Smartphone Sapo A5 – Vamos dar-lhe uma nova vida

390 Comentários

Depois do artigo aqui colocado sobre o “derradeiro manual do TMN A1” da TMN onde ensinava como fazer root, mudar de ROM entre outras coisas, houve alguns utilizadores a pedir que o mesmo fosse feito para o Sapo A5, também conhecido na comunidade por ZTE-Blade. Pois bem, tendo eu este smartphone e já ter feito alguns testes com ele, como por exemplo, ter testado várias ROM decidi fazer este artigo para ajudar os mais “iniciados” neste assunto e com algum medo de estarem a fazer coisas erradas.

tmn_a5

Para ser franco quando adquiri este equipamento fiquei espantado com a “tralha” toda que este trazia, muitas aplicações da sapo e algumas da operadora TMN que o deixavam algo lento para as características que este possui. Apenas utilizei a ROM original no primeiro dia, cansei-me e decidi “pôr mãos à obra” para tirar o melhor partido do equipamento.

Na altura foi algo que me deixou com algum receio, pois nunca tinha mudado de ROM num Android e sabia que havia rumores de que se o fizesse poderia ficar sem garantia. Quando digo rumores, são mesmo rumores porque qualquer alteração feita ao smartphone é completamente reversível, só se tiverem uma avaria que não permita mexer no telemóvel e a operadora detecte uma ROM diferente à original, neste caso sim, corre-se o risco de perder garantia. Mais à frente vou ensinar como é possível reverter todo este processo.

Depois de algumas pesquisas e ler várias opiniões decidi arriscar e mudar de OS. Como se faz isso? Ao início pareceu-me algo complicado, mas é um processo bastante simples.

Antes de começarem devem ler o artigo sobre root aqui para ficarem conscientes do que irão fazer e quais as suas vantagens/desvantagens.

Uma breve ideia do que vamos abordar:

  • Desbloquear o acesso ao root com o UniversalAndroot-1.6.1;
  • Instalar modo Recovery;
  • Remover/desinstalar aplicações inúteis na versão 2.1 (ecláir) oficial da Sapo/TMN;
  • Instalar ROM’s optimizadas pela comunidade visto que o ZTE-Blade já tem bastante apoio a este nível;

Desbloquear acesso root:

Neste caso vou utilizar o Universal Androot, também podem utilizar o Z4root. Para isso basta fazer download do pack que juntei, este já tem algumas ferramentas que vão precisar no próximo passo.

Instalação do Universal Androot:

  • Extrair o conteúdo do zip para o cartão SD;
  • Executar a aplicação UniversalAndroot-1.6.1.apk;
  • No fim da instalação abrir a aplicação e efectuar root ao equipamento;

Dentro do pack que disponibilizei está um pequeno tutorial com estes passos todos.

a5_00

Depois de fazermos root ao equipamento já temos acesso a tudo, ou seja, se pretenderem só desinstalar as aplicações inúteis que vêm na ROM da Sapo podem fazê-lo com o ASTRO File Manager, com o Titanium Backup, entre outros… Este processo é semelhante em todos os smartphones, se tiverem alguma dúvida podem consultar o artigo feito para o TMN A1 e ler à parte “Remover aplicações inúteis na versão oficial da TMN”.

Para quem só quer remover as aplicações da operadora e continuar a usar a mesma ROM o artigo termina aqui, pois a partir daqui vou ensinar como instalar uma Custom ROM.

Para aqueles que pretendem trocar de ROM e experimentar outras disponíveis na comunidade temos que instalar um programa para o podermos flashar, vamos então instalar o Recovery Manager.

Instalação:

  • Executar a aplicação RecoveryManager_v0.34b.apk;
  • No fim da instalação abrir a aplicação;
  • Na secção Recovery escolher Install Recovery e seleccionar o ficheiro recovery-clockwork-3.0.1.4-blade.img que se encontra no cartão SD para onde extraíram o pack.

a5_01

a5_02

Com isto instalámos uma aplicação que nos permite fazer “boot” ao smarthpone e termos então acesso a todas as partições para instalarmos uma nova ROM. Para isso vamos aceder ao ClockworkMod ou também chamado modo Recovery. Desligam o smartphone e voltam a ligar com a combinação de teclas Power e Volume Down pressionadas ao mesmo tempo até aparecer um menu como este:

a5_03

NOTA:

Teclas de navegação nos menus:

  • Navegação: Volume Down e Volume Up;
  • Selecção do menu: Home Key;
  • Voltar para trás: Back Key.

Antes de fazerem qualquer alteração devem fazer uma cópia do sistema, para isso entramos no menu Backup and Restore e seleccionamos a opção Backup este vai executar a operação e vai guardar os ficheiros no cartão SD.

Alteração da ROM:

Se for a primeira vez que instalam uma Custom ROM, ou seja, se ainda tiver com a ROM original temos que formatar primeiro três partições. Para isso entramos na secção Mount and Storage e formatamos:

  • System;
  • Data;
  • Cache.

a5_04

Agora sim, estamos prontos para mudarmos de ROM.

Colocar o restauro de fábrica:

  • No menu principal do ClockworkMod temos que seleccionar a opção wipe data/factory reset e dentro desta opção meter Yes;
  • Agora seleccionar a opção wipe cache partition e voltam a colocar Yes;
  • No menu principal seleccionar a opção advanced e dentro deste menu fazer wipe Dalvik Cache e wipe Battery Stats.

a5_06

Instalar a ROM a partir do cartão SD:

Voltam ao menu principal do ClockworkMod:

  • Escolher a opção install zip from sdcard e dentro deste menu seleccionar a opção choose zip from sdcard.
  • Agora navegam pelo vosso cartão SD até ao zip que contém os ficheiros da vossa Custom ROM, seleccionam o ficheiro e colocam Yes para prosseguirem com a instalação da mesma.

a5_07

Ao fim da instalação terá de aparecer uma mensagem que diz instalação bem-sucedida.

Retrocedem até ao menu principal e seleccionam a opção Reboot System Now. O equipamento vai reiniciar e arrancar já com a nossa nova ROM.

a5_10

Nota: A primeira vez que este arranca demora sempre mais algum tempo que o normal, mas não se preocupem porque faz parte do processo. Se durante este arranque pedir um código de desbloqueio (NCK) antes do PIN, podem obtê-lo aqui colocando o vosso IMEI.

Como reverter este processo todo?

Pois bem, é algo que por vezes tem que ser feito muitas vezes não porque gostemos de usar a ROM original mas sim porque temos que levar o smartphone à garantia. Como o desbloqueio do acesso root e instalação de ROMs não oficiais nos faz perder a garantia temos que repor tudo como estava, o processo é simples.

  • Basta fazer o download da Stock ROM da Sapo (Android 2.1) e colocar no cartão SD;
  • Desligar o equipamento, voltar a ligá-lo e entrar no modo recovery com a combinação das teclas Power e Volume Down;
  • O processo de instalação desta Stock ROM é o mesmo de qualquer outra Custom, ou seja, seleccionar a opção install zip from sdcard e dentro deste menu seleccionar a opção choose zip from sdcard.
  • Navegar pelo vosso cartão SD até ao zip da Stock ROM, seleccionam o ficheiro e colocam Yes para prosseguirem com a instalação.
O que faz esta ROM?

Remove o Clockworkmod Recovery e todas as alterações feitas, o que faz parecer que nunca lhe tenhamos mexido e deixa-o com todas as aplicações e configurações que tinha quando foi a primeira vez que o ligámos vindo da loja.

Este equipamento saiu um pouco por todo o mundo mas com nomes diferentes, o seu nome original como já foi dito é ZTE-Blade por isso se alguém tiver um modelo diferente que o do Sapo A5 pode consultar aqui e fazer o download da Stock ROM pretendida.

 

Qual a melhor Custom ROM?

Esta questão é impossível de responder porque depende muito do utilizador final, ou seja, qual o seu uso, o que pretende ter se mais desempenho ou melhor grafismo por isso aconselho uma vista de olhos por algumas ROMs e depois decidam qual é a mais apropriada. Qualquer das maneiras vou dar a minha opinião.

Para mim a melhor Custom ROM com o sistema operativo Froyo (2.2) é sem dúvida a FLB-Froyo G2, muito rápida em termos de desempenho, uma grande autonomia no que toca à bateria e muito corrigida em termos de bugs, para dizer a verdade poucos ou nenhuns… Foi a que sempre usei enquanto tive o Froyo.

Fiz uma lista com a selecção das ROMs mais utilizadas pela comunidade:

Android 2.2 – Froyo:

  • FLB-Froyo G2, podem consultar aqui os changelogs e opiniões à cerca dela;
  • Japanese Jellyfish RLS9, changelogs e opiniões aqui;
  • MoDaCo Custom Froyo, changelogs e opiniões aqui;
  • Codfish Sunrise, baseada na ROM da MoDaCo, mas modificada por portugueses, changelogs e opiniões aqui;

Ficam também disponíveis alguns temas compatíveis com todas estas ROMs, é só escolherem o que pretendem e fazer o download:

Para os mais apreçados e que não querem esperar por uma versão oficial da operadora podem testar Android 2.3 – Gingerbread:

  • CyanogenMod 7 – RC2, fórum oficial para download, aqui;

Há também as chamadas Nightly que são versões que saem “todas” as noites e que incluem todas as correcções até ao momento através do feedback dado pelos utilizadores. Estas têm sido muito melhoradas e actualmente vai na versão 25.

As ROMs com Android 2.3 – Gingerbread da CyanogenMod não trazem o launcher “oficial” e na minha opinião o que vem com ela deixa o smartphone pouco fluido nas animações. Para quem quiser usar este launcher “oficial” pode consultar as suas características e fazer o download, aqui.

Espero que com este tutorial possa ter ajudado e que dê alegrias aos utilizadores ver a verdadeira qualidade deste fantástico smartphone em relação à qualidade/preço.

Devem estar atentos ao fórum MoDaCo e ao dos desenvolvedores CyanogenMod pois estão a sair actualizações diariamente.

Para quaisquer esclarecimentos ou dúvidas basta comentarem.

O Pplware e o autor deste artigo, Miguel Almeida, não se responsabilizam por quaisquer danos causados por instruções, inerentes ao artigo ou aos comentários, que possam resultar na perda da garantia do equipamento.”

Comentários

390

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    CyanogenMod 7 – Nightly já com a versão 28, para quem quiser experimentar: http://mirror.teamdouche.net/?device=blade

    1. Avatar de João Duarte
      João Duarte

      podia ser feito um do vodafone 945

      1. Avatar de Emanuel
        Emanuel

        Sim realmente no vodafone 945

    2. Avatar de Vipauer
      Vipauer

      Boas pessoal,

      Alguém me consegue ajudar nesta questão…

      Sigo os passos todos direitinhos e na parte em que tenho de desligar o telemóvel e voltar a ligá-lo com a tecla de volume down e power on simultaneamente pressionados ele fica com o simbolo do android e não sai de lá.

      Agradeço imenso a vossa ajuda…
      Cumprs

      1. Avatar de Miguel Almeida
        Miguel Almeida

        Fizeste a instalação do ClockworkMod direitinho? Ao desligares o telemóvel e voltando a ligá-lo com essa combinação de teclas passado 5segundos +/- tinha que entrar no modo recovery. Se não funcionar repete os passos, não te esqueças de fazer root ao equipamento primeiro.

        1. Avatar de Vipauer
          Vipauer

          Boas,

          Fiz tudo direitinho…só uma pergunta.
          No Recovery Manager ele diz-me que “Currently installed Recovery: Unrecognised”
          Será por causa disto?
          Tendo feito eu tudo direitinho o porquê disto acontecer?

          Agradeço imenso a vossa ajuda.

          Cumprs e obrigado =P

          1. Avatar de Miguel Almeida
            Miguel Almeida

            Aparece Unrecognised? Tem que aparecer o ClockworkMod e a versão à frente. Como não tens o ClockworkMod instalado não te acontece nada ao premir volume down + power. Tens a certeza que está root? Faz unroot primeiro e tenta outra vez.

          2. Avatar de Vipauer
            Vipauer

            Fogo…acontece a mesma coisa.

            Fiz unroot…desliguei o voltei a ligar o telemóvel…fiz de novo root e disse OK…voltei a configurar o Recovery Manager e diz a mesma coisa =(

            O que poderá ser?

          3. Avatar de Miguel Almeida
            Miguel Almeida

            E o equipamento está em modo root? Tenta remover alguma app da sapo a ver se consegues e dá feedback do que aconteceu. 😀

          4. Avatar de Vipauer
            Vipauer

            Consegui remover o energiasapo.apk e o energiatmn.apk com sucesso.

            Agora no Recovery Manager não funciona…

          5. Avatar de Miguel Almeida
            Miguel Almeida

            Humm… Então está como root, o problema é no recovery.
            Em vez de fazeres recovery com a imagem da última versão tenta com a anterior:
            http://goo.gl/4OyOb
            Apesar da última versão do ClockworkMod estar funcional pode ter algum bug ao instalar, tenta essa e diz se funcionou.

          6. Avatar de Vipauer
            Vipauer

            Infelizmente continua a não dar =(

            Fogo…será que o meu A5 é diferente?

          7. Avatar de Vipauer
            Vipauer

            Instalei a versão 0,29b e com as 2 versões do ficheiro “3.0.0.6 e 3.0.1.4” também não funciona.

            Tenho que ir à bruxa lool

          8. Avatar de Miguel Almeida
            Miguel Almeida

            Tenta o processo “manual” chamado fastboot vê aqui como se faz: http://goo.gl/pxTHf

          9. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Mesmo problema por aqui…
            No Recovery Manager ele diz-me que “Currently installed Recovery: Unrecognised” e depois ao tentar reiniciar para o modo recovery, ele não funciona…

          10. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Eu consegui resolver o problema instalando o recovery-clockwork-2.5.1.8-blade.img, retirado daqui http://android.podtwo.com/recovery

            Obrigado pelas dicas 😉

          11. Avatar de Miguel Almeida
            Miguel Almeida

            Ricardo, tenta agora fazer update para o clockworkmod 3.0.1.4 sff e diz se deu.

          12. Avatar de Vipauer
            Vipauer

            Boas amigo Miguel,

            Segui todos os passos do modo manual e correu tudo bem até ao ponto em que arranca-mos o telemóvel pressionado o volume up e power on. Fica sim o logo verde mas ao ligar o cabo usb o windows detecta um novo dispositivo com o nome “android” mas não detecta os drivers.

            Tudo o anterior foi feito e correu na perfeição.

            Cumprs

          13. Avatar de Vasco Teixeira
            Vasco Teixeira

            Boas amigo Miguel,

            É só para informar que já consegui… =P

            Ficou na mesma o UniversalAndroot v1.6 e o RecoveryManager v0.34b mas…tive de instalar o ClockworkMod Recovery v3.0.0.5.

            Instalei a versão flb-froyo r11b e até agora, em comparação com a original do Sapo, muito melhor.

            Para já tudo ok.

            Muito obrigado pela ajuda!

          14. Avatar de Miguel Almeida
            Miguel Almeida

            Nice, Vasco Teixeira. 🙂

          15. Avatar de Miguel Almeida
            Miguel Almeida

            RE-UPLOAD do Pack Recovery: Com a imagem a funcionar e o Recovery Manager actualizado para a versão 35b.

