entre linhas para que serve o artigo 13 e não, não estou a confundir coisas!
    esta EU é lobo em pele de cordeiro……..