        2. Avatar de alexandre silva

          boa noite.
          será que me pode ajudar ?
          tenho um A5 sapo e como já deve ter conhecimento ele esta cheio de aplicações inúteis da sapo e tmn o que me tira imensa memoria ao celular . já fiz o que aqui vem a dizer tal como instalar unv.androot fazer root tal como fala mas ao fazer no fim aparece a seguinte mensagem (faile.no fu…goo ) e mesmo assim usei o astro file manenger pro e o titanium blk pro e nada feito .
          por isso peco sua ajuda afim de retirar aquelas chatas aplicações.
          obrigado e aguardo resposta.
          ass. alex

          1. Avatar de Eduardo Andrade
            Eduardo Andrade

            Alguém já deu solução a este problema do faile.no fu…goo

    3. Avatar de Valente
      Valente

      EUREKA. SALVEI O MEU SAPO A5, DEI VIDA AO TIJOLO!!!

      Está tudo neste link, artigo 2:

      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1220731

      1. Avatar de Stefan
        Stefan

        Consegui reparar o meu sapo a5 com o mesmo método, obrigada por partilhares essa informação.

    4. Avatar de Vasco
      Vasco

      Boa tarde,

      Alguem me pode ajudar no sentido de instalar no meu a5 um gps, que eu lhe diga a morada em vez de teclar para onde quero ir através do micro dos auscultadores.
      Agradeço imenso……………………..

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boa…para qd o tutorial completo LG p500…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      x2. Também gostava de ver um tutorial para P500.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Já usei o Z4root e o titanium backup…mas parei por aí…não fosse alguma coisa correr mal..:)

    2. Avatar de Luís Calheiros
      Luís Calheiros

      Para o LG P500 usa a ROM javali 8 e para encontrares tutoriais vai ao fórum XDA, um bocadinho de pesquisa não vos fazia mal, sinceramente.

      1. Avatar de jo§e

        Se todos fizessem esse trabalho de pesquisa, não seriam necessários os sites como o pplware, não era?

      2. Avatar de jo§e

        Bem… mas depois deixava de haver sites para pesquisar… 🙁 seria?

    3. Avatar de Tiago Azevedo
  3. Avatar de Zeze
    Zeze

    Se me permitem desviar um pouco o assunto
    EM relação ao Optimus Boston, alguém sabe de alguma actualizaçao oficial de software que esteja para vir?

    1. Avatar de oi?
      oi?

      as melhores roms para o Boston:

      Vai sair uma nova esta semana 😉

      1. Avatar de Zeze
        Zeze

        Eu tenho o 2.1 estava a referir.me à 2.2 ou 2.3 …

  4. Avatar de RICARDO MARTINS
    RICARDO MARTINS

    Muito bom, e para quando o mesmo mas para o Galaxy S.

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Não há nenhum Galaxy S por aqui senão podia se arranjar alguma coisinha. 🙂

      1. Avatar de RICARDO MARTINS
        RICARDO MARTINS

        Fazemos todos uma “vaquinha” para se arranjar um. lol

        1. Avatar de Miguel Almeida
          Miguel Almeida

          ahahah… 😀

      2. Avatar de Vítor M.

        O que não faltam são smartphones… o mais recente é o Nexus S… e acho que o Hugo está a tartar de compilar umas surpresas 😉

        Mas realmente acho que não temos no momento nenhum Galaxy S… hmmm

        Mas podemos arranjar isso…

        Agora podemos fazer uma bolsa de aquisição e depois quem comparticipar fica habilitado ao sorteio do equipamento… bora lá?

        1. Avatar de RICARDO MARTINS
          RICARDO MARTINS

          Ainda estou a pagar o meu, não me posso meter em mais despesas. 🙂

        2. Avatar de nomad
  5. Avatar de João Olival

    fantástico!!!

    para mim sem dúvida a melhor rom até agora testada e comprovada é a flb.

    A cyanogenMOD 7 está a crescer, e muito rápido, como foi dito todos os dias à atualizações….

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Sim, neste momento estou com a FLB r11 que saiu hoje. Na versão Froyo não há melhor, muito estável, sem bugs, rápida e a bateria dura, dura e dura… Quem quiser para já ficar com a 2.2 é a rom que aconselho sem dúvida alguma. Pelo que falei com o criador da FLB esta pode vir a ser a versão final, poderá lançar alguma actualização mais nada de significante…

      1. Avatar de Rui Oliveira
        Rui Oliveira

        Desde já muito obrigado por teres disponibilizado esta informação. Estive a ler um pouco sobre a ultima versão r11 e penso que existem alguns problemas com esta nova versão pelo relato de pessoas que migraram da r10 para a r11. Gostaria de saber qual a tua experiencia com a r11 no A5 e se possivel colocares os links para download tanto da r10 como da r11. Obrigado

      2. Avatar de mike
        mike

        Com essa rom não tens problemas de GPS ?

        no Ndrive tenho sempre gps no fix. e nao sei como dar a volta a isto.

        1. Avatar de Miguel Almeida
          Miguel Almeida

          Tanto na r10 como na r11 apanho satélites e funciona sem problemas.

          1. Avatar de mike
            mike

            Viva,
            Com o gps status ele consegue fixar 7 ou 8 satelites, o mais estranho é com o Ndrive ele nao o fazer…

    2. Avatar de Pedro Pinto

      João, tb tens um A5? É Cisco ou Mikrotik? hihihi

  6. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    Para quando um tutorial para o HTC Wildfire?

  7. Avatar de Newbie
    Newbie

    Quanto tempo (min) demora o restart depois de instalar a rom 2.3?

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Não deve chegar a 5min ou anda por ai… Não te sei dizer ao certo, mas não é muito tempo só o necessário para instalar o sistema.

  8. Avatar de Corvus
    Corvus

    Bom bom era uma rom para o primo do blade, o racer 😉

    1. Avatar de Corvus
      Corvus

      Thx… Checking 😉

  9. Avatar de dmcp

    Um pouco off topic…
    Que acham do Samsung Galaxy 550 ?

  10. Avatar de Ricardo Praça
    Ricardo Praça

    Já agr, qual é o wallpaper que aparece nas primeiras imagens?

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Wallpaper Interactivo da Sapo, também há da TMN… O líquido verde vai descendo consoante a bateria. 😀
      Tenho isso aqui, posso disponibilizar.

    2. Avatar de Fernando Luís Santos

      Atenção que é giro mas gasta bateria que é um abuso.

    3. Avatar de Carlos Costa
      Carlos Costa

      Tenho uma duvida esses wallpapers interactivos funcionam em qualquer Android?

  11. Avatar de ze
    ze

    Os problemas que vinham com o sapo a5 já foram resolvidos?

    Estou indeciso entre comprar o a5 ou o lg maximos one. Depois de ver todos os problemas do a5 tou virado para o lg

  12. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    O A5 já não tem qualquer problema. Em breve
    irá aparecer aqui os prós e contras juntamente com a sua análise. É só esperares. 🙂

  13. Avatar de Fernando Grenha
    Fernando Grenha

    Eu tenho um A5 e vou aventurar-me com a vossa ajuda 🙂

    no primeiro dia disponível 😉

  14. Avatar de johnyb
    johnyb

    O Zte A5 é o Zte Libra e não o Zte Blade, teem algumas diferenças. Quanto ás roms nada posso dizer porque ainda não exprimentei o tuturial.

  15. Avatar de r0ckf3l3r
    r0ckf3l3r

    Bom dia.

    Parabéns pelo artigo, fiquei bastante agradado com a atenção dada a este terminal.

    Gostava apenas de fazer um reparo:
    “Na altura foi algo que me deixou com algum receio, pois nunca tinha mudado de ROM num Android e sabia que havia rumores de que se o fizesse poderia ficar sem garantia. Quando digo rumores, são mesmo rumores porque qualquer alteração feita ao smartphone é completamente reversível, só se tiverem uma avaria que não permita mexer no telemóvel e a operadora detecte uma ROM diferente à original, neste caso sim, corre-se o risco de perder garantia.”

    Quando o Pedro diz que são apenas rumores, está, neste caso, a mentir. Qualquer alteração do software original para um outro tipo de software não suportado faz com que a garantia se perca. Se a operadora mais tarde detecta ou não, já é outro assunto. Mas de forma alguma isso é um rumor. Concordo, sim, que é um processo totalmente reversível, o que não invalida que seja uma quebra de contrato.

    De novo, muitos parabéns pelos artigos dedicados aos dispositivos Android.

  16. Avatar de MIGUEL
    MIGUEL

    porquê o wipe da bateria?

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      O wipe pode ser considerado o “calibrar” da bateria, é aconselhável fazer quando metemos uma ROM diferente da que estamos a usar.

  17. Avatar de Samuel
    Samuel

    Pedro para não existir lapsos que podem induzir a ROM’s que não funcionam sugiro que corrijas a info que colocas como o A5 sendo o ZTE Blade. O A5 da sapo não é o Blade, para começar basta ver que a a camara de 5Megapixels não vem no Blade e apenas isto leva a que possam existir Bugs numa ROM destinada ao Blade e colocada no A5.
    O ZTE Blade tb conhecido como San Francisco está a ser comercializado pela Optimus e é bastante similar ao A5 mas existem diferenças a nível de hardware.
    Para o Blade e caso pretendam “cozinhar” uma ROM nova sugiro uma visita a sites como o Modaco.com ou xda-developers.
    De resto acho bem que se desmistifique o medo de se alterar a ROM que vem com o nosso smartphone para assim te tirar o maior proveito do mesmo. Quanto à questão da garantia, isso é outra história.
    Abraço

    P.S. Orgulhoso proprietário de um ZTE Blade aka San Francisco 🙂

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Se bem que o Libra comporta um TFT capacitive touchscreen e o Blade AMOLED ou LCD capacitive touchscreen e muitas ROM’s existem por aí disponíveis com estas diferenças. Actualmente já vemos de facto a integração numa só ROM destas características tornando-as hibridas para ambas as variações do ecrã. Ainda assim não considero que se possa generalizar dizendo que a nível da comunidade ambos serão tratados como Blade mas serão pontos de vista. Interessa de facto que são equipamentos perfeitamente válidos para desfrutar a qualidade do sistema operativo Android.

  18. Avatar de Rui Serra

    Vocês são fantásticos. Valeu. Agora resta saber se eu consigo fazer o que ai está sem danos.

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      E não há-des conseguir porque??? É só seguires os passos certos 😀

  19. Avatar de Manuel Pimenta
    Manuel Pimenta

    Provavelmente já terão respondido a isto noutro local, mas gostava de saber se, seguindo este tutorial à risca, ao mudar a ROM do SO se perco as apps que já lá tenho, nomeadamente NDrive com licença vitalícia e afins…

    Obrigado

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Para as apps podes fazer backup através de algum software, por exemplo o Titanium Backup se não o fizeres, depois de flashares o smartphone tens que as voltar a instalar porque as perdes. Quanto ao Ndrive não perdes a licença, basta voltares a sacar a app do market que ele detecta-a através do IMEI.

      1. Avatar de Manuel Pimenta
        Manuel Pimenta

        Também dá pra fazê-lo com o ASTRO File Manager certo?

        1. Avatar de Miguel Almeida
          Miguel Almeida

          Não sei se com o astro dá, com o titanium backup é só fazeres backup e depois na nova rom fazes o restore e fica tudo como tinhas a nível de apps. (podes escolher do que queres fazer backup)

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Caro Miguel,

        Como posso sacar do market o Ndrive se ele está para venda?

  20. Avatar de Alexandre Barros
    Alexandre Barros

    Bom dia,

    Gostaria de colocar uma questão se alguém me pudesse ajudar agradecia, ontem a noite tentei desinstalar as aplicações do sapo que tanto me incomodam no meu Samsung GT-I5700, com o android 2.1, segui à risca o que estava escrito num artigo vosso anterior, instalei o z4root – root temporário- depois no teminal desinstalei as aplicações tudo certo. no entanto passado duas horas fiquei sem bateria e o telemóvel reiniciou, e até agora esta a tentar reiniciar, ele inicia mas encrava na palavra samsung ao iniciar, nota-se que quer iniciar mas volta sempre á palavra samsung. alguém sabe o que posso fazer para ter o android de novo ? 😀

    obrigado e parabéns pelo site 😉

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Humm… Esse sintoma não é bom, será que quando desinstalaste/apagaste as apps em modo root não apagaste nada do sistema que não deverias ter apagado? Experimenta tirar a bateria durante 1 ou 2min e volta a tentar.

      1. Avatar de Alexandre Barros
        Alexandre Barros

        Boa Tarde,
        Apenas desinstalei as aplicações do sapo, tal como dizia no artigo nada mais, nem me deu erro nem nada.

        experimentei o que me disse e ficou igual :S

        gostaria de saber se não há forma de com o telemóvel desligado conseguir instalar o sistema tal e qual através do pc?

        obrigado mais uma vez.

        1. Avatar de Miguel Almeida
          Miguel Almeida

          Verifica no site da operadora se tem lá o sistema operativo oficial, se lá tiver também deve ter um tutorial de como fazeres a instalação.

          1. Avatar de Alexandre Barros
            Alexandre Barros

            Boa Tarde mais uma vez,

            não aparece no site da TMN o telemóvel. se fosse o TMN A1 tem la o software. mas neste caso nem aparece o Samsung GT-I5700, alguem me pode ajudar?

  21. Avatar de speed
    speed

    Bom dia,
    Tenho o a5 á duas semanas e estou quase a tentar mudar de rom mas ainda não tive coragem de mexer.
    Gostava de saber se a rom FLB r11, depois de instalada fica com o conteudo em Português ou inglês.

    obg.

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Boas.

      Podes escolher a língua que queres tal como nas outras roms.

  22. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Aguardo impaciente pelo update 2.2 para o x10 mini pro

  23. Avatar de 2xtreme
    2xtreme

    A nivel de autonomia como se porta o A5?

  24. Avatar de Lopes
    Lopes

    agora que já sei mudar de ROM, só me fica a faltar o A5 😀

  25. Avatar de Rúben Lopes [Lopesmaio]
    Rúben Lopes [Lopesmaio]

    Engraçado, é parecido com o Optimus Lisbon, que por acaso, à semelhança do A5, também foi fabricado pela ZTE… seram baseados no mesmo modelo? :S

  26. Avatar de Rúben Lopes [Lopesmaio]
    Rúben Lopes [Lopesmaio]

    Engano, não queria dizer “seram baseados”, mas sim “serão baseados” xD

  27. Avatar de Miguel Nogueira
    Miguel Nogueira

    Excelente trabalho. A compilação destes dados todos – root, unroot para garantia, instalação de Roms, etc – evita ter que ler centenas de posts fragmentados nos fóruns. Serviço público!

  28. Avatar de Jlourenco
    Jlourenco

    boas!

    Tutorial muito bom!!

    Haverá a possibilidade de fazer o mesmo para o Galaxy S da TMN??

    Obrigado

  29. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas,

    No ClockworkMod Recovery, quando fazemos a cópia do sistema (Backup and Restore=>Backup e guarda os ficheiros no cartão SD), que ficheiros são guardados? De que informação foi feito o backup?
    Com a instalação da nova ROM temos que voltar a configurar os parametros do nosso operador de rede (TMN)? E os contactos?

    Não posso deixer de ficar espantado, no bom sentido claro, com a cadência a que são publicadas novas versões do FLB-Froyo.

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Boas.

      O backup feito é da rom toda, tudo o que lá tens ele guarda, apps, mensagens, configurações, tudo…
      “Com a instalação da nova ROM temos que voltar a configurar os parametros do nosso operador de rede (TMN)? E os contactos?”
      Não, é tudo automático.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Boas,

        Significa que instalo a nova ROM e depois ela vai “buscar” esses dados ou temos que fazer mais alguma coisa? Não me preocupa testar novas ROM desde que não tenha que, cada vez que testar uma ROM, ter que configurar o operador móvel ou repor contactos.
        Já alguém testou a última versão do FLB-Froyo?

        Cmps

        1. Avatar de Miguel Almeida
          Miguel Almeida

          Eu termos de rede fica tudo configurado, em relação aos contactos depende se tens o telm em sincronização com uma conta google, se tiveres ele vai buscar os dados.
          FLB-Froyo está 5*, é a melhor versão do Froyo que anda por ai (na minha opinião). Eu neste momento estou com a 2.3.3 (Gingerbread) mas era essa que usava no Froyo.

          1. Avatar de Pedro Silva
            Pedro Silva

            Antes demais muito obrigado pelo tutorial e pelo esclarecimento de muitas duvidas minhas…

            Miguel, estás a pensar disponibilizar um link com a versão do Gingerbread?

            Obrigado a todos.

  30. Avatar de ze
    ze

    Olá pessoal, estou com uma dúvida.

    Eu quero tirar completamente o sistema de origem e colocar o 2.2.

    Tenho que fazer aqueles passos para remover aplicações que não quero?

    Uma coisa que não percebi é, se instalo uma rom 2.2 a tralha do 2.1 ainda fica la algures no sistema?

    Eu não tenho nada no movel que queria guardar, nem mesmo contactos ou configurações.

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      “Tenho que fazer aqueles passos para remover aplicações que não quero?”
      Não, aquilo é só para quem quer tirar a “tralha”, não queres passas à frente. 🙂

      “Uma coisa que não percebi é, se instalo uma rom 2.2 a tralha do 2.1 ainda fica la algures no sistema?”
      Não, é tudo removido. É completamente formatado.

  31. Avatar de Cabecinhas
    Cabecinhas

    Faço todos os passo sem problemas até wipe Battery Stats, aqui neste passo, não existe indicação nenhuma se foi bem ou mal sucedido, quando faço instalar a ROM dá-me a indicação de aborted.
    Ideias?

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Na bateria o sistema não dá resposta mas ele é feito. Tens o ficheiro da rom em zip certo? Não é para extrair para o SD é o zip com a rom lá dentro!

      1. Avatar de Cabecinhas
        Cabecinhas

        Tenho isso como dizes… mas recomecei de início e deparo com um problema logo inicial, que é quando se instala o Install Recovery, dar-me unrecognized…

        1. Avatar de Miguel Almeida
          Miguel Almeida

          Mas tu não tinhas já instalado o clockworkmod? Não precisavas de repetir isso. Já me disseram que uns conseguiram e outros não, é algum problema com a imagem. Se ainda não conseguiste com essa tenta com a anterior http://goo.gl/4OyOb

          1. Avatar de Cabecinhas
            Cabecinhas

            Continuo com o mesmo problema, não consigo realizar a instalação…

          2. Avatar de Cabecinhas
            Cabecinhas

            Consegui com a versão: . ClockworkMod Recovery 2.5.1.8

          3. Avatar de Miguel Almeida
            Miguel Almeida

            Ok, tenta fazer upgrade para a ClockworkMod 3.0.1.4 para ver se funcionam se não tenho que colocar aqui essa imagem. É que está haver gente que consegue e outras que não…

          4. Avatar de Cabecinhas
            Cabecinhas

            Actualizar como é que o faço? É instalar esta versão por cima da outra?

          5. Avatar de Miguel Almeida
            Miguel Almeida

            Cabecinhas, sim.
            Podes fazer isso no Recovery Manager ou no ROM Manager, ele no ROM Manager até te detecta uma actualização e pergunta te se queres instalar…

          6. Avatar de Cabecinhas
            Cabecinhas

            Ao instalar por cima dá-me unrecognized!

          7. Avatar de Miguel Almeida
            Miguel Almeida

            E pelo ROM Manager não te deixa fazer/pedir a actualização?
            Tens aqui o ROM Manager:
            http://goo.gl/h76ld

          8. Avatar de Vipauer
            Vipauer

            Amigo Miguel,

            Instalei o ROM Manager ele detecta a nova versão ROM Manager v3.0.1.4 mas bloqueia, penso eu, na altura da instalação dando mesmo uma mensagem a dizer que a actividade ROM Manager não está a responder.

            Logo, no meu caso, só funciona mesmo com a v3.0.0.5.

            Cumprs

  32. Avatar de Hitanwolf
    Hitanwolf

    Ola Ppl!!! Estive a ler estes comentários e estou a caminho de por o meu A5, à minha maneira 🙂 Mas deixem-me ver se percebi direito: uma vez que faço backup com a nova ROM as aplicações ficam direitinhas? É que não queria perder o Ndrive. Já agora qual a melhor ROM para o A5? Cumprimentos

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      “uma vez que faço backup com a nova ROM as aplicações ficam direitinhas?”

      Para ficares com as apps todas direitnhas faz backup com o Titanium Backup e depois é só fazeres o restore delas na nova rom. Ao fazeres backup da rom toda, na nova não consegue ir lá buscar as apps e restaurares… Nunca perdes o Ndrive, basta fazeres download dele no market que ele reconhece a licença.

      “Já agora qual a melhor ROM para o A5?”

      Como referi no post, depende dos utilizadores… Se pretendes uma coisa económica em termos de bateria e que não afecte o desempenho aconselho-te a FLB-Froyo r11b, é Android 2.2 (Froyo) e está bastante boa.

  33. Avatar de ze
    ze

    Pessoal preciso de ajuda aqui.

    Estou para instalar a flb-froyo r11b mas lá no forum modaco tão sempre a dizer que é necessário fazer full wipe. Isso é o que?

    Seguindo os passos do artigo posso instalar correctamente o r11b partindo do sistema inicial do a5?

    Já agora, é aconselhável o r11b ou outra versão mais baixa?

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Full wipe são os wipes que eu explico no tutorial…
      wipe data/factory reset ; wipe cache partition ; wipe Dalvik Cache e wipe Battery Stats.

      “Seguindo os passos do artigo posso instalar correctamente o r11b partindo do sistema inicial do a5?”

      Sim, podes e deves. 🙂

      “Já agora, é aconselhável o r11b ou outra versão mais baixa?”

      A r11b está a funcionar correctamente e sem problemas…

  34. Avatar de Vipauer
    Vipauer

    Grande amigo Miguel Almeida só uma questão…

    Recebi hoje um cartão de memória 16Gb Class 10 para o meu A5 =P

    O que preciso de copiar do cartão actual para o novo para ficar tudo operacional? Vou também voltar a instalar uma nova ROM sendo ela a r11b logo a única coisa que lá tenho antiga é só o NDrive.

    Sobre temas disponíveis para o A5 como se procede à sua instalação?

    Muito obrigado por toda a ajuda prestada.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      “O que preciso de copiar do cartão actual para o novo para ficar tudo operacional?”

      Sinceramente não sei muito bem responder a essa questão, mas como vais instalar uma nova rom acho que não precisas de nada, ou seja, se ele precisar vai instalar lá sem problemas.

      “Sobre temas disponíveis para o A5 como se procede à sua instalação?”

      Instala-se da mesma maneira que as roms mas sem os wipes, ou seja é só “install zip from sdcard”.

      Cumps

  35. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    RE-UPLOAD do Pack Recovery: Com a imagem a funcionar e o Recovery Manager actualizado para a versão 35b.
    Podem fazer download no mesmo sitio ou aqui: http://goo.gl/3DpjS

  36. Avatar de OMINIS
    OMINIS

    Boas,

    Alguem pode ajudar-me?
    Eu já fiz o Root ao aparelho, instalei o RecoveryManeger e quando vou ao separador Recovery faço Install Recovery selecciono o clokword e ele fica tempos infinitos a dizer que está a instalar e numca acaba de instalar.

    O que estou a fazer mal?

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Já experimentaste com o novo pack que disponibilizei? Provavelmente o problema está na imagem do clockworkmod, tenta com o está agora para download http://goo.gl/3DpjS

      1. Avatar de OMINIS
        OMINIS

        Sim, já experimentei. E também não consigo instalar a imagem do clockworkmod.

        Esta ROM que eu tenho instalada, não é a que vinha com o equipamento. Eu já tinha instalado a do Codfish, mas como não instalei primeiro a Skyrom, a Codfish estáva a dar-me erros, pelo que optei por instalar esta da Sapo que está disponível no Blogue do PinhoPT.

        Já experimentei colocar as definições de fábrica e também fica ali eternamente o Boneco verde.

        Pelo método manual é mais complicado e não sei mexer com a linha de comandos.

        1. Avatar de OMINIS
          OMINIS

          Com o novo Pack, quando vou para instalar o RecoveryManager dá-me o seguinte erro “Lamentamos
          A Aplicação RecoveryManager(processo com.podtwo.RecoveryManager)parou de forma inesperada. Tente novamente

          Forçar fecho

          1. Avatar de Miguel Almeida
            Miguel Almeida

            Voltei a fazer upload do pack do Recovery Manager com a versão anterior v34b. Tenta agora e diz se conseguiste.

          2. Avatar de OMINIS
            OMINIS

            Infelizmente também não dá.Com o erro “Currently installed Recovery: Unrecognised”

            No Menu do telefone o nº da compilação que vinha de origem era a seguinte:
            “SAPO_P733NV1.0.0B02″
            A compilação que fui buscar ao Blogue do PinhoPT é a seguinte:
            ” “SAPO_P733NV1.0.0B03”

            Não sei se este pormenor tem influencia

          3. Avatar de Miguel Almeida
            Miguel Almeida

            Desinstala o Recovery Manager, faz reboot e volta a instalar. Pode estar a fazer conflito… Se não der não sei o que te dizer…

          4. Avatar de OMINIS
            OMINIS

            Assim que acabo de instalar o Recovery Manager, aparece-me no fundo do separador “About”,este erro:
            “Currenty installed Recovery: Unrecognised”
            Quando selecciono o separador Recovery, continua a aparecer.
            Depois da imagem executada aparece novamente. 🙁

            Currenty installed Recovery: Unrecognised

          5. Avatar de OMINIS
            OMINIS

            Finalmente consegui.

            Instalei a app Rom Manager e e fiz “Flash clockwordmod Recovery”

            obrigado por tentares ajudar.

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Boas,

        Só posso agradecer a vossa ajuda.
        Instalei a versão flb-froyo r11b com sucesso. Segui o tutorial o correu tudo conforme descrito. Quanto ao NDrive, tinha razão, existe a versão 10 para donwload gratuito, com validação através do IMEI. apenas tive de fazer a importação/backup dos favoritos. Tentei o Titanium Backup, mas sem sucesso (dizia que não tinha acesso root).
        Até agora apenas deparei-me com um bug. Não consigo escrever os caracteres latinos (ç; á; â; ã, etc.), ao premir a tecla por algum tempo, como fazia anteriormente, o teclado mostra as opções por uma fracção de segundo e coloca logo o primeiro caractere, não dá para escolher outro. Existe forma de instalar outro teclado??

        Mais um vez, obrigado pela vossa ajuda.

        1. Avatar de Miguel Almeida
          Miguel Almeida

          Respondido por e-mail.

        2. Avatar de Ningen
          Ningen

          Também estranhei, mas é assim mesmo o que acontece é que tens que manter a tecla premida (não podes levantar o dedo) e depois deslizar lentamente para a respetiva tecla com pontuação.

        3. Avatar de Nuno
          Nuno

          Olá,
          Depois de muito stress e a troca do telefone, eu também tenho a versão 2.2 instalada (recentemente) e apesar de escrever SMS’s com caracteres nacionais (áà éè íì òó ç, etc)os mesmos não são recebidos noutros telefones ou em alguns casos são substituídos por outros caracteres ‘não convencionais’.
          Julgo que a dificuldade não estará no teclado TouchPal mas sim do sistema Android.

          Alguém pode dar uma ajuda?

          Obrigado antecipadamente.

  37. Avatar de Ningen
    Ningen

    Olá, alguém me explica como removo o Titanium, para substituir pelo Titanium Pro?
    (Codfish Sunrise 2.2 – SapoA5 – Final – Signed)
    Obrigado

    1. Avatar de Ningen
      Ningen

      Podem ignorar, já descobri 🙂

      1. Avatar de Miguel Almeida
        Miguel Almeida

        🙂

  38. Avatar de TiagoB
    TiagoB

    Bom Artigo, mas se fosse feito um para o Vodafone 945 é que era 🙂

  39. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Dá para receber MMS com o 3g desligado (com os dados desactivados)? Para evitar ligações de dados acidentais…

  40. Avatar de antónio
    antónio

    Viva. Ao tentar fazer root ao telefone a app crasha. Como já vinha com o root instalado de quem me vendeu o equipamento passei para a instalação do Recovery Manager. Agora ao tentar abrir esta ultima app ela crasha tambem. Alguem teve este problema??

    1. Avatar de Edgar
      Edgar

      Tive o mesmo problema, comprei um da tmn NOVO, uso a aplicação que está aqui e diz que já tem acesso “root”, se tento fazer root novamente ele crasha, se fizer unroot ele crasha, se uso a aplicação titanium ele diz que não está root, se uso a aplicação para backups Recovery Manager, ele crasha.

      Já restaurei o tlm para as definições da fábrica e o problema permanece.

      Usei também o z4root antes do UniversalAndroot-1.6.1.apk e ele fica a tentar fazer root durante montes de tempo..

      Isto é normal? estou a fazer algo errado ou simplesmente não dá? não tive android antes e estou a fazer estes passos pela primeira vez.

      1. Avatar de Edgar
        Edgar

        (double post) mas usei novamente o z4root após restaurar as defs originais, e consegui ter root, vou testar agora o resto dos passos. (continuo num comentário
        mais em baixo)

  41. Avatar de Fonseka
    Fonseka

    Boas! Alguem sabe dizer para quando um upgrade para a versão android 2.2 do SAPO A5? Obrigado!

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Ainda não há informação sobre isso, disseram que estavam a trabalhar nisso mas ainda não há nada. Mas o incrível nisto é como as comunidades consegue “fazer” melhores roms que as próprias operadoras/proprietários… Senão quiseres esperar por uma oficial tens aí boas opções.

      1. Avatar de speed
        speed

        Caro Miguel Almeida, ando para aqui com umas duvidas,qual devo instalar a “Codfish Sunrise 2.2 – SapoA5 – Final – Signed” ou “flb-froyo r11b”?

    2. Avatar de Ningen
      Ningen

      Eu cansei-me de esperar instalei a “Codfish Sunrise 2.2 – SapoA5 – Final – Signed” e devo dizer que estou super satisfeito.
      Principalmente porque agora tenho memória para as aplicações e o A5 ficou muito mais fluido.
      Tenho tudo a funcionar bem.

  42. Avatar de Edgar
    Edgar

    Tou com um problema, comprei um sapo a5 da tmn NOVO, uso a aplicação que está aqui e diz que já tem acesso “root”, se tento fazer root novamente ele crasha, se fizer unroot ele crasha, se uso a aplicação titanium ele diz que não está root, se uso a aplicação para backups Recovery Manager, ele crasha.

    Já restaurei o tlm para as definições da fábrica e o problema permanece.

    Usei também o z4root antes do UniversalAndroot-1.6.1.apk e ele fica a tentar fazer root durante montes de tempo..

    Isto é normal? estou a fazer algo errado ou simplesmente não dá? não tive android antes e estou a fazer estes passos pela primeira vez.

    1. Avatar de Edgar
      Edgar

      hum.. após tentar novamente com o z4root… e usei a opção PERMANENT ROOT ele reiniciou o tlm, e disse que está com root, coloco mais updates mais logo, espero n ter problemas daqui pra frente

      1. Avatar de Edgar
        Edgar

        Bem.. o z4root permitiu-me fazer root temporário, root permanente e tirar o acesso root, por isso este passo já está.

        O Titanium Backup já reconhece o acesso root, no entanto o software que aparece neste site, não funciona, nomeadamente o UniversalAndroot ou o Recovery Manager, ambos crasham

        1. Avatar de Edgar
          Edgar

          Bem .. não estou a conseguir.

          Através do root temporário consigo usar o Titanium Backup, consigo usar o

          Consigo ter acesso root temporário, mas qnd reinicio para usar o Recovery Manager e instalar a imagem boot, mas sempre que reinicio o sistema deixo deter acesso root.

          Quando faço ROOT permanente (no z4root) ele não fica ROOT após o reboot.

          Alguma sugestão?

          1. Avatar de Edgar
            Edgar

            já agora… após o root permanente, e o respectivo reboot, não consigo aceder à aplicação Recovery Manager pois crasha, e quando tento fazer root na UniversalAndroot ele diz-me que já está root, e pergunta-me se quero fazer root novamente, eu digo que sim e ele crasha.

            Quando uso Unroot, ele crasha.

          2. Avatar de Edgar
            Edgar

            Bem… ao que parece o UniversalAndroot que estava a usar não era a última versão, a nova versão já permite fazer root propriamente.

  43. Avatar de Jlourenco
    Jlourenco

    boas!!

    tenho uma duvida! tenho um SGS e queria apenas apagar as apps da sapo e tmn. mas antes queria fazer um backup da rom original para, caso aconteca algo, instalar novamente a rom original no terminal.
    para fazer o backup tenho utilizado o Rom manager mas na parte em que reinicia em recovery mode ele fica la parado a espera que eu escolha a opção de fazer reboot.

    Alguem pode dar uma ajudinha?

    cumps

  44. Avatar de Vipauer
    Vipauer

    Boas pessoal,

    Actualmente qual a melhor ROM 2.2 para o nosso A5?

    Pergunto isto porque vim a saber que o nosso amigo que fazia as ROM’s FLB-Froyo G2 for ZTE Blade (r11b) vai deixar de lançar actualizações e no próprio post faz referência às ROM’s Swedish Spring RLS4.

    O que os mais experts dizem sobre este assunto?
    Só para informar que actualmente uso a Froyo R11b.

    Agradeço imenso a vossa ajuda.
    Cumprs =P

    1. Avatar de Diogo Esteves
      Diogo Esteves

      Depois de ter vários telemóveis androido (Magic, Hero, Nexus One e agora um A5) recomendo vivamente o CyanogenMod (actualmente v7 RC4). O telemóvel é actualizado para a v.2.3.3 ganhando um boost considerável de performance e as opções de customização são imensas (desde opções de chamadas, atalhos na status bar, overclocking, cores da led (se aplicável), etc).

      Desde o meu primeiro android que “flasho” várias vezes por semana, quer sejam actualizações quer sejam novas roms só para experimentar e nunca tive nenhum problema em termos de avaria. Uma coisa boa do Android é que só com muito azar estragam o vosso smartphone.

      Dito isto, se estiverem a ter problemas com a recovery ClockWord tentem instalar a app do mercado Clockword e instalar a recovery a partir daí.

      Cumps

      1. Avatar de Vipauer
        Vipauer

        Obrigado amigo Diogo Esteves…

        Mas essa versão 2.3.3 ainda não é final certo?
        Ao contrário de algumas 2.2 que já são estáveis…espero não estar a dizer nenhuma asneira.

        No meu caso…passei para a ROM Swedish_Spring_RLS4b (Froyo 2.2) hoje…recomendas a CyanogenMod (actualmente v7 RC4) 2.3.3 como melhor opção em relação à que estou a usar?

        Muito obrigado pela ajuda.

        Cumprs

        1. Avatar de Diogo Esteves
          Diogo Esteves

          @ Vipauer

          Não, a versão desta “custom rom” não é a final. Tal como diz o nome da versão (RC4 = Release Candidate 4), mas segundo o próprio Cyanogen durante os próximos dias deve sair a versão final da sua rom (a versão 7).

          Tenho estado a usar essa rom no A5 e até agora não tenho razões de queixa. Á parte de alguns erros de tradução para português nas configurações especificas da Rom não denoto qualquer tipo de outro erro.

          Em relação à rom Swedish Spring não passei muito tempo com ela, mas segundo pude constatar era basicamente a versão mais “pura” de android 2.2 oferecida pelas operadoras, com algumas mudanças a nível de kernel, conferindo algumas vantagens a nível de overclock, processamento dos processos que estão a correr, etc.

          Ambas são boas, mas como já muitas vezes foi dito, isto varia muito dos gostos especificos de cada um. Eu adoro customização, no entanto há Roms mais direccionadas à simplicidade. O insuportável é a quantidade de “lixo” que os operadores incluem que enchem desnecessariamente o telemovel.

          Espero que tenha ajudado.
          Cumps

          1. Avatar de Diogo Esteves
            Diogo Esteves

            Quero acrescentar que no ultimo nightlie (compilação diária do CM7) foram reportados erros com o GPS e alguns soft reboots. Ainda não testei o GPS desde esta ultima instalação mas caso queiram mesmo a maior estabilidade possivel o melhor é usarem a Swedish Springs e daqui a uns dias quando sair a versão final do CM experimentarem.

            Se fizerem como eu e usarem o Titanium Backup e fizerem backups na recovery não correm risco nenhum e testam por vocês mesmos numa questão de minutos.

            Cumps a todos

  45. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Pack Recovery actualizado com as ultimas versões do recovery mode e com update da nova imagem de recovery.

  46. Avatar de Vipauer
    Vipauer

    !!!NOVIDADE!!!

    Saiu a versão final da CyanogenMod 7…

    Vou experimentar e depois dou novidades.

    Cumprs =P

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Já estou com ela. Excelente. 😀

  47. Avatar de DanyM
    DanyM

    Olá a todos.
    Depois de tentar várias vezes sem sucesso lá consegui entrar em modo recovery (3.0.05). Fiz os backups, wipes e tal que mandam.
    Mas depois esqueci de uma coisa. Colocar a Costum ROM no cartão!!!!

    Penso que se colocar a ROM no cartão através de outro telemóvel consigo resolver o assunto, ou terei feito asneira da grossa?

    Cumps

    1. Avatar de Vasco Teixeira
      Vasco Teixeira

      Boas,

      Tiras o cartão de memória, metes num leitor de cartões e copias para lá a ROM (ficheiro .zip), voltas a colocá-lo no telemóvel e fazes de novo.

      Cumprs

      1. Avatar de DanyM
        DanyM

        Sim estou a tentar fazer isso com outros telemóveis….mas ainda não consegui.
        A minha pen da TMN banda larga tem leitor destes cartões mas não consigo que ele detecte o cartão.
        Tenho MACbook pro
        Cumps

        1. Avatar de Diogo Esteves
          Diogo Esteves

          Dentro da recovery (Clockwork ou Amon_RA) há uma opção no menu “mount” se não me engano, para montar o cartão de memória. A opção chama-se usb toggle ou usb-me toggle ou algo parecido, procura que encontras. Podes depois copiar para o cartão de memória o zip com a rom e instalar normalmente. 😉

  48. Avatar de João
    João

    Boas

    Segui os vossos passos e tudo correu aparentemente bem e rápido. Instalei o FLT – Froyo G2. Depois vi uma coisa, ao seguir os passos, instalei o UniversalAndroot-1.6.1, fiz root, instalei o RecoveryManager_v0.34b.apk, recovery, install recovery recovery-clockwork-3.0.1.4-blade.img, reboot.
    No Clockworldmod Backup e DEPOIS: Format Disk, Data, Cache (ate formatei por ordem :)) install from zip e instalou e ligou aparentemente tudo bem. Reparei em alguns foruns que falam em Wipe Wipe Dalvik Cache e bateria e Wipe data/factory reset… Coisa que eu não fiz, tem alguma coisa a ver, ou a formatação do Disk, data e cache chegam??

    Outra coisa, o Froyo vem em ingles, da pra colocar em PT, ou ha alguma ROM em PT?

    O Ndrive, apos a instalaçao fui descarrega lo ao market gratuitamente, como faço pra ele assumir os meus dados da licança vitalicia?

    Obrigado e Nice Work 😉

    1. Avatar de João
      João

      Ok… em relação á língua já resolvi… simples 😛

  49. Avatar de David Oliveira
    David Oliveira

    Boas tardes!

    Alguém me pode indicar o site para efectuar o download da ROM, versão 2.2.3 para o meu A5 ?

    Obrigado.

    Cmpts,

    David

    1. Avatar de Diogo Esteves
      Diogo Esteves

      A versão 2.2.3 não te sei dizer ao certo, mas visita o forum zte blade @ xda e procura por lá. A 2.3.3 também lá está se te interessar…

      Cumps

    2. Avatar de David Oliveira
      David Oliveira

      Boa tarde!

      Antes demais, obrigado pela vossa rápida e disponível atenção! 🙂

      Instalei ontem a 2.2.3 (update-cm-7.0.0-Blade-signed.zip) do site download.cyanogenmod.com/?device=blade e não estava muito estável, pois acamera não funcionava bem e o market não abria!!

      vou tentar a versão cm_blade_full-39.zip!!

      Obrigado!

      1. Avatar de ze
        ze

        Penso que o que instalaste foi a 2.3 e não a 2.2

  50. Avatar de Ricardo feio
    Ricardo feio

    Boas a todos!!

    gostava de saber se alguém me poder dizer se os ecrãs do TMN a5 são tft ou se já sao AMOLED?

    obrigado

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      São TFT amigo,.. seria bom serem AMOLED.

  51. Avatar de Vasco Teixeira
    Vasco Teixeira

    Boas pessoal,

    Alguém que use a ROM CM7 e a bateria não dure mais que um dia?

  52. Avatar de António Landeiro
    António Landeiro

    Por favor alguém me pode indicar qual o Smartphone que dá para usar o SKYPE.

  53. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Instalei a ROM “CyanogenMod 7 (Stable)” no Sapo A5 e está tudo a funcionar às mil maravilhas!

    Obrigado pelo excelente tutorial!

  54. Avatar de A5fan
    A5fan

    Questão: Ao mudar de rom no A5 todas as sms e outros conteúdos são apagados?!

    1. Avatar de Vipauer
      Vipauer

      Sim…

      Tens de usar o Titatinum Backup para fazer o backup do que queres e depois repor na nova Rom.

      Cumprs =P

  55. Avatar de JGNog
    JGNog

    Pessoal, estou a precisar desesperadamente de ajuda!

    Segui o tutorial, mas encontrei problemas na instalação da ClockworkMod Recovery. No entanto, consegui resolvê-los e fazer o boot em modo Recovery.

    Instalei então a CyanogenMod 7.0.2. A instalação pareceu decorrer sem problemas. Fiz o reboot, mas o telemóvel não consegue arrancar! O robo aparece durante uns 2 ou 3 segundos, desaparece e volta a aparecer… Sempre em ciclo!

    O que se passa? Tenho medo que tenha estragado o meu telemóvel! Toda a ajuda será muito apreciada.

    1. Avatar de JGNog
      JGNog

      Muito obrigado!

      Mas agora tenho um problema. Como passo novos ficheiros para o cartão SD?

      1. Avatar de JGNog
        JGNog

        Quando tento no ClockwordMod Recovery ir a “mounts and storage” -> mount USB storage, dá-me este erro:

        E:Unable to open ums lunfile (No such file or directory)

        Parece que me está a faltar um ficheiro essencial.

      2. Avatar de Vipauer
        Vipauer

        Se estiveres a falar de mover aplicações instaladas no telemóvel para o cartão SD é simplesmente ires às Definições ; Aplicações ; escolheres a aplicação ; clicares nela e depois onde diz “Mover para SD”.

        Cumprs =P

        1. Avatar de JGNog
          JGNog

          Não, não é esse o problema. Para fazer o upgrade de Gen1 para Gen2 preciso de passar um ficheiro para o cartão SD. Como, de momento, o meu telemóvel não arranca, não tenho como o fazer…

        2. Avatar de Vipauer
          Vipauer

          No meu caso tenho um adaptador de micro-sd para sd.

          Se não tiveres podes instalar a ROM antiga (7.0.0) copiar o zip e extrai-lo e voltar a fazer de novo.

          Não conheço outro método =S

          Cumprs

    2. Avatar de mike
      mike

      Qual a vantagem de fazer upgrade para a gen2 ?

      cumps

      1. Avatar de Vipauer
        Vipauer

        Neste caso para conseguires usar a rom 7.0.2

        De resto o que tenho lido é:
        [*]better network reception
        [*]HSUPA enabled
        [*]850mhz enabled for GSM and 3G

        Cumprs =P

        1. Avatar de mike
          mike

          e como é em termos de autonomia?
          cumps

        2. Avatar de Vipauer
          Vipauer

          Ainda estou em fase de teste mas para já com a 7.0.0 não consegui muito mais que 1 dias e pelo menos nesta durou 2 dias sem problema.
          Mas ainda vou fazer mais uns testes e dentro de dias dou novidades.

        3. Avatar de Vipauer
          Vipauer

          Boas,

          Estou um bocado desiludido com a autonomia…

          Ontem andei sempre com o 3G ligado, a sincronização e dados activados. Recebi alguns e-mails (7), enviei 5 sms e fiz 4 chamadas de duração de 1min. Cheguei às 22h com 12% de bateria restante.

          Hoje andei sempre com o 3G desligado, a sincronização e dados desactivados. Recebi 2 sms e enviei 3, fiz 5 chamadas em que 3 delas com cerca de 1min e as outras 2 perto de 5min.

          Neste momento tenho 50% de autonomia.

          Agora tirem as vossas conclusões.

          Cumprs =P

    3. Avatar de Valente
      Valente

      Viva
      No meu a5 instalei duas CyanogenMod 7.0 e finalmente tenho a 7.1.0-RC1-Blade a rolar bem penso eu. Instalei as appls da google e agora está tudo configurado (3G, WiFi, etc). Nunca passei para Gen2, que ainda não percebi bem para que serve. O que é que me pode acontecer ao a5 sem a Gen2?
      Obrigado

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Finalmente percebi, conforme outro post no fim, de hoje 19/08.

        O “Ask Mr Pigfish” diz se o nosso é Gen1 ou Gen2.
        Por isso eu nunca consegui instalar as flb (o meu é G2)!!!

  56. Avatar de Diogo Esteves
    Diogo Esteves

    Eu quando instalei o CM7 no A5 não me lembro de ter de passar para GEN2… Funcionou logo a primeira. Antes de fazeres coisas irreversiveis aconselho a tentares instalar tudo outra vez e a formatares tudo (Boot, System, Cartão SD, etc) e instalares como novo.

    Depois de passares para GEN2 não podes voltar atrás e deixas de ter acesso a certas roms.

    Cumps

    1. Avatar de Vipauer
      Vipauer

      Boas,

      É preciso agora a partir da versão 7.0.2 em diante.

      Cumprs =P

      1. Avatar de Diogo Esteves
        Diogo Esteves

        Obrigada pela info. Ainda não fiz update do meu por isso não sabia! 😉

        Cumps

  57. Avatar de JGNog
    JGNog

    Acho que vou optar por instalar a 7.0.0. Assim é menos um procedimento pelo qual tenho de passar. Mas agora preciso de arranjar maneira de passar o zip da 7.0.0 para o cartão SD. Vou ver se há alguma coisa cá em casa que leia microSD.

    1. Avatar de Vipauer
      Vipauer

      Não precisas de desistir por uma coisa tão simples…

      Tens é de arranjar maneira de conseguir copiar os ficheiros para o SD.
      De resto é muito fácil…

      Cumprs =P

      1. Avatar de JGNog
        JGNog

        Existem diferenças significativas entre a 7.0.0 e 7.0.2?

  58. Avatar de mike
    mike

    viva, fiz a alteração para gen2 com a CM7, esta muito boa, mas tenho um problema, existe um certo lag quando se acede ao menu devido a ter por tras a imagens de wallpaper, ha alguma forma de a retirar quando se acede ao menu?

    cumps

    1. Avatar de Vasco Teixeira
      Vasco Teixeira

      Por acaso também noto isso mas ainda não descobri como resolver.

      Vou ver se encontro resolução.

      Cumprs

      1. Avatar de Diogo Esteves
        Diogo Esteves

        Nas configurações do ADW launcher há lá uma opção para especificar a cor do background do “drawer”… metam a preto que melhora bastante o lag. Ou então experimentem sacar o launcher pro do mercado que é bastante suave.
        Cumps

        1. Avatar de mike
          mike

          sim de facto o launcher pro é bastante suave, obrigado

          cumps

  59. Avatar de mike
    mike

    Ola novamente, reparei que o market nao esta a sincronizar, existe forma de o fazer?

    cumps

    1. Avatar de mike
      mike

      ok, ja encontrei forma de o fazer, privacy -> factory data reset e ficou ok

  60. Avatar de JakimJosé
    JakimJosé

    Bom dia, ao fazer download do pack recovery, é indicado pelo antivirus que este ficheiro é perigoso e que foi identificado com grande potencial de virus.
    Conseguem publicar os ficheiros sem vírus, sff.
    Cumprimentos,

    1. Avatar de Diogo Esteves
      Diogo Esteves

      Deve ser o teu AV que é extra zeloso… Passei pelo Kaspersky, Nod32 e Avira e nenhum detectou qualquer problema.

    2. Avatar de Vasco Teixeira
      Vasco Teixeira

      No meu caso Norton 360 e Norton Internet Security nada acusa…

      Cumprs =P

    3. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Não tenho qualquer problema com o antivírus, nem no Kaspersky nem no NOD32 qualquer das maneiras adiciona às exclusões.

    4. Avatar de Valente
      Valente

      O ideal é fazer-se o download pelo Android. Com o z4root também me era indicado que era um Trojan, era desinfectado e danificado, e não funcionava. Saquei-o com o phone e o.k.

  61. Avatar de ze
    ze

    Para meter a Rom do Sapo original é necesssário fazer todos os wipe ou é so escolher o install zip from sdcard.

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Penso que não é preciso, mas por norma costumo fazer wipes ou trocar de roms, só se forem updates dela é que não. Por isso considero boa política se o fizeres. 😀

  62. Avatar de André Torres
    André Torres

    @Miguel Almeida: Mtos parabéns e obrigado pelo post!

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Muito obrigado. 🙂

      1. Avatar de mike
        mike

        bem a cm7 faz-me muito “drain” da bateria… testei 3 dias e isto come a bateria toda em 12h, mesmo com ajustes on demond de cpu min 122mhz e mac a 600mhz, coloquei a swedish spring a ver 😀

        1. Avatar de Miguel Almeida
          Miguel Almeida

          Depende do uso, já agora Gen1 ou Gen2? Gen2 gasta um pouco mais bateria, mas calibrei a bateria ontem e hoje ainda tenho 91% com uso de wi fi, sms e chamadas (uso normal).

          1. Avatar de mike
            mike

            Fiz a alteração para Gen2, tb calibrei a bateria, mas isto segundo dizem é mesmo problema da rom, existe mais pessoal a queixar-se nos foruns da CM.

            cumps

          2. Avatar de Valente
            Valente

            Ainda não percebi essa história do Gen1 e Gen2. O meu a5 está agora com o CyanogenMod-7.1.0-RC1-Blade e instalou bem. Outras 7.0.x idem. Só as flb é que não consegui instalar…? Será por causa das Genx?

          3. Avatar de Valente
            Valente

            Já percebi, segundo meu post de hoje, no fim…

  63. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Para quem tiver problemas com a duração da bateria, podem fazer a calibração por este método:

    O procedimento é o seguinte:

    1. Com o equipamento ligado, ligue o carregador até o LED ficar verde,
    indicando que carregou até aos 100% de bateria.

    2. Retire o carregador e desligue o equipamento logo de seguida. Com ele
    desligado, ligue novamente o carregador até o LED ficar verde.

    3. Retire o carregador e ligue o equipamento até iniciar completamente.

    4. Desligar novamente o equipamento e, com ele desligado, ligar novamente o
    carregador até ficar com o LED verde.

    5. Opcional: No ClockWorkMod ir ao Menu “advanced” e fazer um “Wipe Battery Status”, de seguida ligue o equipamento. (Eu costumo fazer este passo)

  64. Avatar de David Oliveira
    David Oliveira

    Boas pessoal, como estão?

    Epah, instalei uma stable rom no sapo a5 (zte blade) e faço tudo certinho e tal e após a instalação faço o reboot e ele não arranca, pois fica com o androidzinho verde a piscar e não passa dali..

    É normal? alguém já se deparou com esta situação?
    Obrigado.

    Abraços,

    David

    1. Avatar de r0ckf3l3r
      r0ckf3l3r

      Caro David,

      Provavelmente instalaste uma rom da CM depois da Nightly #40, que já utiliza a tabela de ficheiros dos ZTE Blade Gen2 (Os primeiros A5 são todos Gen1), e como tal, terás que fazer a conversão dessa tabela.

      Cumprimentos.

  65. Avatar de João Gomes
    João Gomes

    Boas,de momento qual é a rom que aconselham ?
    Tenho o A5 e nunca mudei a rom. Ta a original sem as coisas do sapo.
    Cumprimentos.

  66. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Boas Será Possivel Alguem dar os Wallpapers:

    Wallpaper Interactivo Sapo e Wallpaper Interactivo TMN

    Recentemente um user colocou os ficheiros mas infelizmente esses ja nao existem alojados no dropbox

  67. Avatar de Rogério
    Rogério

    Instalei a rom Codfish Sunrise 2.2 e correu tudo bem, reiniciei como pedido, acabou de instalar a rom, e ligou normalmente.

    Após um bocado, reiniciei o equipamento e no reinicio do equipamento, chegou à imagem animada do Android e não passa daqui, fica numa tentativa de inicialização do sistema infinita.

    Ora voltei novamente ao ClockworkMod Recovery e restaurei a antiga rom (Rom original do A5), pois obviamente que fiz um backup da rom original antes de instalar a custom rom.

    Relativamente ao problema que me surgiu, não sei se fiz algo errado, a rom foi instalada com sucesso sem erros, iniciou normalmente, “brinquei” um pouco no 2.2 e depois a coisa deu para o torto.
    Por uns instantes fiquei em pânico, pois como não conseguia aceder ao sistema para ligar o a5 ao pc e passar a stock rom, fiquei por instantes a pensar que teria de o mandar pela janela fora. 😛

    Mas o clockworkmod salvou-me. =D

    Amanha irei experimentar a rom FLB r11, a ver se não dá problemas como esta.

  68. Avatar de Rogério
    Rogério

    Instalei a rom FLB r11 hoje de manhã, e até ao momento, está a funcionar lindamente.

    Bastante fluída no A5.
    A tradução para PT-PT é que poderia estar melhor, algumas partes ainda precisam de ser traduzidas (o que é compreensível), mas o que já está traduzido, poderia estar melhor.

    Podia ter um boot um pouco mais rápido, mas como disse, até agora, está a funcionar lindamente. A ver daqui a uns dias.

  69. Avatar de David Oliveira
    David Oliveira

    Boas tardes, mais uma vez 🙂

    Estou com a ROM Sunshine Tejo 2.3.3 e está tudo bem. No entanto, apenas tem um defeito, a meu ver..GRAVE!

    Toda a santa vez que deixo o telemóvel a carregar durante a noite, quando acordo tenho sempre o telemóvel desligado, pois ele reinicia-se.

    Alguém tem esse problema também? Alguma sugestão para corrigir este BUG?

    Em relação ao meu último comment, não sei como resolver a questão. Pois após instalação da stable ROM quando reinicio o telemóvel, fica o androidzinho a piscar e não consigo fazer mais nada. Alguém me ajuda?

    Obrigado!

    Cumprimentos,

    David Oliveira

    1. Avatar de Edgar
      Edgar

      Pois.. também estou com esse problema… mas eu tenho a versão 2.2 dos tutoriais que segui aqui.

      Não acontece a toda a hora, mas por vezes o tlm de manhã KAPUT.. carrego na tecla “voltar atrás” e o telemóvel vibra, carrego no botão “ligar/desligar” e o telemóvel vibra, para poder voltar a mexer no telemóvel tenho de remover a bateria, e ligar de novo.

      Para além disto antes estava a contar com o telemóvel para despertar de manhã.. e agora simplesmente não posso fazer o mesmo, já experimentei com várias aplicações.. mas como o problema é de raiz mesmo com esta ROM… tou feito ao bife.. Eu ia fazer um upgrade para a 2.3.. mas já vi que o problema ainda continua.. 🙁

  70. Avatar de JPCC
    JPCC

    Eu instalei a rom 2.3.4 e com ele vieram algumas aplicações que eu não quero, há alguma maneira de as apagar??

    1. Avatar de David Oliveira
      David Oliveira

      Boas!! Onde fizeste download dessa rom? é estável?

  71. Avatar de Fabio
    Fabio

    Boa noite ! neste momento uso a cm7.00 stable , mas tou a pensar em mudar, o telemovel ta a funcar prefeitamente, apenas não muito rapido ! nem com o launcher pro!

    que rom aconselham a nivel de estabilidade?

    Cumps

  72. Avatar de Diogo
    Diogo

    Caso escolha-mos apenas remover as aplicações sapo e TMN melhora a performance?
    Instalei a Android 2.2 – Froyo mas acho que gasta mais bateria, algumas páginas web ficaram mais lentas, e para além disso vem também com aplicações desnecessárias que não consigo remover…

  73. Avatar de mendes
    mendes

    Pessoal tmb tou com problemas, esqueci-me de por uma rom no sd card e agora o pc quando liga ao A5 não detecta o sd card e nao posso lá meter a rom.
    como soluciono isto?

    1. Avatar de DMM
      DMM

      Tive o mesmo problema, não meti em zip… o que me valeu foi que tinha um leitor de mp3 que lia micro SD e tirei o cartao do telemovel e pus-lo no leitor… Se não tens outro leitor ou outro cartão tas lixado… Vais ter de arranjar

      1. Avatar de mendes
        mendes

        Fiz um recover e instalei de novo o meu sapo entrei no sd card e meti lá umas quantas roms 🙂

  74. Avatar de mendes
    mendes

    já consegui mas agora quando instalo a rom e reinicio o A5 fica o boneco do android a piscar eternamente e não sai dali.
    Alguem pode dar uma judinha? 🙂

    1. Avatar de DMM
      DMM

      Hum isso a mim acontecia qd tentava ligar antes de instalar a ROM.

      1. Avatar de mendes
        mendes

        Acho que tem qualquer coisa a ver com o Gen1 ou Gen2, ainda não me informei bem, sei que tava a tentar instalar o flb froyo r11 e nao dava, ficava o boneco do android a piscar eternamente, instalei o flb froyo r10 e funciona na perfeição.
        Que terá se passado?

        1. Avatar de Miguel Almeida
          Miguel Almeida

          Andas as versões são GEN1, a FLB são todas GEN1. Não teve suporte para GEN2.

  75. Avatar de Nuno Saraiva
    Nuno Saraiva

    Boas pessoal,

    Necessito de ajuda…

    Sigo os passos todos direitinhos e na parte em que tenho de desligar o telemóvel e voltar a ligá-lo com a tecla de volume down e power on simultaneamente pressionados ele fica com o simbolo do android e não sai de lá.

    Instalei o Recovery Manager e assim que acabo de instalar, aparece-me no fundo este erro:
    “Currenty installed Recovery: Unrecognised”
    Quando selecciono o separador Recovery, continua a aparecer.
    Depois da imagem executada aparece novamente.

    Já fiz reboot e tentel unroot e nada.

    Tentei com o Rom Manager e fiz flash e não altera esta situação.

    Help.

    1. Avatar de mendes
      mendes

      Isso de aparecer o “Currently installed Recovery: Unrecognised” é normal, vais a secção onde diz “Recovery” e seleccionas “install recovery” e a seguir seleccionas o ficheiro recovery-clockwork-3.0.1.4-blade.img.

      Quando desligas o telemovel e voltas a liga-lo com o botao do power e do volume down tens que continuar a pressionar até o boneco desaparecer e aparecer o menu do Clockworkmod.

      😉

      1. Avatar de Nuno Saraiva
        Nuno Saraiva

        Estive mais de 1 munuto a pressionar os 2 botões e não desaparece o boneco. 🙁

        que mais posso fazer?

        1. Avatar de Nuno Saraiva
          Nuno Saraiva

          Voltei a tentar com vários ficheiros recovery diferentes e nada.
          HELP…

          1. Avatar de uoaouao
            uoaouao

            Testa com a aplicação rom manager v3.0.2.0 em vez da recovery manager. comigo resultou!!!

  76. Avatar de DMM
    DMM

    Boas
    Instalei o froyo 2.2 mas agora tenho um problema o telemovel segundo posso constatar não entra em modo sleep. Pois onde vejo o que esta a gastar a bateria onde anteriormente tinha uns 5/10% no ‘sistema android’ agora tenho 96/98%
    Alguem me pode ajudar? Devo voltar ao sistema original?

    1. Avatar de DMM
      DMM

      Não entra em modo spleep com o froyo daqui =(

    2. Avatar de DMM
      DMM

      Instalei de novo o firmware original e voltou ao normal ficou com “Incatividade do telefone” -38%
      “Telefone Inactivo – 32%”
      “Wifi” – 19%
      “Visor” – 9%
      “Sistema Android” – 2%

      2% para 98% vai grande diferença e reflecte-se na duração da bateria, alguém me ajuda a compreender porque acontece isto?

  77. Avatar de walter
    walter

    olá tenho o a5 com gen2

    queria fazer root para apagar algumas aplicações e mais tarde mudar de rom.
    qual é a aplicação e a mais recente para usar e aonde posso fazer o download?

    obrigado

  78. Avatar de JakimJosé
    JakimJosé

    Bem, eu devo ser mesmo cegueta, porque já fiz download dos ficheiros, já instalar o programa para carregar em “root”. Tentei utilizar o astro file manager para desinstalar uma das aplicações da sapo, mas continua a ser-me informado que não tenho privilégios para tal.

  79. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Root para quem tem android 2.2 usem o z4root: http://goo.gl/CvP9z

    1. Avatar de Valente
      Valente

      O z4root a mim só me fazia root temporária, nunca a definitiva. Mas foi quanto bastou para testar várias coisas. Actualmente o a5 esta com CyanogenMod-7.1.0-RC1-Blade, 2.3.4 Gingerbread e está muito bem. Gosto

  80. Avatar de Jakim José
    Jakim José

    Tenho um sapo a5 com o android 2.1 e nunca consegui fazer sequer desinstalar uma aplicação da sapo, quanto mais instalar o android 2.2. Isto apesar de ter seguido todos os passos até ao momento em que tento desinstalar uma aplicação.

  81. Avatar de Edgar
    Edgar

    Boas.

    actualmente possuo a versão 2.2 no meu sapo a5.

    Queria actualizar isto para a 2.3 qual é a versão que devo escolher. o meu sapo a5 funciona bem.. mas estou com um problema grave devido a um bug que julgo só ter sido corrigido na 2.3 relativamente à ligação via MSCHAP V2 por wi-fi que até aqui não funciona porque o sapo a5 não guarda a informação após clicar em ligar.

    Os meus requisitos são apenas teclado em português com dicionário e um rom que seja bastante usado.

    A versão que anda aí do cyanogem permite isto? ou recomendam outra?

  82. Avatar de Hélio Santos
    Hélio Santos

    Olá a todos,

    Tenho o a5 mas não tenho usado (Erro crasso que quero corrigir!! :D) com a versão 2.1 que vinha de origem.

    A minha questão é: aconselham fazer o update para 2.2 (já disponível pela TMN) e depois executar os procedimentos desta página? É possivel?
    Ou será melhor fazer primeiro estes procedimentos e depois avançar para uma versão 2.2? Qual versão 2.2 que aconselham?

    Obrigado a todos!!

  83. Avatar de Hélio Santos
    Hélio Santos

    Bem…que cena!! 🙁 pus a imagem na raiz do cartão e agora não consigo fazer o chose zip from sdcard!!! Alguem me ajuda?

    Please!! 🙁

  84. Avatar de univers
    univers

    Olá,

    Tentei fazer root com o UniversalAndroot-1.6.1, mas acontece que este diz-me que já está feito root, quando na verdade não está feito. Digo isto por quando fazer algum dos passos aqui descritos não conseguido.

    Alguma ajuda

    1. Avatar de xoca
      xoca

      A mim acontece-me o mesmo. Penso que o problema é o facto de agora o A5 vir jáo com o Android 2.2 instalado e o UniversalAndroot-1.6.1 destina-se ao 2.1. Só agora entrei no mundo do Android por isso posso estar a dizer asneiras aqui. De qualquer maneira, é possivel alguém explicar o porque desta situação e como a contornar? Eu exprimentei utilizar o z4root para fazer o root mas aparentemente também não está a dar.

    2. Avatar de xoca
      xoca

      Utilizei o link fornecido pelo Miguel Almeida e consegui fazer o root 🙂

      1. Avatar de JakimJosé
        JakimJosé

        Qual dos vários links do Miguel Almeida?
        Obrigado

  85. Avatar de Nuno
    Nuno

    Bom dia a todos!
    Antes de mais queria agradecer pelo post!
    Acabo de me iniciar no mundo dos smarthphones e adquiri um Sapo A5, que actualmente vem com Andrid 2.2 (Froyo).
    Apagando apenas as aplicações inúteis da TMN e mantendo a mesma ROM, quais as diferenças que se poderão notar no desempenho do telemóvel e mesmo ao nível do consumo de bateria????

  86. Avatar de Carlos Miguel Silva
    Carlos Miguel Silva

    Boas,
    Tenho um sapo A5 como veio de origem com o froyo 2.2 o problema das mms pequenas (cerca de 10a 20 kbs) com o IMAGE REZISE LITLE ou semelhante que existe no market, comprime e depois já se pode enviar fica com cerca de 250 kbs (limite TMN é 300kb

    Mas o meu problema agora é como por o sapo A5 a PERMITIR O ENVIO DO RELATÓRIO DE LEITURA DE MMS. porque é possível pedir o relatório mas não envia para as outras pessoas, se alguém souber avise-me, muito obrigado

  87. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boas,

    Parabéns pelo blog, está bastante informativo.

    Encomendei agora um Sapo e o que gostava de saber é se o cartão já vem com as partições correctas ou se é aconselhável criar partições quando o receber, para já ficar com o cartão pronto para custom roms e etc. Cumps

  88. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Bom dia! Segui todos os passos indicados sem grande problema, no entanto, ao terminar todas as formatações e operações que mencionaste no clockword mod, tentei instalar o zip da ROM e dá erro.

    Agora não consigo andar nem desandar daquele menu.

    A rom era gsf-blade-b15 (um folder, que zippei antes de o colocar no SD card).

    Alguma ideia do que poderei ter feito mal?

    1. Avatar de Diogo Esteves
      Diogo Esteves

      Não podes zipar uma pasta e passar para o cartão… Ao fazeres download da custom crom ela já tem de vir em formato zip ( a não ser que sejas um utilizador avançado, claro ). Visita o site de onde baixaste a rom e verifica se o download disponivel é um ficheiro zip. Passas apenas esse ficheiro zip para o cartão e flashas a partir da recovery.

    2. Avatar de Zepa

      Não deste feedback do teu progresso, mas entretanto descobri uma coisa simples que pode impedir o processo. O nome da ROM não pode ter espaços… tipo “ROM – XPTO v2.5”; tem que ser “ROM-XPTO_v2.5” por exemplo 😉

  89. Avatar de Zepa

    Olá a todos.
    Tenho um A5 com 2.1 de origem, mas queria mudar para a 2.2 pelo menos, para poder gravar as apps no cartão sem estar limitado a pouca memória do telefone.
    Mas há uma app que eu queria deixar…o NDrive 🙂
    Se usar uma dessas ROMs que andam por aí, há maneira de salvaguardar o NDrive?

    Obrigado,

    1. Avatar de xoca
      xoca

      O que podes fazer é, utilizando o Titanium Backup ou outra aplicação equivalente, fazer um backup do NDrive e depois de fazeres as actualizações/alterações que pretendes, voltas a instala-lo e fazes o restore para ficar igual ao que tava antes. Eu fiz isso quando alterei a ROM e ficou a funcionar as mil maravilhas 😀

      Quem diz o NDrive, diz qualquer outra aplicação.

    2. Avatar de xoca
      xoca

      Já agora, para alteração da ROM do vosso Android aconselho utilizarem a aplicação ROM Manager. Torna tudo extremamente simples! Não se esqueçam é de fazer o Backup da ROM actual antes de fazer a alteração, caso algo corra mal xD

      1. Avatar de Zepa

        Tentei usar o ROM Manager, na versão free, mas não consigo fazer nada. Escolho “Install ROM from SD-Card” ou coisa assim e o telefone faz reboot e fica na mesma.
        Consegui fazer root com o Universal Androot (mas para o encontrar foi o cabo dos trabalhos… 🙂 – tentei primeiro o z4boot mas esse nem fazia download… ou melhor, fazia mas desaparecia da pasta de transferências…).

        Vi um video no youtube com um tipo a usar o ROM Manager num HTC (mas era a versão paga) e correu tudo maravilhosamente… Será que devo comprar essa versão? Custa 3,99 no Market por isso tb não é grande a perda.

        Para finalizar, um update a este post era porreiro, pq já não se consegue fazer download de nenhum dos packs do autor, nem das outras coisas necessárias.

        Abraços

    3. Avatar de r0ckf3l3r
      r0ckf3l3r

      Não precisas de fazer nada disso.

      Se a única app da qual tens receio de perder é o NDrive, instala a rom à vontade, apenas não formates o SD Card.

      Podes sacar a app do Ndrive directamente do Market, gratuitamente, e ele, via IMEI do telemóvel, reconhece que tens os mapas e concede-te a licença.

  90. Avatar de marques
    marques

    queria só saber porque nao condigo fazer root depois de instalar o 2.2 da pagina sapo por favor ajudem

  91. Avatar de DMM
    DMM

    Que rom me aconselham actualmente?

  92. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Boas malta,
    Eu nem sequer consigo rootear o A5, não sei pq. Mal recebi o tlm tentei seguir estes passos. Mal instalo o universal androot ele diz-me que o tlm está rooteado e pergunta se pretendo rootear novamente. Eu respondo que sim e ele diz: “Failed! No ~~~ Fu goo ~~~”. Eu tento fazer o Unroot e ele diz: Failed! You still have the power, my lord…” De seguida tentei com o Superone click 1.7 e ele diz que foi rooteado como sucesso, mas a verdade é que, nas aplicações aparece o SUPERUSER mas não me abre esta mesma aplicação para que eu possa dar permissão (ALLOW). Depois tentei entrar atraves do TERMINAL SERVICE e executar os comandos sudo -i, o su e o root. Em todos eles diz-me Access Denied. Alguma sugestão?

  93. Avatar de Valente
    Valente

    Amigos só uma dúvida (para já).
    Li tudo, o artigo e os comentários.

    Quando se diz para formatar 3 partições (System, Data e Cache) com a opção Mount and Storage e formatamos, nós formatamos 3 partições onde? Na própria Rom ou no armazenamento interno? Ou…?

    Obrigado

  94. Avatar de Valente
    Valente

    Olá Amigos

    Num a5 instalei a CyanogenMod-7-Nightly-Blade, Android 2.3.5 (cm_blade_full-166.zip) e veio sem o Market, mas já o instalei. Só não consigo configurar uma conta de e.mail pois pretende instalar uma conta de Exchange, a saber:

    1º ecrã pede e.mail + Password.
    2º pede Domínio/Nome de utilizador + Password + Servidor. Neste já lá está Gmail.com.

    Dá sempre o erro que não consegue ligar ao servidor, que eu não sei qual é.
    Em resumo não consigo configurar o meu e.mail para poder aceder ao Market.

    Alguém sabe algo sobre isto? Estou parado.

    Obrigado

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Em Contas e Sincronização só nos dá a opção Conta Exchange (Empresa), não nos dá a opção conta Google (gmail).

  95. Avatar de André
    André

    O meu a5 não passa logo no primeiro passo, não consigo fazer o root dis que falhou :s alguem me pode ajudar

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Mas, que primeiro passo?

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Eu também estou com dificuldades. Já consegui fazer root mas o Recovery Manager nunca abre sequer, dá sempre erro. Já reiniciei e voltei a tentar, ja tentei com versões anteriores do Recovery Manager e continuo sem conseguir.

  96. Avatar de MikeReis
    MikeReis

    Boas,
    efectuei a instalação da rom Gingerbread: Tejo Sunshine (2.3)facil e eficazmente, utilizando somente o:

    z4root_blade_perm_root_v2
    +
    Rom Manager

    e foi bastante fácil.
    a aplicação Rom Manager (para quem n sabe) tem tudo aquilo de que necessitam para a instalação de novas roms (FlashClockworkMod Recovery; BackUp; Manage & Restore, etc…)
    é claro que as ferramentas que utilizam variam na preferencia de pessoa para pessoa…mas na minha opinião complicar para que, se existe ferramentas mais fáceis….

    é claro que antes da utilização de qualquer aplicação deste género, leiam, vejam vídeos a explicarem o seu uso e de como fazer….nada vale efectuar qualquer modificação e começarem a ter problemas.

    M.R.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Exacto. São os mesmos utils. que utilizei no meu. Mas primeiro experimentei esta:

      CyanogenMod-7.0.3-Nightly-Blade, Android 2.3.5 (cm_blade_full-166.zip)
      Depois foi a:

      CyanogenMod 7.1.0-RC1-Blade e ficou em 2.3.4 Gingerbread mais tempo.
      Agora vi mais que queria testar e ainda pensei nessa Tejo Sunshine mas para já fui para a:

      ZTE-Blade_2.3.4_r7-Elitemovil E agora tem esta que até é bonita.
      Uma pessoa entusiasma-se, depois são umas a seguir às outras. Se calhar ainda um dia vou à Tejo…

      Saudações

      1. Avatar de Valente
        Valente

        O Rom Manager é muito bom mas só é utilizável nos modelos de phone que ele conhece. Com o ZTE Blade comigo ainda foi o único em que o utilizei. Se instalamos outra recovery com outra appl. ele não a reconhece.

      2. Avatar de MikeReis
        MikeReis

        A versao que tenho da Gingerbread: Tejo Sunshine é a 2.3.5, o que está (como já tinha informado) mto estável… mas claro como esta, existe n de roms por onde escolher.

        M.R.

  97. Avatar de MikeReis
    MikeReis

    Com a alteração no No-frills CPU Control, colocando a frequência máxima para 710Mhz e a mínima para 122Mhz, o resultado no Quadrant Benchmark foi de …………..1110
    mto bom!!!

    ta estável como manda as regras…

    M.R.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      O meu a5 não dá mais que 600 Mhz tanto com o No-Frills como com outras duas appl. Pelas instruções do No-Frills depende um bocado da Custom Rom instalada. Possívelmente esta Elitemovil não dá mais…

      Este meu a5 é só para isto, testes e brincadeiras. O meu phone de trabalho é um IDEOS X5 cujo clock vem em 800Mhz, mas o CPU é de 1000Mhz segundo certos entendidos e pode ir a 1515 Mhz. Já andei com ele neste valor. A diferença para o a5.

      1. Avatar de MikeReis
        MikeReis

        O meu irmao tem 1 Ideos X5 mas tem tido alguns problemas com ele, apesar de ser recente, e comparando o que eu tenho a5, com o dele, o a5 encontra-se acima do X5, por incrível que possa parecer…mas é como tudo…não tou a dizer de que é melhor, mas…..

        tou bem contente com o desempenho do a5, tendo em conta as suas características porta-se mto bem.

        M.R.

        1. Avatar de MikeReis
          MikeReis

          Afinal parece de que o dele (X5) ja se encontra estável e assim como tu, já o pos a bombar a 1500Mhz, com resultados no Quadrant e no Antutu bem…mas bem positivos, deixando o meu a5 atrás….atrás….mas é compreensível….

          M.r.

          1. Avatar de Valente
            Valente

            Ah bom, achei estranho o teu post anterior !!!

          2. Avatar de MikeReis
            MikeReis

            Pois…é que ele testou algumas roms e as mesmas estavam a afectar o desempenho do X5, quer a nível da camera, WiFi e até a sua velocidade, mas ja se encontra conforme queremos. após testar algumas voltou a colocar a CyanogenMod7 2.3 [a famosa cm7]

            M.R.

          3. Avatar de Valente
            Valente

            O meu X5 já bomba a 1804 Mhz e não se queixa. Depende das Rom’s claro.

  98. Avatar de gabriel
    gabriel

    isto é um blade ou um libra? trabalho no apoio e em sistema aparece ZTELibra. O Blade nao será uma versão do telemovel com specs inferiores ?

    1. Avatar de MikeReis
      MikeReis

      Falo por mim, o meu é Blade.

      M.R.

      1. Avatar de MikeReis
        MikeReis

        Os links que coloquei nao ajudam em nada na tua questao…as minhas desculpas….mas com a aplicação Quadrant Benchmark ou com a Antutu Benchmark podes ter a informação que procuras…no meu é: Modelo a5; Product:blade; Board; blade; Brand:zte

        M.R.

  99. Avatar de Valente
    Valente

    O meu Sapo a5 virou tijolo.
    Agora sempre que se liga não sai do androidinho verde.
    Tinha-lhe instalado a CyanogenMod 7.1.0 RC1 e estava um mimo. Depois instalei-lhe a Elitemobile-Blade_Rom 2.3.4 e também muito boa.
    Entretanto decidi instalar uma Sapo a5/Tmn 2.x.x que encontrei já não me lembro onde e agora não sai do verdinho.
    Penso que, só mais tarde me lembrei disto, esta Rom deve ser para a5/Gen1 e o meu é um a5/Gen2.
    No inicio experimentei umas FLB/Gen1 e acontecia o mesmo. Mas consegui desbloquear já não sei como.

    Como é que eu poderei dar vida a este tijolo?
    Já experimentei várias maneiras e nada.

    Todas as dicas serão bem vindas. Obrigado.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      EUREKA. SALVEI O MEU SAPO A5, DEI VIDA AO TIJOLO!!!

      Está tudo neste link, artigo 2:

      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1220731

      Boa sorte a quem tiver o mesmo problema.

      1. Avatar de Whakka
        Whakka

        Bom, eu já não ganhei pró susto.

        então ontem instalei a Ginger Stir Fry (2.3), testei-a e como não gostei mto (apesar de ser bastante fluída) voltei a instalar a Tejo (forma normal, via Rom Manager mas desta vez pelo ClockWork, instalando a partir do .zip, ao invés de efectuar o download), quando de repente ao reiniciar o dito do icone verde do Android manteve-se no ecra bloqueado e o btº Retroceder ficou sempre em vermelho….não dava para fazer nada, nem desligar pelo btº…NADA!!!retirei a bateria para conseguir desligar, etc..reiniciava e sempre a mesma coisa….li para tentar Volume UP + Btº Ligar…nada…foi quando experimentei o Volume Down + Btº Ligar e voilá arrancou e foui directamente para o ClockWork onde (para não existir outro azar) efectuei o Recovery de um BackUp que tinha efectuado anteriormente e tá como novo….

        fui ver o site onde o Valente conseguiu recuperar o dele tem lá óptimas dicas para ressuscitar o Batráquio.

        ps – se por ventura vos acontecer o que eu descrevi acima, tentem btº Volume Down (Volume -) + btº Ligar.

        ps II – aos que tentarem efectuar alguma recuperação em caso do Batráquio “RIP; ficar completamente morto” utilizando o site que o Valente indicou, leiam com muita, muita atenção, façam perguntas antes de começarem algo do género.

        cumps,

        Whakka

        1. Avatar de Valente
          Valente

          E antes de instalar o .zip no ClockworkMod, apagaste as coisas da anterior? Os Wipes todos? Eu faço sempre antes de qualquer instal ou restore.

          1. Avatar de Whakka
            Whakka

            completamente todo limpinho…como mandam as regras….mas tava a ver de que o Batráquio tinha se afogado….enfim, é com estas cenas que malta aprende…

            cumps,

            Whakka

  100. Avatar de Whakka
    Whakka

    Boas…
    na rom original Froyo 2.2 o zoom camera era x5, após instalar a Tejo Sunshine 2.3.5 o zoom ficou reduzido a x2…. alguma dica do porque??

  101. Avatar de Freud2004
    Freud2004

    Bom dia,

    Existe um questão que ainda não vi respondida, ao instalar uma nova ROM não perco as definições de rede ? Quando voltar a ligar o A5 não tenho de configurar os parâmetros da TMN?

    Obrigado

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Só por qualquer acidente se perdem as configurações de rede. Já instalei várias no a5 e no Ideos X5 e as configurações de rede e telefone lá continuam.

  102. Avatar de Marco Magalhães
    Marco Magalhães

    Boas pessoal
    Tenho um sapo Ar com android 2.2 e queria desinstalar algumas aplicações de origem.
    Tenho problemas logo no inicio, depois de instalar o Universal Androot, realizo o root e recebo a seguinte mensagem “your device is already rooted” persigo na mesma e no fim temho uma mensagem de erro “Failed!No—-Fu goo—”
    Já experimentei realizar o UnRoot, mas também recebo uma mensagem de erro (Failed).
    Agradeço qualquer colaboração
    Abraço
    Marco

  103. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não sei porquÊ, mas não consigo abrir o recovery manager. já consegui fazer o root, mas a abrir o recovery manager dá sempre mensagem de erro e para tentar outra vez. já testei com várias versões e não consigo passar dessa fase.

  104. Avatar de André

    boas noites, eu sigo o tutorial todo direitinho mas quando reinicio para iniciar com a nova versão o mesmo não avança do boneco do android. alguém sabe o que possa ser?
    Estou a usar a versão 5.0.1.0 do clockworkmod recovery e o flb-froyo-blade-r10b.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      O teu a5 não será por acaso Gen2? Se é, as flb não entram, são para Gen1. Foi o que aconteceu a mim.
      Vê com o “Ask to Pigfish” do Market qual geração é o teu a5. Se for Gen2 a CyanogenMod7 entra bem.

  105. Avatar de André Sousa
    André Sousa

    Boa tarde,
    Tenho um A5 que mal sei mexer nele….:)
    Não me conseguem ajudar a alterar o tom de toque?

    Obrigado desde já!!!

    Abraço

  106. Avatar de Félix
    Félix

    Ao iniciar o root diz-me: Your device is already rooted!
    Carrego em Root me please
    No final da: Failed No~~~~Fu goo ~~~~

    O Equipamento acabou de sair da caixa… :S

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Acontece-me exactamente o mesmo, não funciona o root, se alguém puder ajudar era porreiro. Provavelmente a sapo alterou alguma coisa nos últimos para que não seja possível rootear o telemóvel.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Já consegui fazer root ( ou acho que já, uma vez que estou com o superuser instalado ) por outro caminho qualquer que não me lembro bem qual. Mas não consigo passar da fase seguinte, já que o recovery manager não abre.

        Também estava com o mesmo problema para fazer root que vocês referiram ao seguir o tutorial deste site

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          pois eu também fico com o superuser instalado mas não consigo apagar as aplicações à mesma.. :S

    2. Avatar de Henrique
      Henrique

      Já tentei com o z4root.1.3.0.apk tb e nada.. :S diz que está como root e depois não deixa desinstalar as apps.

  107. Avatar de Valente
    Valente

    Para mim o Rom Manager é limitado. Só se pode utilizar nos phones que ele conhece. Comprei-o no market por causa deste ZTE Blade. Nunca mais o utilizei porque não conheceu mais nenhum dos phones que me passaram pela mão.
    Para este Sapo a5/Zte Blade é óptimo.

  108. Avatar de Valente
    Valente

    E o z4root não se pode sacar num pc com antivírus. Este desinfecta-o e danifica-o, depois não funciona. Deve-se baixar no próprio Android com o seu browser.Ele vai parar á pasta Download do sdcard e daqui é facil instalar.
    Não há que não ter receio, ele é apenas um trojan/invasor, e é mesmo a função dele (invadir a root).

    1. Avatar de Valente
      Valente

      … Não há que ter receio … (Corrijo)

  109. Avatar de Valente
    Valente

    E antes de instalar uma Rom, ver se o a5 é gen1 ou gen2 com o “Ask Mr Pigfish” do market. Não são compatíveis. O meu é gen2 e nunca aceitou que instalasse Flb’s mas aceitou bem a CyanogenMod.

  110. Avatar de Dúvida.
    Dúvida.

    Adquiri o Sapo a5 à pouco tempo e ainda só instalei duas aplicações que não passam de 3 MB juntas e tenho um cartão SD de 8 GB no Smartphone (telemóvel)e o armazenamento do cartão SD diz que só tenho 4,09 GB disponíveis. Não deveria ter quase na totalidade os 8 GB dísponiveis visto que as aplicações são minímas?!

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Não.
      O Sapo a5 vem com o NDrive e as imagem de satélite que traz ocupam mais de 3GB se não estou em erro, e estão no cartão obviamente.
      Cumps

  111. Avatar de Teresa C
    Teresa C

    Oi eu estou com um problema logo no início..é que quando tento fazer o root 1º ele diz-me que o dispositivo ja está rooted eu faço o root na mesma e no final aparece a mensagem “Failed! No ~~~Fu goo~~~” ou seja depois não consigo passar para o clockMod Recovery porque não tenho permissões…

    Agradecia a vossa ajuda,

    Cumps.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      tou com o mesmo problema

  112. Avatar de jonydread
    jonydread

    Estou com o mesmo problema no meu A5 que acabei de comprar na TMN.
    Quem é que me ajuda….?

  113. Avatar de actioman
    actioman

    Mais um que se junta ao clube dos que não conseguem fazer root ao A5. E eu para já apenas queria eliminar alguma da tralha que ele trás. Tenho a rom 2.2 froyo (que vem instalada actualmente neste modelo) e o telefone tem 1 semana. Pelo que entendi para fazer root nesta versão o mais indicado será o z4root, mas instala faz tudo até me aparece o icone do superuser, mas não deixa desinstalar nada que seja sapo!
    Utilizei então (porque a dada altura também se indica aqui o SuperOneClick v2.1.1, mais igualmente o resultado é o mesmo…
    Enfim acho que vou desistir e fico seriamente desconfiado que estes últimos modelos à venda devem vir com mais alguns bloqueios para não nos deixarem ter root no telefone!

  114. Avatar de actioman
    actioman

    Já consegui fazer o tal root. O que me estava a acontecer era eu ter root mas o ASTRO File Manager não conseguia desinstalar nada. Lembrei-me então de tentar com o Titanium Backup e funciona!! Fica o aviso.
    Já sabem quem tiver o A5 adquirido recentemente que seja GEN2 e já venha com a rom 2.2 froyo, terá de utilizar o z4root (fazendo root permanente ou temporário) e depois o Titanium Backup, para desinstalar os programas.
    Abraço e obrigado.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Não há necessiade de apagar a tralha da operadora com o Titanium Backup. Eu faço “Freeze” ás aplicações, ficam congeladas e não se notam (como desinstaladas). Um dia que seja preciso repôr tudo por uma questão de garantia basta fazer o inverso “Defrost !”, descongelam-se e ficam operacionais.

  115. Avatar de Kazam 200
    Kazam 200

    Já tentei fazer o que o “actioman” disse mas, não consegui. Fiz reset no telemóvel em seguida instalei o Z4root, abri o programa seleccionei a opção “Un-root”, o telemóvel reiniciou. Voltei a abrir o programa e desta vez seleccionei a opção “Permanent Root”, voltou a reiniciar. Até aqui tudo bem, mas após a instalação do Titanium Backup ao abrir este programa dá um erro. “Sorry, I could not acquire root privileges. This application will *not* work! Please verify that your ROM is rooted and includes BusyBox, and try again”

    1. Avatar de Kazam 200
      Kazam 200

      O Temporary Root consegui…

      1. Avatar de Kazam 200
        Kazam 200

        Já consegui fazer o Permanent Root, mas ao ligar com a combinação power vol down aparece um rectangulo branco com FTM no meio.

    2. Avatar de Valente
      Valente

      Por vezes é normal o Titanium Backup dar essa mensagem, pelo menos a mim, depois duma actualização do superuser. A minha solução, desinstalo-o e vou novamente buscá-lo ao market, depois já funciona.

    3. Avatar de Valente
      Valente

      Desculpa mas isso é tudo muito confuso. Não consigo perceber o que fizeste.
      No meu o Permanente Root nunca funcionou. Fiz tudo com a opção temporária. Depois de lançado o z4root nunca me reinicializava.
      Para saber se tinha ficado root’ado, lançava o z4root 2ª vez só para ver se aparecia a opção un-root, porque estando isto assinalado é porque já tem acesso root. Mas aqui faço retrocesso, não faço mais nada, esta 2ª vez foi só para verificar.
      Isto tem que funcionar bem.
      Mas… o z4root vai mesmo até ao fim, dizendo que já há acesso root???

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Desculpa, já estou a fazer confusão com o que fiz noutro phone sobre o Permanent Root. Mas o resto que disse continua válido.

        1. Avatar de Kazam 200
          Kazam 200

          Já consegui, bastou arranjar uma nova versão do z4 e uma nova recovery.
          Obrigado de qualquer maneira.

  116. Avatar de Nunes
    Nunes

    Ajuda urgente…

    Instalei o recovery manager e fiz o root tambem… depois fiz “reboot to recovery”… e agora o meu telemovel nao inicia nem em modo normal nem em modo recovery…

    Modelo: a5

  117. Avatar de Edgar
    Edgar

    Sabem onde posso encontrar a versão TPT para a última stable do Cyanogenmod 7.1.0?

    Eu da última vez instalei a 7.0.3 usando o “modo TPT” (descompactei a pasta image para a raíz do cartão, usei a combinação de teclas e ele instalou tudo sem problemas…

    agora queria fazer o mesmo para a 7.1.0 mas não encontro uma versão TPT… no meu caso o que devo fazer para instalar a versão 7.1.0? alguém me pode dizer assim resumidamente o que fazer ou onde me dirigir? existem CENTENAS de sites com informação bastante redundante e fico confuso em saber qual a opção a tomar para meter o 7.1.0 no meu gen 2 sapo a5 (zte blade)

    1. Avatar de Edgar
      Edgar

      Bem entretanto já flashei isto para 7.1.0 stable, apenas segui as instruções, fiz o backup do que já tinha, e instalei a nova versão a partir do zip que saquei, mas não anda por aí nenhuma versão TPT que torna tudo bem mais rápido e simples?

  118. Avatar de Kazam 200
    Kazam 200

    Alguém sabe se da para instalar aplicações no cartão de memória?

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Dá. Há appls. no market que fazem isso. Eu uso o “Super Tool Box”.

  119. Avatar de j
    j

    Pessoal, precisava de uma ajuda.
    instalei uma nova rom (cyanogenmod) no meu sapo a5, porém tive um problem, perdi tudo o que tinha, inclusive market, gmail, gtalk etc. Agora tentei instalar o market e gmail mas ambos nao funcionam.
    alguém me poderia ajudar por favor?

  120. Avatar de Azorean
    Azorean

    Utilizei tudos estes passos e nada funcionou nem o root que deu failed e nem o Recovery que dava sempre erro ao abrir o programa, tenho um SAPO a5 2.2, o qiue se passará.

    1. Avatar de Kazam200
      Kazam200

      Para fazeres o root procura um z4 que é específico para o A5, neste caso zte blade. O mesmo se aplica para a recovery.

  121. Avatar de Kazam200
    Kazam200

    Eu tenho o CyongenMod-7.1.0-RC1 e querias mudar para o CyanogenMod-7.1.0-Blade. Porque a minha bateria gasta.se muito rápido e talvez usando um stable mod em vez de um experimental Mod resolva o problema. Tenho 2 duvidas, como guardo o progresso nos jogos e a configuração de algumas aplicações e como mudo de Mod.

  122. Avatar de José M.
    José M.

    Estou a pensar comprar este telemóvel, aconselham?
    Outra dúvida, ele vem com licença vitalícia do GPS NDrive, ao fazer isto à ROM, a licença vai à vida?

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Não aconselho. Compra antes o Ideos X5 vale bem 100€ a mais quanto mais os 50€ de diferença. Nem se compara um com o outro. Eu tenho os dois e o A5 já está de lado há muito tempo.
      O X5 é muito mais simples de manipular na implementação de ROM’s, recovery’s, etc nunca me deixou mal. O A5 um dia virou tijolo e… está tudo nos meus coments anteriores.
      A licença NDrive é oferta da TLM para qualquer um, penso eu. A licença nunca se perde penso eu, porque pode-se apagar tudo da TMN nele menos o código de bloqueio. E a licença estará ligada ao teu Gmail e eventualmente ao IMEI do phone.

  123. Avatar de quim69@hotmail.com
    quim69@hotmail.com

    Boas, amigo Valente podes adicionar me para falarmos.. Obrigado

  124. Avatar de francisco
    francisco

    Olá é possivel instalar a stock rom do sapo atraves do windows, é que tento entrar me modo recovery e se ele entra não se consegue ver no visor, ou é possivel visualizar no pc o que se passa no sapito?

    abraço

  125. Avatar de Frederico
    Frederico

    Boas!

    A custom rom original da sapo não está disponível no site em cima…

  126. Avatar de JMS74
    JMS74

    por favor coloquem a rom original da sapo e nao o programa que se instala no PC.
    ou melhor recoloquem.. obrigado

  127. Avatar de Gouveia
    Gouveia

    Quando executo a aplicação Recovery Manager, a aplicação para de forma inesperada, e diz que tem haver com o processo com.podtwo.RecoveryManager

  128. Avatar de neomax
    neomax

    Bem, por pedir o NCK, pela perda da garantia e por outros artigos, para não falar do conceito de root, podemos dizer que o bloqueio a uma rede também vai ao ar certo? Com o root, e um hipotético teste com um cartão de outra rede, há algum cruzamento de info entre operadoras que possa meter o IMEI numa blacklist?

  129. Avatar de Tiago Coelho
    Tiago Coelho

    Boas comunidade, este telemovél vem com licença vitalicia do software NDrive10, ao fazer root para uma nova versão não implica perder-se essa licença?

    1. Avatar de Edgar
      Edgar

      também tenho a mesma dúvida.

      eu fiz root ao meu, já andei a experimentar mods diferentes, passei de gen1 para gen2 e não voltei a usar o ndrive que tinha lá, pois estou a usar o tmn drive (interface e software igual ao da ndrive) mas também estou com esta dúvida.

      se alguém puder ajudar.

      1. Avatar de r0ckf3l3r
        r0ckf3l3r

        @Tiago Coelho, @Edgar,

        Não perdem a licença, podem estar descansados.

        A licença é gerada através do IMEI. Como o IMEI se mantém o mesmo, quando se ligam ao Android Market e fazem download do NDrive, ele verifica o e-mail e volta a colocar a licença vitalícia.

        Cumps.

        1. Avatar de Edgar
          Edgar

          Yep, tens razão. Não perdi a licença.

          😀

  130. Avatar de slb2012
    slb2012

    Boas pessoal. Estou com o mesmo problema que alguns companheiros, não consigo fazer root. Tenho um a5 versão 2.2.
    Já tentei todos os passos aqui descritos e não consegui. Se alguém puder ajudar….. Obrigado

  131. Avatar de Joaquim Santos
    Joaquim Santos

    isso para poupar bateria no a5 era bom, o ecra podia estar desligado e no sapo a5 é o que gasta mais

  132. Avatar de DMM
    DMM

    Boas, Já o passei de Gen 1 para Gen 2 e instalei várias roms.

    Como consigo colocá-lo tal e qual como veio, ou seja, gen 1 para o mandar para a garantia pois estou cansado do som muito baixo…

    1. Avatar de ze
      ze

      Se fizeste backup quando tinhas a rom original basta instalares esse backup.

      1. Avatar de DMM
        DMM

        mas também reverte o tpt??
        se instalar o zip que está acima reverte o tpt

  133. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas… Alguém tem um link pa uma stock room já sem as aplicações sapo e tmn???

  134. Avatar de Antonio Faneca

    Um tutorial para o gen2 do Sapo A5 dava jeito, pois nenhum desses métodos resulta…

    Abraço 😉

  135. Avatar de Antonio Faneca

    Tejo Sunshine 2.3 a instalar :d

    Obrigado pelo tutorial! Mesmo!

  136. Avatar de Andreia Patrícia do Carmo
    Andreia Patrícia do Carmo

    Boas,
    Instalei ontém à noite o CyanogenMod 7 no meu sapo a5 e agora quando o ligo ele inicia, faz o boot da imagem do bonequinho azul mas não passa daí, fica la a seta azul a andar a roda do boneco e não avança. e nao deixa fazer mais nada, nem desligar, para isso tenhod e lhe tirar a bateria,,, como reverto este processo?
    Obrigada, cumps

  137. Avatar de Marcos
    Marcos

    Tenho tentado estes recursos com meu SAPO A5 (android) desbloqueado e nao estou tento nenhum exito.
    1º – Porque o Pack Recovery.zip constatava virus e meu pc deletou sem ter acesso.Apos conseguir de alguma maneira, tirei os virus (trojan)e fiz o recomendado.
    2ºApos conseguir, a informaçao que vem apos clicar é “A aplicaçao Universal Andoot( processo com.corner23.andoid.universalandroot) parou de forma inesperada.Tente novamente.Tentei e repete a mesma informaçao.
    3ºJa com Recovery Manager diz q parou de forma inesperada e mesmo tentando novamente nao consigo.
    Poderia me ajudar neste processo?Alem disso, nao estou conseguindo aceder wi-fi no meu A5 aqui no Brasil.

  138. Avatar de Juzt
    Juzt

    boas pessoal.
    Tenho um Sapo A5 e estou farto dele. Quero fazer-lhe um update para 2.3 ou uma versão melhor. Já tentei, consigo fazer root mas quando vou a instalar o recovery, aparece o mesmo erro que alguns de vocês: Unrecognized.
    Isto está a dar-me a volta à cabeça, preciso da vossa ajuda.

    Abraços

    1. Avatar de Nuno Saraiva
      Nuno Saraiva

      Bem vindo ao clube.
      O meu tem a versão 2.1 e está na mesma.
      Não há ninguém que possa ajudar.
      Nuno

      1. Avatar de Nuno Saraiva
        Nuno Saraiva

        Continua a dar unrecognized e assim o recovery não deixa continuar.

        1. Avatar de António Faneca
  139. Avatar de Juzt
    Juzt

    Obrigadão António, vou testar

  140. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Olá, eu tentei fazer o root e kuando vai para instalar o toolkti diz ke ñ existe o fixeiro 🙁 assim ñ consegui fazer nada…

  141. Avatar de Micael
    Micael

    boas, consegui seguir todos os passos mas depois de instalar o CyanogenMod 7 quando faço reboot do telemovel esta sempre a fazer boot vezes e vezes sem conta e não sai dai, o que faço ?

  142. Avatar de André
    André

    ola.fiz o que aqui vem a dizer instalei o unv.androot,fazer root tal como fala mas ao fazer no fim aparece a seguinte mensagem Faile.no fu…goo e continuou na mesma.alguem poderia esclarecer melhor sobre este Faile.no fu…go.obrigado

  143. Avatar de Sara Sousa
    Sara Sousa

    ola , tenho um a5 sapo , e para o desbloquear é preciso uma conta google e nao a tenho . ja criei uma mas nao consigo aceder ao telemovel à mesma .. ajudem-me por favor ;((

  144. Avatar de Ana
    Ana

    Hey! Tenho um A5 e tou com um ligeiro problema. O telemovel estava a fazer uma actualizaçao e bloqueou na altura. Resolvi tirar a bateria e reiniciar. Well, agora aparece o simbolo android de inicio, depois passa para o da Tmn e não arranca daí. Alguma ideia?

    1. Avatar de ze
      ze

      Formata de novo.
      Casa no o tenhas formatado leva à garantia.
      Caso não tenhas garantia aproveita e formata.

  145. Avatar de André
    André

    depois de instalar o RecoveryManager_v0.34b.apk faço correr e aparece sempre ” A aplicação Recovery Manager (processo com.podtwo.recoveryManager) parou de forma inesperada. Tente Novamente.

    Alguma solução?

  146. Avatar de beto
    beto

    Boas estou a pensar em comprar um A5 gostava de saber se vale a pena. OBRG.

  147. Avatar de ana rosa
    ana rosa

    Boa noite, eu comprei a5 hoje, mas sinceramente sinto-me uma inútil com este telefone não sei mesmo funcionar com ele. para além de uma coisa me incomodar imenso é não conseguir ligar o wi-fi. por favor ajudem-me a perceber alguma coisa deste telefone. Muito Obrigada, sejam breves por favor

  148. Avatar de Eloisa Casals
    Eloisa Casals

    Olá!

    tenho um A5 recentemente, e como já tinha tido um A1, resolvi desinstalar do A5 as aplicações inúteis… Mas não fiz o primeiro passo que indicam aqui… Isso quer dizer que agora se eu quiser voltar a por o telemóvel como vinha inicialmente não consigo?

    Se quiser fazer isso como faço?

    Obrigada

    Eloisa

  149. Avatar de Manuel Pimenta
    Manuel Pimenta

    Boas! Tenho ouvido falar bastante bem da versão 4.0.3 e queria perguntar-vos se sabem de alguma estável para este ZTE Blade. Do que googlei, a cyanogen mod só suporta até ao 2.3 para este telemóvel, mas certamente haverão outros “suppliers”. Algum que aconselhem?

    Obrigado

  150. Avatar de Daniel
    Daniel

    Boas

    Será que é normal no meu caso ao fazer o root no final aparecer “Failed ! No ~~~ Fu goo ~~~”?
    É que não consigo desinstalar nada!

    1. Avatar de João P.
      João P.

      Boas
      a mim acontece-me exactamente a mesma coisa
      será que nos podiam ajudar se faz favor

      1. Avatar de João B-
        João B-

        No meu acontece o mesmo, instalo o rom manager mas aparece sempre a mesma mensagem quando instalo qq uma das clockworkmod recoveries ” an error occured while atempting to run privileged commands” …help!!!

        1. Avatar de r0ckf3l3r
          r0ckf3l3r

          O que é que estão a utilizar para fazer root ao terminal?

          Aconcelho a utilização da aplicação z4root (http://www.mediafire.com/?51wiupd74ws1ji8)

          Leiam mais sobre isso em http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1172838&highlight=root

          Quanto a ti, João B-, certifica-te de que tens o terminal ‘rooteado’ e o SuperUser instalado.

  151. Avatar de aron

    que tipo de micro sd le da..!!

  152. Avatar de Pedro Freitas
    Pedro Freitas

    Boas,

    Tenho um amigo que quer mudar a rom, ele tem a original da tmn e como todos sabem é lenta e limitada.

    Ora ele não percebe nada disto portanto serei eu a lhe fazer a mudança. Entretanto li que existe a gen1 e a gen2, ainda não sei qual a gen dele.

    Se for a gen1, para instalar uma rom da cyanogenmod terei de passar para a gen2 certo? Este processo muda o IMEI do telemóvel como li acima ou com os métodos actuais isso já não acontece?

    Depois de mudado pra gen2 poderei instalar a rom mais recente da cyanogenmod sem problema certo?

    Com os melhores cumprimentos obrigado.

  153. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    ja tentei fazer o root no meu zte sapo a5 e nao consegui com o universal androot . inicialmente ele diz que tinha o root, sabendo que nunca tentei fazer o root, mas depois quando cliquei na tecla root 🙂 ele diz que o posso substituir o root. clico ai, e ele diz failed ! no ~~~~Fu goo~~~~
    Ha alguem que me possa ajudar?
    Com os melhores cumprimentos.

  154. Avatar de Mara
    Mara

    Este processo todo pode ser feito para quem tem a versão 2.2 (froyo)

  155. Avatar de Carlos
    Carlos

    Alguém sabe onde compro um ecran para este movel??? partiu-se todo! 🙁

  156. Avatar de smrc
    smrc

    quando cheguei á parte do “Install recovery” aparece-me “currently installed recovery unrecognised”, e assim não consigo instalar, o que posso fazer?

  157. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Eu tenho o a5 e atualizei-o para a versão 2.2 (froyo) e também me acontece o mesmo problema acima descrito por algumas pessoas, tenho telemóvel em modo root (e a trabalheira que me deu, mas lá consegui) e quando vou reiniciar o aparelho para entrar no modo recovery e e instalar a nova room fica eternamente ligado e só aparece o boneco do android e não passa dali. Alguém me poderá ajudar a solucionar isto?
    Obrigado

  158. Avatar de RSHans
    RSHans

    ola boa tarde, tentei fazer o root com o universal androot, mas nao da, aparece ( Failed! No~~~ Fu goo ~~~)

    Sistema Android 2.2.2

    Alguem me pode ajudar por favor.

  159. Avatar de Lux

    Alguém já deu solução a este problema do “faile.no fu…goo”
    tenho um A5 instalei o Unversal Androot v1.6.1, quando vou fazer root, root me plase, sai tudo ok, até que no final, tenho esta informação “faile!no—fu…goo—“

  160. Avatar de basti
    basti

    Boa tarde!

    Tenho um zte sapo A5 e instalei cyanogen 7 que esta a funcionar ás mil maravilhas.
    Agora, quando tento ligar uma pen drive usb através do cabo otg, o telemóvel não me dá sinal da ligação desse dispositivo. Alguem sabe dizer o que devo fazer ou alguma aplicação que deva instalar para que o telemóvel reconheça as pen drives ou outros periféricos?

    Obrigado

  161. Avatar de Zé

    Boas,

    Graças a este tutorial aprendi a rootear e instalar roms.
    Ora já testei uma quantidade imensa de roms no meu sapo a5(blade GEN1)e tenho sempre o mesmo problema:

    Só de vez enquando consigo fazer e receber comunicações, as mensagens ficam retidas, quando me ligam diz que o telemovel está desligado..

    Alguem sabe algo sobre isto?

    Desbloquei-o e estou a usar um cartão vodafone.

    Cumprimentos

  162. Avatar de catarina p
    catarina p

    Alguém me sabe dizer como se tira uma print no telemóvel sapo a5 ?

  163. Avatar de Mestre Roger
    Mestre Roger

    O cyangenmod7 num ZTE Blade já funcionou. Agora no start up diz faltar cartão SIM. Na verdade, ele esteve antes na TMN para desbloquear e já levava o cyangen; suponho que nem tenham reparado e disseram que já estava. Forneceram num NCK (que já tinha aqui obtido) para o caso de não arrancar.
    Não sei como aceder à opção de introduzir o NCK
    Grato antecipadamente pela ajuda